Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-10"
Now showing 1 - 10 of 25
Results Per Page
Sort Options
- Construção e gestão da identidade visual da marca CatalinaPublication . Simões, Inês Santos; Mendes, Maria Manuela FerreiraNum contexto globalizado com grande diversidade de oferta de produtos e serviços, a identidade visual da marca cumpre a exigente missão de assegurar o contraste, a diferenciação, o reconhecimento e o posicionamento face aos concorrentes, em diferentes contextos de uso e distintas culturas. Frequentemente a identidade visual é o primeiro contacto visual a contribuir para determinada percepção sobre a empresa, produto ou serviço. Ao longo do tempo de vigência de uma marca, a identidade visual é o sistema que garante o seu reconhecimento e a coerência dos processos de comunicação visual. Baseando o estudo numa marca especí ca, procurou-se estudar o processo de conceção e componentes de uma identidade visual de marca. Para tal, foi selecionada uma metodologia mista, composta por métodos não intervencionistas e intervencionistas. Na componente não intervencionista realizou-se uma revisão da literatura sobre marca e identidade visual de marca e respectivos componentes, bem como entrevistas a proprietários/gestores de marcas de joalharia e estudo de caso de marcas do setor. Em termos intervencionistas desenvolveu-se a componente de projeto de design de identidade visual da marca de joalharia “Catalina”, que constitui parte dos resultados deste projeto investigativo, além de alguns princípios de design de identidade visual.
- A metamorfose do edificado industrialPublication . Gabriel, Joana Isabel Bom; Rodrigues, Pedro Jorge Dias Pimenta; Crespo, José Luís Mourato, coorientadorPertencente ao distrito de Setúbal, o Barreiro é conhecido pela presença da indústria e da ferrovia, uma vez que, através da introdução do transporte ferroviário em 1861 a cidade tornou-se no nó estratégico na ligação Norte/Sul do país, facilitando as trocas comerciais e aumentando a produção de bens a serem exportados. O final do século XX ditou o início da decadência da Companhia União Fabril, no Barreiro, que até 1974 esteve em constante crescimento. O fenómeno da desindustrialização trouxe, assim, consequências negativas para a cidade ao nível do desenvolvimento económico e do desemprego e, mais tarde, surgiram também repercussões na imagem da cidade, nomeadamente questões urbanas relacionadas com o abandono das áreas industriais que se materializam em edificado devoluto, estruturas abandonadas, vazios urbanos industriais e terrenos expectantes. Em A Metamorfose do Edificado Industrial é explorado o caso do Parque Industrial da cidade, ao nível das consequências urbanas da sua interrupção de atividade e, em paralelo, é feita uma proposta de intervenção num dos edifícios mais impactantes e notáveis da cidade que se encontram ao abandono, o conjunto edificado dos Silos da Quimigal (anterior Companhia União Fabril). Propondo-se um novo olhar sobre o que está devoluto, são criadas estratégias de integração do edificado fabril na malha urbana, através da implantação de um equipamento multifuncional no edificado existente.
- Reabilitação urbana na Câmara Municipal da Golegã: levantamento do edificadoPublication . Toco, Adriana Sofia de Almeida; Amado, Miguel José das Neves PiresO mercado imobiliário atravessa por uma fase de aumento do valor das rendas, inflacionado devido ao aumento da procura e à falta de oferta. Tomando este sentido e assumindo a fraca dinâmica de nova construção em Portugal, a reabilitação urbana apresenta um incremento da sua relevância na atenuação da carência de edificado que corresponda a todas as necessidades da população. No decorrer do estágio curricular, foi notório a falta de edificado, especialmente habitacional, com rendas que se enquadrem aos rendimentos da maioria da população residente. Os montantes tendem a ser muito avultados e inflacionados pelos valores mais altos, praticados em época excecional de Feira Nacional do Cavalo. A falta de habitação com rendas adequadas e o aumento das habitações devolutas ou com utilização temporária, promoveu o avanço para a identificação dos edifícios que se encontram em pior estado de conservação na vila de Golegã. Foram executadas saídas de campo de reconhecimento do edificado que permitiram a identificação e a caraterização dos edifícios, através do preenchimento de uma “Ficha de Caraterização do Edificado”. Foram nomeados os pontos mais degradados visíveis da via pública, recolhidas fotografias e determinados os seus proprietários, para que sejam notificados para procederem a obras de reabilitação e de manutenção das suas propriedades. Pretende-se que a elaboração deste levantamento constitua uma opção de dinamização através da reabilitação urbana, que promova a vila de Golegã, orientando a população local para o investimento no seu património.
