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- Mobile phones, batteries and power consumption: An analysis of social practices in PortugalPublication . Horta, Ana; Fonseca, Susana; Truninger, Mónica; Nobre, Nélia; Correia, AugustaThe article examines how social practices of charging and managing the power of mobile phones are formed. The usefulness of the concept of distributed agency as a tool for the understanding of the dimensions that constitute social practices related to energy consumption is explored. Based on findings from interviews and a survey conducted with adolescents, three moments in the formation of these practices are identified: emergence of elementary battery use, acceleration of rhythm and establishment of links, and normalization. The article provides empirical evidence of the distributed agency of bodies, objects, and socio-cultural contexts in the development of these practices.
- Ambiente, paisagem, património e economia : os conflitos em torno de parques eólicos em PortugalPublication . Delicado, Ana; Silva, Luís; Junqueira, Luís; Horta, Ana; Fonseca, Susana; Truninger, MónicaNos últimos anos tem‑se assistido em Portugal ao crescimento exponencial do número de parques eólicos, respondendo às pressões políticas e económicas para atingir metas ambiciosas no que concerne à produção de energia através de fontes renováveis. A nível geral, este desenvolvimento tem‑se pautado por discursos consensuais – mitigação das alterações climáticas, diminuição da dependência energética face ao exterior –, mas ao nível local e situado os conflitos tornam‑se visíveis (destruição visual da paisagem, impactes nocivos nos ecossistemas rurais, nas atividades turísticas, na saúde). Este artigo tem como objetivo explorar os conflitos em torno da energia eólica, com base num estudo de caso exploratório realizado na aldeia histórica de Sortelha, acompanhado da análise de variadas fontes empíricas, tais como dados estatísticos, estudos de impacte ambiental, artigos de imprensa e de blogues.
- Terras de sol e de vento: dinâmicas sociotécnicas e aceitação social das energias renováveis em PortugalPublication . Delicado, Ana; Truninger, Mónica; Figueiredo, Elisabete; Silva, Luís; Junqueira, Luís; Horta, Ana; Fonseca, Susana; Soares, Filipa
- Eficiência energética: mudanças de comportemento e representaçõesPublication . Horta, Ana; Fonseca, Susana
- Not in Anyone's Backyard? Civil Society Attitudes towards Wind Power at the National and Local Levels in PortugalPublication . Delicado, Ana; Junqueira, Luís; Fonseca, Susana; Truninger, Mónica; Silva, Luís; Horta, Ana; Figueiredo, ElisabeteThis article attempts to explain the swift development of renewable energy, in particular wind energy, in Portugal, by assessing the socio-political, community and market acceptance of renewables. We examine, on the one hand, the institutional and policy framework, the approaches to planning, and the ownership of facilities, and, on the other hand, the attitudes of Environmental Non-Governmental Organisations and citizens towards renewable energy in general and local windfarms in particular. Results show that a highly attractive feed-in tariff system and a system of planning decisions at the national level has led to an expansion of wind power, regardless of a less than enthusiastic public opinion and a sceptical environmental movement.
- Discursos técnico-científicos sobre energias renováveis em PortugalPublication . Delicado, Ana; Truninger, Mónica; Horta, Ana; Figueiredo, Elisabete; Silva, Luís; Fonseca, SusanaAs energias renováveis têm sido apontadas como cruciais não só para a mitigação das alterações climáticas mas também como panaceia para a dependência dos combustíveis fósseis em países que não os produzem, como Portugal. As respostas sociais a estas tecnologias são um fator essencial para a sua difusão e sucesso. Porém, a macro-geração de energias renováveis, designadamente as centrais solares e eólicas, não produz apenas consensos, sendo igualmente alvo de crescentes controvérsias socio-técnicas, que tardaram mas chegaram a Portugal. Veja-se o caso de resistências à instalação de centrais eólicas por parte de grupos de conservação da natureza e de populações locais. Pretende-se então traçar uma imagem abrangente do debate em torno destas tecnologias, com base nas ações e discursos dos atores sociais envolvidos: políticos, decisores, empresas, ONG ambientais, outras organizações da sociedade civil, cientistas. Sob análise estarão os processos de desenvolvimento de políticas e incentivos, de planeamento e tomada de decisão sobre localizações específicas, de gestão de interesses e valores divergentes. Será prestada uma atenção particular ao recurso ao aconselhamento de peritos e ao uso de argumentação científica e ao tipo de participação dos cidadãos nos processos deliberativos. A metodologia escolhida para esta atividade é a análise documental e a entrevista a informantes privilegiados. Esta apresentação tem por base um projeto de investigação financiado pela FCT.
