Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Reis Charréu, Leonardo Augusto Verde

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Convocarte, nº12 (Set. 2022): Arte e Paideia - (Re)definições e ensaios
    Publication . Dias, Fernando; Sousa, Ana; Serra, José Pedro; Peneda, João; Vasques, Ana; Lemos, Susana; Chambino, Tito; Pereira, Teresa Matos; Köhler, Ana; Mirra, Rui; PONTES, JAMILA; Calasans, Laura; Cevallos Vivar, Fabian; Camargo de Barros, Lucas; Aristimuño, Felipe; Charréu, L.; Ghira, Madalena
  • Matéria-Prima, vol.8, nº1 (Jan./Abr. 2020)
    Publication . Queiroz, João Paulo; Pereira, Teresa Matos; Santos, Kátia; Lopes, Maria João Craveiro; Heitor, Teresa F. de Valsassina; Charréu, L.; Ghira, Madalena; Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; PEREIRA, CLAUDIA; Siebert, Emanuele Cristina; Almeida, Elaine Karla de; Victorio Filho, Aldo; Silva, Pâmela Souza da; Pessanha, Ana Maria; Sousa, Ana; Oliveira, Ronaldo; Nogaledo Gómez, Laura; Vasconcelos, Maria Constança; Marques, Ines Andrade; Vivas Ziarrusta, Isusko; Gaztañaga, Amaia Lekerikabeaskoa; Varela, Teresa Maria Rocha Gomes; Ramon, Ricard; Alonso Sanz, Mª Amparo; Simão, Paula Madureira; Martins, Maria Fernanda
  • Solidão e interioridade em tempos de reclusões forçadas: a urgência de uma neopaideia arte-educacional para fazer face à contemporaneidade pandémica
    Publication . Charréu, L.; Ghira, Madalena
    Se há termos e conceitos que dependem absolutamente dos seus contextos de uso para que os possamos compreender melhor, o conceito grego de paideia parece ser um deles. Significa isto que, impossibilitados de viajar no tempo até esse período áureo da civilização grega, que se considera comummente o século V a.C, hoje apenas podemos fazer aproximações ao que significava e, sobretudo, ao que deveria efetivamente pressupor a paideia para o polites da cidade grega. Que homem completo podemos educar se já foi fragmentado em disciplinas pelos tradicionais processos de escolarização e pelas hierarquias que definem que conhecimento é mais importante que outro? Nos isolamentos e solidões impostos a partir de cima, com decisões confinantes de natureza política, com as quais se tenta regular e combater a instauração do caos, emergem resiliências e resistências nas propostas e estratégias com que (alguma) a educação artística procura responder à crise. É dessa(s) narrativa(s) que trata este texto.
  • Experiências artísticas integradas no ensino profissional, cursos nível IV: a metáfora da viagem como filosofia formativa
    Publication . Charréu, L.; Ghira, Madalena
    Este texto trata essencialmente da fundamentação teórica de um relato de experiência que envolve a utilização de expressões artísticas integradas em cursos de formação profissional de nível IV do ensino profissional de uma escola portuguesa. Então, a partir dos conceitos de “evento como pedagogia” e da “metáfora da viagem” foi pensado um conjunto de atividades expressivo-artísticas que tiveram como corolário uma apresentação pública por parte dos alunos envolvidos. Um processo informal de observação etnográfica participante permitiu aferir o alto impacto do projeto na vidas estudantes assim como o modo como sentiram a experiência a partir do que foi vivido.