FPCE-UOE-DCAETE- Artigos em Revistas Nacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FPCE-UOE-DCAETE- Artigos em Revistas Nacionais by Author "Fernandes, Domingos"
Now showing 1 - 10 of 22
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação das aprendizagens em Portugal: Investigação e teoria da actividadePublication . Fernandes, DomingosA partir de seis sínteses de literatura que abrangem praticamente toda a investigação em avaliação das aprendizagens realizada em Portugal nas últimas três décadas, o autor faz uma caracterização global dessa investigação, referindo alguns dos seus principais resultados. Verificou‑se que a grande maioria das investigações utilizou as concepções e/ou as acções e práticas do professor como unidade de análise. Os dados foram recolhidos através de inquéritos por entrevista ou por questionário, sendo muito raras as situações em que os investigadores obtiveram informação no contexto das salas de aula para poder relacionar os seus elementos fundamentais (e.g., tarefas, alunos, professores, processos, resultados). É neste enquadramento que se discute a relevância de se considerar a sala de aula como unidade de análise e como sistema de actividade para que seja possível compreender de forma mais sistémica, integrada e profunda, as práticas de avaliação dos professores e, sobretudo, as mudanças que podem ocorrer nas salas de aula. Surge então uma discussão acerca dos fundamentos ontológicos, epistemológicos e metodológicos da teoria da actividade que estão na base de uma racionalidade alternativa ao positivismo e a certas formas de construtivismo. O artigo conclui com um conjunto de reflexões/recomendações relativas à melhoria da investigação em avaliação das aprendizagens e ao papel que a teoria da actividade pode desempenhar nesse esforço de melhoria.
- Avaliação do desempenho dos professores (I)Publication . Fernandes, Domingos
- Avaliação do desempenho dos professores (II)Publication . Fernandes, Domingos
- Avaliação em educação: Perspetivas Iberoamericanas (Nota de Apresentação)Publication . Fernandes, Domingos
- Avaliação para as aprendizagens e formação de professoresPublication . Fernandes, Domingos
- A avaliação tem limitesPublication . Fernandes, Domingos
- Da Educação Física, das Artes e da necessidade de refundação dos Conservatórios de MúsicaPublication . Fernandes, Domingos
- A educação de nível secundário e o futuro da escola públicaPublication . Fernandes, Domingos
- O ensino secundário e a avaliação dos professoresPublication . Fernandes, Domingos
- Um imperativo ético (Editorial)Publication . Fernandes, DomingosHá anos que, através da investigação e da reflexão teórica, persistem esforços para compreendermos porque é que a aprendizagem da Matemática continua a ser um problema mal resolvido na generalidade dos sistemas educativos. Como consequência de tais esforços vão-se desenvolvendo acções destinadas a apoiar os alunos nas suas aprendizagens. A discussão em curso acerca do reajustamento do Programa de Matemática para o ensino básico, em vigor há mais de 15 anos, exemplifica um esforço que está a ser feito entre nós pois, como muitos reconhecem, é necessário que o currículo daquele nível de ensino seja claro nas suas finalidades e objectivos, consistente na organização vertical dos temas e capacidades e aberto e inovador nas perspectivas metodológicas.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
