FL - CLEPUL - Artigos em Revistas Nacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FL - CLEPUL - Artigos em Revistas Nacionais by Title
Now showing 1 - 10 of 105
Results Per Page
Sort Options
- 2000-2010 em 3x4 Triologias perspécticas com E de EnsaioPublication . Rita, AnnabelaTexto sobre o estado da arte da ensaística literária ao longo da primeira década do século XXI.
- Adoção e solidariedade. Uma aproximação históricaPublication . Franco, José Eduardo; Pinho, Joana Balsa deA adoção como meio de proteção da infância marcada por fragilidades de vária ordem tem raízes civilizacionais antiquíssimas. A adoção, ou a prática social equivalente, é recomendada e definida pelos documentos escritos fundadores de várias religiões e civilizações e corresponde a uma preocupação fundante da estrutura social e familiar, nomeadamente da nossa civilização. Esta prática visava, em favor da suficiente harmonia da vida em sociedade, enquadrar e garantir sustento e educação suficientes a crianças afetadas por vicissitudes que impossibilitaram os pais biológicos de exercer na plenitude o seu papel paternal ou maternal. Daremos conta da existência de práticas adotivas consagradas em documentos pioneiros de natureza religiosa, jurídica e moral desde os alicerces culturais da civilização ocidental, procurando depois dar atenção especial aos textos da cultura portuguesa que, desde a Idade Média, procuraram aconselhar e regular práticas de natureza adotiva de crianças em situação de risco. Tomaremos como objeto de pesquisa textos emblemáticos de cada época histórica, nomeadamente de natureza legislativa, como as Ordenações do Reino, de natureza moral e de ética cívica, como o Leal Conselheiro de Dom Duarte, e textos com escopos educativos ou voltados para a reflexão sobre o universo da infância. Não deixaremos de fazer menção a práticas precursoras daquilo que será a adoção codificada no direito contemporâneo dos séculos XIX e XX. O nosso texto pretende apresentar um estudo de tipo exploratório, procurando oferecer uma visão panorâmica das grandes linhas dos discursos sobre práticas adotivas e fazer referência a soluções sociocaritativas e assistenciais que ao longo da história portuguesa foram praticadas para atalhar a precariedade das crianças que ficavam sem assistência dos seus pais biológicos; tendo em conta que este tema convoca variáveis de diferentes naturezas: social, económica, política e moral que se conjugam num complexo quadro de análise.
- António Ramos Rosa. A obra literária basta-se a si própriaPublication . Real, MiguelNeste texto analisa-se obra crítica de António Ramos Rosa, no que se refere à poesia e ao ato de criação de crítica literária, retendo-se primeiro, o desejo de fundamentação da independência da obra literária do conjunto de causas ou razões que historicamente a fundamentavam (o autor, a sociedade, a geografia, o meio, a história, a personalidade, a psicologia, a economia…); segundo, a tentativa de ereção da poesia a lugar sagrado do mundo, substituto da antiga voz religiosa ou profética.
- António Ramos Rosa: alguns aspectosPublication . Cortez, António CarlosTexto onde se analisa a obra poética de António Ramos, a qual se rege pela fidelidade a uma ideia de poesia que poderia ser lida como um manifesto (e manifestação) de toda uma geração que soube exaltar o poético por meio de um discurso centrado na criatividade das imagens. Tal não veio a ser sinónimo de alienação do discurso fazendo a poesia fechar-se sobre si própria. António Ramos Rosa preferiu a abertura total da palavra poética. Inventou “outra escrita entre os muros”, lançando-se numa aventura de linguagem prodigiosamente viva neste tempo inimigo da energia criadora, a única que pode fazer da palavra um objeto iluminante e simultaneamente obscuro.
- Ao ritmo da valsa (entre Chopin e Letria)Publication . Rita, AnnabelaO texto procurará analisar as influências da música de Chopin na obra de José Jorge Letria, A Última Valsa de Chopin, através de uma reflexão não só de natureza literária, mas fazendo também uma análise transversal a todas as artes. Estará simultaneamente em questão a decadência do Homem através do modo como se exprime na paisagem e na música, progredindo na cadência triste da marcha fúnebre.
