Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
7.09 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente brochura desenvolve as orientações metodológicas respeitantes ao tema
Organização e Tratamento de Dados, e discute aspectos fundamentais dos conceitos
trabalhados no ensino básico, sugerindo tarefas a propor aos alunos e indicando
como podem ser concretizadas na aula. Num ou noutro ponto, vai-se além do programa, abordando assuntos de interesse para a formação do professor. Deste
modo, o capítulo 2 analisa o que se entende por literacia estatística e pensamento estatístico, realçando a sua importância no exercício da cidadania, e apresenta as orientações metodológicas para o ensino da Estatística. O capítulo 3 indica
como se desenvolve uma investigação estatística e discute os conceitos fundamentais de dados e variáveis. De seguida, o capítulo 4 trata da representação de dados
em tabelas e gráficos, um processo fundamental na realização de qualquer estudo
estatístico. No capítulo 5 surgem as medidas de localização e de dispersão, que
permitem caracterizar de forma abreviada aspectos importantes de um certo conjunto de dados. O capítulo 6 apresenta uma abordagem dos conceitos fundamentais relativos à probabilidade indicados no programa. Finalmente, o capítulo
7, mostra como os meios computacionais podem ser usados para simular o comportamento dos fenómenos aleatórios.
Description
Keywords
Estatística Análise dados
Pedagogical Context
Citation
Martins, M. E. G., & Ponte, J. P. (2011). Análise e tratamento de dados. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Ministério da Educação.