Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- INTRAG 2018 - Índice de transparência na gestão da água em Portugal em 2018Publication . Ferreira, José Gomes; Silveira, André; Guerra, João; Travassos, David; Schmidt, LuísaEm 2014, aplicou-se pela primeira vez em Portugal o Índice de Transparência na Gestão da Água (INTRAG). Ficaram evidentes os impactos negativos da mudança de ciclo político num período marcado pela crise económica e pelo fim da autonomia das Administrações de Região Hidrográfica. Quatro anos depois, apesar das eleições de 2015, mantém-se a gestão centralizada da água e a distância entre cidadãos e administração pública. Entretanto, a degradação global das águas superficiais tem ganho visibilidade. A desconfiança face às entidades de gestão e planeamento da água decorre da degradação ambiental que coincide com o desinvestimento público e enfraquecimento das estruturas oficiais. O INTRAG PT 2018 retoma a caracterização da informação hídrica, avaliando a sua qualidade, acessibilidade e transparência. Apesar de alguma melhoria, os resultados indiciam a prevalência da ‘opacidade administrativa’ já registada na sua primeira aplicação com: supressão de serviços ou plataformas web regionalizadas, diminuição da informação disponível e falta de envolvimento das comunidades.
- Inquérito ClimAdaPT.Local - Relatório FinalPublication . Guerra, João; Travassos, David; Schmidt, Luísa; Ferrão, JoãoEste relatório final traduz-se numa análise sintética dos resultados de todos os inquéritos e respetivas rondas dirigidos aos quatro grupos de inquiridos dos 26 municípios parceiros do projeto ClimAdaPT.Local: atores ou agentes locais (stakeholders), técnicos não envolvidos e técnicos diretamente envolvidos no projeto (2 por cada município), e decisores políticos (presidentes e vice-presidentes de câmara e vereadores). Os inquéritos e respetivas rondas inserem-se na estratégia de acompanhamento e monitorização do projeto e têm como principal objetivo apoiar a realização e implementação das Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) relativamente ao envolvimento e participação dos quatro grupos-alvo já referidos. A construção dos questionários e a análise dos resultados é da responsabilidade do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) que, para o efeito, contou com a parceria da Faculdade de Ciências da mesma Universidade (FC-ULisboa) e dos restantes parceiros do consórcio.
- Reflexões sobre Ambiente, Território e Sociedade: Três Anos do Blogue ATSPublication . Ferrão, João; Delicado, Ana; Horta, Ana; Gomes, Carla; Travassos, David; Rowland, Jussara; Santos, Madalena; Tulumello, SimoneO Blogue ATS é alimentado e gerido pelos membros do grupo de investigação Ambiente, Território e Sociedade (GIATS) do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. O seu objetivo é duplo: proporcionar um espaço de difusão, debate e teste de ideias nas áreas de interesse do grupo; e dar relevo às dimensões do trabalho do grupo que tenham interesse para públicos não-académicos. Os textos podem ser publicados em português, inglês, espanhol ou italiano. O GIATS tem como objetivo compreender as dinâmicas sociais, territoriais e de governança subjacentes aos atuais desafios sócio-ecológicos; identificar caminhos de transição para uma sociedade mais justa e sustentável; e conectar ciência, sociedade e políticas públicas. As suas principais áreas de investigação são: representações, práticas e políticas do ambiente; sustentabilidade urbana e futuros regionais; tecnociência, risco e incerteza. O OBSERVA – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade é um observatório do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) que promove a disseminação de informação sobre a componente social das questões ambientais e do território. Analisa-se tanto os fenómenos sociais que resultam ou são influenciados por questões ambientais e territoriais, como o modo como as próprias condições ambientais e territoriais são modificadas por fenómenos de natureza social.
- Áreas Protegidas: que modelo de Gestão?Publication . Schmidt, Luísa; Mourato, João; Travassos, David; Calvário, Rita
- Qualidade de vida e governança na cidade de Lisboa : as Juntas de Freguesia de Lisboa - inquérito aos seus presidentesPublication . Villaverde Cabral, Manuel; Schmidt, Luísa; Seixas, João; Baixinho, Alexandra; Louro, Ana; Travassos, David