Loading...
133 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 133
- Expugnatione Lysbonensi: Incursões, destruições e saques pré-1147Publication . Silva, Carlos Guardado da, 1971-A partir de uma abordagem de natureza qualitativa, tendo por base o método de investigação documental (SILVA, 2021), o autor faz uma revisão não sistemática das fontes e bibliográfica acerca das incursões dos povos do Norte e dos reis ibéricos sobre Lisboa. Como resultados, destaca as conquistas da cidade por Afonso II, em 798, e Ordoño III, rei de Leão, em 953. Depois, as incursões levadas a cabo sobre a cidade, que se inserem na designada Idade Viking (790-1086), tendo Lisboa sido alvo de saque em 844, 858, 966, e 1109. Por fim, em datas mais próximas de 1147, Lisboa foi alvo de tentativas de conquista, em 1140 e 1142, integradas em contexto de cruzada com destino a Jerusalém. O autor conclui, na senda de Hélio Pires (2017) para a Península Ibérica, que o impacto da Idade Viking neste território foi diminuto, tendo-se reduzido às consequências de ataques piratas.
- Conservação e restauro de documentos gráficos: diretrizes para a construção de um vocabulário controladoPublication . Lobo, Carla; Corujo, Luís, 1976-; Silva, Carlos Guardado da, 1971-Apresenta-se o desenvolvimento de uma abordagem metodológica com o objetivo de construir um vocabulário controlado (VC) para a conservação e o restauro de documentos gráficos, uma ferramenta para auxiliar os especialistas que atuam no âmbito da ciência da informação, permitindo-lhes simplificar e normalizar a descrição de dados, tornando-a mais rápida, correta e completa. Além da criação de um VC, para descrever os danos dos materiais constituintes, os tratamentos e os produtos aplicáveis, que possa servir de apoio a várias instituições nacionais portuguesas, públicas e privadas, para a área dos documentos gráficos, estabelecem-se também, como objetivos específicos: a compilação da informação relativa à área da conservação e restauro de documentos gráficos, nomeadamente dissertações de mestrado, teses de doutoramento, monografias, artigos, glossários e dicionários; a conceção de uma ferramenta capaz de analisar a pertinência da bibliografia para a área específica; e, finalmente, a avaliação e a verificação da eficácia dos termos, em várias tipologias documentais. O estudo segue uma abordagem fenomenológica, que coloca em evidência a experiência vivida pelos investigadores ligados ao fenómeno objeto de pesquisa, através de uma análise descritiva das significações da linguagem, com recurso à revisão de literatura, com o objetivo de abordar os conceitos de linguagem documental, vocabulários controlados, tesauros, taxonomias, ontologias, conservação, e documentos gráficos, tendo em vista o desenvolvimento de um instrumento na área do controlo de vocabulário, aplicado à conservação e ao restauro de documentos gráficos. Como resultados, é possível identificar as seguintes fases na construção de um VC: Descrição da abrangência das facetas/categorias/áreas do conhecimento; Definição das línguas, padrões internacionais, convenções e abreviações utilizados; Criação de regras para a seleção de termos e conceitos e para a descrição dos termos. Conclui com a necessidade de um VC, apresentando diretrizes para a normalização de uma linguagem aplicada à conservação e restauro de documentos gráficos.
- Perspectivas de investigação em Ciência da InformaçãoPublication . Silva, Carlos Guardado da, 1971-O presente estudo tem como objetivo analisar quantitativa e qualitativamente as tendências da investigação em Ciência da Informação em Portugal, a partir de 253 trabalhos finais de mestrado produzidos entre1999 e 2012,objecto de classificação em distintas áreas de investigação. Para tal parte da análise das dissertações, trabalhos projeto e relatórios de estágio dos mestrados em Ciência da Informação de quatro instituições de ensino superior portuguesas: a Universidade de Évora, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de lisboa e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Os resultados alcançados no presente estudo corroboram outras investigações similares nacionais e internacionais, que analisam a produção científica em Ciência da Informação, tendo maior adesão as áreas relacionadas com a gestão da informação nas Organizações. Simultaneamente,as questões mais teóricas da Ciência da Informação são em número reduzido, assumindo os trabalhos, na maior parte das vezes, a metodologia de estudo de caso, predominando ainda uma visão pragmatizada e profissional da Ciência da Informação, que sobrevaloriza a intervenção sobre a investigação. Em suma, a produção científica decorrente dos trabalhos finais de mestrado é representativa do estado de desenvolvimento da Ciência da Informação em Portugal, testemunhando outras questões relacionadas, como a ausência de equipas, programas e projetos de investigação em Ciência da Informação consolidados nas diferentes instituições de ensino superior, o recente reconhecimento e consolidação da Ciência da Informação, a existência ainda de dificuldades na definição da Ciência da Informação e do seu objeto, assim como uma experiência ainda recente dos diferentes programas de mestrado em Ciência da Informação.