- Reflexão sobre aspectos de variação linguística na tradução de Sula, de Toni MorrisonPublication . Santos, Nuno Miguel Faria; Colaço, MadalenaTrabalho realizado como comentário ao processo de tradução de que resulta, o presente relatório constitui uma reflexão sobre o ato de tradução da obra Sula, de Toni Morrison, para Português Europeu. Ao ter como questões de fundo a variação linguística, a literatura e, incontornavelmente, a tradução, a transposição e a recriação das características que marcam o discurso padrão e não padrão das personagens no texto de partida são aspetos centrais debatidos ao longo do presente relatório. Deste modo, do uso do Inglês Padrão e do African American English, no original, ao Português Europeu e a algumas características inspiradas no Português de Angola, na tradução, os paradigmas tradutórios adotados ao longo do tempo e os usos sociolinguísticos de uma língua ou de variedades de uma mesma língua são também alguns dos temas tratados. Assim, como forma de refletir estes aspetos na proposta de tradução, a compensação, estratégia de tradução adotada, enquadra-se numa perspetiva estrangeirizante à tradução, e é analisada, num primeiro momento, de um ponto de vista teórico, servindo, depois, num último momento, de ponto de partida para a análise dos resultados do processo de tradução, o qual teve sempre como principal objetivo a fidelidade para com o estilo de Morrison e o valor literário do romance Sula.
- Projetar com luz, cor e matériaPublication . Marques, Catarina Moreira; Pernão, João Nuno de CarvalhoO presente Projeto Final de Mestrado é inserido no tema “Projetar com Luz, Cor e Matéria” tendo como finalidade uma proposta de reabilitação, ao projetar e qualificar os espaços com base na aplicação dos elementos: luz, cor e matéria. No decorrer deste trabalho foi necessário o aprofundamento dos conceitos de Conservação, Restauro e Reabilitação, de forma a auxiliar nas decisões de projeto, na preservação de elementos presentes no edifício a intervir. Deste modo, é proposto um projeto de reabilitação para o Antigo Hospital Militar de Belém, na Ajuda, e a sua adaptação num Centro de Artes e Ofícios com o objetivo de respeitar o valor da pré-existência, bem como desenvolver uma relação entre a envolvente e a população residente, de forma a revitalizar o local. Porém, também foi desenvolvida uma proposta urbana, na criação de espaço de permanência, com a finalidade de quebrar as barreiras físicas existentes na área de intervenção. A proposta de intervenção tem como finalidade a relação da pré-existência com a envolvente e restabelecer a interação social a partir de um equipamento que proporcione a integração do património, outrora esquecido, e na sua adaptação às necessidades atuais da sociedade.
- A aplicação extraterritorial das normas ambientais : a atualidade da política comunitária do ambiente perante as alterações climáticas em curso : o caso particular do princípio da precaucionariedadePublication . Leitão, Elsa Maria Andrade; Rodrigues, Nuno CunhaA sociedade contemporânea reflete a crescente sensibilização para o despontar de uma nova categoria de riscos ambientais inerentes a um mundo globalizado de elevada tecnicidade. É neste contexto que o princípio da precaução assume particular relevo na gestão da incerteza em situações em que não há informação suficiente sobre as consequências da ação, mas apenas sinais semióticos da sua perigosidade. A responsabilidade pela definição da configuração do princípio da precaução, manifestando-se em in dubio pro ambiente, cabe às entidades políticas (ou jurídicas) e de decisão, sendo necessário dispor de quadros reguladores para a sua implementação operacional na tomada de decisão, clarificando conceitos e procedimentos de gestão adequados à natureza e respetiva gestão dos riscos ambientais. Facilmente se compreende que a inexistência de harmonização destas regras entre os ordenamentos jurídicos dos diversos Estados leva a problemas no âmbito da eficácia do sistema jus-ambiental, o que tem contribuído para alguma indefinição doutrinal e legal nos elementos que o caracterizam e sobre o âmbito da sua aplicação, transpondo as fronteiras nacionais dos Estados envolvidos. As profundas alterações sociais, ambientais e filosóficas apelam a uma mudança de paradigma social e ao desenvolvimento da ecologia integral, que, socorrendo-se da interação dos sistemas naturais com os sistemas sociais, requer uma abordagem holística das fragilidades da nossa casa comum, reclamando de nós outro rumo. Um ambiente equilibrado é um direito de todos nós, um bem essencial para a qualidade de vida do ser humano e de todo o Planeta.
