Loading...
Research Project
Education and Training Research and Development Unit
Funder
Authors
Publications
Education governance, philanthropy and knowledge brokering: The case of a digital education programme by a private foundation in Portugal
Publication . Viseu, Sofia; Martins, Erika; Carvalho, Luís Miguel
This article focuses how philanthropy leverages knowledge brokering to promote the digitalisation of education and expand its influence on education governance. It presents an empirical study of a digital education programme launched in Portugal in 2020 by a private foundation. Through document analysis and an interview, the findings reveal that knowledge brokering enabled the foundation to bring together actors from different social worlds to conceive, legitimise and deliver the programme in public schools. Furthermore, knowledge brokering created new policy spaces that amplified the foundation’s role in educational governance, positioning Ed-Tech as a new topology for educational delivery.
Editorial: Education and innovative perspectives in higher education
Publication . Rodrigues, Ana Luísa
Globalization, digitalization, and a rapid technological development of many areas of life and society, bring humanity to another level of development. Changes in the educational organizations are inevitable and the university must meet new requirements in a new paradigm (Gafurov et al., 2020).
This Research Topic “Education and Innovative Perspectives in Higher Education” invited the submission of articles on: globalization effects; impact of education on development and new challenges in the higher education area; generic, soft, and transversal skills and global citizenship education; entrepreneurship education and innovation in educational institutions; new pedagogical and didactic developments, including learning, assessment and teaching methodologies and models, as active learning and flipped classroom; and technological issues in education, as distance education, technologyenhanced learning, technological skills, and digital platforms.
This edition had 70 submissions of which 23 articles were accepted for publication by 74 authors from different countries.
Ensino das ciências numa perspetiva sociológica. Reflexões sobre uma trajetória de investigação
Publication . Neves, Isabel P.
O livro apresenta um trajeto de investigação educacional, centrado no ensino das ciências segundo uma perspetiva sociológica. Neste percurso, que teve início nos anos 70 do século passado, abrangendo um período de mais de 40 anos, tiveram especial relevo os estudos realizados no âmbito do Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula).
Para além da apresentação do trajeto e do respetivo comentário, o livro inclui a seleção de seis publicações sobre as quatro principais áreas de estudo que nortearam a investigação em que a autora participou, nomeadamente a interação família-escola, a formação de professores, a análise curricular e a prática pedagógica da escola. Destaca-se a publicação de um estudo que evidencia, numa perspetiva curricular, a crucial importância atribuída ao nível de exigência conceptual na educação em ciências.
Administração e política educacional. Um percurso de investigação
Publication . Barroso, José João
A presente seleção de textos marca um percurso de investigação em administração e política educacional entre 1996 e 2018. Através da leitura dos seis textos selecionados é possível traçar uma panorâmica dos resultados obtidos com as principais investigações em que o autor esteve envolvido neste período, desde uma perspetiva mais histórica, sobre a génese e evolução da organização pedagógica dos liceus, em Portugal, até uma revisão teórica dos diferentes aspetos relacionados com a regulação das políticas e da ação pública em educação. Ao longo deste percurso, a escola como objeto de estudo ocupa um lugar central quer no quadro de diferentes políticas que visaram a sua organização e gestão quer no quadro de políticas mais vastas que tiveram por objetivo a administração do sistema educativo. A apresentação é precedida de um comentário do Professor José Alberto Correia onde são analisados de maneira pormenorizada os diferentes textos e produzida uma leitura crítica sobre o percurso investigativo do autor.
Literacia da informação e Inteligência Artificial no ensino superior: competências essenciais para as bibliotecas
Publication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria da Luz; Sanches, Tatiana
Esta comunicação baseia-se na exploração da interseção entre IA e LI, oferecendo insights sobre o cenário em evolução no Ensino Superior. Sintetiza de forma descritiva a literatura existente, propõe estratégias pedagógicas para integrar a literacia em IA com a LI e fornece orientação para os profissionais da informação navegarem pelas complexidades dos processos de ensino e aprendizagem orientados pela IA. Ao abordar o potencial transformador da IA e ao mesmo tempo enfatizar a importância de promover competências de pensamento crítico e consciência ética, esta comunicação contribui para avançar a compreensão no campo e promover a tomada de decisões informadas num ambiente académico cada vez mais digital.
Organizational Units
Description
Keywords
Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
6817 - DCRRNI ID
Funding Award Number
UIDB/04107/2020
