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  • Percepções de estudantes acerca de processos de avaliação utilizados em cursos do ensino superior de administração
    Publication . Bolzan, Larissa; Antunes, Elaine; Fernandes, Domingos
    Esta investigação teve como objetivo apresentar e discutir percepções de estudantes do ensino superior de Administração sobre o processo de avaliação das suas aprendizagens, sendo percepção o ato de atribuir significados a estímulos, a objetos ou a fenômenos (YURDAKUL, 2015). Abordar o ensino superior de Administração se justifica pelo aumento de 579% no número de matriculados neste ensino, no Brasil, nos últimos vinte anos (INEP, 2015). Além disso, acerca do ensino superior brasileiro, em geral, Fernandes, Rodrigues e Nunes (2012) alertam que as investigações empreendidas, ainda são insuficientes para compreender e melhorar os processos de ensino, de avaliação e de aprendizagem. Na produção acadêmica sobre o ensino superior de Administração não abundam estudos com o propósito de analisar os referidos processos – em especial, o processo de avaliação (BOLZAN; ANTUNES, 2015), mesmo sendo de grande importância. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, os dados foram coletados por meio de cinco grupos de foco com estudantes de duas instituições, os achados foram analisados com base na Análise do Discurso (PÊCHEUX, 2009). Os resultados mostram que os cursos superiores de Administração investigados estão ainda fortemente orientados por uma avaliação cujo principal propósito é classificar os estudantes. Consistente com a literatura da especialidade, tal processo teve apreciação negativa por parte dos acadêmicos. Os resultados evidenciaram o clamor dos estudantes por um ensino dialógico e, com isso, propõe-se refletir sobre a cocriação do processo de avaliação no ensino de Administração, considerando a necessidade de criar condições para a utilização deliberada e sistemática da avaliação formativa.
  • Reinventing assessment and teaching practices in higher education: reflections built on the AVENA project
    Publication . Fernandes, Domingos
    Research reported and discussed in this presentation was developed within a 42- month international research project (2011-2014) involving 36 researchers from four Portuguese and three Brazilian universities. The Project – Avaliação, Ensino e Aprendizagens em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspectivas - has been financed by National Funds through Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) - Foundation for Science and Technology – Project PTDC/CPE-CED/114318/2009. The overall purpose of the project was to describe, to analyse, and to interpret teachers’ teaching and assessment practices in a variety of undergraduate foundational courses of either practical or theoretical/practical nature in each one of the following knowledge domains: Social Sciences, Arts and Humanities, Health Sciences, and Sciences and Technologies. Besides, the project was also aimed at studying teacher and student perceptions on a variety of assessment, teaching, and learning dimensions. This presentation will be based upon the study that was developed within the four Portuguese universities that participated in the investigation. Thus, pedagogical aspects such as the following has been analyzed: a) teaching organization and classroom dynamics; b) teaching and assessment tasks as well as teacher and student roles; c) feedback; and d) utilization of assessments. Data were collected through classroom observations and both teacher and student interviews. Besides, in order to study student’s and teacher’s perceptions, a 45-item questionnaire on teaching, learning, and assessment issues was administered. Results have shown that although different professors shared quite similar pedagogical perspectives, they made use of different teaching and assessment practices. The study also showed that structured classes with clear and well defined purposes; diversified teaching and assessment dynamics; utilization of carefully selected tasks; student active participation in the learning and assessment processes; distribution of high quality feedback; utilization of formative assessment; and utilization of self and combined modes of assessment, are closely related to better student learning, according to both professors and students accounts. Questionnaire results illustrate that teachers and students share the same perceptions concerning many assessment, learning, and teaching issues. However, one could also notice that there are some critical issues on assessment and teaching that clearly divide teacher’s and student’s perceptions. Besides, this research enabled one to come up with some reflections on task nature, student participation, feedback, and quality of learning.