- Generational Gaps and Paradoxes Regarding Electricity Consumption and SavingPublication . Schmidt, Luísa; Horta, Ana; Correia, Augusta; Fonseca, SusanaIn a time of economic crisis the need to adopt energy conservation practices comes to the fore. It is helpful to evaluate the role of young people as both consumers and potential agents of change bridging the gap between school and family to encourage lower household energy consumption. Based on two surveys of parents and students of a secondary school in Lisbon, plus in-depth interviews with parents, this article analyzes the complexity of this challenge, highlighting adults' perceptions of their children's contribution to energy saving. Results show that parents see young people as major energy consumers. Young people's engagement with electronic equipment as essential components of their lifestyles and their belief in technology as a solution to energy problems thwart them from being promoters of energy saving. In this context of scarcity, parents try to protect their children's well-being and opportunities in life by accepting their children's unrestricted energy use.
- Em busca de práticas sustentáveis: a influência das crenças, dos valores e das atitudes ambientais nos comportamentos de uso de energiaPublication . Rebelo, Margarida; Menezes, Marluci; Caeiro, Tiago; Schmidt, Luísa; Horta, Ana; Correia, Augusta; Fonseca, SusanaO estudo que se apresenta é parte integrante do projeto Net Zero Energy School: Reaching the community, cujo objetivo é identificar como as perceções e os comportamentos relativos à energia, conjuntamente com a caracterização de parâmetros físicos do espaço, podem contribuir para uma maior eficiência no consumo de energia numa escola secundária de Lisboa, recentemente requalificada. Os principais resultados, obtidos através de um inquérito por questionário aplicado a uma amostra representativa de 731 estudantes do 3º ciclo e do ensino secundário, mostram a forte influência do género, da idade e da classe social nas representações e práticas de uso de energia. As raparigas apresentam uma representação mais tradicional da energia, sobretudo associada à luz e à eletricidade e ao uso de equipamentos domésticos, atribuem maior importância à conservação de energia e uma maior preocupação com o ambiente e com a diminuição do consumo de energia no país. Por outro lado, os rapazes têm um conhecimento mais preciso sobre o uso e as fontes de energia, mas parecem menos sensibilizados em relação ao tema em contexto doméstico. A dimensão central de explicação das práticas de eficiência energética, identificada através de um modelo de equações estruturais, refere-se às atitudes pró-ativas de conservação dos recursos naturais e de prevenção das alterações climáticas as quais, por sua vez, são formadas a partir da influência do contexto familiar na exposição ao tema da energia e nos valores altruístas e tradicionais. O planeamento da intervenção escolar para a mudança de comportamento deve tomar em conta estes resultados, nomeadamente, a necessidade de continuadamente expor os alunos a informação precisa sobre a energia, de fomentar uma monitorização ativa dos consumos e das formas eficientes de uso deste recurso.
- Os media eletrónicos e o ambiente: práticas e representações dos adolescentesPublication . Horta, Ana; Fonseca, Susana; Truninger, Mónica; Correia, Augusta; Nobre, Nélia
- Net Zero energy schools: resultados gerais de um inquérito em contexto escolar sobre atitudes, representações e práticas de uso de energiaPublication . Rebelo, Margarida; Menezes, Marluci; Almeida, Sílvia; Schmidt, Luísa; Horta, Ana; Fonseca, Susana; Correia, AugustaEste relatório apresenta os resultados gerais de um inquérito em contexto escolar sobre as representações, crenças e práticas de uso de energia dos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário de uma escola pública em Lisboa. O referido inquérito enquadra-se no projecto “NET ZERO ENERGY SCHOOLS: Reaching the community”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologias (FCT) e pelo Programa MIT-Portugal.