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- Postembryonic establishment of megabase-scale gene silencing in nucleolar dominancePublication . Silva, Manuela; Viegas, Wanda; Pontes, Olga; Lawrence, Richard; Preuss, Sasha; Costa-Nunes, Pedro; Earley, Keith; Neves, Nuno; Pikaard, CraigNucleolar dominance is an epigenetic phenomenon in plant and animal genetic hybrids that describes the expression of 45S ribosomal RNA genes (rRNA genes) inherited from only one progenitor due to the silencing of the other progenitor’s rRNA genes. rRNA genes are tandemly arrayed at nucleolus organizer regions (NORs) that span millions of basepairs, thus gene silencing in nucleolar dominance occurs on a scale second only to X-chromosome inactivation in female mammals. In Arabidopsis suecica, the allotetraploid hybrid of A. thaliana and A. arenosa, theA. thaliana –derived rRNA genes are subjected to nucleolar dominance and are silenced via repressive chromatin modifications. However, the developmental stage at which nucleolar dominance is established in A. suecica is currently unknown. We show that nucleolar dominance is not apparent in seedling cotyledons formed during embryogenesis but becomes progressively established during early postembryonic development in tissues derived from both the shoot and root apical meristems. The progressive silencing of A. thaliana rRNA genes correlates with the transition of A. thaliana NORs from a decondensed euchromatic state associated with histone H3 that is trimethylated on lysine 4 (H3K4me3) to a highly condensed heterochromatic state in which the NORs are associated with H3K9me2 and 5-methylcytosine-enriched chromocenters. In RNAi-lines in which the histone deacetylases HDA6 and HDT1 are knocked down, the developmentally regulated condensation and inactivation of A. thaliana NORs is disrupted. Collectively, these data demonstrate that HDA6 and HDT1 function in the postembryonic establishment of nucleolar dominance, a process which recurs in each generation
- Are the dynamics of knowledge-based industries any different?Publication . Mamede, Ricardo Paes; Mota, Daniel; Godinho, ManuelThe concept of «knowledge-based industries» (KBIs) has been widely used both in the academy and in policymaking over the last decade, due to the increasing role those industries play – both in terms of value added and employment – in contemporary, advanced economies. In this paper we discuss the extent to which KBIs differ from other industries in what concerns some of the stylised facts and regularities of industry dynamics usually found in the literature. In particular, we analyse the patterns and the determinants of firm entry and post-entry performance (measured in terms of survival of new firms), comparing KBIs groups with the remaining industries, using data for the Portuguese economy in the second half of the 1990s. We find that KBIs and the firms within them show some signs of distinctiveness in their dynamics as compared to the general case. In particular, on average, KBIs firms have higher survival chances, and entry within the KBIs groups is less responsive to incentives.
- Regeneração e elementos culturais : desenho urbano e autenticidade em contexto de globalizaçãoPublication . Pinho, Raquel Dora Moreira Dias Castro; Cabral, João Carlos Vassalo SantosActualmente, no contexto da globalização, ocorrem novas tendências nas cidades, as quais ameaçam a qualidade do espaço público e a identidade local. A regeneração urbana, dominada por modas e determinados nichos de mercado, resulta na criação de projectos emblemáticos de grande dimensão e espectacularidade, mas que se repetem, levando à multiplicação de paisagens comuns. Embora com uma imagem atractiva, funcionando como verdadeiros “catalisadores”, estes novos projectos são independentes do lugar, não criam ligações e vivências urbanas. A cultura gera e aglutina vínculos de identidade nos espaços públicos, alem de dar legibilidade à cidade, com capacidade de recuperar valores perdidos ou “congelados”; a cultura assume um papel de destaque no processo de regeneração urbana, assentando numa política local integrada na economia global competitiva. As paisagens culturais, como espaços comunicativos, são lugares que transmitem historias e mensagens, contribuindo para preservar a memoria das tradições, sendo igualmente um factor de qualificação do espaço público. Com o presente trabalho pretende – se identificar os contributos para a definição de uma estratégia de regeneração urbana, baseada na cultura como elemento portador de autenticidade, capaz de assegurar a valorização do espaço público e a legibilidade da estrutura urbana, através de uma política de equidade e diversidade. Para tal, é feita uma abordagem à evolução urbana da cidade de Aveiro a fim de avaliar as características associadas às principais transformações que ocorreram na estrutura urbana: os elementos que orientam as intervenções; consequências ao nível da identidade local; alterações no espaço público e sua valorização; o papel da população; em suma, a importância dos elementos culturais e patrimoniais na política e desenho urbano.
