Browsing by Issue Date, starting with "2009-12"
Now showing 1 - 10 of 39
Results Per Page
Sort Options
- Biblioteca – CDI: Plano estratégico 2010-2012, Balanced ScorecardPublication . Clamote, Emília Calado, 1952-; Solano, Anabela Fernandes; Carvalho, Cláudia Fernandes; Santos, José Miguel; Gouveia, Maria João; Caldeira, Jorge L.No âmbito da participação na Formação em Gestão Pública – FORGEP, ministrada pelo INA para dirigentes da Administração Pública, frequentado no último ano, foi feito um estudo de implementação da Metodologia Balanced Scorecard (BSC) aplicada ao Plano Estratégico 2010-2012 da Biblioteca-CDI da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, o qual se pretende partilhar. No caso concreto em estudo “a Biblioteca-CDI da FMUL”, o trabalho decorreu por três etapas: 1. Análise Estratégica: “Onde nos encontramos” a. Análise dos Stakeholders b. Análise SWOT c. Sistema de interdependência das actividades críticas de criação de valor 2. Formulação da Estratégia: “Onde queremos chegar” a. Pilares para a Estratégia b. Política de valores c. Vectores estratégicos de desenvolvimento d. Perspectivas de análise dos vectores estratégicos 3. A nossa estratégia rumo à Visão a. Definição do mapa de comunicação da Estratégia b. Quadro descritivo dos objectivos c. Mapa de indicadores para monitorização dos objectivos d. Mapa de iniciativas estratégicas por objectivos e. Elaboração de fichas de iniciativas f. Mapa estratégico consolidado
- Marxismo e economia política: "o caso Caraça"Publication . Bastien, CarlosBento de Jesus Caraça (1901-1948) foi um intelectual destacado na cena cultural portuguesa do período entre guerras e do pós-Segunda Guerra Mundial. A sua obra, baseada numa interpretação heterodoxa das ideias marxistas, repartiu-se pela matemática, pela filosofia da cultura, pela doutrinação política. O objectivo do presente artigo é caracterizar um aspecto do seu pensamento não referido nos estudos antes publicados, a saber, a natureza das suas ideias económicas, a forma como relacionava essas ideias com a visão marxista e a introdução da econometria em Portugal.
- A certificação ambiental de edifícios em Portugal. O caso da reabilitação da arquitectura vernácula em áreas protegidasPublication . Cabral, Maria Inês Rodrigues de Macedo; Cadima, Paula San PayoO impacte ambiental da construção e operação dos edifícios é hoje significativo. Para mitigar esse impacte surgiu o conceito de certificação ambiental de edifícios. Dos inúmeros sistemas que existem no mundo nenhum se especializou em áreas protegidas onde o ambiente é mais vulnerável. No caso de Portugal onde o território classificado é extenso (23%), e a arquitectura vernácula está muitas vezes associada aos parques naturais, procurou-se nesta tese perceber as sinergias entre a reabilitação do património nas AP`s, o turismo de natureza e a certificação ambiental. Depois de aplicado um sistema existente a dois estudos de caso, determinou-se que uma adaptação ao sistema usado seria necessária para responder aos requisitos específicos em causa. Assim o objectivo desta tese é criar um novo método de certificação especifico da reabilitação de edifícios vernáculos em áreas protegidas, para fins de turismo de natureza. A tese desenvolve-se em três partes: na primeira parte foi colocada a hipótese e feita a revisão da literatura sobre sistemas de certificação ambiental de edificios. Na segunda parte dois casos de estudo foram depois avaliados pelo sistema LiderA. Na terceira parte é apresentado um outro nível de certificação chamado CAAAP que deriva do LiderA onde a maioria dos critérios foram modificados ou complementados. Seguidamente os dois estudos de caso são analisados numa perspectiva CAAAP. A concretização deste sistema depende da elaboração de fichas de análise e ferramentas que serão alvo de futura investigação. Pretende-se que o sistema CAAAP seja aplicado por arquitectos em várias áreas protegidas onde deverá contribuir para o incentivo do mercado de reabilitação da arquitectura vernácula e em último caso do turismo sustentável.
- Desenho e uso do fogo T3 na cidade de Lisboa 1930-2000Publication . Barros, Susana Miranda de; Matos, Maria Madalena Aguiar da CunhaEsta dissertação visa investigar espaços habitáveis de fogos de tipo T3 em Lisboa construídos desde princípio do Estado Novo até ao final do século XX. O principal objectivo é caracterizar a evolução ocorrida em termos da resolução projectualdo tipo T3e contribuir pararepensar o habitar metropolitano contemporâneo. Os atributos considerados referem-se às condições físico-espaciais presentes nessas habitações. Para o efeito analisou-se um conjunto de vinte e oitofogos, distribuídos pelo concelho de Lisboa, onde se definiram quatro fogos por década referenciados aos períodos de concepção, bem comoà relevância do arquitecto para a época. Verificou-se que nem sempre os processos de criação condicionaram as soluções físico-espaciais adoptadas ou a organização espacial das funções domésticas, sendo que a evolução mais significativa desta organização ocorreu na passagem da década de setenta para a década de oitenta. Concluí-se que a evolução da satisfação das exigências funcionais da habitação esteve, sobretudo, relacionada com o desenvolvimento tecnológico ocorrido, em particular no que refere à polivalência e versatilidade do fogo T3.
