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FPCE - Teses de Doutoramento

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  • Automaticity and cognitive control : a dual process approach to reasoning under uncertainty
    Publication . Ferreira, Mário B.; Sherman, Steven J.; Marques, Leonel Garcia, 1958-
    I present a dual-process approach to judgment under uncertainty that is capable of retaining the explanatory power of the heuristics and biases research program (e.g., Tversky, Slovic, & Khaneman, 1982) but also able to delineate the conditions underlying a more systematic mode of reasoning based on deliberate, rule-based inductive reasoning (e.g., Fong, Krantz & Nisbett, 1986). Specifically, it is assumed that inductive reasoning is based on two different information-processing modes, a heuristic and a systematic mode. These modes are instances of two broadly defined cognitive systems, the associative system and the rule-based system (Sloman,1996). Heuristic reasoning is largely automatic, based on associative principles of similarity and temporal contiguity; it is effortless, and often unintentional. Systematic reasoning is rule-based; it is effortful and intentional. It is further claimed that the two reasoning modes provide independent contributions to judgment under uncertainty. Accordingly, it is hypothesized that variables traditionally associated with controlled processing should produce process dissociations by affecting systematic reasoning while leaving heuristic reasoning largely invariant. However, variables traditionally associated with automatic processing should produce the inverse kind of dissociation (i.e., affect heuristic reasoning but leave systematic reasoning largely unchanged). (...)
  • Do objecto a conhecer ao objecto conhecido : estudo comparativo do Rorschach e do TAT
    Publication . Fernandes, Isabel Bernardo, 1950-; Charbert, Catherine
    Este trabalho de investigação consiste num estudo comparativo entre o Rorschach e o TAT, para o qual se adoptou uma abordagem qualitativa, com referência aos sujeitos e aos protocolos na sua individualidade, assim como um trabalho interpretativo articulado entre ambos os métodos. As respostas foram obtidas a partir de sujeitos pertencentes a quatro grupos psicopatológicos: neurose histérica, neurose obsessiva, organização limite e esquizofrenia paranóide. O instrumento que gerou o processo de comparação foi a folha de análise do TAT de Vica Shentoub, revista pelo Grupo de Investigação de Psicologia Projectiva de Paris V (versão de 1989), em relação à qual se estabeleceram processos correspondentes possibilitantes da análise do Rorschach, a partir da obra de Catherine Chabert. A psicanálise, de acordo com a perspectiva freudiana, é a teoria de referência. Aos processos psicológicos assim inventariados acrescentou-se o estudo comparado da adaptação às instruções, do funcionamento perceptivo-intelectual, do nível de simbolização, do registo identificatório, do narcisimo e imagem de si (a partir da grelha de análise da dinâmica afectiva de N . Rausch de Traubenberg), da representação do relacional (a partir de um conjunto de itens retirados da grelha de representação de si de N . Rausch de Traubenberg e de A . Sanglade) e, por fim, da temática (segundo R. Schafer). A I parte das conclusões finais permite caracterizar a sobreposição e a complementaridade de informações provenientes de ambos os métodos. Demonstra a pluridimensionalidade do funcionamento psicológico e a presença da pluralidade de problemáticas numa mesma personalidade. Relativiza a caracterização diferencial de processos de resposta ao Rorschach e ao TAT, atendendo ao carácter mutável do material estímulo, em função de cada sujeito. Toma inequívoca a tradução necessária da identidade e do relacional quer numa quer noutra prova. E o texto fica aberto para qualquer outro questionamento. Na II parte, numa abordagem metapsicológica, ao identificar-se o processo projectivo com o processo do conhecimento, conclui-se que a metodologia projectiva é um instrumento privilegiado, para o alargamento do saber, mesmo em áreas que ultrapassam o estudo da personalidade e a própria psicologia.
  • Desenvolvimento da auto-afirmação em crianças e adolescentes
    Publication . Silva, Adelina Lopes da, 1945-2022; Moniz, Luís Manuel Joyce, 1945-
    O valor do comportamento assertivo, ou asserção, tem vindo a aumentar desde a década de setenta, constituindo objecto de intervenção terapêutica e educacional dentro das orientações comportamental e cognitiva. O enorme interesse suscitado à volta deste tema, de que é reflexo o número elevado de artigos e livros publicados em língua inglesa deriva da convicção corroborada pelos autores, que a asserção é um comportamento adaptado à acção interpessoal, que interessa implementar e desenvolver como forma preventiva e terapêutica do desajustamento social e problemas correlativos (e. g ., agressão, passividade, indecisão na tomada de decisões, resolução de conflitos interpessoais, etc.) . Apesar da unanimidade estabelecida quanto ao valor e a finalidade da asserção, actualmente, este campo de estudo não deixa de levantar inúmeras questões conceituais e metodológicas. Por exemplo, quando se procura na literatura existente uma caracterização do comportamento assertivo, constata-se que existem divergências sobre a própria definicão desse tipo de comportamento, os seus principais determinantes e, naturalmente, os processos que levam à sua aquisição, modificação e adaptação aos diferentes contextos onde se manifesta. A análise dos modelos teóricos e estratégias de intervenção relativos a asserção constitui, assim, o tema deste primeiro capítulo. (...)
