Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Educação, Arte e Património

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Olga Souto - Educação Arte e Património.pdf197.7 KBAdobe PDF Download

Authors

Souto, Olga

Advisor(s)

Abstract(s)

O Projeto Educação Arte e Património, doravante designado por EAP, é um projeto pioneiro na área dos monumentos e consiste no desenvolvimento do Ensino Artístico através de Ateliers de Pintura, Dramaturgia e Encontros com História, dirigido a crianças dos 4 aos 12 anos, que desenvolvem o objetivo de aliar a Educação e a Arte à descoberta do nosso Património e da nossa História. Neste contexto nasceu este projeto em 2012, no Convento de Cristo num lugar de História onde estão patentes as mais representativas manifestações artísticas do românico, do tardo gótico e do maneirismo em Portugal. Foi neste lugar mágico e carregado de simbolismo, que se iniciou este projeto, que construiu um percurso de descoberta e revelação da História daquele que, sendo um dos monumentos mais emblemáticos de Portugal, é visto com um novo olhar e igualmente sentido pelas crianças como a "casa" de fascinantes figuras. Nos anos seguintes, o projeto supracitado progrediu para o Panteão Nacional e para o Palácio Nacional de Mafra e em 2017, foi implantado no Mosteiro da Batalha com residência artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. A FBAUL enquanto instituição artística, reforçou a consciência cultural dos alunos e permitiu o desenvolvimento harmonioso das práticas culturais. Nestes ateliers de ensino artístico as crianças aprendem a procurar através da beleza e da emoção uma forma de se exprimirem em busca da existência compatível com a fantasia que existe dentro de nós. Encontram inspiração numa iconografia histórica, com o intuito de criar através de uma “floresta de símbolos” uma comunicação oral e escrita, que resulta na construção de textos e obras plásticas, que ditam história. O Projeto Educação, Arte e Património pretende transmitir aos mais novos a noção de pertença, bem como consolida o conhecimento da Memória patrimonial, um projeto que tem vindo a tomar vida em vários monumentos e que as crianças têm percorrido, contactando e conhecendo as estórias e a história de "velhas pedrinhas". Em firmes passos, exaltaram a imaginação e a criatividade por Conventos e Palácios, cenários ideais para receber e ajudar a formar os cidadãos de pleno direito de amanhã, com maior responsabilidade, cooperação e solidariedade. Este projeto resultou num trabalho contínuo de investigação, que se centra no desenvolvimento da educação artística e patrimonial e pretende igualmente fomentar o conhecimento do património histórico-cultural e a sua enorme importância para a sociedade, promovendo formas de democratizar as práticas artísticas e culturais, do mesmo modo que evidencia os valores de inclusão, fundamentais para a igualdade. O EAP considera a melhoria e a inovação das práticas educativas, ampliando os lugares de aprendizagem, promovendo a inclusão da família na educação estética das crianças, proporcionando aos participantes conhecimentos sobre o património e as artes Até agora, o projeto EAP foi acolhido por diversas instituições governamentais, de ensino e culturais, tendo também sido o foco de uma investigação anterior de mestrado.

Description

Projeto apresentado em: Ill Encontro Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património; A Boa Educação na escola: perspetivas, práticas e desafios; Encontro “A Boa Educação na escola: perspetivas, práticas e desafios”

Keywords

Educação artística Arte Património Inclusão de famílias Cidadania

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License