Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Paris, 1919: Pacheco, Almada, Homem Christo e a Chez FastPublication . Macdonald, JoãoO final da I Guerra Mundial permitiu o regresso a Paris de alguns artistas modernistas portugueses. José Pacheco voltou em 1919, para se juntar a Almada Negreiros, que estava na sua primeira estadia. Ambos envolveram-se em iniciativas empresariais de Francisco Homem Christo Filho, há muito estabelecido em França: a boîte Pa-Ta-Poom, em Biarritz, e uma livraria-galeria-salão-de-chá em Paris, a Chez Fast. Pacheco trabalhou como arquitecto de interiores nos dois espaços. A sua intervenção na Fast e as actividades deste empreendimento, que também funcionou como galeria de arte, expondo nomes como Canto da Maya e Mário Eloy, é o assunto deste breve estudo.
- Porfírio & Santa Rita, Ld.a. Um exame à produção de Portugal FuturistaPublication . Macdonald, JoãoA história do chamado Primeiro Modernismo Português exige um olhar de proximidade sobre actores menos evidentes mas de importância estrutural na inquietação manifestada entre 1911 e 1918 em Lisboa. Este texto centra-se na relação do pintor e escritor (e mais tarde realizador de cinema) Carlos Filipe Porfírio com o artista Guilherme de Santa Rita. Porfírio ocupou a direcção da importante revista Portugal Futurista (1917), concebida por Santa Rita, mas não é claro porquê. Procura-se também fazer a arqueologia do pragmatismo que levou ao surgimento dessa publicação, expondo as ego-estratégias de Santa Rita Pintor.
- Convocarte, nº13 (dez. 2022): Arte e Paideia - práticas e culturasPublication . Dias, Fernando; Sousa, Ana; Eça, Teresa; Saldanha, Ângela; Laven, Rolf; Salgueiro, Mariana; Nunes, Sheila Radburn; Mesquita, Ana Catarina; Lousa, Teresa; Serjouie-Scholz, Ava; Lavelberg, Rosa; Lucena, Ana-Vanessa; Carreira, Ana Rita; Dias, Andreia; Huerta, Ricard; Baptista, Mónica; Godói, Vagner; Vékony, Délia; Calado, Margarida; Macdonald, João
- 1916: Pacheko e a Galeria das Artes: inquérito sobre um momento do modernismoPublication . Macdonald, JoãoDurante alguns meses de 1916 funcionou no Salão Bobone, em Lisboa, a Galeria das Artes, protagonizada por José Pacheco (Pacheko) e exibindo obras de, entre outros, Almada Negreiros, António Soares, Jorge Barradas, Armando de Basto e Manuel Bentes; Amadeo de Souza-Cardoso chegou a querer expor. Este texto disseca o empreendimento e propõe ter ele sido, para todos os efeitos, a primeira galeria comercial de arte em Portugal, e também a única daquela geração modernista.