  • Teaching And Assessing In Arts And Humanities Courses: Lessons From Inside The Classrooms Of Four Universities
    Publication . Fernandes, Domingos
    Research reported and discussed in this paper was developed within a wider three-year international research project (2011-2014) involving 36 researchers from four Portuguese and three Brazilian universities (The project has been financed by National Funds through Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) -Foundation for Science and Technology – Project PTDC/CPE-CED/114318/2009.) In the last decades, students have been entering higher education as never before and the European universities have been faced with all sorts of challenges (e.g., quality education for all, student mobility, a growing scarcity of resources). Traditional teaching and assessment practices, mostly based upon the so-called telling paradigm, still predominant in higher education, have been questioned and under pressure to change. Indeed, research have been pointing out that students learn better when they are engaged in the learning processes and when assessment for learning is integral to the organisation and development of teaching (e.g. Biggs, 2006; Black & Wiliam, 2006). As a result, a framework aiming at transforming and improving pedagogy and curricular practices in higher education was formally and politically put forward as a consequence of the so-called Bologna process. Since then, there is a growing body of literature claiming that: a) there is a need for a greater integration of learning, teaching, and assessment; b) more attention should be put on the need to improve higher education teachers’ expertise in the teaching, learning, and assessment domains of knowledge; and c) there is empirical evidence showing that it is possible to improve higher education teachers’ pedagogical practices and students’ learning (e.g. Bryan & Clegg, 2006; Falchicov, 2005; Menges & Austin, 2001). In a literature synthesis of 30 empirical studies developed in a ten-year time span (2000-2009), Fernandes & Fialho (2012) concluded that new and innovative ways to assess students’ learning were related to profound changes in teaching practices. They also inferred that innovative assessment, namely assessment for learning, could only make sense if, for instances, students were provided with quality feedback, were engaged in finding solutions to a variety of tasks, interacted on a regular basis with their colleagues and their teachers, used self-assessments and different forms of “interactive assessments” (e.g., peer assessment, small-group assessment) to regulate their learning, and participated in the processes of curriculum decision-making at the classroom level. These and other results from research on pedagogy in higher education were used as a framework to study teachers’ teaching and assessment practices, an area that still needs further empirical investigation. Therefore, the overall purpose of the project was to describe, to analyse, and to interpret higher education teachers’ teaching and assessment practices in the context of real undergraduate classes. Moreover, the project studied both teachers’ and students’ perceptions on issues of teaching and assessment practices. Consequently, it enabled the establishment of a variety of relationships between what happened in real classes concerning a given issue (e.g., distribution of feedback; assessment tasks; teaching planning; students’ participation) and the overall perceptions of the participants about that same issue. Both teachers and students played a major role in this research endeavour, sharing their perceptions through interviews and questionnaires and welcoming researchers to observe their classes. As a whole, the project enabled research-based qualitative and quantitative analyses and comparisons. This paper emerged from research work that took place within the four Portuguese universities involved in the project and it was limited to the study of teaching and assessment practices in the context of undergraduate programmes of Arts and Humanities (e.g., Art History, Design, Languages and European Literatures, Music, Drawing). The other undergraduate programmes involved in the project were in the domains of Social Sciences, Health Sciences, and Sciences and Technology.
  • Práticas De Avaliação De Docentes De Artes E Humanidades Em Quatro Universidades Portuguesas
    Publication . Fernandes, Domingos
    A pesquisa que se apresenta e discute neste trabalho foi desenvolvida no âmbito de um projeto mais abrangente, com a duração de três anos (2011-2014), envolvendo 36 pesquisadores de quatro universidades portuguesas (Universidades de Lisboa, Coimbra, Évora e Minho) e de três universidades brasileiras (Universidade de São Paulo, Universidade Estadual do Pará e Universidade da Amazônia). A investigação (Projeto PTDC/CPE-CED/114318/2009) foi financiada em Portugal pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O principal propósito deste projeto de pesquisa era descrever, analisar e interpretar práticas de avaliação e de ensino de docentes no contexto de aulas práticas ou teórico-práticas de uma diversidade de unidades curriculares de cursos de graduação. As unidades curriculares selecionadas para observação das aulas eram consideradas estruturantes dos respetivos cursos de graduação que se distribuíam pelos seguintes domínios genéricos do conhecimento: Ciências Sociais, Artes e Humanidades, Ciências da Saúde e Ciências e Tecnologias.
