Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 9 of 9
  • Mobile phones, batteries and power consumption: An analysis of social practices in Portugal
    Publication . Horta, Ana; Fonseca, Susana; Truninger, Mónica; Nobre, Nélia; Correia, Augusta
    The article examines how social practices of charging and managing the power of mobile phones are formed. The usefulness of the concept of distributed agency as a tool for the understanding of the dimensions that constitute social practices related to energy consumption is explored. Based on findings from interviews and a survey conducted with adolescents, three moments in the formation of these practices are identified: emergence of elementary battery use, acceleration of rhythm and establishment of links, and normalization. The article provides empirical evidence of the distributed agency of bodies, objects, and socio-cultural contexts in the development of these practices.
  • Generational Gaps and Paradoxes Regarding Electricity Consumption and Saving
    Publication . Schmidt, Luísa; Horta, Ana; Correia, Augusta; Fonseca, Susana
    In a time of economic crisis the need to adopt energy conservation practices comes to the fore. It is helpful to evaluate the role of young people as both consumers and potential agents of change bridging the gap between school and family to encourage lower household energy consumption. Based on two surveys of parents and students of a secondary school in Lisbon, plus in-depth interviews with parents, this article analyzes the complexity of this challenge, highlighting adults' perceptions of their children's contribution to energy saving. Results show that parents see young people as major energy consumers. Young people's engagement with electronic equipment as essential components of their lifestyles and their belief in technology as a solution to energy problems thwart them from being promoters of energy saving. In this context of scarcity, parents try to protect their children's well-being and opportunities in life by accepting their children's unrestricted energy use.
  • Em busca de práticas sustentáveis: a influência das crenças, dos valores e das atitudes ambientais nos comportamentos de uso de energia
    Publication . Rebelo, Margarida; Menezes, Marluci; Caeiro, Tiago; Schmidt, Luísa; Horta, Ana; Correia, Augusta; Fonseca, Susana
    O estudo que se apresenta é parte integrante do projeto Net Zero Energy School: Reaching the community, cujo objetivo é identificar como as perceções e os comportamentos relativos à energia, conjuntamente com a caracterização de parâmetros físicos do espaço, podem contribuir para uma maior eficiência no consumo de energia numa escola secundária de Lisboa, recentemente requalificada. Os principais resultados, obtidos através de um inquérito por questionário aplicado a uma amostra representativa de 731 estudantes do 3º ciclo e do ensino secundário, mostram a forte influência do género, da idade e da classe social nas representações e práticas de uso de energia. As raparigas apresentam uma representação mais tradicional da energia, sobretudo associada à luz e à eletricidade e ao uso de equipamentos domésticos, atribuem maior importância à conservação de energia e uma maior preocupação com o ambiente e com a diminuição do consumo de energia no país. Por outro lado, os rapazes têm um conhecimento mais preciso sobre o uso e as fontes de energia, mas parecem menos sensibilizados em relação ao tema em contexto doméstico. A dimensão central de explicação das práticas de eficiência energética, identificada através de um modelo de equações estruturais, refere-se às atitudes pró-ativas de conservação dos recursos naturais e de prevenção das alterações climáticas as quais, por sua vez, são formadas a partir da influência do contexto familiar na exposição ao tema da energia e nos valores altruístas e tradicionais. O planeamento da intervenção escolar para a mudança de comportamento deve tomar em conta estes resultados, nomeadamente, a necessidade de continuadamente expor os alunos a informação precisa sobre a energia, de fomentar uma monitorização ativa dos consumos e das formas eficientes de uso deste recurso.
  • Os media eletrónicos e o ambiente: práticas e representações dos adolescentes
    Publication . Horta, Ana; Fonseca, Susana; Truninger, Mónica; Correia, Augusta; Nobre, Nélia
  • Net Zero energy schools: resultados gerais de um inquérito em contexto escolar sobre atitudes, representações e práticas de uso de energia
    Publication . Rebelo, Margarida; Menezes, Marluci; Almeida, Sílvia; Schmidt, Luísa; Horta, Ana; Fonseca, Susana; Correia, Augusta
    Este relatório apresenta os resultados gerais de um inquérito em contexto escolar sobre as representações, crenças e práticas de uso de energia dos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário de uma escola pública em Lisboa. O referido inquérito enquadra-se no projecto “NET ZERO ENERGY SCHOOLS: Reaching the community”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologias (FCT) e pelo Programa MIT-Portugal.
