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FBA-CIEBA - Comunicações

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  • Livro de Resumos Entrelaçar 2 - Conservação do Património
    Publication . BAILÃO, ANA; Lopes, Filipa; Boavida, Margarida; Fernandes, Isabella; Gonçalves, Ema; Vega, Daniel Esteban; Neves, Ana Sofia; Santos, Rafaela Gonçalves
    O Encontro Entrelaçar 2| Conservação de Património é organizado por alunos do mestrado em Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (CCRPAC). Tem o apoio do Heritage Lab e da unidade de investigação Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA) da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. O objetivo deste evento é estreitar as relações entre alunos do mestrado de CCRPAC e dar a conhecer alguns dos projetos realizados à comunidade escolar. Este livro de resumos reúne vinte comunicações. São abordados temas associados a áreas como a pintura de cavalete, o gesso, os metais, os têxteis, a conservação preventiva e a documentação digital. O Entrelaçar marca também uma etapa. No ano letivo 2022-2023 o mestrado passou a designar-se Conservação de Arte Moderna e Contemporânea. Esta alteração permitiu englobar a totalidade dos acervos da FBAUL, além dos diversos acervos da Universidade de Lisboa, abrangendo muitas áreas e materiais. Esta proximidade com os acervos marcou este ciclo de estudos desde o momento da sua conceção. Permitiu e permite aos alunos uma prática facilitada no 1.º ano do mestrado e, caso seja esse o seu interesse, casos de estudos para o 2.º ano do curso. Deste modo, consegue-se gradualmente favorecer a salvaguarda do Património da FBAUL e também as práticas e investigações. O laboratório de conservação e restauro tem vindo a ser melhorado continuamente com aquisição anual de equipamento e materiais consumíveis. Esta valorização tem permitido melhorar as etapas de diagnóstico das obras e encontrar melhores soluções para os tratamentos. Nos últimos anos foram realizados esforços para aumentar as parcerias com outras instituições com acervos para facilitar o acesso dos alunos a diversas tipologias de objetos e desafios, seja para serem usados no contexto das aulas, seja para a realização de estágios no 2º ano do mestrado. O ano de 2022 representa o início de um novo capítulo na história deste mestrado que passou a ser designado por Conservação de Arte Moderna e Contemporânea.
  • Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património. Livro de Resumos
    Publication . BAILÃO, ANA; Neves, Ana Sofia
    O III Encontro “Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património” é uma iniciativa da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e do Museu da Farmácia de Lisboa, em parceria com a Associação Bengala Mágica, que decorrerá nos dias 14 e 15 de junho de 2024. Com o objetivo de ser um espaço de discussão e troca de ideias, reunindo trabalhos associados à acessibilidade à arte, aos museus e património cultural. Divulgando estratégias que visam melhorar o acesso e a inclusão dos diversos públicos ao património. O Encontro de Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património começou em 2021 enquanto sessão do Ciclo de Conferências “Encontros no Largo das Belas-Artes”. Tendo em consideração a aceitação do evento, em 2022, decidiu-se dar continuidade ao projeto, conferindo-se autonomia. O II Encontro de Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património, foi distinguido em 2023, pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), com uma menção honrosa na categoria de Investigação e Difusão Científica.
  • A terapia através da cor, do desenho e da pintura. Viver a realidade e intuir novas dimensões
    Publication . Souto, Olga
    No caminho do desenvolvimento espiritual existe a necessidade de pensar os problemas e os desafios, aproveitando e explorando, do início ao fim da vida, tudo o que nos permita actualizar ESTE TEMPO DE SER, com o objectivo de enriquecer e aprofundar o conhecimento, permitindo ao homem a possibilidade de construir caminho: A boa interpretação de um desenho ou de uma pintura mostra a qualidade que ele esconde. A fonte da intuição situa-se no plano da alma na interpretação do desenho ou da pintura e vai libertando o sentido dos símbolos, propondo uma visão abrangente e uma percepção global dos acontecimentos, a intuição pede que sejamos capazes de nos abrir ao universal. A voz da alma chama-nos para crescer, para desenvolver ainda mais a benevolência, a tolerância e a responsabilidade. A interpretação de um desenho exige uma atitude baseada na compreensão do coração, acolher com bondade as diversas e diferentes informações, permite desenvolver a harmonia e o equilíbrio, que não é mais do que uma diferente maneira de as olhar.