  • Avaliação das aprendizagens nas percepções e práticas de docentes e estudantes de Artes e Humanidades
    Publication . Fernandes, Domingos; Backx, Adriana
    Research has been showing that teachers’ assessment practices are seen more as a technique to grade students rather than a pedagogical process that aims to support in-depth and meaningful learning. In order to come up with detailed descriptions of teachers’ assessment practices, the literature has been calling for the need to develop research based on data collected in real classrooms. On the other hand, it has been acknowledged that there is a complex relationship between teachers’ and students’ perceptions on learning assessment and its practices. Research reported in this paper was guided by the following three main objectives: a) to describe, to analyze and to interpret classroom learning assessment practices; b) to compare teachers’ and students’ perceptions on assessment; and c) to find out relationships between qualitative (intensive) and quantitative (extensive) data. Qualitative, intensive, data were collected at four universities through in-depth interviews with eight Arts and Humanities teachers (two per university), 160 h of classroom observations (20 h per teacher), and interviews with eight groups of students (two groups per university). These data enabled one to produce a total of eight narratives on learning assessment issues that gave rise to a single meta-narrative. Quantitative, extensive, data were collected through a 45-Likert items questionnaire, 15 of which were directly related to learning assessment. A descriptive analysis of these data was performed and Homogeneity Analysis (HOMALS) was used in order to identify the variables that most differentiate teachers’ and students’ perceptions on assessment issues. Research results showed that teachers’ assessment practices ranged from those that were oriented to support learning and to those whose only purpose was to grade students’ learning. Homogeneity analysis (HOMALS) allowed one to identify those variables that best discriminate teachers’ and students’ perceptions. Moreover, it contributed to establish relationships between extensive and intensive data.
  • Avaliações externas e melhoria das aprendizagens dos alunos: questões críticas de uma relação (im)possível
    Publication . Fernandes, Domingos
    Os esforços de investigação empreendidos nas últimas décadas no domínio das avaliações externas das aprendizagens dos alunos, mostram que é difícil estabelecer relações de causa e efeito, ou mesmo estabelecer correlações significativas, entre os sistemas de exames e a melhoria da qualidade dos sistemas educativos. Apesar disso, na generalidade dos países do mundo e por uma diversidade de razões (e.g., políticas, ideológicas, culturais, simbólicas), as avaliações externas sempre desempenharam e continuam a desempenhar um papel significativo nas políticas públicas de educação. Talvez porque a teoria que fundamenta a sua utilização para reformar e melhorar os sistemas educativos seja persuasiva, convincente e politicamente poderosa. E isto porque, em geral, há uma predisposição quase natural por parte das sociedades para associarem as avaliações externas à exigência, ao rigor e, em última análise, à garantia de qualidade dos sistemas de ensino. Talvez porque, numa diversidade de sectores das sociedades, inclusive no académico, se considere que os sistemas de avaliação externa apresentam vantagens que podem compensar as suas reconhecidas desvantagens. Mas também porque tais sistemas são mais baratos do que os que investem deliberada e abertamente em programas sistemáticos de apoio e de formação às escolas e aos professores. Seria ingénuo considerar-se que, em si mesmas, as avaliações externas são boas ou são más. De facto, a utilização que delas se faz, assim como os seus propósitos e as suas relações com as avaliações internas e com o currículo, é que, em muito boa medida, poderão determinar o seu real significado e o seu real impacto, nomeadamente no que se refere à melhoria dos sistemas educativos. Ou seja, no que se refere às suas relações com a melhoria da qualidade do ensino dos professores e das aprendizagens das crianças e dos jovens. Seria igualmente ingénuo pensar-se que as avaliações internas, da responsabilidade exclusiva dos professores e das escolas, são, por si sós, a garantia da qualidade que se almeja para os sistemas educativos. Portugal é, a este propósito, um excelente exemplo de que as avaliações internas, por si sós, não são a panaceia que permite melhorar a educação e a formação dos estudantes. Na verdade, durante largos anos a avaliação interna predominou (e ainda predomina) fortemente no nosso sistema educativo, chegando a ser exclusiva em todo o ensino básico, e nem por isso deixámos de ter taxas de retenção sem qualquer paralelo no contexto europeu (Fernandes, 2007,2009). Ou seja, supostamente, os alunos não aprendiam o que eram supostos aprender. Note-se que ainda hoje, apesar