IE - GIDM - Livros
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Organização e tratamento de dadosPublication . Graça Martins, Maria Eugénia; Ponte, João Pedro daEste livro aborda os seguintes tópicos: Orientações curriculares para o ensino da estatística, Investigações estatísticas, dados e variáveis, Tabelas e gráficos, Características amostrais, Probabilidade, Simulação.
- Análise e tratamento de dadosPublication . Graça Martins, Maria Eugénia; Ponte, João Pedro daA presente brochura desenvolve as orientações metodológicas respeitantes ao tema Organização e Tratamento de Dados, e discute aspectos fundamentais dos conceitos trabalhados no ensino básico, sugerindo tarefas a propor aos alunos e indicando como podem ser concretizadas na aula. Num ou noutro ponto, vai-se além do programa, abordando assuntos de interesse para a formação do professor. Deste modo, o capítulo 2 analisa o que se entende por literacia estatística e pensamento estatístico, realçando a sua importância no exercício da cidadania, e apresenta as orientações metodológicas para o ensino da Estatística. O capítulo 3 indica como se desenvolve uma investigação estatística e discute os conceitos fundamentais de dados e variáveis. De seguida, o capítulo 4 trata da representação de dados em tabelas e gráficos, um processo fundamental na realização de qualquer estudo estatístico. No capítulo 5 surgem as medidas de localização e de dispersão, que permitem caracterizar de forma abreviada aspectos importantes de um certo conjunto de dados. O capítulo 6 apresenta uma abordagem dos conceitos fundamentais relativos à probabilidade indicados no programa. Finalmente, o capítulo 7, mostra como os meios computacionais podem ser usados para simular o comportamento dos fenómenos aleatórios.
- The mathematics education of prospective secondary teachers around the worldPublication . Strutchens, Marilyn; Huang, Rongjin; Losano, Leticia; Potari, Despina; Ponte, João Pedro da; Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade; Zbiek, Rose MaryThe topic study group on the mathematics education of prospective secondary teachers is dedicated to sharing and discussing significant new trends and developments in research and practices related to various aspects of the education of prospective secondary mathematics teachers from an international perspective. Teacher education is an area in which, although we have developed an understanding about the process of becoming a teacher, many questions still remain open. Our goal in this topic group is to address some of these questions. We discuss major areas in the field, including the nature and structure of teachers’ knowledge and its development, models and routes of mathematics teacher education, development of professional identities as prospective mathematics teachers, field experiences and their impact on prospective secondary mathematics teachers’ development of the craft of teaching, and use of various technological devices and resources in preparing prospective secondary mathematics teachers.
- Práticas profissionais dos professores de matemáticaPublication . Ponte, João Pedro daNa Matemática como nas outras disciplinas escolares, a aprendizagem dos alunos depende em grande medida do que acontece na sala de aula. E isso, como não poderia deixar de ser, tem muito a ver com o modo como o professor ensina. Esta constatação tem promovido um grande interesse pelo estudo da prática profissional do professor e das condições da sua transformação, tendo em conta as necessidades de uma sociedade em mudança. Este livro, realizado no âmbito do projeto P3M - Práticas Profissionais dos Professores de Matemática, é dedicado a este tema, apresentando trabalhos empíricos que estudam diversos aspetos da prática profissional do professor de Matemática e da sua transformação e regulação, bem como revisões teóricas que procuram sistematizar o estado da arte das investigações nacionais e internacionais neste campo.