BUL - Livros e Capítulos de livros
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- International energy governance: opportunities and challenges for democratic politicsPublication . Carvalho, Anabela; Horta, AnaEnergy is critical to all societies and in the last few decades, energy-related issues have become more complex and more interconnected. Worldwide, policy makers and citizens are faced with an “energy trilemma”—addressing climate change, energy access, and energy security (e.g., Falkner, 2014). Decarbonization and decentralization are important trends in many regions of the world often in tandem with yet another “D” trend—digitalization. This intricate set of challenges is linked to the global, regional, national, and local scales and involves a variety of agents, such as governments, inter-governmental bodies, local authorities, business organizations, and nongovernmental organizations. Given the stakes and an increased awareness of these challenges across the world, energy governance has become hugely important to understand.
- Welfare StatePublication . Silva, Filipe Carreira da
- The Portuguese Empire: an IntroductionPublication . Garcia, José Luís; Subtil, Filipa; Kaul, Chandrika; Santos, Alexandra
- Required Skills for Teachers: Information Literacy at the TopPublication . Sanches, TatianaThis study seeks to contribute to a reflection on teachers’ training and professional development in the field of information literacy, in Portugal. Aspects regarding teacher training and their role as spreaders of knowledge and multipliers of good practices are problematized. UNESCO’s curriculum for teachers and ACRL guidelines are used methodologically as the central thread of this interpretation. From here we seek to explain how a higher education institution – an Institute of Education -, which is devoted to the professional development of educators, including teachers, has engaged in information literacy actions through training interventions, in recent years. The study concludes that through sharing and dialogue within the librarian profession, but also within the sphere of education professionals - teachers and trainers - the best training practices in university libraries can be consolidated. Finally, certain points for reflection and debate concerning this theme are proposed.
- Envolvimento dos Alunos na Escola: para uma ecologia da biblioteca académicaPublication . Sanches, TatianaO espaço da biblioteca é reconhecido como um ambiente propício ao estudo, e ainda que fora da sala de aula, contribui para o envolvimento dos alunos na escola. Este estudo desenvolve uma reflexão teórica a partir de dois eixos conceptuais: a psicologia do ambiente e o espaço biblioteca, no âmbito escolar. A psicologia do ambiente é uma área que estuda tudo o que envolve o ser humano. Refere-se ao espaço físico e aos estímulos que nele existem, tais como o som, a paisagem, ou o clima, estudando a forma como o ambiente influencia o indivíduo ou grupos de indivíduos e como o comportamento humano, individual ou social, influi no ambiente. No espaço da biblioteca pode refletir-se sobre uma organização pensada para o estudo e fruição, através da leitura. Os espaços das bibliotecas têm vindo a adaptar-se às circunstâncias dos sistemas educativos de que fazem parte. Eles são também espaços permeáveis e abertos, mutuamente influenciados e influenciadores da comunidade educativa onde se inserem. A articulação destas duas perspetivas é a base para a reflexão sobre o envolvimento do aluno na escola. Sendo as bibliotecas espaços que se inserem no seio de instituições educativas, contribuem para a compreensão do fenómeno educativo e dos vários processos que o constituem. Estes locais (dentro da escola, mas fora da aula) funcionam, num certo sentido, como âncoras de fixação dos estudantes no espaço escolar. As relações com o ensino e a aprendizagem, nomeadamente em termos do envolvimento dos alunos na escola, podem, em resultado da resposta dos estudantes às variáveis ambientais, e das interações daí decorrentes, contribuir para se atingir o sucesso na aprendizagem e prevenir comportamentos negativos, como o abandono ou absentismo escolar.
- Public Policies for Information Literacy in Portugal: An Agenda in the MakingPublication . Sanches, TatianaThis theoretical study seeks to contribute to the reflection on public policies in the field of information literacy in Portugal. For this purpose, we look at the status quo of how information literacy has been addressed in Portugal, discussing the aspects concerning public policies, which include an interconnection between scientific knowledge and public action. So, the main objective is to describe Public Policies for Information Literacy in Portugal. Public policies usually result from a sustained effort which places a certain topic on the social agenda. This public action agenda seeks to draw the attention of society and obtain the support of influential groups or people and politics of different levels of the government. At the same time, we look at the way scientific knowledge gives rise to legislation, guidelines or policy recommendations. Finally, we propose a series of lines for reflection and debate on this matter.
- Políticas públicas para a literacia de informação em Portugal: reflexão sobre o panorama atual e perspetivas de futuroPublication . Sanches, TatianaO presente estudo procura dar um contributo para a reflexão sobre as políticas públicas na área da literacia de informação em Portugal. Propõe-se analisar a partir da problematização dos aspetos relativos às políticas públicas, que incluem ação pública e conhecimento, como tem sido abordada, em Portugal, a questão da literacia de informação. As teorizações da gestão da educação são o fio condutor da interpretação que procura explicar como tem sido mobilizado o conhecimento sobre literacia de informação, através de estudos e intervenções realizadas nos últimos anos e, paralelamente, como este se materializa em legislação, orientações ou recomendações políticas. Finalmente, propõem-se algumas linhas para reflexão e debate sobre esta matéria.
- Literacia da Informação em Contexto UniversitárioPublication . Lopes, Carlos Alberto; Sanches, Tatiana; Andrade, Isabel; Antunes, Maria da Luz; Alonso-Arévalo, Júlio
- Literacia da Informação em Contexto Universitário: IntroduçãoPublication . Lopes, Carlos Alberto; Sanches, TatianaO conhecimento científico que circula em Portugal sobre literacia da informação é, ainda que meritório, bastante inicial e insuficiente para fomentar ações transversais, intervenções globais e, porque não referi-lo, criar políticas públicas que coloquem este tema na agenda educativa, particularmente na do ensino superior. Este facto deve-se em parte à reduzida investigação e problematização realizada, no nosso país, em torno do tema. Ainda assim, é notório o crescente interesse social que, conjugado com fatores ligados ao desenvolvimento económico e interesses de outros quadrantes contíguos, tem conseguido levar a bom porto a inscrição na agenda política de alguns tópicos que tocam a literacia da informação: aprendizagem ao longo da vida, tecnologias na educação, literacias digital e, para os média, divulgação científica, entre outros.
- Modelos de literacia da informação e desenho de um programa para bibliotecas do ensino superior: Uma propostaPublication . Sanches, TatianaA partir de uma panorâmica do atual contexto social, do ensino superior e da situação das bibliotecas universitárias, introduz-se o problema da definição disciplinar em literacia da informação e dos seus modos de ensino. O presente capítulo procura dar resposta a esta questão, aferindo alguns modelos de instrução em literacia da informação e, a partir das linhas de intervenção internacionais e dos principais documentos orientadores, é elaborada uma proposta aplicável às bibliotecas de ensino superior em Portugal.