  • O contributo da atividade artística e patrimonial para a educação
    Publication . Souto, Olga
    Este texto trata a valorização da Educação Artística e do Património Nacional, através de parcerias criativas numa plataforma de colaboração interprofissional entre artistas e professores em inter-relação com alunos do 1º ciclo, valorizando um confronto de práticas e orientações que permitam construir aprendizagens significativas para a existência pessoal e coletiva. Através de uma cultura de cooperação, irão diversificar os perfis de competências, utilizando formas integradas de dinamização ampliando os lugares de aprendizagem, o que permitirá a recolha de dados para a construção, planificação e estruturação de um módulo de formação, com enfoque na história de Portugal e na aprendizagem da matemática através da música.
  • O Contributo da Atividade Artística e Patrimonial para a Educação
    Publication . Souto, Olga
    Esta proposta de doutoramento trata a valorização da Educação Artistica e do Património Nacional, através de parcerias criativas numa plataforma de colaboração interprofissional entre artistas e professores em inter-relação com alunos do 1º ciclo, valorizando um confronto de práticas e orientações, que permitam construir aprendizagens significativas para a existência pessoal e coletiva. Através de uma cultura de cooperação, irão diversificar os perfis de competências, utilizando formas integradas de dinamização ampliando os lugares de aprendizagem o que permitirá a recolha de dados para a construção, planificação e estruturação de um módulo de formação, com enfoque na aprendizagem da matemática através da música.
  • O Contributo da Atividade Artística e Patrimonial para a Educação com foco na Aprendizagem Inter-Relacionada da Matemática e da Música
    Publication . Souto, Olga
    A presente investigação, desenvolvida no Jardim Escola João de Deus de Alvalade e no Palácio Nacional da Ajuda, trata a valorização da educação artística e patrimonial, considerando a melhoria e a inovação das aprendizagens, através da interdisciplinaridade entre as matérias artísticas e outras matérias curriculares, este estudo foi desenvolvido através de parcerias criativas, por meio de uma plataforma de colaboração interprofissional entre artistas e professores em inter-relação com alunos do 1º ciclo, valorizando um confronto de práticas e orientações, que permitiram construir conhecimentos significativos para a existência pessoal e coletiva. Por meio de uma cultura de cooperação, pretendeu-se diversificar perfis e competências, utilizando formas integradas de dinamização, ampliando os lugares de aprendizagem, o que possibilitou uma recolha de dados para a construção, planificação e estruturação de uma didática em educação artística, que se centra na aprendizagem inter-relacionada da matemática e da música. Adaptou-se uma metodologia de investigação-ação, por meio de estratégias pedagógicas complementadas com a realização de performances de teatro, artes plásticas e música, as quais permitiram potenciar capacidades e competências nos domínios motor e cognitivo. A proposta didática consistiu na elaboração de exercícios matemáticos estruturados com elementos da linguagem musical, que tiveram como objetivo alcançar aprendizagens transformadoras. Para além de outros valores, este estudo visou atingir metas positivas para o desenvolvimento de competências e princípios direcionados para uma cidadania responsável e livre.