- Barcelona, Paris, Roma: A promoção de destinos através dos traços culturais identitários em trailers de filmes de Woody AllenPublication . Sousa, Alcina; Antunes, Luísa MarinhoA este estudo de caso de natureza interdisciplinar – com enfoque na semiótica, multimodalidade e análise do discurso (Kress & van Leuwen, 2006) e no marketing em turismo – está subjacente a questão da comunicação multimodal e a retórica do poder da imagem na promoção de um destino/território, pela representação criativa de temas, de situações de interação do quotidiano, não evidenciadas nos meios tradicionais de divulgação e publicidade de destinos. Em termos de marketing, hoje em dia é reconhecida a capacidade do cinema de servir de embaixador da location, representando um importante meio de promoção turística da área escolhida. A seleção de trailers de filmes de Woody Allen, subordinada às temáticas de destinos em filmes, tais como: Vicky Cristina Barcelona (2008), Midnight in Paris (2011) e To Rome with Love (2012), prende-se com o facto de que as cenas e cenários selecionados revelam mecanismos como o recurso aos estereótipos, ao sublinhar de traços culturais e patrimoniais, ao cómico de situação, combinando autenticidade na representação de situações, personagens e lugares familiares, e despertando, deste modo, a curiosidade e o interesse pela viagem, além da busca de novas sensações em territórios quer familiares, quer desconhecidos. Serão analisados excertos de filmes cujos impactos positivos / negativos contribuíram para a divulgação de destinos, ainda que não tivessem sido concebidos como promoção turística. Complementa-se esta reflexão com a análise de comentários de seguidores dos sítios e blogues, que evidenciam formas inovadoras de percepcionar lugares e destinos através da visualização de trailers. Estes, ao provocar os telespectadores/viajantes nas comunidades de seguidores, representam novas formas de promoção dos destinos.
- Between “incidents of intolerance” and “massacre”. British interpretations of the Early Modern Polish Religious PersecutionPublication . Cieszynska, BeataThis essay looks at the ways in which the human reason, defined as an instrument to eliminate life obstacles, in the course of civilization resulted in frequent “rational eliminations” of potentialenemies and common people. The authorrevealsthat inhumanity process on the base of various examples drown from the Modern history. Starting with the French Revolution, through the 20th century totalitarian experience, he finally points out the lately Ruanda massacres.
- A biografia de Bernardim Ribeiro à luz das conspirações contra D. João IIPublication . Duarte, Marta MarecosO mistério em torno da figura de Bernardim Ribeiro suscitou controvérsia entre várias gerações de intelectuais (Teófilo Braga, Teixeira Rego, Helder Macedo, etc.). Na tentativa de reconstituir a vida do autor e, assim, decifrar a obra, desenharam-se duas vertentes biográficas principais, que convergem num relevante facto histórico: a conspiração de 1484, conjurada contra D. João II por membros da alta nobreza. O nosso objetivo é mostrar em que medida este evento político assume destaque em ambas as perspetivas biográficas. Notando o cruzamento do contexto histórico do nascimento do poeta com a especulação que se desenrolou em redor do vazio documental que constitui a sua vida, pretendemos investigar as razões que explicam a correspondência entre os dois cenários biográficos.
- Camilo Pessanha por António Osório ou o Romance do Ensaista?Publication . Cortez, António CarlosEste artigo procurará reflectir acerca do processo de múltipla articulação literária levado a cabo por António Osório na obra O Amor de Camilo Pessanha e, portanto, das questões genológicas que coloca. Analisar-se-ão as potencialidades de um texto que articula poemas de Camilo Pessanha e a correspondência mantida entre ele e Ana de Castro Osório em inter-relação com análises que António Osório faz desse material tendo em conta o amor impossível vivido pelas personagens. Assim, procura-se interrogar a história de Camilo e Ana, à luz de uma hipótese metodológica que considera o livro de António Osório na sua forma epistolar, em diferido, e documental. Integrar-se-á esta reflexão na corrente de ideias que procura encontrar na vida dos escritores algumas das explicações para o que escreveram e para as ideias que defendem nos seus poemas
- Carolina Michaëlis de Vasconcelos (1851-1925). A primeira professora da Faculdade de Letras de LisboaPublication . Real, MiguelBreve biografia de Carolina Michaëlis de Vasconcelos (1851-1925).
