Loading...
9 results
Search Results
Now showing 1 - 9 of 9
- Cotidiano, cultura e juventude: olhares intercruzados [Entrevista a José Machado Pais]Publication . Souza, Marcela Fernanda da Paz de; Pais, José Machado
- Sexualidades e afectos juvenisPublication . Pais, José Machado
- Jovem / YouthPublication . Pais, José Machado
- Prefácio: "Um tiro kada dia" dos futuros herdados aos futuros desejadosPublication . Pais, José Machado
- “Perseguindo os ventos do tempo”: Jovens, pasado composto e futuros possíveisPublication . Pàmpols, Carles Feixa; Pais, José MachadoPor ocasião da publicação do mais recente livro em espanhol de José Machado Pais - Juventud y creatividad, 2020 -, esta conversa com Carles Feixa revê a carreira pessoal e intelectual deste sociólogo português, uma das referências em estudos da juventude na Europa e América Latina. Depois de evocar a adolescência e a juventude do protagonista em Portugal na década de 1970 - por volta da Revolução dos Cravos Vermelhos de 1974 que encerrou a ditadura salazarista - e revisar suas influências académicas, o texto centra-se nas suas contribuições para o estudo da juventude portuguesa e posteriormente europeia, bem como nas suas conexões com pesquisadores do Brasil e da América Latina. Na parte final do artigo, expõe-se a origem e o conteúdo do último de seus livros, o qual reúne cinco ensaios fundamentais sobre a criatividade dos jovens. Esta busca dos "ventos do tempo" não implica nenhum juízo de valor sobre os jovens em geral ou sobre uma geração em particular, mas uma aposta epistemológica no desvendamento dos rostos ocultos de uma emergência social, projetando-se para o futuro - ou para o não futuro -as complexidades do passado.
- A esperança em gerações de futuro sombrioPublication . Pais, José MachadoNum tempo em que muitas trajetórias de vida se caracterizam por um futuro incerto e imprevisível – com frequentes entropias e disritmias etárias –, propõe-se uma reflexão sociológica em torno de gerações de futuro sombrio: de jovens sem expectativas de futuro, mesmo quando crescentemente escolarizados, a idosos com uma esperança de vida alongada, mas descrentes em relação ao sentido da vida. Dados de inquéritos internacionais e estudos de caso serão convocados na análise de ansiedades de idade provocadas por frustrações e temores em relação ao futuro quando o presente é deficitário de esperança.
- Trajetórias biográficas e novas configurações subjetivasPublication . Pais, José Machado
- PosfácioPublication . Pais, José Machado
- Os jovens no mundo ñanduti guazú: culturas digitais e conectividades culturaisPublication . Pais, José MachadoComo há muita África no Brasil, deixem-me tomar como ponto de partida desta contribuição a realidade vivida por muitos jovens africanos. Para o efeito, proponho que imaginariamente façamos uma viagem até à Guiné-Bissau, na África Ocidental. Preparados para a viagem? Vamos chegar a um país saído, em 1974, de uma guerra de libertação colonial e posteriormente de uma guerra civil (1998/1999). É neste país que os jovens travam, cotidianamente, as suas próprias lutas de libertação e emancipação, no rescaldo de uma longa guerra. Num tecido social marcado pela pobreza económica, o desemprego faz com que muitos deles vivam em situação de grande precariedade, por vezes cansados de fazer nada, sem meios de subsistência. Com alguma sorte consegue-se, como alguns dizem, um tiro kada dia, ou seja, uma refeição diária para matar a fome. Mas o que dói mais? A morte de fome? A morte de guerra? Ou a morte social?