  • Educação, Arte e Património
    Publication . Souto, Olga
    O Projeto Educação Arte e Património, doravante designado por EAP, é um projeto pioneiro na área dos monumentos e consiste no desenvolvimento do Ensino Artístico através de Ateliers de Pintura, Dramaturgia e Encontros com História, dirigido a crianças dos 4 aos 12 anos, que desenvolvem o objetivo de aliar a Educação e a Arte à descoberta do nosso Património e da nossa História. Neste contexto nasceu este projeto em 2012, no Convento de Cristo num lugar de História onde estão patentes as mais representativas manifestações artísticas do românico, do tardo gótico e do maneirismo em Portugal. Foi neste lugar mágico e carregado de simbolismo, que se iniciou este projeto, que construiu um percurso de descoberta e revelação da História daquele que, sendo um dos monumentos mais emblemáticos de Portugal, é visto com um novo olhar e igualmente sentido pelas crianças como a "casa" de fascinantes figuras. Nos anos seguintes, o projeto supracitado progrediu para o Panteão Nacional e para o Palácio Nacional de Mafra e em 2017, foi implantado no Mosteiro da Batalha com residência artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. A FBAUL enquanto instituição artística, reforçou a consciência cultural dos alunos e permitiu o desenvolvimento harmonioso das práticas culturais. Nestes ateliers de ensino artístico as crianças aprendem a procurar através da beleza e da emoção uma forma de se exprimirem em busca da existência compatível com a fantasia que existe dentro de nós. Encontram inspiração numa iconografia histórica, com o intuito de criar através de uma “floresta de símbolos” uma comunicação oral e escrita, que resulta na construção de textos e obras plásticas, que ditam história. O Projeto Educação, Arte e Património pretende transmitir aos mais novos a noção de pertença, bem como consolida o conhecimento da Memória patrimonial, um projeto que tem vindo a tomar vida em vários monumentos e que as crianças têm percorrido, contactando e conhecendo as estórias e a história de "velhas pedrinhas". Em firmes passos, exaltaram a imaginação e a criatividade por Conventos e Palácios, cenários ideais para receber e ajudar a formar os cidadãos de pleno direito de amanhã, com maior responsabilidade, cooperação e solidariedade. Este projeto resultou num trabalho contínuo de investigação, que se centra no desenvolvimento da educação artística e patrimonial e pretende igualmente fomentar o conhecimento do património histórico-cultural e a sua enorme importância para a sociedade, promovendo formas de democratizar as práticas artísticas e culturais, do mesmo modo que evidencia os valores de inclusão, fundamentais para a igualdade. O EAP considera a melhoria e a inovação das práticas educativas, ampliando os lugares de aprendizagem, promovendo a inclusão da família na educação estética das crianças, proporcionando aos participantes conhecimentos sobre o património e as artes Até agora, o projeto EAP foi acolhido por diversas instituições governamentais, de ensino e culturais, tendo também sido o foco de uma investigação anterior de mestrado.
  • Educação, Arte e Património - Um projeto pioneiro na área dos monumentos, dirigido a crianças dos 4 aos 12 anos
    Publication . Souto, Olga
    O Projeto Educação Arte e Património, é um projeto pioneiro na área dos monumentos, consiste no desenvolvimento do Ensino Artístico através de Ateliers de Pintura, Dramaturgia e Encontros com História, dirigido a crianças dos 4 aos 12 anos, que desenvolvem o objetivo de aliar a Educação e a Arte à descoberta do nosso Património e da nossa História, promovendo formas de democratizar as práticas artísticas e culturais, do mesmo modo que evidencia os valores de inclusão, fundamentais para a igualdade, ajudando a formar os cidadãos de pleno direito de amanhã, com maior responsabilidade, cooperação e solidariedade. O EAP nasceu em 2011, no Convento de Cristo, desde então já passou por diversos monumentos, tais como o Panteão Nacional, Palácio Nacional de Mafra, Mosteiro da Batalha e Palácio Nacional da Ajuda, e continua em curso, apaixonando muitas crianças por a nossa História.