  • Imago Mundi : perspectiva comparada da monitorização de estímulos discretos em animais
    Publication . De Sá-Saraiva, Rodrigo; Richelle, Marc
    O objectivo do presente trabalho é estudar, de um ponto de vista comparativo, a monitorização do ambiente. O conceito refere-se à forma pela qual os animais se mantêm ao corrente das alterações no ambiente que têm pertinência para a a sua sobrevivência. Esta noção é muito ampla, e abarca todos os casos em que há, no ambiente, informação a que o animal deve adaptar o seu comportamento, o que abrange a totalidade dos processos de interacção de um animal com o meio. Isto implica que, neste trabalho, o conceito tenha sido restringido de forma a poder ser utilizável. Aplica-se aqui, sobretudo, a casos em que a informação a ser monitorizada é nova, implicando processos de ganho de informação, embora seja feita uma breve referência (Capítulo II) a processos de monitorização sem memória. O facto de se considerar o processo pelo qual os animais detectam estimulação pertinente implica que se considere o problema da distinção entre os processos receptores e a sua adequação à informação do ambiente. Isto é, utilizando uma analogia informática, é necessário considerar a distinção entre o programa e os que lhe são dados. Um programa não aceita qualquer informação: há restrições àquilo que pode processar; e aquilo que é aceite é processado de forma particular. O que aqui é dito acerca de um programa é válido para qualquer situação: a água deitada num copo assume algumas propriedades do copo (a sua forma e o volume que ele pode conter) e, em geral, o conhecimento de qualquer processo de transferência de uma coisa para um suporte diferente implica o conhecimento da coisa e do suporte. Qualquer teoria da monitorização do ambiente deverá, então, considerar a questão de saber (retomando a analogia informática inicial) qual o programa e qual o input a que ele é sensível. Este tipo de problema foi central na Etologia objectivista: a herança kantiana, transmitida à Etologia por Jacob von Uexküll, enfatizava claramente esse aspecto, e toda a Etologia objectivista pode ser considerada como uma tentativa de caracterizar o comportamento animal a partir da noção de «programas perceptivos» e "outputs motores» típicos de cada espécie. Contudo, e exceptuando alguns projectos de investigação particulares, este tipo de atitude foi descontinuado na Etologia, na sequência das críticas que os investigadores provenientes da Psicologia Comparada e os etólogos por ela influenciados dirigiram ao referencial objectivista. Assim, um investigador que pretenda estudar a questão da monitorização encontra-se face a um vazio teórico: na Etologia moderna não há teoria que permita compreender a interacção entre, por um lado, os processos de detecção, tratamento e armazenamento de informação do ambiente e, por outro, a informação que o animal efectivamente encontra. Na falta de tal teoria, dirigi-me inicialmente para as correntes da Psicologia da aprendizagem mais compatíveis com o referencial etológico (sobretudo as teorias mais «cognitivistas»). Contudo, a releitura dos trabalhos da Etologia objectivista convenceu-me de que o vazio teórico criado pela crítica da Psicologia Comparada não foi preenchido na Etologia moderna, e de que essa crítica radica em incompreensões, mais ou menos pronunciadas, da teoria objectivista original. Mais, fui extremamente sensível à riqueza dos trabalhos empíricos gerados pelo referencial objectivista. Por tudo isso, pareceu-me imperativo começar este trabalho por um exame relativamente minucioso da pertinência das críticas dos comparativistas ao referencial objectivista. Isso obriga-me a retomar questões antigas, e a repisar argumentos com mais de trinta anos. Espero que o resultado da análise compense este recuo. (...)
