Loading...
10 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 10
- I - A obra artísticaPublication . Pereira, Fernando
- Um museu para o Cabo EspichelPublication . Pereira, Fernando
- D'après Nuno GonçalvesPublication . Quaresma Pedro, José; Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; Pereira, Fernando; Pimentel, António Filipe; Barranha, Helena
- Adriano de Sousa Lopes : conservação e restauro das obras académicas pertencentes ao espólio da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de LisboaPublication . Cardeira, Liliana; BAILÃO, ANA; Alves, Alice Nogueira; Guerin, Ana; Candeias, António; Silveira, Carlos; Azevedo Tavares, Cristina; Duarte, Eduardo; Pereira, Fernando; Henriques, Frederico; Queiroz, João; Linhares, João; Franco, Luís Lyster; Pastilha, Ruben; Nascimento, Sérgio; Reis, Vítor Dos
- GravidadePublication . Teixeira, Jose; Salteiro, Ilidio; Reis, Joana; Pereira, Fernando; Queiroz, João; Milheiro, FranciscoGravidade, com tudo o que tem de ambíguo, consta de uma instalação escultórica, que contou com a participação de setenta e sete pessoas, homens, mulheres e crianças entre os dez e os oitenta anos. O projeto, iniciado em Abril de 2016, partiu da ideia de representar um centésimo das vítimas portuguesas na grande guerra. A evocação dos que morreram há cem anos serve para lembrar, no presente, os milhares de migrantes, os refugiados, oriundos de zonas de conflito bélico, as crianças soldados recrutadas por grupos extremistas e, simultaneamente, para celebrar a vida simbolicamente representada nos setenta e sete participantes que comigo colaboraram na elaboração deste trabalho.
- Uma pequena AntologiaPublication . Pereira, Fernando
- Entre a Flandres e Lisboa : o patrocínio artístico no arquipélago da Madeira nos séculos XV e XVIPublication . Pereira, Fernando
- O restauro regressa às Belas Artes : retratos da reserva de pinturaPublication . Alves, Alice Nogueira; Franco, Luís; Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; Pereira, Fernando; Francisco, Maria José; Cardeira, Liliana; Braz, Andreia; Daniela, CirjanA presente edição constitui o catálogo da exposição O Restauro regressa às Belas-Artes. Retratos da Reserva de Pintura, que se realizou na Galeria da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, entre os dias 6 e 10 de fevereiro de 2012. Aqui se reúnem contribuições de vários autores - professores, investigadores e alunos desta instituição - que nos trazem novas informações sobre a coleção existente na reserva de pintura da Faculdade, bem como sobre os critérios e procedimentos seguidos para o restauro de um conjunto de peças dos seus acervos
- Arte Teoria, nº12/13 (2010)Publication . Ortigão, Maria João; Duarte, Eduardo; Mendes, Nuno; Mestre, Ana Barata; Vieira, Ana; Pena, António de Oriol; Costa, Carlos Couto Sequeira; Menéres, Clara; Tavares, Cristina; Pereira, Fernando; Dias, Fernando; Lampo, Gaetan; Souto, Maria Helena; Ferrão, Hugo; Sabino, Isabel; Peneda, João; França, José Augusto; Pereira, José Carlos Francisco; Pereira, José Fernandes; Porfírio, José Luís; Arruda, Luisa; Teixeira, Madalena Braz; Barros, Mafalda Magalhães; Molder, MariaFilomena; Gamito, Maria; Calado, Margarida; Rodrigues, Paulo Simões; Saraiva, Pedro; Reis, Pedro Cabrita; Silva, Raquel Henriques da; Chicó, Silvia; Reis, Vitor dosO presente número da revista Arte Teoria é um número atípico. Por várias razões: em primeiro lugar, porque é o primeiro que não tem o Prof. Doutor José Fernandes Pereira como director.Com efeito, no momento em que iniciamos uma nova etapa, não podemos deixar de lhe prestar a mais absoluta homenagem e expressar apenas um desejo: que a sua ausência institucional não seja demasiado notada, e que a qualidade e dinâmica que imprimiu à revista possam continuar, bem como o seu apoio prestigiado, tanto a nível pessoal como universitário. Em segundo lugar, porque se trata de uma homenagem in Memoriam ao colega e amigo Prof. Doutor António Rodrigues, professor da Faculdade de Belas Artes, historiador e crítico de arte, que desapareceu acerca de dois anos, vítima de doença, e que pelo seu inesperado, nos deixou a todos incrédulos e demasiado tristes. O resultado do nosso esforço de preservação de alguma da memória que o António representou, está à vista: a forma admirável e solícita como os seus amigos responderam, só os prestigia e diz muito acerca do homenageado.