da introdução de exames nacionais a Matemática e a Língua Portuguesa nos anos terminais de cada um dos três ciclos do ensino básico, a avaliação interna ainda é claramente predominante no nosso sistema de ensino. Como é óbvio, não é qualquer avaliação interna que permite apoiar os alunos nos seus processos de aprendizagem e a investigação tem mostrado dificuldades das escolas e dos professores para desenvolverem práticas de avaliação consistentes com aquele propósito fundamental; a ação política, por seu lado, não tem em geral, sido orientada para ajudar a superar tais dificuldades. Além do mais, são igualmente conhecidos outros problemas relacionados com as avaliações internas como é o caso da sua consistência, da sua validade e da sua própria credibilidade (e.g., Black e Wiliam, 2006; Stobart, 2006). No que se refere às avaliações externas, como se verá mais adiante, há também problemas bem identificados que podem questionar a credibilidade que, em geral, lhe é atribuída pela sociedade. A ideia de que podemos ter melhores sistemas educativos, isto é, onde todos os estudantes possam aprender melhor e com mais significado, continua a orientar os esforços de investigadores, professores e outros profissionais da educação e da formação. Mas também os esforços de agentes políticos, de governantes e de uma grande diversidade de organizações/instituições e de cidadãos indiferenciados. E essa ideia traz normalmente associada a existência de sistemas de avaliação externa, mais ou menos preponderantes, mais ou menos articulados com a avaliação interna, mais ou menos decisivos para o progresso académico dos estudantes. A questão que se poderá formular, apesar de todas as reconhecidas dificuldades, é a de saber se é possível termos sistemas de avaliação externa que contribuam para que todos os alunos possam aprender mais e, sobretudo, melhor, com mais significado. Associada a esta questão surgem normalmente muitas outras tais como a de saber se é possível termos sistemas de avaliação externa que não excluam certos grupos, com determinadas caraterísticas sociais e económicas ou outras e se as avaliações externas podem integrar sistemas mais inteligentes que as articulem melhor com as avaliações internas. Foi a partir das considerações acima explicitadas que organizei este trabalho, explorando teoricamente a possibilidade da complementaridade das avaliações internas e externas e produzindo reflexões e recomendações para que estas últimas possam ser mais adequadas e mais relacionadas com a melhoria das aprendizagens dos estudantes e da qualidade dos sistemas educativos.
  • Para um Discernimento das Relações entre Avaliação, Ética e Política
    Publication . Domingos, Fernandes
    Seja qual for a perspectiva ou ênfase de cada avaliação, a verdade é que todos os esforços devem ser empreendidos para que ela seja desenvolvida com imparcialidade. Isto significa que os avaliadores têm que encontrar os procedimentos adequados para evitar que os seus sistemas de conceções e de valores, as suas ideologias e visões do mundo enviesem de forma mais ou menos grosseira as realidades. Simons (2006) refere mesmo que os avaliadores têm que desenvolver o seu trabalho com independência em relação às medidas de materialização das políticas (policies) e aos respetivos objetos (e.g., programas, projetos, currículos). E é também neste contexto que, de acordo com aquela autora, podem surgir dilemas éticos e, assim acontecendo, compete aos avaliadores garantir que as avaliações sejam eticamente irrepreensíveis ou, pelo menos, defensáveis. Estas são, com certeza, condições indispensáveis para que qualquer avaliação possa ter credibilidade perante todos aqueles que, de algum modo, estejam interessados nela ou possam por ela ser afetados. Na verdade, e de acordo com House (2000), a credibilidade, a plausibilidade e a utilidade social são conceitos-chave para um domínio que, à partida, não produz resultados certos como é o caso da avaliação. Por isso estes conceitos são relevantes e, como parece ser óbvio, não podem dispensar reflexões relativamente aos fundamentos morais, éticos e políticos da avaliação. Cabe aqui referir que são precisamente as dimensões valorativas, éticas e políticas da avaliação que mais têm contribuído para dificultar o seu reconhecimento como disciplina científica, apesar de poder ser escrutinada e analisada com base em critérios normalmente utilizados em ciência. Foi tendo em conta reflexões do tipo das que se acabaram de expor que defini como principal propósito deste trabalho discernir e discutir relações entre Avaliação, Ética e Política como forma de suscitar reflexões sobre questões teóricas e práticas que, de modo mais ou menos explícito ou evidente, são inerentes a qualquer processo de avaliação. Assim, serão equacionadas e discutidas questões relacionadas com fundamentos da avaliação, da política e da ética e com a inevitabilidade das relações entre estes três domínios do conhecimento no desenvolvimento de qualquer processo de avaliação.
