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- Acesso, acompanhamento e creditação dos "maiores de 23" na Universidade de LisboaPublication . Curado, Ana Paula, 1952-; Soares, Joana, 1981-; Universidade de Lisboa. Reitoria
- Fiscal policy responsiveness, persistence and discretionPublication . Afonso, António; Agnello, Luca; Furceri, DavideWe decompose fiscal policy in three components: i) responsiveness, ii) persistence and iii) discretion. Using a sample of 132 countries, our results point out that fiscal policy tends to be more persistent than to respond to output conditions. We also found that while the effect of cross-country covariates is positive (negative) for discretion, it is negative (positive) for persistence thereby suggesting that countries with higher persistence have lower discretion and vice versa. In particular, while government size, country size and income have negative effects on the discretion component of fiscal policy, they tend to increase fiscal policy persistence.
- Relatório da disciplina de Psicologia da EducaçãoPublication . César, MargaridaO presente relatório incide sobre a disciplina de Psicologia da Educação, leccionada no Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, uma disciplina faz parte do 1º semestre, estando integrada no 4º ano do plano de estudos das Licenciaturas em Ensino da Matemática, da Física e da Química e no 3º ano das Licenciaturas em Ensino da Biologia e da Geologia, quando as referidas licenciaturas tinham uma duração de 5 anos, ou seja, até ao presente ano lectivo (2007/08). A escolha da disciplina de Psicologia da Educação para elaboração do presente relatório prende-se, essencialmente, com cinco critérios que nos pareceram relevantes: (1) é uma disciplina que leccionamos há mais de 20 anos (desde 1984/85), o que significa que temos uma margem de experiência considerável na sua leccionação; (2) por esse motivo, tivemos acesso a diversos feed-backs quanto aos impactes que teve nas práticas de muitos dos professores que a frequentaram; (3) é a única disciplina que leccionámos com carácter de continuidade (mais de dois anos lectivos) e que é de frequência obrigatória. As disciplinas de Psicologia da Educação, Interacções Sociais na Sala de Aula e Aprendizagem e Diversidade, dos Mestrados em Educação, são disciplinas de opção e que apenas leccionámos dois, três e um ano lectivo, respectivamente. As disciplinas obrigatórias do Mestrado em Educação que leccionámos, até agora, foram a de Problemas Contemporâneos de Educação, que leccionámos durante dois anos lectivos, e que já não existe nos novos planos curriculares; e Metodologia de Investigação I, que leccionámos pela primeira vez no presente ano lectivo. Assim, pareceram-nos constituir experiências docentes menos consistentes, por não darem acesso a uma reflexão e análise longitudinal, que o percurso de uma disciplina com mais de 20 anos permite construir; (4) a disciplina de Psicologia da Educação – actualmente Processo Educativo: Aprendizagem e Desenvolvimento, nos actuais Mestrados em Ensino (2º ciclo) - é uma disciplina que existe na maioria dos cursos que se inserem na formação inicial de professores, o que salienta a sua relevância para essa mesma formação; (5) é uma disciplina com diversos impactes no percurso profissional que temos vindo a desenvolver. Por exemplo, foi baseada nos conhecimentos de Psicologia da Educação que concebemos uma nova disciplina de Formação Social Cultural e Ética, transversal a todas as licenciaturas, intitulada Métodos de Estudo e de Trabalho no Ensino Superior, bem como dois livros, um destinado aos alunos e outro aos professores, de 2º e 3º ciclos do ensino básico, sobre Estudo Acompanhado (César, Rijo, Mendes, Loureiro, & Carmo, 2002/2007a, 200272007b). Foi também com base na experiência do primeiro tema explorado em Psicologia da Educação, até 2002/03, que concebemos muitas das práticas que implementámos em 2007/08, quando leccionámos a disciplina de Mestrado em Educação intitulada Metodologias de Investigação I. Foi ainda a experiência com o último tema de Psicologia da Educação, relacionado com as Necessidades Educativas Especiais, que nos levou a conceber as disciplinas de Aprendizagem e Diversidade (para o Mestrado em Educação) e de Necessidades Educativas Especiais e Processos de Ensino e de Aprendizagem (para o Mestrado em Ensino – 2º ciclo). Pelo que foi dito, esta pode ser considerada uma disciplina de charneira na prática docente que temos desenvolvido, ao longo destes mais de 20 anos, enquanto docente universitária e investigadora.
