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  • A “Arte” do Gesso – Entre a criação e a réplica – Estudo e preservação : livro de resumos
    Publication . Alves, Alice Nogueira; Cardeira, Ana Mafalda; Frade, Marta; Reis, Jorge dos
    A «Arte» do Gesso tem vindo a ser valorizada pela nossa historiografia ao longo dos últimos anos. De facto, foi no fim do século XX que começaram a surgir os primeiros estudos mais aprofundados relativos à aplicação do gesso na decoração arquitetónica e um novo conjunto de artistas estucadores passou então a ser conhecido e valorizado. No entanto, as questões relativas com a própria prática escultórica, foram secundarizadas até muito recentemente. A utilização do gesso como material da produção artística tem sido uma constante ao longo dos séculos. A sua extrema facilidade de preparação e maleabilidade tornam-no um material de eleição, quer para a decoração arquitetónica quer para a escultura, devido à sua capacidade de imitação de outros materiais nobres e, especialmente, por ser reprodutível através de moldes. No campo da produção artística, mesmo não representando muitas vezes o trabalho final, as peças podem mostrar-nos as intenções originais dos artistas ou os vários estudos e fases da criação de uma peça. A sua preservação pode significar a manutenção da memória do próprio processo de criação. Por outro lado, a sua utilização para a realização de moldes e posteriores réplicas ou reproduções, de fácil transporte, permitiu a disseminação das formas tridimensionais por todo o mundo, levando as grandes obras de arte a quem nunca as conseguiria ver pessoalmente. Nas Academias do século XIX, tornou-se prática a troca de moldes das principais esculturas dos grandes museus e coleções, tendo como objetivo a criação de conjuntos de modelos para a aprendizagem dos alunos. Paralelamente, na decoração arquitetónica assistimos ao mesmo fenómeno, encontrando em edifícios desta época elementos copiados de importantes monumentos nacionais e estrangeiros. A importância crescente do ensino da Arte Industrial veio também dar grande importância à aprendizagem através da observação e reprodução dos grandes modelos artísticos, nacionais e internacionais, procurando a criação de uma nova expressão plástica, assente na tradição artística. Este método de ensino ainda hoje é comum, mantendo-se uma prática ancestral de aprendizagem dos artistas, razão pela qual os nossos alunos continuam a aprender as bases para o seu futuro desenvolvimento artístico através do desenho, da pintura, da escultura ou mesmo da cópia. Apesar da sua presença em museus no século XIX não se ter mantido na centúria seguinte, que gradualmente se afastou da ideia do Museu Universal, atualmente, as reproduções das grandes obras primas são em si objetos valorizados, formando coleções de grande dimensão, que urge conservar, e que têm vindo a ocupar lugares de destaque em inúmeros museus e galerias de arte no contexto internacional.A preocupação com a preservação destes elementos é neste momento uma questão vital. É essencial a manutenção destas peças, não só como material didático ou registo da criação artística, mas, também, por se tornarem testemunhos únicos do estado das peças no momento da sua realização, ou mesmo da existência de algumas obras de arte que desapareceram ao longo do século passado. Também a área da Conservação e Restauro tem vindo a desenvolver estudos dedicados a estas questões, não só sobre o conhecimento das técnicas de produção e sua evolução, como sobre o tipo de tratamento realizado ao longo dos tempos. A estes aspetos veio aliar-se importância da informação recolhida através dos métodos de exame e análise. Com o manancial de informação resultante destes estudos, reúne-se informação, cada vez mais completa e elucidativa, sobre o estado de conservação das peças e procedimentos a seguir para a sua preservação
  • 150 anos de história da conservação preventiva em Portugal: Academia de Belas Artes de Lisboa
    Publication . Alves, Alice Nogueira
    Desde a instituição da Academia de Belas Artes de Lisboa, em 1836, surgiram as preocupações com a manutenção das colecções de pintura que então passaram para a sua guarda. Ao longo dos anos, vamos encontrando múltiplas referências relacionadas com o estado de conservação das peças devido às condições ambientais, bem como várias soluções para se resolverem estes problemas.
  • SAUC - Street art & urban creativity scientific journal, vol.3, nº1 (Nov. 2017)
    Publication . Neves, Pedro Soares; Wiórko, Agata; Alves, Alice Nogueira; Bhasin, Aparajita; García Gayo, Elena; Novak, David; Nomeikaite, Laima; Garcia, Dr Rita L. Amor; Pinto, Sofia; Dogu, Tuba; Sönmez, Sevcan; Glaser, Katja; Schiavottiello, Nicola; Walker, Oliver; Zozaya; Hansen, Susan; Bengtsen, Peter; MacDowall, Lachlan; Honrado, Miguel; Varanda, Paula; Pinto, Catarina Vaz
    The intangible dimensions of the conservation of graffiti and street art were regarded by most to have a broader capacity for dealing with graffiti and street art as heritage, albeit mainly through documentation. Although physical conservation was regarded by some as a ‘non-issue’ this is, in fact, conceptually where we may find the greatest contemporary challenges – in response to which a range of possible solutions is suggested, such as self-preservation by the creator’s communities.
  • Adriano de Sousa Lopes : conservação e restauro das obras académicas pertencentes ao espólio da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
    Publication . Cardeira, Liliana; BAILÃO, ANA; Alves, Alice Nogueira; Guerin, Ana; Candeias, António; Silveira, Carlos; Azevedo Tavares, Cristina; Duarte, Eduardo; Pereira, Fernando; Henriques, Frederico; Queiroz, João; Linhares, João; Franco, Luís Lyster; Pastilha, Ruben; Nascimento, Sérgio; Reis, Vítor Dos
  • Arte Teoria, nº16/17 (2013/14)
    Publication . Ortigão, Maria João; Duarte, Eduardo; Faria, Alberto; Alves, Alice Nogueira; Marques, Ana Luísa; Nolasco, Ana; Sousa, Ana Matilde; Trindade, António Oriol; Marcelino, Américo; Nogueira, Isabel; Pereira, José Carlos Francisco; Silveira, Maria de Aires; Calado, Margarida; Mendonça, Ricardo; Leandro, Sandra; Rodrigues, Sofia; Santos, Teresa Sequeira; Lopes, Vasco Mendes
  • A utilização de códigos QR no combate à dissociação em coleções museológicas : o caso da reserva de escultura da Faculdade de Belas-Artes
    Publication . Lopes, Guilherme Gameiro; Frade, Marta; Alves, Alice Nogueira
    This article presents a project for the management of the existing collection in the Sculpture Storage Room of the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon. After identifying the problems related to the dissociation factor in this collection, the use of QR codes is proposed to combat its consequences and to avoid future losses, with examples of sculptures from the plaster collection