- Escolha da Universidade e do curso de pós-graduação: implicações para o marketingPublication . Soares, Isabel Augusta CarretoÀ medida que a concorrência no mercado de pós-graduações se tem intensificado, as business schools ganham consciência da necessidade de se tornarem mais orientadas para o marketing e de melhor conhecerem as necessidades dos seus clientes. Esta atitude é crítica para que possam criar pontos-de-diferença claros e relevantes face à concorrência nesse mercado fortemente competitivo. Compreender como os estudantes tomam a decisão de frequentar um curso de pós-graduação e que factores influenciam tal decisão são inputs importantes para o marketing das business schools e para o recrutamento de alunos. O propósito deste estudo é investigar: as motivações do estudante para frequentar um curso de pós-graduação; os atributos críticos que afectam as escolhas quanto à faculdade e ao curso a frequentar; a importância relativa de diferentes fontes de informação para a escolha da faculdade a frequentar; o impacto potencial de três escalas de reputação para avaliar a imagem que os alunos têm da sua faculdade; e o impacto da imagem da faculdade na satisfação e fidelização do estudante. Tendo por base os dados recolhidos de 73 alunos de vários cursos de pós-graduação (e.g., Marketing Management; e Management & Business Consulting) de uma faculdade de economia e gestão, este estudo confirma os resultados de outras de pesquisas anteriores que apontavam para o facto de o desenvolvimento de preferência por uma universidade ser um processo complexo, que envolve a avaliação de um grande número de atributos. O presente estudo apresenta conclusões interessantes para o posicionamento e branding da faculdade, com base na exploração da estrutura multidimensional da imagem da faculdade.
- Escolha da faculdade e do curso de MBA/mestrado a frequentar: processo de decisão e impacto da imagem e da reputação da faculdadePublication . Morraceira, Sílvia Mónica Neves; Duarte, Maria MargaridaO ambiente em que muitas business schools operam está a mudar dramaticamente, colocando novos desafios à sua gestão. Em tal contexto, essas instituições de ensino superior são forçadas a tornarem-se mais orientadas para o marketing. Compreender as necessidades e anseios dos seus múltiplos stakeholders (e.g., estudantes; empresas que recrutam os seus alunos; docentes; organismos governamentais; contribuintes) é fundamental para serem bem sucedidas no mercado educacional. Esta pesquisa focará apenas num stakeholder relevante: o estudante. O propósito desta pesquisa é obter um melhor entendimento sobre o processo de decisão de escolha de candidatos a um curso de MBA/Mestrado. Mais especificamente, este estudo visa investigar: as motivações para frequentar um curso de MBA/Mestrado; que atributos são críticos para a decisão de que faculdade e curso frequentar; a importância relativa de diferentes fontes de informação para essa decisão; o potencial de três escalas de reputação distintas para avaliar a imagem que os estudantes têm da sua faculdade; o impacto da imagem da escola na satisfação e na fidelização do estudante. Foram enviados questionários a alunos que se encontravam a frequentar cursos de MBA/Mestrado. Com base em 95 respostas, este estudo dá diversas pistas sobre comportamento de compra no contexto deste mercado educacional. Uma conclusão importante desta investigação é a evidência empírica produzida, que sugere ser importante avaliar a reputação da faculdade com recurso a escalas de reputação multidimensionais, pois algumas dimensões da imagem da escola estão fortemente associadas à satisfação e à fidelização do estudante.
- From Resilience-Building to Resilience-Scaling Technologies: Directions -- ReSIST NoE Deliverable D13Publication . Banatre, M.; Pataricza, A.; Moorsel, A.; Palanque, P.; Strigini, L.This document is the second product of workpackage WP2, "Resilience-building and -scaling technologies", in the programme of jointly executed research (JER) of the ReSIST Network of Excellence. The problem that ReSIST addresses is achieving sufficient resilience in the immense systems of ever evolving networks of computers and mobile devices, tightly integrated with human organisations and other technology, that are increasingly becoming a critical part of the information infrastructure of our society. This second deliverable D13 provides a detailed list of research gaps identified by experts from the four working groups related to assessability, evolvability, usability and diversity
- Desenvolvimento de Humanos Virtuais para a Plataforma IViHumansPublication . Abreu, Ricardo; Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria BeatrizA modelação e a animação de humanos virtuais são tarefas morosas. Apesar de complexa, a integração de diferentes componentes de software é um processo expedito para a construção de humanos virtuais porque permite congregar diversas funcionalidades, nomeadamente reutilizar modelos e animações, de modo a abreviar este processo. Este relatório descreve a experiência de integração de três softwares - o Blender, o Poser e o OGRE - para a produção do modelo gráfico de um humano virtual, no contexto de desenvolvimento da plataforma IViHumans
- Attentive Groupware Systems: A Framework and a Prototype ToolPublication . Ferreira, António; Antunes, PedroWe address the development of software devices that can be installed on groupware systems to help people stay attentive and be more productive during computer-mediated collaboration. We introduce a framework that derives attentive devices from groupware mediation modes to take into account attentional phenomena, and demonstrate the framework's role in an attentive electronic brainstorming tool. Finally, we describe a laboratory experiment to evaluate the impact on group performance caused by the use of the attentive devices, and present preliminary results that encourage further evaluation on the 'opportunity seeker', which minimises interruptions while the user is typing an idea
- O veraneio da família Anjos: Diário de Maria Leonor Anjos (1885-1887)Publication . Antunes, Alexandra de Carvalho
- Cenários de aliciamento na redePublication . Rosa, MartaO Melhor Anjo (www.omelhoranjo.blogspot.com) é o blogue mantido por Tiago Bartolomeu Costa, produtor, crítico, investigador e editor da revista Obscena. O [Pisa-papéis], como objecto físico, assume-se como um “roteiro para artistas, produtores e programadores” e www.pisa-papeis.com é o seu sítio electrónico.