  • Vivência subjectiva da doença em mães de crianças com fibrose quística e com diabetes : estudo desenvolvimentista
    Publication . Santos, Margarida; Barros, Luísa, 1957-
    Este trabalho apresenta um estudo qualitativo que tem como principal finalidade contribuir para o conhecimento da vivência parental da doença crónica. A doença crónica é conceptualizada como um condição física irreversível que obriga à pernanente adaptação parental. Tendo como referência teórica e metametodológica modelos de orientação construtivista-desenvolvimentista, são consideradas como dimensões de estudo para a compreensão da vivência materna da doença (a) a identificação do problema, (b) a possibilidade de controlo e atribuição de controlo, e (c) o confronto efectivo das situações problemáticas associadas à doença e adesão ao tratamento. A amostra é constituída por 60 mães de crianças com doença crónica (fibrose quística e diabetes) que são seguidas em consulta de especialidade em três hospitais centrais. As patologias foram escolhidas tendo em consideração a seu carácter crónico, mas também as suas diferenças em relação à evolução, prognóstico e tratamento. Como metodologia de exploração das significações maternas utilizou-se uma entrevista semi-estruturada, cujas questões de orientação foram definidas de acordo com as dimensões em estudo, e dois eixos temporais (momento do diagnóstico e momento presente). Neste estudo a análise de conteúdo foi complementada por uma classificação desenvolvimentista das significações maternas. Os resultados evidenciam o esforço de adaptação materna e a evolução de significações mais centradas na doença e nos aspectos mais biomédicos e negativos das patologias, para significações mais centradas na criança, em questões que incluem não só a doença como outros aspectos mais abrangentes do desenvolvimento psicológico e social do filho. Apesar das semelhanças entre os dois grupos de mães, são evidentes algumas diferenças. Estas diferenças poderão ser explicadas pela vivência materna subjectiva da doença, assim como pelas próprias características da doença e do tratamento. A análise desenvolvimentista reforça os modelos que orientaram este estudo e a complementaridade de análises (desenvolvimentista e de conteúdo) não só revela ser adequada, como acrescenta ao conhecimento do conteúdo das significações maternas um melhor conhecimento dos seus processos, mais ou menos flexíveis, abstractos e abrangentes, de construção.
  • Síndrome nefrótico e doença celíaca na infância : estudo psicológico do seu impacto nos pais e na criança
    Publication . Vieira-Santos, Salomé; Silva, Adelina Lopes da, 1945-
    O presente trabalho inscreve-se no campo da Psicologia Pediátrica, na área da doença crónica e, em termos gerais, procura dar um contributo para o estudo do impacto de duas doenças crónicas - Síndrome Nefrótico e Doença Celíaca - no funcionamento psicológico dos pais e da criança. Não obstante a literatura empírica no âmbito da doença crónica na infância ser extensa e diversificada, constata-se que existem lacunas consideráveis no conhecimento psicológico relativo às doenças acima designadas, com escassa investigação, em particular no que se refere à Doença Celíaca. Esta constatação configura uma das razões que suscitou o interesse pelo seu estudo. No entanto, duas outras são salientes. A primeira resulta de contactos e colaborações anteriores com médicos de duas Unidades das instituições hospitalares em que o trabalho de campo da presente pesquisa veio a efectuar-se, os quais manifestaram desejo e disponibilidade para que se desenvolvesse investigação conducente a uma melhor compreensão das características psicológicas das crianças com as doenças em causa e dos seus pais, bem como das necessidades específicas neste domínio. A segunda razão decorre de trabalhos prévios que a autora desenvolveu no âmbito do estudo de um questionário que avalia o stress parental, cujos resultados são indiciadores de que os pais de crianças com Doença Renal Crónica (incluindo Síndrome Nefrótico) e com Doença Celíaca experimentam mais stress parental do que os de crianças saudáveis, dado não observado face a doenças como a Fibrose Quística ou a Obesidade, igualmente analisadas (S. V. Santos, 1994a; S. V. Santos, Ataíde, & João,1996). Estes resultados alertaram para a necessidade de se ter em atenção aquela dimensão do ajustamento nos pais de crianças com as referidas doenças e suscitaram a pertinência de um estudo psicológico mais aprofundado. Nesta pesquisa teve-se a intenção de dar resposta a algumas questões, teóricas e metodológicas, que a seguir se abordam. No contexto da doença crónica, os trabalhos empíricos centram-se sobretudo nas crianças e nas mães, observando-se que os pais têm sido mais raramente incluídos (e.g., Hauenstein, 1990; S. B. Johnson, 1985; Kazak, Segal-Andrews, & Johnson, 1995), o que condiciona o conhecimento hoje disponível sobre os mesmos. Se bem que nos últimos anos desta década se tenha assistido a um incremento da investigação que os contempla, em muitos casos as amostras são maioritariamente compostas por mães e integram apenas um reduzido número de pais (R. J. Thompson & Gustafson. 1996), os quais não são avaliados de forma independente. (...)