- Construção urbana de origem ilegal, capital social e percepção de problemas: o caso de Casal de CambraPublication . Santos, Ana Isabel da Silva Almeida; Amaro, Fausto José Robalo (Orientador)
- Aproximações à probabilidade de ruína no modelo perturbadoPublication . Jacinto, Ana Cláudia Ferreis dos Santos; Reis, Alfredo Egídio dosNesta dissertação, vamos apresentar o modelo perturbado de risco, que se distingue do modelo clássico através da introdução de uma componente que representa um processo de Wiener, introduzindo assim uma perturbação ao modelo. Este processo é independente do processo composto das indemnizações agregadas e traduz de uma forma genérica outros factores que possam influenciar o processo de risco. A probabilidade de ruína passa portanto a depender não só da ocorrência de indemnizações como também das oscilações provocadas pelo movimento Browniano. O objectivo principal é apresentar formas de cálculo aproximado para a probabilidade de ruína neste modelo. De entre elas destacamos uma extensão da Aproximação de Beelcman-Bowers para o modelo perturbado de risco. Por fim, apresentamos uma comparação entre os resultados obtidos para o modelo clássico e para o modelo perturbado de risco para ajudar a tirar ilações acerca da influência da componente de difusão.
- Emoções, atitudes e comportamentos do consumidor perante a presbiopiaPublication . Silva, Alberto Manuel da Silva Augusto Alves da; Freitas, Carlos Manuel Pinho de Lucas deCom o aumento da esperança de vida, as necessidades da população vão sendo alteradas e o consumidor acompanha todo este processo evolutivo. Este trabalho pretende estudar as emoções, atitudes e comportamentos do consumidor perante a evidência da presbiopia, que é a necessidade de usar óculos de ver ao perto e que surge por volta dos 40 anos de idade. Esta problemática revela-se importante uma vez que numa fase precoce da sua vida evidencia sinais exteriores de envelhecimento, associados aos estereótipos e às crenças de cada um, que não correspondem à sua própria realidade. Foi elaborado um questionário, baseado na teoria do comportamento planeado, de forma a serem testadas hipóteses de estudo, e aplicado a 81 indivíduos presbitas, na zona da Grande Lisboa, à saída de estabelecimentos de óptica. O questionário aferia questões relativas à intenção, atitude, norma subjectiva e controlo comportamental per¬cebido, bem como crenças e valores relacionados com comportamentos específicos. Os resultados demonstram que os indivíduos quando entram na presbiopia se sentem mais velhos do que aqueles que usam óculos de ver ao perto há mais tempo (presbitas confirmados). Não foram encontradas diferenças quanto ao sexo, relativamente ao sen¬tir-se mais velho pelo uso de óculos de ver ao perto. Entre jovens presbitas e presbitas confirmados, não foram encontradas diferenças relativas à necessidade de recolha de informação, acerca da presbiopia, mas ambos atribuem importância ao acesso da informação. Por último, percebe-se que os jovens presbitas têm maior preocupação em serem vistos como velhos que os presbitas confirmados.
- Aprendizagem no trabalho e desenvolvimento de competências: um estudo no millennium-BIM em Moçambique.Publication . Sequeira, Neto Ernesto; Kovács, IlonaEsta dissertação tem por objectivo compreender os processos de aprendizagem e de desenvolvimento de competências no trabalho, através do estudo de caso dos trabalhadores do Millennium - BIM em Moçambique. Procurou-se, por um lado, perceber em que medida o banco, através das suas estratégias de organização e de gestão, cria oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento de competências aos seus trabalhadores e, por outro lado, qual a percepção destes em relação ao mesmo processo. A pesquisa empírica foi baseada na realização de entrevistas semi-estruturadas, administração de um inquérito por questionário, observação da actividade de trabalho nos balcões e consulta de diversa documentação escrita. O inquérito foi aplicado junto de duas categorias de trabalhadores da área operacional/comercial, a saber: assistentes de clientes (também conhecidos por "caixas") e gestores de clientes. Os resultados mostram, por um lado, que a Gestão de Recursos Humanos, a organização do trabalho e o conteúdo do trabalho, influenciam de forma significativa os processos de aprendizagem pelo trabalho e de desenvolvimento de competências dos trabalhadores. Por outro lado, que existem oportunidades diferenciadas nesse processo, em função da categoria profissional, sexo e de outras variáveis. Neste sentido, os operacionais da área comercial dispõem de poucas oportunidades quando comparados com outras categorias profissionais da banca situadas em níveis mais elevados da hierarquia organizacional. Porém, no seio dos operacionais os homens e os gestores de clientes é que dispõem de melhores oportunidades quando comparados, respectivamente, a mulheres e "caixas".
