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DDCV - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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  • Arquitectura e cinema
    Publication . Serrano, Inês Domingues; Mesquita, Marieta de Morais Dá; Rodrigues, Maria João Madeira, (coorientador)
    Neste trabalho procurou—se construir um espaço entre duas disciplinas: a arquitectura e o cinema. Revelando uma cumplicidade inesperada, o cinema submerge nos ritmos da cidade, tornando—os visíveis. Ä cidade como cenário mutável, de estratos cumulativos de memórias e vestígios materiais dos gestos, dos tempos que a vão construindo. O cinema descobre esse território de utopias e apropria—se dos seus desejos materializando—os no suporte fugaz das imagens, do falso movimento que projecta a realidade num devir. Através da análise de filmografia, estabeleceram—se paralelismos com a cidade Moderna; assumindo uma relação simbiótica com as dinâmicas da cidade, o olho da câmara é comovido pelo impacto dessa realidade, restituindo, num espaço ilusório, a sua ordem invisível. Um espaço urbano que flutua por um mundo de imagens imateriais, espaço fictício e tecnificado. Habitamos num cenário fixo embora procuremos um espaço fugaz, em trânsito. A arquitectura vive aprisionada entre a imagem e a sua materialidade, entre a ilusão e a realidade. Entre a ideia e o "desejo de ser da forma". É nesse espaço heterotópico entre o sonho e a realidade que o cinema opera construindo num espaço verossímil a cidade impossível.
  • Luz, cor e matéria como elementos qualificadores em reabilitação
    Publication . Veloso, Joana Rousseau Pereira; Pernão, João Nuno Carvalho
    O presente Projeto Final de Mestrado inserida no tema “Construir a Contemporaneidade sobre um Passado Industrial” com intervenção na Manutenção Militar em Lisboa, consiste no desenvolver de um projeto com enquadramento tórico. Pretende incrementar programas que reformulem a área de intervenção de modo a criar soluções habitacionais, sociais e culturais que respeitem a pré-existência. Dentro do conjunto Manutenção Miliar, foi proposta a intervenção aprofundada nos dois edifícios considerados principais: Antigo Convento e Residências. Adotando um discurso critico que aponta um novo olhar sobre aquilo que consideramos reabilitar e preservar, desenvolve-se um método de intervenção focado na utilização dos principais elementos presentes na arquitetura: luz, cor e matéria. A base da presente solução é o estudo aprofundado dos elementos acima referidos e o modo como estes enriquecem a experiência de habitar o espaço. Procuramos demonstrar que estes, apesar de parecerem inertes em relação à elaboração do projeto, conferem ao mesmo a sua total valorização.
  • Design de comunicação e literacia visual
    Publication . Agostinho, Maria Raquel de Sousa Santos; Brandão, João Aranda; Rolo, Elisabete, co-orientador
  • A paisagem natural como elemento reestruturador urbano
    Publication . Nabais, Ana Rita Martins; Costa, João Pedro Teixeira de Abreu
  • Desenvolvimento de um kit de apoio a crianças com perturbações do espetro autista
    Publication . Barbosa, Maria Carolina de Oliveira; Santos, Teresa Michele
    A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma patologia que existe independente da raça, etnia, classe social ou condição cultural. A maioria dos sujeitos com esta patologia apresenta distúrbios na linguagem, comportamentos estereotipados, e inabilidade de interação social. Dentro deste espetro, também existem casos em que as crianças desenvolvem a linguagem. Porém, a simples presença de palavras não garante a qualidade do desenvolvimento da comunicação. Posto isto, mesmo na presença da fala, é preciso caracterizar o desenvolvimento das habilidades sociais, da exploração de objetos e da aptidão para atividades lúdicas. Com base nesta problemática e fazendo recurso a uma metodologia mista, intervencionista e não intervencionista, de base qualitativa, realizou-se uma investigação que incide no desenvolvimento de um projeto assente nas limitações e dificuldades de crianças com a Perturbação do Espectro Autista . Foi realizado um conjunto de objetos, que englobam componentes que pretendem estimular capacidades cognitivas que não se encontram desenvolvidas nestas crianças, adequados à utilização em contexto familiar. Criou-se um produto que promove a interação social entre pais e crianças detentoras de Perturbação do Espetro Autista, reforçando laços emocionais. Paralelamente, este projeto, tem a capacidade de servir como material de apoio a consulta. Como metodologia recorreu-se à recolha de dados, à comparação e cruzamento de informação nas áreas de Design e da Perturbação do Espetro Autista, e à consulta de um grupo de amostra de especialistas que, a partir de questionários e entrevistas, deram um contributo fundamental no desenvolvimento da presente investigação. Após a realização de uma avaliação do produto desenvolvido, com especialistas na área de psicologia, foi concluído que o projeto se revela um contributo para a área de design de comunicação e da PEA. Considera-se ainda, que o kit, pode ser implementado em contexto real demonstrando ser um material de apoio versátil em contexto de consulta.