- Luís Guerreiro, um rosto do Carnaval de LouléPublication . Silva, Carlos Guardado da, 1971-Tributo pessoal a Luís Guerreiro, figura que se funde e confunde com o Carnaval de Loulé, a cuja organização pertencia e que conhecia como ninguém. Assim se justifica o texto da sua autoria «Carnaval civilizado de Loulé: da filantropia ao cartaz turístico».
- [Recensão] Vaquinhas, N. (Ed.). (2020). Atas do III Encontro de História de Loulé. Câmara Municipal de Loulé. Arquivo MunicipalPublication . Silva, Carlos Guardado daRecensão crítica do volume das Atas do III Encontro de História de Loulé, criado em 2017, que se justifica pela participação massiva, quer em termos de autores e comunicações, quer em termos de público, bem como pela qualidade científica dos estudos reunidos em livro por cada edição. Os Encontros de História de Loulé contribuem, deste modo, para a construção da memória louletana e a "inventio" da sua identidade, no intuito da renovação do conhecimento sobre Loulé – o território e as suas gentes – registado em livro, permitindo que seja objeto de difusão, mesmo para aqueles que não tiveram a oportunidade de participar neles, bem como para a construção de uma nova história local de Loulé. Pela sua qualidade e pela regularidade, esta é uma iniciativa louvável que deve ser reconhecida à Câmara Municipal de Loulé, uma vez que, ao promoverem-na, reconhecem que a cultura e a valorização da memória e da identidade locais são elementos diferenciadores de cada território. O volume de Atas do III Encontro de História de Loulé, que resulta do evento que teve lugar em 31 de agosto e 1 de setembro de 2019, e que data de 2020, foi apresentado em 2024 em virtude da COVID 19. A obra mantém fundamentalmente os ingredientes dos números anteriores, com o mesmo formato, uma dimensão sensivelmente idêntica – aqui 17 autores e 16 textos, em 277 p., numa edição da Câmara Municipal de Loulé, através do Arquivo Municipal. Apresenta uma cronologia ampla e transversal, do período romano até ao século XX. Todavia, não é este o critério para a organização dos textos, ainda que se pressinta alguma ordenação cronológica, dentro dos tópicos/temas propostos para cada uma das cinco secções (que não se repetem de livro para livro), cada uma com três estudos, exceto a quarta com quatro textos, designadamente: Arquivos e Memórias; Território e Economia; Ensino e religião; Administração e poderes; Indivíduos e instituições.
- A Misericórdia: História, Arte e PatrimónioPublication . Silva, Carlos Guardado da, 1971-Contém os textos resultantes da 23.ª edição do Encontro Turres Veteras, sob o tema 'A Misericórdia : História, Arte e Património', com os seguintes textos: Algumas Notas Sobre Hospitalidade e Assistência na Antiguidade Clássica; A fundação e a estruturação das Misericórdias no século XVI; A consolidação das Misericórdias como instituições de poder no século XVII; Crédito a juros e confiança – uma estratégia estrutural das Misericórdias: o caso do Porto e de Lisboa no século XVIII; A extinção de misericórdias no século XIX: O caso da Santa Casa de Abiul; A Centralidade Assistencial das Misericórdias face ao Papel Supletivo do Estado Novo de Salazar; Persistência e atualidade de um modelo tipológico: a Casa da Misericórdia de Torres Vedras e a arquitetura das Misericórdias quinhentistas; A Procissão das Endoenças; O Claustro do Convento da Graça no contexto do projecto de iconografia agostiniana.