  • O que se diz quando se pensa em energia? Reflexões sobre o tema da energia a partir das representações dos jovens e dos professores de uma escola secundária
    Publication . Menezes, Marluci; Rebelo, Margarida; Caeiro, Tiago; Scmidt, Luísa; Horta, Ana; Correia, Augusta; Fonseca, Susana
    A importância da eficiência energética em edifícios de uso coletivo através do aperfeiçoamento das práticas de conservação e da implementação de novas tecnologias, enfatiza o papel que a mudança de comportamentos associados ao uso e à conservação de energia detém na melhoria desta eficiência. Mas como contribuir para a alteração de comportamentos sem antes conhecer os sentidos e significados sociais atribuídos à energia? Considerando que este conhecimento é fulcral para a alteração de comportamentos, recorre-se aos resultados de um inquérito por questionário sobre o uso de energia desenvolvido com alunos e professores de uma escola secundária de Lisboa recentemente intervencionada, para caracterizar as representações sociais da energia destes dois grupos (cf. projeto Net Zero Energy School - Reaching the Community – FCT/MIT Portugal). A primeira pergunta do questionário solicitava aos inquiridos que indicassem as primeiras três palavras que lhes vinham à ideia quando pensavam em energia. A maioria dos alunos associou a palavra “energia” às energias renováveis e à luz, e os professores à ambiente e sustentabilidade energética, às questões de natureza económica e de consumo. Explora-se aqui os aspetos centrais e periféricos das representações da energia na explicitação dos sentidos e significados atribuídos a energia e discutem-se as questões fundamentais a considerar no âmbito da mudança de comportamentos de uso e conservação de energia numa dada comunidade escolar.
  • Crescente consumo de energia associado às tecnologias de informação e comunicação exige mais eficiência energética
    Publication . Horta, Ana; Fonseca, Susana; Nobre, Nélia; Truninger, Mónica; Correia, Augusta
    Os impactos ambientais das tecnologias de informação e comunicação têm sido desvalorizados, mas tendem a agravar-se devido à sua crescente massificação e integração na vida quotidiana dos utilizadores. Níveis de utilização muito intensiva destas tecnologias são considerados normais pelas gerações mais jovens. Apesar de em muitos casos as práticas de utilização dos mais jovens implicarem desperdício de energia, observa-se que em determinadas circunstâncias (necessidade de prolongar a bateria do telemóvel, p. ex.) estes desenvolvem um considerável know-how relativamente ao que fazer para gastarem menos energia. Recomendam-se medidas que: i) sensibilizem os jovens e outros utilizadores para o problema; ii) aumentem o conhecimento do que podem fazer para desperdiçar menos energia durante e após a utilização destas tecnologias; e iii) reforcem a regulamentação do seu fabrico de modo a facilitar a integração da eficiência energética nas rotinas de utilização.
  • "Sem ela era complicado viver”: Representações, crenças e práticas juvenis sobre o consumo de energia
    Publication . Correia, Augusta; Schmidt, Luísa; Horta, Ana; Fonseca, Susana; Rebelo, Margarida; Menezes, Marluci; Almeida, Sílvia
    A questão energética é presentemente um dos maiores desafios da actualidade e das futuras gerações. O impacto do consumo de energia no ambiente e a necessidade de a garantir a milhões de pessoas em todo o mundo, tornam imperativo utilizar a energia de forma mais eficiente nos países industrializados e facilitar o acesso a este recurso às populações dos países em vias de desenvolvimento, de forma a reduzir a pobreza e melhorar as condições de vida. Nos países industrializados torna-se crucial conhecer as representações, crenças e valores sobre energia, uma vez que estes afectam a forma como os indivíduos se posicionam face ao consumo e utilização de energia. Neste contexto, os jovens assumem um papel estratégico, dada a sua capacidade de influência, tanto junto dos pais, avós e restantes familiares, como junto dos seus pares e até das gerações procedentes.