- Aplicação do dynamic financial analysis ao ramo vida : óptica de supervisão prudencialPublication . Pimenta, Ana Rita Almas; Gonçalves, Pedro da SilvaUm dos principais objectivos do projecto de "Solvência II" é a determinação dos requisitos de capital necessários, para cada seguradora, com base no risco a que esta se encontra exposta. Neste contexto surgiu o Dynamic Financial Analysis (DFA). Na prática, este método consiste na projecção das rubricas de Ganhos e Perdas de uma seguradora, para um determinado horizonte temporal, tendo em conta as especificidades da mesma e as possíveis alterações das condições económicas, de forma a determinar os requisitos de capital. Esta metodologia possibilita, do ponto de vista da supervisão, antever possíveis problemas que a empresa pode incorrer e, do ponto de vista da seguradora, a simulação do impacto das decisões de gestão, permitindo a adopção da melhor estratégia. O trabalho desenvolvido pretende, numa primeira fase, mostrar os passos necessários para a construção do modelo teórico e numa segunda fase implementá-lo a possíveis seguradoras, considerando o mercado segurador português. Posto isto, pretendeu-se ainda quantificar o impacto que a utilização de uma análise com base no risco implica nos requisitos de capital, comparativamente ao actual sistema em vigor.
- E-learning em Portugal : um estudo de caso sobre as mudanças no ensinoPublication . Múrias, Martim Coelho Malheiro; Isaías, Pedro TeixeiraA temática do e-learning tem sido muito debatida em Portugal, não só devido à reforma do ensino a nível europeu (Processo de Bolonha) mas também consequência do impacto que as novas tecnologias estão a ter nas universidades, possibilitando, em alguns casos, vantagens competitivas em relação ao mercado mundial. Torna-se assim necessário saber o impacto das alterações provocadas pelo e-learning nas universidades portuguesas. A metodologia utilizada neste trabalho é constituída por uma análise de um estudo de caso, mais concretamente o caso da Universidade Aberta. Este tipo de metodologia tem vindo a ganhar peso no mundo académico. Os dados analisados foram obtidos através de entrevistas estruturadas realizadas junto dos professores da Universidade Aberta, cujas perguntas estão relacionadas com as condições do modelo. O objectivo deste modelo é o de identificar as mudanças sentidas pelas instituições de ensino devido à introdução do e-learning e averiguar as alterações ocorridas ao nível qualitativo, realçando os aspectos pedagógicos associados ao ensino e à aprendizagem. Com os resultados da análise efectuada pretende-se apresentar um conjunto de ideias e considerações relativamente às mudanças que as universidades portuguesas sentiram ao longo do processo de transferência dos métodos de ensino, nomeadamente do ensino tradicional para o ensino à distância.
- Modelos de negócio na internet : a realidade portuguesaPublication . Santos, Patrícia Maria Oliveira; Isaías, Pedro TeixeiraNos últimos anos é comum ouvir-se dizer que se está perante a Era da Informação. A massificação das Tecnologias da Informação contribuiu de forma muito significativa para isso. O desenvolvimento impressionante da informática, juntamente com a proliferação generalizada em todos os domínios da computação, e o "nascimento" da Internet foram vitais para que isso acontecesse de facto. O evoluir destas tecnologias afectou não só os particulares, mas também as empresas, permitindo o acesso via Internet a um conjunto muito vasto de informação e a possibilidade de automatizar e processar algumas tarefas até então desempenhadas manualmente. Um número crescente de operações entre empresas é realizado por transferência electrónica de documentos, os computadores pessoais ligados à Internet são utilizados para colocar e processar encomendas, uma parcela cada vez mais significativa dos bens e serviços é transaccionada através das redes digitais. A esta nova forma de transacções comerciais electrónicas, apelidamos de Comércio Electrónico. Ao longo desta dissertação pretende-se resumir o tratamento dado ao conceito de modelo de negócio constante na literatura sobre comércio electrónico, bem como conduzir uma análise às categorias de modelos de negócio constantes da literatura. O estudo desta questão é pertinente, na medida em que, apesar de muitas pessoas falarem sobre este tema, não existe um entendimento comum sobre a temática. Os modelos de negócio são utilizados para descrever tudo o que pode gerar rendimento numa empresa até à própria estrutura organizativa. A segunda razão pela qual o estudo do conceito de modelos de negócio na Internet é um tema interessante para estudo prende-se com o facto de poder ser uma metodologia apropriada e um alicerce para ferramentas administrativas para alcançar e decidir sobre o crescimento dinâmico e incerto do ambiente empresarial.
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