  • A relatividade dos estereótipos : sensibilidade ao contexto e mecanismos explicativos
    Publication . Correia Dos Santos, Ana Sofia; Marques, Leonel Garcia, 1958-
    Dados recentes revelaram a instabilidade intra-individual dos estereótipos (Garcia-Marques, Santos & Mackie, 2006). Para as novas visões que contrariam o abstraccionismo duradouro essa maleabilidade resulta grandemente da sensibilidade ao contexto. Na sequência, manipulou-se a estabilidade do contexto entre sessões e avaliou-se o grau em que os participantes são consistentes a seleccionar os melhores descritores dos grupos-alvo. Obteve-se maior estabilidade quando as duas sessões corresponderam a contextos semelhantes em vez de diferentes. Ainda, os participantes sobrestimaram a consistência com que seleccionaram os traços entre sessões. No estudo 2, os participantes foram instruídos (sessão reteste) a recordar os traços escolhidos na primeira sessão. As escolhas resultantes foram ainda menos estáveis do que no primeiro estudo. Assim, a instabilidade encontrada no primeiro estudo não resultou de mudanças estratégicas nas escolhas. Os estudos 3 e 4 testaram predições derivadas duma componente baseada-na-activação e sensível ao contexto dos estereótipos. Visões recentes sobre processamento conceptual prevêem a ocorrência de julgamentos heurísticos derivados da activação mnésica de tal modo que informação contextualmente disponível pode ser integrada na compilação do estereótipo, mesmo quando não corresponde a crenças estereotípicas prévias. Esta componente pode, contudo, ser complementada por uma componente de monitorização que previne, em algum grau, tais influências do contexto. O Estudo 3 prima um conceito não-estereotípico imediatamente antes da compilação do estereótipo através duma tarefa linguística não relacionada. O atributo não-estereotípico foi mais frequentemente incluído nos cinco melhores descritores dos grupos-alvo quando coincidiu com o estímulo-primo. O mesmo efeito, a existir, revelou-se de menor magnitude, quando foi primado um conceito contra-estereotípico (estudo 4). Não emergiu qualquer efeito nas tarefas que avaliam os descritores típicos dos grupos-alvo. Mas primar um atributo contra-estereotípico afectou medidas de tendência central e dispersão percebida derivadas da tarefa de matriz de distribuições. Conduziu, por exemplo, a um aumento de percepção de variabilidade nos grupos-alvo.
  • O desenvolvimento das percepções de competência, de controlo e da auto-regulação autónoma : implicações na motivação para a aprendizagem
    Publication . Sá, Isabel; Silva, Adelina Lopes da, 1945-
    A presente dissertação pretende estudar algumas variáveis psicológicas dos estudantes consideradas relevantes para a sua motivação e desempenho escolar: a percepção de competência escolar, a auto-estima, a percepção de controlo e a percepção das atitudes dos pais face ao desempenho escolar dos filhos. A operacionalização destas variáveis, a construção dos instrumentos para a sua avaliação e a elaboração das hipóteses orientadoras da análise dos resultados foram conceptualmente orientadas pelas recentes perspectivas metacognitivas da aprendizagem (por ex.: Borkowski, Carr, Rellinger & Pressley, 1990; McCombs & Marzano, 1990) e por várias teorias cognitivas da motivação (por ex.: Covington, 1992; Deci & Ryan, 1985b; Dweck,1991; Harter, 1992; Weiner, 1984). As primeiras salientam o papel do sistema do self na motivação e na auto-regulação da aprendizagem, as segundas realçam a influência das crenças e das cognições dos estudantes sobre si próprios e as suas experiências de aprendizagem, na orientação motivacional e no desempenho escolar. Numa primeira fase da presente investigação foram elaborados os instrumentos de avaliação utilizados e analisada a sua adequação a estudantes portugueses do 2º e 3° ciclos do ensino básico. Numa segunda fase estes instrumentos foram aplicados a 526 estudantes, entre o 5° e o 9° ano de escolaridade, e a análise dos resultados teve por objectivos: (a) o estudo psicométrico dos instrumentos; (b) a caracterização de padrões de desenvolvimento das percepções de si próprio dos estudantes; (c) a análise do efeito das experiências e contextos escolares (por ex.: retenções, transições escolares e rudimento escolar) nas auto-avaliações e na orientação motivacional dos estudantes; e (d) a testagem de modelos causais de relação entre as diferentes percepções de si próprio. Esta dissertação termina com a interpretação dos resultados segundo os modelos teóricos inicialmente apresentados, a discussão das limitações e das implicações dos presentes resultados para futuras investigações, salientando igualmente os dados mais relevantes para o planeamento de intervenções clínicas e educacionais que tenham por objectivo promover nos estudantes a motivação e o envolvimento na aprendizagem e um melhor desempenho escolar.