- In vino veritasPublication . Pestana, Catarina Luz da Câmara; Rolo, Elisabete de Jesus Rosadoprodutos mais reconhecidos que Portugal tem para oferecer – o vinho. Conhecido como “ex-líbris” de várias regiões do país, é um dos produtos mais consumidos em Portugal e é também exportado para diversos países. Por esta razão, é de maior importância que a sua comunicação seja realizada de modo eficaz. Embora o design de comunicação esteja cada vez mais presente nas entidades vinícolas, em alguns casos, ainda não é bem desenvolvido e o potencial da disciplina ainda não é totalmente conhecido. Com o intuito de satisfazer esta necessidade, pretende-se com esta investigação, conhecer o produto em questão, conhecer a sua história e as suas características intrínsecas, entender o papel do design de comunicação na identidade visual do vinho, estudar casos de referência e aplicar as conclusões na realização de um projecto de design vinícola através de diversos elementos de comunicação, mas sobretudo, através do rótulo. Da metodologia de investigação – neste caso, mista – fazem parte métodos não-intervencionistas e intervencionistas. Com base qualitativa não-intervencionista, desenvolveu-se um enquadramento teórico iniciado por uma revisão da literatura na área da vitivinicultura e no campo do design de comunicação, direcionado para o estudo da identidade visual e a da produção gráfica. Numa segunda etapa, realizaram-se entrevistas exploratórias a designers que se destacam no âmbito do trabalho vinícola e uma análise dos mesmos, capaz de impulsionar a componente projectual. Como método intervencionista, foi desenvolvido o projecto: a criação de uma identidade visual que representa um vinho de origem duriense e todas as suas aplicações. Da presente investigação resultou um projecto prático singular e com aplicação real. Sustentada pelo processo metodológico descrito, a presente dissertação apresenta-se como um potencial contributo, não só para esta área em crescimento, como para os eventuais interessados na mesma.
- Garagem de São João para habitação temporáriaPublication . Monteiro, Diana Raquel Ranito; Dias, José Silveira - orientadorpresente Projecto Final de Mestrado, vai de encontro à ideia de dar nova vida a um edifício imponente, conveniente e de características particulares, devido à sua localização na cidade da Covilhã, distrito de Castelo Branco. Neste sentido, é proposta uma intervenção no âmbito do tema da reabilitação aliado ao conceito de mutabilidade da arquitectura, preservando sempre que possível as características base bem como a memória do edifício. Tendo em conta a premissa das qualidades da cidade da Covilhã, bem como, da zona envolvente ao caso de estudo, torna-se possível a criação de habitação temporária baseada no tema da Mutabilidade onde se reflete sobre os conceitos: Flexível, Adaptável e Evolutivo na arquitectura, de modo a que a cidade também usufrua de forma positiva desta nova reabilitação e do novo uso do edifício. Assim, foi tomado como objecto de estudo um edifício outrora central de camionagem denominado Garagem de São João. Avaliando as principais características e posterior análise da estrutura geral e possíveis formas de reabilitar o edifício através do tema proposto, pretende-se executar, para além de estacionamento e serviços, habitações temporárias maioritariamente para ocupação estudantil, com possibilidade de outras ocupações devido a sazonalidade da cidade. Tudo isto, tendo sempre em conta a reabilitação com a premissa da mutabilidade.