- The State in Court : the economic effects of fee-shifting rules in Spain when suing the governmentPublication . Gómez, Fernando; Ginès-Fabrellas, Anna; Marín-García, IgnacioFollowing the recent public debate concerning the situation of the Judicial system in Spain, the paper analyses the special position of the State in Court, essentially with reference to suits brought by individuals against the State before Spanish first instance Courts, although international Courts are touched as well. The analysis focuses on the incentives to litigate and to settle in a dispute with the State, focusing on the State’s special procedural rules and the fee-shifting rules applied in the Spanish Justice system. The asymmetries in favor of the State reduce the incentives to litigate against the State, but also reduce the settlement range in order to achieve out-of-Court settlements.
- A Gestão de Benefícios com Investimentos em Sistemas e Tecnologias de Informação -O Sistema ERP da EDIAPublication . Estevéns, Luís Filipe Vaz; Caldeira, MárioOs Sistemas e Tecnologias de Informação obrigam a grandes investimento, no entanto, nos últimos tempos, os seus gestores têm encontrado cada vez mais dificuldades em justificar as despesas associadas aos mesmos (Counihan, et al., 2002), e encontram-se muitas vezes sobre pressão para encontrar uma forma de medir a contribuição para as suas organizações. A avaliação destes investimentos em SI/TI requer medidas multi-dimensionais, devendo existir uma análise financeira, organizacional, social e processual e a utilização de um método (Cronk e Fitzgerald, 2002). Por outro lado interessa garantir que os benefícios identificados, que muitas das vezes mudam rapidamente em função da tecnologia e da necessidade do negócio, consigam ser realizados. A dificuldade em medir os benefícios e os custos associados a um investimentos em SI/TI, torna-se muitas vezes um constrangimento a esse mesmo investimento (Willcocks, et al.. 1997). Utilizou-se um método de gestão de benefícios (Ward, et al.. 1996) para medir um investimento em sistema de informação num caso prático e numa organização real, utilizando o método de investigação Action Research.Este trabalho foca-se na fase de identificação e estruturação dos benefícios, na fase da sua realização e também na fase de execução dos mesmos. Essas três fases decorreram ao longo de um ano, onde foram recolhidos dados através da realização de entrevistas, workshops e aplicações. Pretende-se demonstrar a mais-valia do método e acima de tudo garantir que os benefícios identificados e que levaram à aprovação do projecto, sejam efectivamente atingidos.
- The case for the virtual strikePublication . Nicita, Antonio; Rizzolli, MatteoIn this paper we outline the economic rationale behind the virtual strike, and workers’ incentives to use this bargaining solution rather than resorting to standard strike action. We show that, from a welfare perspective, a well-designed virtual strike always dominates a standard strike and it would be most needed precisely when workers have weaker incentives to adopt it. We then discuss the pros and cons of legally regulating the virtual strike rather than leaving it to self-regulation. Finally, we apply our findings to the analysis of Italy’s draft legislation on virtual strikes.
- Adequação da estratégia de CRM de Payne e Frow a bancos privados de média dimensãoPublication . Carvalho, Carlos Jorge Henriques de; Gonçalves, Helena MartinsO CRM é a ferramenta de gestão com o crescimento mais acelerado da última década. Captou investimentos de $462 mil milhões em 2007. O sector financeiro é o mais avançado na sua adopção. Esta investigação tem como objectivos encontrar uma definição precisa de CRM, elencar falhas na sua implementação e avaliar, através de métodos quantitativos, concordâncias, percepções e atitudes quanto à adequação do Modelo Estratégico e de Implementação do CRM, de Payne e Frow, ao negócio da banca privada de média dimensão. O trabalho conclui que este modelo é entendido como adequado à realidade de médias empresas, em resposta à solicitação endereçada por aqueles académicos, contribui para a sua divulgação àqueles bancos e constata haver uma atitude favorável dos colaboradores, relativamente ao CRM, que beneficia a sua implementação bem sucedida e mitiga o risco de ocorrerem falhas.
- Sistema construtivo de madeira em edifícios de habitação de baixa densidade em Portugal .Publication . Almeida, Paulo Manuel dos Santos Pereira de; Cruz, Helena Maria Pires
- Punishment should fit the crime : an assessment of the French reform of minimum mandatory penaltiesPublication . Deffains, Bruno; Galbiati, Roberto; Rouillon, SebastienWe study the eff ects of minimum mandatory sentences when judges are at least minimally averse to error and/or follow some “penalty should fit the crime” heuristic. We apply our analysis to the 2007 reform of the French Penal Code. We show that the introduction of minimum mandatory sentences in this context may backfire inducing more crime in the long run. Judges may prefer to acquit a criminal than convicting him to a sentence reputed too high.