  • A voz do professor : expressão não-verbal, emoção e motivação
    Publication . Rodrigues, Vítor José Fernandes, 1960-; Jesus, Saúl Neves de, 1965-; Mendes, Carlos Brito, 1942-2000
    Esta Dissertação incide no impacto da voz de professores sobre a motivação dos respectivos alunos. Considerámos duas hipóteses: (1) A avaliação da credibilidade do professor pelos estudantes é influenciada pela voz do mesmo (caracterizada em termos de intensidade e melodia) e pelo interesse dos estudantes em relação ao texto falado; (2) o envolvimento dos estudantes em relação ao conteúdo do texto é influenciado pela voz do professor (caracterizada como intensidade e melodia) e pelo interesse dos estudantes em relação ao texto. Manipulámos duas variáveis independentes, a voz do professor (melodiosa ou monocórdica, correspondendo a alta ou baixa variação tonal, respectivamente, e intensidade alta ou baixa) e o interesse dos estudantes pelo conteúdo textual da mensagem (alto ou baixo interesse, de acordo com avaliações do conteúdo escolar da disciplina de Português). As variáveis dependentes foram a avaliação da credibilidade do professor pelos estudantes (usando uma escala de Chebat, Chebat e Vaninsky) e a resposta de envolvimento dos estudantes face às condições experimentais (utilizando o Inventário de Envolvimento Pessoal de Zaichkowsky). Os sujeitos foram estudantes no 10° ano de escolaridade. Após lidarmos com um aparente "efeito Hawthorne" na primeira parte da nossa pesquisa (produzindo resultados quase nulos excepto quanto à motivação claramente superior por parte das raparigas), concluímos, na segunda parte, e de acordo com as hipóteses colocadas, que a melodia da voz do professor pode afectar a avaliação que os estudantes fazem da credibilidade do mesmo (melodia mais pronunciada produz melhor atribuição de credibilidade), bem como o envolvimento dos estudantes com o conteúdo da mensagem, permitindo indirectamente a hipótese de que até o nível de processamento da mensagem pode ser influenciado pela voz. Estes resultados podem ser interpretados em termos do tipo de relação sinalizado por diferentes 'Vozes" de professores e também em termos do impacto emocional que tais 'Vozes" produzem.
  • A organização da memória semântica : hipótese de interactividade diferencial entre as representações semânticas para objectos biológicos e para objectos não biológicos
    Publication . Ventura, Paulo; Morais, José, 1943-
    A descrição semântica de uma entidade inclui informação baseada em propriedades físicas (atributos sensoriais) e informação baseada em propriedades abstractas que não são definidas fisicamente (atributos funcionais-associativos). Os estudos neuropsicológicos de doentes com défices categoriais específicos relançaram o debate acerca da organização desses conhecimentos. De acordo com uma hipótese de unicidade do sistema semântico, este sistema armazena o conhecimento funcional-associativo. A informação sensorial está armazenada em sistemas de reconhecimento pré-semânticos que são específicos para uma dada modalidade de informação. De acordo com uma hipótese de multiplicidade do sistema semântico, os dois tipos de propriedades estão representados em subsistemas semânticos distintos. Um pressuposto importante desta hipótese consiste em postular uma maior preponderância das propriedades sensoriais na representação dos objectos biológicos, e das propriedades funcionais-associativas na representação dos objectos não biológicos. No Estudo 1 foi averiguada a validade deste último pressuposto, recorrendo a quatro tarefas distintas: identificação de descritores sensoriais e não sensoriais em definições de dicionário; listagem de propriedades; fluência semântica; evocação auxiliada por indicadores. O padrão de resultados obtido forneceu um quadro consistente que fundamenta aquele pressuposto. Nos Estudos 2 e 3 foram avaliadas as duas propostas sobre a organização da memória semântica recorrendo a uma tarefa de verificação de proposições. A ordenação dos tempos de resposta é difícil de enquadrar na hipótese de unicidade. A hipótese de multiplicidade recebe apenas um apoio parcial. A hipótese colocada para explicar o padrão de resultados obtido é a de uma interactividade diferencial entre as representações semânticas para os objectos biológicos e para os objectos não biológicos. Os resultados obtidos com uma situação de facilitação / priming (Estudo 4) apoiaram esta hipótese.