  • Dez anos de investigação em avaliação das aprendizagens (2001-2010): uma síntese de teses de doutoramento
    Publication . Fernandes, Domingos; Gaspar, Andreia
    Este trabalho integra-se numa linha de pesquisa cujo propósito é produzir sínteses do que, no domínio da avaliação das aprendizagens, se vai realizando em Portugal. A relevância de sintetizar literatura, resulta da escassez de investigações que integrem os seus resultados para construir conhecimento. Assim, sintetizaram-se conteúdos de oito teses de doutoramento, concluídas entre 2001 e 2010 em universidades portuguesas, cujo objeto de pesquisa era a avaliação das aprendizagens em contextos do ensino não superior. Uma análise de literatura sobre avaliação das aprendizagens permitiu identificar alguns dos temas mais discutidos neste domínio do conhecimento (e.g. avaliação formativa e avaliação sumativa; auto e heteroavaliação; feedback; participação dos alunos) e linhas de orientação que permitissem produzir uma reflexão sistematizada sobre o conteúdo das teses e não uma mera revisão de literatura. Assim, o propósito deste trabalho foi identificar os problemas e questões selecionados pelos investigadores, as suas opções metodológicas e as suas conclusões para, a partir daí, produzir uma síntese da investigação realizada no âmbito das teses analisadas.Para cada tese foram construídas sínteses verticais e horizontais, a partir da descrição e análise de cada um dos temas referidos, e uma síntese integrada global. Foi possível elaborar conclusões tais como: a) a maioria da investigação realizada baseou-se no estudo de conceções e práticas de professores; b) foram poucas as investigações em que se observaram práticas no contexto da sala de aula; c) a maioria das teses utilizou essencialmente abordagens qualitativas na recolha e análise de dados. Os investigadores abordaram alguns dos temas identificados na literatura, com relevo para questões relacionadas com a avaliação formativa. Apesar dos progressos alcançados em relação a décadas anteriores, discutem-se fragilidades que caraterizam a produção teórica em avaliação das aprendizagens.
  • Towards a Critical Analysis of Curricular Practices of Eight Higher Education Teachers
    Publication . Fernandes, Domingos
    It has been argued that most curricular practices in higher education settings are still strongly based upon the so-called telling paradigm rather than some sort of interactive or socializing way to foster better teaching and better learning. Besides, assessment practices are quite often oriented to grade students instead of being a means to engage them in deeper and more meaningful learning. At the same time, it is generally acknowledged that there is a need for studies that are based on stronger empirical data, collected in real classroom settings. In fact, it has been stated that without studies such as those one cannot get thorough descriptions of how one teaches, assesses, and learns in higher education classrooms. Putting it in another way: one cannot come up with credible statements on higher education curricular practices. Research reported in this paper was aimed at describing, analysing, and interpreting eight higher education teachers’ curricular practices within undergraduate courses of four knowledge domains: Arts and Humanities, Sciences and Technologies, Health Sciences, and Social Sciences. In particular, the study dealt with issues such as: a) teaching planning and organization; b) feedback nature, frequency, and distribution; c) classroom dynamics; d) teacher and student roles; e) tasks, resources, and materials used in class; f) class structure and time management; g) nature and dynamics of assessment; and h) student participation. For the purposes of the investigation reported in this paper, data were collected through classroom observations of eight volunteer teachers (two for each knowledge domain), interviews with each one of these teachers and with eight groups students as well. The study makes a discussion of teachers’ curricular practices while teaching courses in each one of the four mentioned knowledge domains. As a result, some policy, practical, theoretical, and methodological issues that could be taken into account when one thinks about new and innovative approaches to curriculum studies and curriculum theory are presented and discussed.