FPCE-UOE-PAEFA- Artigos em Revistas Internacionais
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Recent Submissions
- Experiência e formação experiencial: a especificidade dos adquiridos experienciaisPublication . Cavaco, CarmenEste artigo tem por objetivo sistematizar e analisar possíveis respostas a indagações relacionadas à experiência e à formação experiencial. A síntese e a análise desenvolvidas são orientadas por quatro questões. O que é a experiência? A experiência é formativa? Como se processa a formação experiencial? Que difi culdades estão inerentes ao estudo dos adquiridos experienciais? A emergência de políticas e práticas fundamentadas na valorização da experiência e no reconhecimento dos adquiridos experienciais contribuíram para que a questão da experiência surgisse no domínio público, registando-se uma tendência de naturalização que, progressivamente, difi culta a análise crítica destas novas práticas sociais. A investigação neste domínio revela-se imprescindível para a compreensão dos processos de formação experiencial e para consolidação de práticas de reconhecimento de adquiridos, mas também é marcada pela complexidade e especifi cidade do objeto de estudo.
- A presença espanhola na imprensa pedagógica portuguesa: o caso da Revista Escolar, 1921-1935Publication . Carvalho, Luís Miguel
- Orientation des objectifs et participation à des activités sportivesPublication . Ledent, Maryse; Telama, Risto; Cloes, Marc; Carvalho, Luís Miguel; Almond, Len; Piéron, Maurice
- A construção do conhecimento pedagógico e os seus especialistas: linhas de trabalho para uma investigação histórica e comparada sobre revistas de ensinoPublication . Carvalho, Luís MiguelEste artigo procura desenvolver um conjunto de linhas de orientação para uma investigação histórica comparada sobre a produção, a circulação e a apropriação do conhecimento pedagógico especializado e a concomitante emergência dos seus especialistas (entre 1920 e 1935). As revistas pedagógicas, que são a fonte principal da pesquisa, são tomadas como veículos da difusão e negociação desse discurso especializado. A primeira parte do artigo concentra-se em três tópicos: a relação pedagogia científica, Estado e escola de massas; a participação das revistas na circulação de modelos de modernização; o papel das revistas na construção política do saber especializado. A segunda parte do artigo enquadra estas linhas de inquirição num exercício sobre o uso crítico das propostas sobre a difusão global de modelos estandardizados de organização educacional.
- Mens Agitat Molem: The Pedagogical Congresses of the Liga Nacional de Instrução (Lisbon, 1908–1914)Publication . Carvalho, Luís Miguel; Fernandes, Ana LúciaIn this article the authors develop an exploratory analysis of the Portuguese “Liga Nacional de Instrução”, founded in 1907, and its four “Pedagogical Congresses”, which took place in Lisbon between 1908 and 1914. The main sources of study are the four volumes of the congresses, which include the reports presented at the congresses and the summaries of debates, and other periodical publications of the “Liga”. The “Liga Nacional de Instrução” and the congresses as organizational infrastructures, which provide “social substrata” for the development of educational knowledge in Portugal, are described and analysed. Questions are addressed related to their intellectual and political contexts, as well as to the networks that sustain them. The “League” and the “Congresses” are described and analysed as spaces of confluence, dispute and coordination of different interests and actors (such as teachers, teacher trainers, national and local school administrators, school physicians and other “researchers”, politicians and laypersons). In this article the authors seek to characterise the congresses regarding their structure and participants (roles, disciplinary and institutional origins). However, attention is also paid to their contents. Therefore, the reports and debates on school hygiene – one of the main themes of all the congresses – are analysed, and particularly the strategic dimension of science presentation. This allows us to see the efforts of those who put most stock in scientific reason to legitimize socially and politically the indispensable nature of their “solutions” and establish an order in the educational terrain.
- PISA: un instrument de régulation pour relier des mondePublication . Barroso, José João; Carvalho, Luís Miguel
- Educational Journals and Worldwide Circulation of Pedagogical Knowledge: Brazil and Portugal (1921–1935)Publication . Cordeiro, Jaime Francisco Parreira; Carvalho, Luís Miguel
- O Senhor Director: fragmentos de uma história de actores e práticas escolares em PortugalPublication . Carvalho, Luís MiguelEste artigo procura analisar a trajectória das orientações e das práticas de administração de um director de uma escola portuguesa, entre meados de 1950 e de 1970. Por meio dela igualmente se pretende aumentar a compreensão de um conjunto de circunstâncias, processos e significados que marcaram, nesse período, a própria trajectória do sistema educativo escolar em Portugal, particularmente a que diz respeito ao alargamento da escolaridade obrigatória e à unificação dos estudos pós-primários. O texto articula seis fragmentos de uma investigação de maior escala que tomou a forma de um estudo de caso histórico-organizacional, e na qual se concretizou a história de um grupo de professores de uma disciplina escolar. As narrativas que se apresentam resultam do recurso a fontes de evidência orais (entrevistas) e escritas (documentos oficiais, imprensa pedagógica, documentos pessoais de professores, documentos do arquivo do estabelecimento escolar). Os fragmentos que aqui se apresentam e que ganham unidade em torno da figura do director resultam também do uso de matrizes micropolíticas para a análise do quotidiano escolar, razão pela qual neles se enfatizam fenómenos ligados quer à coordenação quer à disputa ao redor de interesses ideológicos e materiais, bem como às estratégias empregues na ampliação ou defesa de margens de autonomia no controlo do trabalho de administração de estabelecimentos escolares. Sobressaem, por isso, os processos que guindaram uma escola e um director ao estatuto de singulares e modelos, no âmbito da rede escolar portuguesa de então.
- Aspectos da imprensa periódica educacional em Lisboa e no Rio de Janeiro (1921-1963)Publication . Fernandes, Ana Lúcia Cunha; Xavier, Libânia Nacif; Carvalho, Luís MiguelO texto prepõe-se a apresentar a perspectiva orientadora e os primeiros resultados do subprojecto “Imprensa Periódica Educacional em Lisboa e no Rio de Janeiro entre 11870 e 1960”, que visa levantar e analisar, numa perspectiva histórico-comparada, os periódicos destinados aos professores produzidos ao longo do período. Busca-se perceber de que maneira o conhecimento pedagógico, enquanto fundamentação teórica e afirmação de um corpo de conhecimentos necessários ao desempenho da profissão, interfere no processo de profissionalização docente. Parte-se da compreensão de que uma das vertentes por meio das quias tal conhecimento pode ser analisado se refere ao papel desempenhado pela imprensa pedagógica, enquanto produto de estratégias editoriais dirigidas aos professores e desempenhando um papel crucial na circulação e na produção de saberes ligados à educação.
- Governando a educação pelo espelho do peritoPublication . Carvalho, Luís MiguelEste artigo analisa o Programme for International Student Assessment (PISA), desenvolvido sob a égide da OCDE, como um instrumento baseado e gerador de conhecimento que participa na coordenação da acção pública no sector educativo. O texto retoma as análises desenvolvidas numa pesquisa sobre a fabricação supranacional do Programa PISA, realizada no âmbito de um projecto de investigação europeu acerca do pepel do conhecimento nas políticas públicas de educação e saúde na Europa – Knowandpol. Equacionando o PISA – em suas actividades de inquirição, organização e publicação – como um complexo processo de construção de um espaço de regulação política transnacional, o artigo analisa os elementos cognitivos e normativos do instrumento relacionados com a definição da “realidade educacional”, com a determinação das formas “apropriadas” ao seu governo, e com a produção de conhecimento para a política.