  • Revista Alter Ibi
    Publication . Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; Buco, Cristiane; Abreu, Mila Simões De
    O património natural e cultural são a nossa herança colectiva que conceptualmente temos vindo a alargar desde que o Homem de Neandertal coleccionou os primeiros fósseis. O Homo Sapiens iniciou o processo de produzir o próprio património artístico, que se manifesta na arte rupestre e na arte móvel. No século XV as grandes obras artísticas continuaram a predominar na concepção de património cultural, o século XIX trouxe o património natural, com Yellowstone, mas o século XX alargou os conceitos de património, acompanhado da criação de instituições públicas e privadas e numerosas convenções internacionais e abundante legislação de salvaguarda do património. No século XXI coloca-se de forma categórica a questão da sua gestão e, consequentemente, do estudo e da criação de narrativas em torno do património cultural e natural. Hoje os cursos pré-universitários e universitários da área das ciências do património estão em expansão, dando resposta a exigências sociais que as comunidades têm acentuado nos últimos anos. A área dos estudos de património é ainda um território de transdisciplinaridade entre as artes, as ciências sociais e humanas e as ciências naturais. Para o seu estudo e gestão contribuem os historiadores, os biólogos, os geólogos, os arqueólogos, os artistas plásticos, os designers, os arquitectos, os antropólogos, os conservadores e restauradores, os gestores e economistas, enfim uma vasta gama de profissionais que trabalham nas diversas áreas desta cadeia operatória, que procura preservar e investigar o património cultural e natural e contar histórias. Neste sentido a museologia, como área da comunicação, tem um papel central, porque é a mediação entre públicos e o património cultural e natural. Na definição do ICOMO, em 2001, um museu é «uma instituição permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade». Cada espaço de memória, institucionalizado por uma organização local, regional ou nacional, é um espaço museológico, onde o mais importante é dar aos públicos a sua integração na cultura em que vive ou visita. A museologia é a nossa ferramenta de trabalho, porque o museu está presente onde conseguirmos contar uma boa história. Hoje a gestão do património é também uma preocupação, porque tem um grande potencial na criação de riqueza, nas sociedades onde se insere. As discussões sobre este tema são cada vez mais prementes e foram um incentivo à organização deste I Congresso Internacional de “Gestão do Património Global” que decorreu entre 24 e 25 de Fevereiro de 2014, na Serra da Capivara, um patrimônio mundial, onde o património cultural e natural se associação e onde património cultural material e imaterial têm também uma forte presença. Quantas histórias não estão escondidas, por detrás de cada imagem arte rupestre? Estar na Serra da Capivara é uma presença para o mundo. É discutir a partir do local o global. É debater o actual e os seus problemas, com o passado sempre presente. O I Congresso Internacional de “Gestão do Património Global” reuniu-se em S. Raimundo Nonato, cidade do interior do Piauí, que é exemplo de como o património global, o Parque Nacional de Serra da Capivara, pode influenciar o desenvolvimento local e neste sentido o encontro procurou reunir experiências, partilhar ideias de vários continentes. A todos os que participaram o nosso obrigado.Para além do encontro temos a publicação, que será a memória deste encontro, na revista Alter Ibi, ou seja, nas línguas latim e tupi a “outra terra”. Será um espaço de encontro entre diferentes terras e diferentes experiências.
  • Visual empowerment through synthetic media: the E-ARTi Project in art and media education
    Publication . Aristimuño, Felipe
    The E-ARTi Project, a postdoctoral research initiative funded by Portugal's Foundation for Science and Technology (FCT), explores the use of synthetic media, such as deepfakes and voice cloning, to ignite critical and creative engagement among young people. Hosted by the University of Lisbon’s Center for Research and Studies in Fine Arts (CIEBA), E-ARTi challenges common perceptions of synthetic media (so often associated with identity theft and misinformation), by recasting it as a powerful tool to stimulate critical thinking and artistic exploration. The project is centred on secondary school teachers and students aged 12 to 18, employing an art-based methodology that intertwines internet ethnography, artistic research, and practical AI tools to enhance cultural literacy. E-ARTi's objective is to develop culturally responsive curricula that empower students to engage in visual activism through AI-generated media. This paper introduces the E-ARTi Project and discusses peer feedback in its methodology, which incorporates ethical considerations aligned with the European Commission's guidelines on AI in education in agreement within European and Portuguese media education frameworks.