- A organização da informação e a Agenda 2030: A interoperabilidade e o desenvolvimento sustentávelPublication . Revez, Jorge, 1980-; Silva, Carlos Guardado da, 1971-Este artigo procura compreender a relação entre a interoperabilidade tecnológica e semântica (metainformação) dos sistemas de informação com a sustentabilidade, proposta global da Agenda 2030 das Nações Unidas para o desenvolvimento das nossas sociedades. Através de uma revisão sistemática da literatura e de uma análise dos resultados, pretende-se perceber o contributo da organização da informação e da interoperabilidade para o incremento do desenvolvimento sustentável. Foram colocadas duas questões de investigação: Qual o papel dos sistemas interoperáveis no desenvolvimento ambiental, social e económico? De que forma a organização da informação e a interoperabilidade podem contribuir para o desenvolvimento sustentável? Os resultados mostram que a interoperabilidade é considerada como fundamental para o desenvolvimento sustentável, sobretudo na construção de sistemas de informação integrados e normalizados. O papel dos sistemas interoperáveis no desenvolvimento ambiental, social e económico é relevante, pois a organização da informação e a interoperabilidade contribuem, de forma indireta, mas decisiva, para o desenvolvimento sustentável. Viabilizam a permuta de informação, incentivam a construção de comunidades globais de prática e ultrapassam as limitações e os défices locais. Conclui-se que a organização da informação desempenha um papel crucial e transversal nos projetos, que visam implementar os objetivos do desenvolvimento sustentável.
- O lugar dos ‘arquivos pessoais’ na Arquivística InternacionalPublication . Silva, Carlos Guardado da, 1971-É notório o aumento recente do estudo dos arquivos pessoais, no âmbito de diversas áreas científicas. Este estudo, exploratório de natureza qualitativa, efetua uma reflexão crítica sobre o lugar que os arquivos pessoais ocupam na arquivística internacional, tendo por base o método de pesquisa e análise documental. Discute os termos e o conceito de arquivo pessoal, analisa o seu desenvolvimento desigual em distintos países e termina com a enumeração de algumas problemáticas. Conclui, que a sua valorização se deve à história, e mormente à história da vida privada.
- Os diplomados em Ciências da Documentação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa: Empregabilidade 2008-2017Publication . Silva, Carlos Guardado da, 1971-; Pinto, Cláudia M.Objetivo: O objectivo do presente trabalho é analisar a empregabilidade dos diplomados do Mestrado em Ciências da Documentação e Informação da Universidade de Lisboa. Metodología: O presente estudo, como qualquer estudo de índole científica, assenta numa metodologia de investigação que nos permite apresentar resultados válidos e legitima o próprio trabalho. Neste sentido, o trabalho foi realizado completando as seguintes fases (Quivy & Campenhoudt, 1992): Elaboração da Pergunta de partida; Revisão da Literatura; Problematização; Instrumento de Análise; Recolha de Dados; e Análise dos Dados. É, ainda, um estudo exploratório de natureza qualitativa e quantitativa, suportado, sobretudo na revisão da literatura, pelo método de pesquisa documental (Saint-Georges, 1997:15). Resultados: Em termos absolutos, os valores da empregabilidade apresentados nos três momentos que foram inquiridos – à data de candidatura, à data de conclusão e atualmente, são de, respetivamente, 83%, 82% e 87%. Estes valores são ainda firmados pelo facto de 65% dos adjetivos utilizados sobre a formação do Mestrado ser: boa, abrangente, interessante, pertinente, atual, excelente, relevante, diversificada, prática, útil, enriquecedora, científica, eficiente, fundamental e rigorosa. Em suma, o presente estudo evidencia uma elevada empregabilidade dos diplomados em Ciências da Documentação e Informação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre 2008 e 2017.
- AtoM : Access to Memory: a memória partilhada de Torres Vedras’Publication . Silva, Carlos Guardado da, 1971-Procurando incrementar e promover o acesso à informação acumulada do território torriense, o Município de Torres Vedras desenvolveu, através do Arquivo Municipal, o projeto AtoM – Access to Memory: a memória partilhada de Torres Vedras, tendo adotado, para tal, a aplicação informática AtoM – Access to Memory , como ferramenta de promoção do acesso à informação. A seleção do AtoM justifica-se pelo facto de este ser software livre e de open source, que adota as normas internacionais de descrição arquivística – ISAD (G), ISAAR (CPF), ISDIAH e ISDF -, tendo sido concebido originalmente com o apoio do Conselho Internacional de Arquivos. A adoção da ferramenta tecnológica AtoM – Access to Memory, de software livre e open source, bem como a migração de dados da aplicação ARQBASE para aquela aplicação permitiram ao Arquivo Municipal de Torres Vedras a sua atualização informática, em termos de ‘repositório’, assim como disponibilizar conteúdos universalmente, através da Internet, o que se encontrava impossibilitado de fazer até aqui. Todavia, não foi menos importante o projeto de informatização de registos de informação (metainformação descritiva) realizado anteriormente em torno da ferramenta ARQBASE, uma vez que tal permitiu lançar cerca de 15 000 registos, trabalho moroso e lento, encetado há nove anos, que beneficiará da visibilidade na Internet, através da aplicação AtoM – Access to Memory.