- Sucessão ecológica após a fabricação de carvão vegetal no Maciço da Pedra Branca, BrasilPublication . Lima, Fernanda Vieira Santos; Neto, Carlos Silva; Oliveira, Rogério Ribeiro deA maioria dos remanescentes florestais encontrados na Mata Atlântica podem ser classificados como florestas secundárias, devido a seus usos anteriores variados, principalmente a agricultura de subsistência e exploração madeireira. Um desses usos que ocorreu no maciço da Pedra Branca entre os séculos XIX e XX, foi o corte seletivo para fabricação de carvão vegetal in situ. Este uso dos recursos florestais condiciona o processo da regeneração das florestas, onde a cultura das populações tradicionais desempenha relevante papel. O carvão era fabricado in situ nos chamados balão de carvão. Esta atividade caiu em desuso na década de 1950, e a vegetação se regenerou, sendo hoje encontrados os vestígios desta atividade através das chamadas cavas (platôs na encosta de aproximadamente 100m² que apresentam solo com pedaços de carvão até a profundidade de 60cm). O presente trabalho avaliou a resultante ecológica desta atividade na composição e estrutura da Mata Atlântica remanescente. A estrutura dos trechos inventariados foi determinada através do método de parcelas, com 10 x 10m, alocadas ao redor de cada cava de balão de carvão, a partir de seu centro: a direita, a esquerda, a jusante e a montante, totalizando 4.000m² ou 0,4ha. Foram amostradas 10 cavas de balão de carvão, sendo cinco no fundo de vale, e cinco no divisor de drenagem. Para a análise química do solo, foram coletas amostras na profundidade de 0 a 10cm nas parcelas de estudo de cada uma das 10 carvoarias, analisando - se algumas caracteristicas químicas do solo. Nas áreas circunvizinhas a cavas de balão de carvão no maciço da Pedra Branca, foram encontrados 499 indivíduos (sendo 43 mortos em pé), distribuídos em 125 espécies, subordinados a 96 géneros e 36 famílias. A área total amostrada (0,4ha) apresentou densidade de 1.357ind/ha. A análise dos compenentes principais (PCA) evidenciou a divisão das cavas de balão de carvão, em três grandes grupos, de um lado as cavas do fundo de vale, de outro as cavas do divisor de drenagem e ao centro as cavas localizadas mais ao meio da enconsta. A ordenação dos dados de solo e vegetação foi realizada pela análise de correspondência canônica modificada (DCCA) a qual indicou que a correlação entre as variáveis florestais e ambientais não é muito alta, apesar de, normalmente, nos estudos de vegetação estes valores serem mais baixos do que noutras áreas científicas. No entanto, foram selecionadas seis variáveis ambientais que influenciaram mais a correlação: teores de Na2+ m, H+Al, Al3+, v e ambiente morfológico. Ao fim, pode-se destacar que o estudo da renegeração de áreas utilizadas no passado para usos diversos é de fundamental importância no auxílio aos estudos de gestão e recuperação de áreas florestadas. O estudo em questão demonstrou que a floresta encontra-se em pleno estado de regeneração e que garantir a conservação nestas áreas, provavelmente irá possibilitar uma completa regeneração.
- A posição e o futuro da NATO no século XXIPublication . Barros, Diana Raquel Murtinheira; Martins, Margarida Salema de OliveiraA presente dissertação pretende apresentar uma descrição da atual posição estratégica da Aliança instituída pelo Tratado do Atlântico Norte – considerada ser a Aliança militar mais bem-sucedida de sempre – e através dessa descrição entender como uma institução que no final da Guerra Fria tinha perdido o seu “raison d'être”, conseguiu adaptar-se a um novo ambiente de segurança caracterizado pela imergência de novas ameaças cada vez mais complexas e globais. Além disso, pretendemos também traçar os possíveis rumos que a Aliança pode vir a tomar num futuro próximo, tendo em conta não só a atual posição estratégica da Aliança como a evolução do ambiente de segurança internacional. Neste sentido, na Parte I da presente dissertação, será desenhada uma visão geral sobre a Aliança e o Tratado que a instituiu, focada nas raízes históricas, no conteúdo e natureza jurídica do Tratado do Atlântico Norte e na estrutura institucional da Aliança. Consecutivamente, a Parte II pretende traçar a posição estratégica da Aliança no século XXI, posição construída através de três grandes pilares: os novos desafios da defesa coletiva; as parcerias e relações de cooperação com Estados fora da área transatlântica e outras Organizações Internacionais; e as especiais relações com a Rússia. No que se refere ao primeiro pilar, pretendemos conjugar a evolução dos desafios da segurança e os novos desafios com o artigo 5º do Tratado do Atlântico Norte. Já no que se refere ao segundo pilar, pretendemos apresentar as parcerias e as relações de cooperação da Aliança como o novo normal. Por fim, no que se refere, ao terceiro pilar, pretendemos delinear a evolução das relações entre a Aliança e a Rússia de forma a realçar a especificidade desta relação. Por fim, a Parte III pretende esboçar um possível retrato daquilo que será o futuro da Aliança, com base na atual posição da Aliança em cena internacional exposta na Parte II.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »