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Recent Submissions

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  • Formar para a Liderança
    Publication . Veiga, Feliciano Henriques
  • Escala de avaliação do Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula
    Publication . Veiga, Feliciano Henriques; Antunes, Julia
    Reconhecendo a importância do ambiente de aula na motivação escolar dos alunos, realizou-se um estudo cuja amostra foi constituída por 365 alunos adolescentes de ambos os sexos, do 3º ciclo e do ensino secundário oficial e diurno. A elaboração da escala “Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula” (APSA) tomou por base itens de escalas utilizadas em estudos prévios (Freire e Veiga, 1996; Knight e Waxman, 1990; Fraser, 1982, 1986) e passou por fases várias, de modo a ser abrangente e avaliar as representações dos alunos relativamente às aulas no geral. Os resultados da análise factorial permitiram observar a multidimensionalidade da versão final da escala, com sete factores (autoridade compreensiva do professor, envolvimento nas aulas, afiliação nas aulas, satisfação nas aulas, e tarefas nas aulas), e uma explicação de 60.5% da variância total. A consistência interna foi estudada, tendo-se encontrado coeficientes adequados em diferentes subgrupos da amostra. Na análise dos resultados acerca do estudo da validade externa, obtiveram-se várias correlações positivas e significativas entre as dimensões da “APSA” e as dimensões da motivação escolar. A generalidade dos elementos encontrados permite falar em qualidades psicométricas, apontando, no entanto, para a necessidade de posteriores estudos.
  • Prefácio
    Publication . Veiga, Feliciano Henriques
  • Relatório da disciplina de Psicologia da Educação
    Publication . César, Margarida
    O presente relatório incide sobre a disciplina de Psicologia da Educação, leccionada no Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, uma disciplina faz parte do 1º semestre, estando integrada no 4º ano do plano de estudos das Licenciaturas em Ensino da Matemática, da Física e da Química e no 3º ano das Licenciaturas em Ensino da Biologia e da Geologia, quando as referidas licenciaturas tinham uma duração de 5 anos, ou seja, até ao presente ano lectivo (2007/08). A escolha da disciplina de Psicologia da Educação para elaboração do presente relatório prende-se, essencialmente, com cinco critérios que nos pareceram relevantes: (1) é uma disciplina que leccionamos há mais de 20 anos (desde 1984/85), o que significa que temos uma margem de experiência considerável na sua leccionação; (2) por esse motivo, tivemos acesso a diversos feed-backs quanto aos impactes que teve nas práticas de muitos dos professores que a frequentaram; (3) é a única disciplina que leccionámos com carácter de continuidade (mais de dois anos lectivos) e que é de frequência obrigatória. As disciplinas de Psicologia da Educação, Interacções Sociais na Sala de Aula e Aprendizagem e Diversidade, dos Mestrados em Educação, são disciplinas de opção e que apenas leccionámos dois, três e um ano lectivo, respectivamente. As disciplinas obrigatórias do Mestrado em Educação que leccionámos, até agora, foram a de Problemas Contemporâneos de Educação, que leccionámos durante dois anos lectivos, e que já não existe nos novos planos curriculares; e Metodologia de Investigação I, que leccionámos pela primeira vez no presente ano lectivo. Assim, pareceram-nos constituir experiências docentes menos consistentes, por não darem acesso a uma reflexão e análise longitudinal, que o percurso de uma disciplina com mais de 20 anos permite construir; (4) a disciplina de Psicologia da Educação – actualmente Processo Educativo: Aprendizagem e Desenvolvimento, nos actuais Mestrados em Ensino (2º ciclo) - é uma disciplina que existe na maioria dos cursos que se inserem na formação inicial de professores, o que salienta a sua relevância para essa mesma formação; (5) é uma disciplina com diversos impactes no percurso profissional que temos vindo a desenvolver. Por exemplo, foi baseada nos conhecimentos de Psicologia da Educação que concebemos uma nova disciplina de Formação Social Cultural e Ética, transversal a todas as licenciaturas, intitulada Métodos de Estudo e de Trabalho no Ensino Superior, bem como dois livros, um destinado aos alunos e outro aos professores, de 2º e 3º ciclos do ensino básico, sobre Estudo Acompanhado (César, Rijo, Mendes, Loureiro, & Carmo, 2002/2007a, 200272007b). Foi também com base na experiência do primeiro tema explorado em Psicologia da Educação, até 2002/03, que concebemos muitas das práticas que implementámos em 2007/08, quando leccionámos a disciplina de Mestrado em Educação intitulada Metodologias de Investigação I. Foi ainda a experiência com o último tema de Psicologia da Educação, relacionado com as Necessidades Educativas Especiais, que nos levou a conceber as disciplinas de Aprendizagem e Diversidade (para o Mestrado em Educação) e de Necessidades Educativas Especiais e Processos de Ensino e de Aprendizagem (para o Mestrado em Ensino – 2º ciclo). Pelo que foi dito, esta pode ser considerada uma disciplina de charneira na prática docente que temos desenvolvido, ao longo destes mais de 20 anos, enquanto docente universitária e investigadora.
  • Interacções sociais e a apropriação de conhecimentos - Sumário pormenorizado da lição síntese
    Publication . César, Margarida
    A lição sintetizada neste sumário tem como finalidade principal a apresentação e discussão de uma abordagem interpretativa dos fenómenos relacionais: a Psicologia Social da Apropriação do Conhecimento. Esta abordagem está concebida como uma ferramenta mental (Vygotsky, 1962, 1978) para a compreensão de uma situação complexa: as interacções sociais estabelecidas na sala de aula e o papel que elas desempenham no processo de apropriação de conhecimentos e de mobilização de competências. Nas últimas três décadas a importância das interacções sociais estabelecidas na sala de aula, enquanto elemento mediador da apropriação de conhecimentos e mobilização de competências, tem sido salientada por muitos autores. Após cerca de 30 anos de percurso, é interessante voltar um pouco às origens e reflectir sobre os contributos dados pelos autores que serviram de base à formação de um novo quadro de referência teórico: Piaget e Vygotsky. Pretendemos fazê-lo de uma forma dinâmica, assinalando as modificações que os constructos foram sofrendo à medida que a investigação foi progredindo e que o quadro de referência teórico da Psicologia Social da Apropriação do Conhecimento se foi clarificando.