ARTIS - Instituto de História da Arte
Permanent URI for this community
O ARTIS - Instituto de História da Arte (ARTIS-IHA) é uma unidade de I&D financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, consagrada à investigação e à formação em história da arte e ciências do património.
News
Browse
Browsing ARTIS - Instituto de História da Arte by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 232
Results Per Page
Sort Options
- A Pintura Mural do Salão Pompeia: Estudo Histórico, Artístico e programáticoPublication . Braga, Sofia
- Contributo para a Avaliação do Estado de Conservação do Palácio Anjos, em Algés (Portugal)Publication . Antunes, Alexandra de CarvalhoApresenta-se um contributo para o estudo das anomalias não estruturais do Palácio Anjos – propriedade da Câmara Municipal de Oeiras -, imóvel que será alvo de intervenção de “requalificação” durante os anos 2004 a 2006. Através da sua inspecção visual sistemática, foi identificado um conjunto de anomalias que se apresentam graficamente.
- Palácio Poli : residência de um embaixador de Portugal na Roma barrocaPublication . Vale, Teresa Leonor. M.Foi no âmbito da investigação desenvolvida com vista à elaboração da nossa tese de Doutoramento que tivemos oportunidade de localizar um manuscrito que desde logo se revelou do maior interesse – ainda que não trouxesse contributos directos para a nossa dissertação, cujo tema era a importação de escultura barroca italiana para Portugal no século XVII. Tratava-se da Relação da Caza que Tinha em Roma o Embaxador Arcebispo de Braga D. Luís de Souza 1 , que consistia numa descrição da residência romana de D. Luís de Sousa (1637- 1690), bispo de Lamego, arcebispo de Braga e embaixador de Portugal em Roma entre 1675 e 1682. Mais recentemente, durante a preparação para edição do diário manuscrito dessa mesma embaixada2 , voltou a nossa atenção a ser solicitada por esse texto que descreve o palácio habitado em Roma por D. Luís de Sousa. Assim, é de certa forma a exploração do conteúdo dessa descrição que nos propomos realizar com o presente texto, efectuando não só uma aproximação ao edifício em si mas também à vivência experienciada por D. Luís de Sousa nos seus interiores, ao longo dos quase seis anos da sua estada romana.
- Obras do escultor Filippo della Valle (Florença, 1698-Roma, 1768) realizadas para Portugal ou para portuguesesPublication . Vale, Teresa Leonor. M.Apesar da notoriedade de um artista como Filippo della Valle (Florença, 1698 – Roma, 1768) no contexto do settecento romano e da sua evidente relação com Portugal e com encomendadores portugueses, a historiografia da arte nacional nunca se ocupou da sua figura nem atentou particularmente na sua obra relacionada com o nosso país. Nascido em Florença, é todavia em Roma que Filippo della Valle desenvolverá a sua actividade e angariará a mais notável clientela, movendo-se frequentemente nos círculos da cúria pontifícia, contando-se, entre esta distinta clientela o rei de Portugal, D. João V. Assim, tanto na década de trinta como naquela de cinquenta, trabalha della Valle para o nosso país – esculpindo pelo menos duas estátuas para a basílica de Mafra (sendo que a de S. Jerónimo se encontra assinada pelo artista) – e também para um português em Roma – ao realizar o monumento fúnebre do último embaixador a que aludimos, Manuel Pereira Sampaio, erigido na igreja de Santo António dos Portugueses em Roma.
- Las Esculturas Barrocas Italianas de los Jardines de la Embajada de España en LisboaPublication . Vale, Teresa Leonor. M.En los jardines del palacio del sigo XVII, propiedad del Estado Español, que alberga su embajada en Lisboa, es posible apreciar un notable conjunto – aunque no homogéneo, ya que es cronológicamente diversificado (siglos XVII y XVIII) y también con distintas proveniencias (Génova y probablemente Roma) – de obras de escultura barroca italiana. D. Luís Lobo de la Silveira (1640–1706) y D. Rodrigo da Silveira Silva e Teles (1663–1735), respectivamente 2º y 3º condes de Sarzedas, propietarios del palacio durante el siglo XVII y primeras décadas del XVIII, habrán sido los responsables del encargo de estas piezas, de las cuales hoy sobreviven las siguientes: tres fuentes localizadas en el jardín superior, una estatua de Hércules (perteneciente a una antigua fuente) y además cuatro figuras (de carácter mitológico o alegórico) en el patio. Estas cuatro últimas estatuas en particular son de especial importancia, una vez que enriquecen el panorama de la escultura italiana importada por agentes portugueses en el barroco y prueban la existencia en Portugal (y concretamente en los jardines del palacio de la embajada de España) de obras del escultor genovés Bernardo Schiaffino (1678–1725), un hecho hasta aquí desconocido por la historiografía del arte portugués y extranjero.
- O veraneio da família Anjos: Diário de Maria Leonor Anjos (1885-1887)Publication . Antunes, Alexandra de Carvalho
- A prática da teoria : tratamentos de conservação e restauro : Actas das II Jornadas ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de PortugalPublication . Antunes, Alexandra de Carvalho; Remígio, André Varela
- O ‘caso’ Nunes. Notícia de uma família de ourives de origem portuguesa activa no Settecento romanoPublication . Vale, Teresa Leonor. M.
