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Abstract(s)
Se há termos e conceitos que dependem absolutamente dos seus contextos de uso para que os possamos compreender melhor, o conceito grego de paideia parece ser um deles. Significa isto que, impossibilitados de viajar no tempo até esse período áureo da civilização grega, que se considera comummente o século V a.C, hoje apenas podemos fazer aproximações ao que significava e, sobretudo, ao que deveria efetivamente pressupor a paideia para o polites da cidade grega. Que homem completo podemos educar se já foi fragmentado em disciplinas pelos tradicionais processos de escolarização e pelas hierarquias que definem que conhecimento é mais importante que outro? Nos isolamentos e solidões impostos a partir de cima, com decisões confinantes de natureza política, com as quais se tenta regular e combater a instauração do caos, emergem resiliências e resistências nas propostas e estratégias com que (alguma) a educação artística procura responder à crise.
É dessa(s) narrativa(s) que trata este texto.
Description
Keywords
Educação Artística Interioridade Resiliência Autoconhecimento
Pedagogical Context
Citation
Charréu, L. & Ghira, M. (2022). Solidão e interioridade em tempos de reclusões forçadas: a urgência de uma neopaideia arte-educacional para fazer face à contemporaneidade pandémica. Convocarte, Revista de Ciências da Arte, nº 12, 237-249
Publisher
FBAUL — CIEBA (Secção Francisco d´Holanda e Departamento de Ciências da Arte e do Património)