Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Ribeiro Ramalho de Almeida Cardeira, Ana Mafalda

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • A “Arte” do Gesso – Entre a criação e a réplica – Estudo e preservação : livro de resumos
    Publication . Alves, Alice Nogueira; Cardeira, Ana Mafalda; Frade, Marta; Reis, Jorge dos
    A «Arte» do Gesso tem vindo a ser valorizada pela nossa historiografia ao longo dos últimos anos. De facto, foi no fim do século XX que começaram a surgir os primeiros estudos mais aprofundados relativos à aplicação do gesso na decoração arquitetónica e um novo conjunto de artistas estucadores passou então a ser conhecido e valorizado. No entanto, as questões relativas com a própria prática escultórica, foram secundarizadas até muito recentemente. A utilização do gesso como material da produção artística tem sido uma constante ao longo dos séculos. A sua extrema facilidade de preparação e maleabilidade tornam-no um material de eleição, quer para a decoração arquitetónica quer para a escultura, devido à sua capacidade de imitação de outros materiais nobres e, especialmente, por ser reprodutível através de moldes. No campo da produção artística, mesmo não representando muitas vezes o trabalho final, as peças podem mostrar-nos as intenções originais dos artistas ou os vários estudos e fases da criação de uma peça. A sua preservação pode significar a manutenção da memória do próprio processo de criação. Por outro lado, a sua utilização para a realização de moldes e posteriores réplicas ou reproduções, de fácil transporte, permitiu a disseminação das formas tridimensionais por todo o mundo, levando as grandes obras de arte a quem nunca as conseguiria ver pessoalmente. Nas Academias do século XIX, tornou-se prática a troca de moldes das principais esculturas dos grandes museus e coleções, tendo como objetivo a criação de conjuntos de modelos para a aprendizagem dos alunos. Paralelamente, na decoração arquitetónica assistimos ao mesmo fenómeno, encontrando em edifícios desta época elementos copiados de importantes monumentos nacionais e estrangeiros. A importância crescente do ensino da Arte Industrial veio também dar grande importância à aprendizagem através da observação e reprodução dos grandes modelos artísticos, nacionais e internacionais, procurando a criação de uma nova expressão plástica, assente na tradição artística. Este método de ensino ainda hoje é comum, mantendo-se uma prática ancestral de aprendizagem dos artistas, razão pela qual os nossos alunos continuam a aprender as bases para o seu futuro desenvolvimento artístico através do desenho, da pintura, da escultura ou mesmo da cópia. Apesar da sua presença em museus no século XIX não se ter mantido na centúria seguinte, que gradualmente se afastou da ideia do Museu Universal, atualmente, as reproduções das grandes obras primas são em si objetos valorizados, formando coleções de grande dimensão, que urge conservar, e que têm vindo a ocupar lugares de destaque em inúmeros museus e galerias de arte no contexto internacional.A preocupação com a preservação destes elementos é neste momento uma questão vital. É essencial a manutenção destas peças, não só como material didático ou registo da criação artística, mas, também, por se tornarem testemunhos únicos do estado das peças no momento da sua realização, ou mesmo da existência de algumas obras de arte que desapareceram ao longo do século passado. Também a área da Conservação e Restauro tem vindo a desenvolver estudos dedicados a estas questões, não só sobre o conhecimento das técnicas de produção e sua evolução, como sobre o tipo de tratamento realizado ao longo dos tempos. A estes aspetos veio aliar-se importância da informação recolhida através dos métodos de exame e análise. Com o manancial de informação resultante destes estudos, reúne-se informação, cada vez mais completa e elucidativa, sobre o estado de conservação das peças e procedimentos a seguir para a sua preservação
  • Convocarte, nº5 (Dez. 2017): Arte e Activismo Político: Perspectivas da História da Arte e Estudos de Caso
    Publication . Dias, Fernando; Cruzeiro, Cristina Pratas; Harvey, Mark; Alves, Margarida Brito; Elias, Helena; Valente, Catarina; Braz, Ivo; Ramos Guadix, Juan Carlos; Alves, José Francisco; Abreu, José Guilherme; Quadros Ferreira, António; Licordari, Mariangela; Duarte, Eduardo; Manteigas, Beatriz; Dalcol, Francisco; Oliveira, Elisabete; Jimenez, Marc; Calado, Margarida; Castro Silva, João; Cardeira, Liliana; Cardeira, Ana Mafalda; Saial, Joaquim
    Depois do editorial anterior, em reflexões sobre o lugar do saber e da verdade na cultura actual, enquanto problematização política, assumimos a estranheza por a Universidade estar a deixar de ser um lugar crítico e, portanto, político. Este editorial, do segundo volume com dossier temático sobre Arte e Activismo, propõe-se, em continuidade, a reflectir sobre o lugar da Universidade, atendendo às suas recentes transformações, no estado actual da política: qual o lugar da universidade contemporânea, enquanto espaço de reflexão livre e crítica, perante o estranho mundo político que habitamos actualmente, ou seja, se há lugar para uma activismo político na Universidade e qual? E se a metamorfose (ou mesmo revolução) que os últimos anos têm exercido, exteriormente e sobre a Universidade, vão no sentido da sua agilização ou, mesmo, da sua anuência? Observamos hoje em dia uma grande transformação da Universidade, acompanhada de uma carência de reflexão sobre si própria, um défice de «una reflexión crítica sobre sus propias experiencias», exactamente numa altura em que essa reflexão seria mais necessária.
  • Smoke Rings de Bruce Nauman: estudo de degradação e reflexão sobre as possibilidades de intervenção
    Publication . Cardeira, Ana Mafalda; Câmara, Rodrigo B.; Strezlek, Patrick; Schiavon, Nick; Mirao, Jose; Candeias, António; Carvalho, Maria Luísa; Manso, Marta
    O presente caso de estudo pretende incentivar a colaboração interdisciplinar entre químicos, físicos, historiadores e conservadores-restauradores sobre as possibilidades que os métodos de análise permitem como ferramenta de estudo às metodologias a optar numa intervenção em obras de arte contemporânea. Por outro lado, abrir o debate entre questões ligadas com a parte museológica e as limitações que a subjectividade em termos de memória e sensibilidade podem abrir novas leituras de reflexão conservativa.
  • A “Arte” do Gesso – Entre a criação e a réplica – Estudo e preservação : apresentação
    Publication . Alves, Alice Nogueira; Cardeira, Ana Mafalda; Frade, Marta
    The congress A “Arte” do Gesso – Entre a criação e a réplica – Estudo e preservação / The “Art” of Plaster – Between Creation and Reproduction – Study and Preservation served to reinforce the appreciation of an art that is seen as ephemeral but with great versatility, touching a very broad spectrum in the expanded field of the Arts. From its history, through its production to its preservation, plaster was scientifically and culturally embraced on this occasion