  • Plano estratégico
    Publication . Alves, Joana Adão Bettencourt Patricio; Brandão, João Aranda
  • Ansiedade na infância
    Publication . Franco, Ana Catarina Roque da Silva; Cabral, Teresa Olazabal
    As crianças com transtorno de ansiedade sentem uma constante tensão que pode ser causada por inúmeras situações do quotidiano. Este é um distúrbio que provoca grandes alterações emocionais, manifestando medos e preocupações exageradas e irracionais, em diversas situações das suas vidas. Na maioria das ocorrências, o transtorno surge num processo insidioso. Deste modo, os pais apresentam alguma dificuldade em precisar o começo do distúrbio, o que os leva à procura de ajuda especializada já numa fase em que o quadro se encontra agravado e intolerável. Pretende-se com a presente investigação, contribuir para o combate à ansiedade na infância, através de um objeto impresso lúdico e interativo, com a finalidade de auxiliar pais e crianças na tomada de consciência deste distúrbio psicológico, com o auxílio de pistas e métodos dinâmicos, atenuando o seu sofrimento. Através de uma metodologia de natureza mista, intervencionista e não- intervencionista de base qualitativa, apoiadas na revisão literária e investigação ativa, criaram- se bases sólidas, estruturadas e sistematizadas para o sucesso e viabilidade da investigação. Recorrendo previamente a uma abordagem teórica, foi imprescindível estudar a importância do design gráfico no seu todo, como meio de resolução de problemas de comunicação para um público-alvo, bem como, o design do livro centrado no utilizador, a interação e participação do mesmo e, ainda, a ilustração do livro infantil. Procedeu-se a um estudo preliminar, onde foram analisados casos já existentes, a partir dos quais foram identificados os requisitos necessários ao desenvolvimento do projeto prático. O projeto consiste na criação de um livro de cariz informativo e interativo com o intuito de aliviar o problema da ansiedade na criança, ajudando-a a exteriorizar os sentimentos e os efeitos que a ansiedade lhe provoca e, em simultâneo, ajudando-a a encontrar meios para amenizar o problema. Para além disto, o livro pretende também auxiliar os pais a reforçar os laços com os filhos que sofrem deste distúrbio Este trabalho passou por uma fase de validação com profissionais especializados tanto na área pedagógica como na vertente da psicologia e foi também submetido a estudos de usabilidade com o público-alvo para a melhoria do resultado final.
  • Lettering na arquitetura em Lisboa
    Publication . Cravinho, Carolina Isabel Moacho; Cabral, Teresa de Jesus de Olazabal
    O presente trabalho “Lettering na Arquitetura em Lisboa entre finais do século XIX e meados do século XX”, procura refletir sobre os diferentes estilos, criações e abordagens tecnológicas dos desenhos de letras aplicados nas fachadas dos edifícios, de forma a avaliar a contextualização histórica existente através da interpretação e análise dos letterings utilizados. O lettering na arquitetura ajuda também a identificar a função dos edifícios, contribuindo para a orientação dos cidadãos e acrescentando valor visual ao espaço urbano. A cidade está repleta de mensagens e identificações que constroem a sua identidade cultural e o seu património, ajudando a criar o lugar e a relação do público com esse local.