Browsing by Issue Date, starting with "2008-04"
Now showing 1 - 10 of 37
Results Per Page
Sort Options
- Mudança : representações dos actores empresariais na região da MadeiraPublication . Rodrigues, Ricardo Fabrício; Kovács, Ilona
- A participação feminina no mercado de trabalho e o papel da política social : o caso de Portugal no contexto da Europa do SulPublication . Damião, Sónia Patrícia Antunes; Casaca, Sara FalcãoA presente investigação tem como objectivo compreender o papel dos Estados- Providência na promoção do emprego feminino nos países da Europa do Sul. Portugal exibe uma elevada participação feminina na esfera laboral, quando comparado com Espanha, Itália ou Grécia, países com os quais partilha muitas das características dos Estados-Providência. Com este trabalho procurámos perceber de que forma diferentes rumos e abordagens no domínio das políticas de conciliação do trabalho e da vida familiar, podem gerar dinâmicas e padrões distintos da participação das mulheres no mercado de trabalho. Através da análise de indicadores estatísticos, de fontes nacionais e internacionais, posteriores à adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia, tentámos estabelecer uma comparação entre a situação de Portugal e dos restantes países da Europa do Sul no que respeita às características da participação das mulheres no mercado de trabalho, bem como no que concerne aos serviços formais de cuidados às crianças, licenças parentais e outras medidas de conciliação do trabalho e da vida familiar. A presente investigação permitiu-nos constatar que Portugal apresenta, no contexto dos países da Europa do Sul, um nível de provisão de serviços de cuidados às crianças até 3 anos mais elevado, bem como um conjunto de soluções de licenças mais inovador, no sentido em que incentiva uma partilha mais igualitária das responsabilidades familiares entre homens e mulheres, em especial quando comparado com a Itália e a Grécia. Ainda assim, e face ao padrão intensivo de participação e às assimetrias baseadas no género verificadas no mercado de trabalho, as políticas de conciliação estão longe de serem suficientes para colmatar as necessidades das mulheres e homens trabalhadores.
- Inovação ou desperdício: como abordar a renovação dos SI/TIPublication . Roxo, Carlos Joaquim da Anunciação; Reis, António Palma dosOs SI/TI nas organizações usam cada vez mais os projectos para executarem saltos qualitativos no seu desempenho. Como todos os processos de mudança, existem elementos que pela sua especificidade são mais relevantes que outros, o que os toma altamente potenciadores do sucesso. A impossibilidade de se abranger todas as variáveis que garantam o sucesso, é algo que produz dificuldades acrescidas no problema que nos propomos analisar, deste modo o carácter aleatório existente em todos estes processos, nunca permite que dois projectos tenham características iguais. Toda esta problemática, quando transposta para projectos de SI/TI cresce exponencialmente, este tipo de projectos são na sua maioria muito abrangentes, e transversais a toda Organização, o que se repercute a todos os níveis da organização, fazendo com que o projecto apresente grande visibilidade organizacional. Este trabalho tem por base o princípio, que o resultado de um projecto está directamente relacionado, com a motivação que o despoletou dentro da organização. Para validar essa premissa, utiliza-se um conjunto de variáveis bem identificadas pela gestão, que se assumem como elementos potenciadores do sucesso do projecto. Este trabalho tem origem em entrevistas que resultaram em informação obtida pela recolha e tratamento desses dados, feitas a elementos de equipas de projectos, e que procuram encontrar respostas para as questões levantadas.
- “Deus existe, com efeito, para si próprio; mas Deus está enganado.” A Ilusão de Deus em Fernando PessoaPublication . Borges, PauloPretende-se surpreender algumas das linhas principais do pensamento de Fernando Pessoa a partir do comentário de três textos curtos mas fundamentais e da afirmação: “Deus existe, com efeito, para si próprio; mas Deus está enganado”. Partindo da visão de uma indeterminação ou fundo sem fundo primordial, que só negando-se ou sendo negado se manifesta na multiplicidade de níveis e formas do universo das determinações ontognosiológicas, numa “ilusão” / “criação” geradora de todos os modos de ser e consciência, incluindo os da consciência de si humana e divina, Pessoa pensa e propõe a libertação disso numa des-ilusão iniciática que consiste no desvelamento da “Vida”-“consciência” incriada e encoberta na sua própria manifestação. Tal iniciação é o “caminho da Serpente”, entendido como o processo do espírito que assume, experimenta e compreende todas as possibilidades de entificação – eu, mundo e Deus – ao mesmo tempo que as nega e se nega, devolvendo-se à indeterminação primordial e inalterável.
- O envolvimento dos encarregados de educação na escolaPublication . Ferreira, Maria Teresa de Sousa Costa de Jesus
- Evolución, rupturas y contramarchas en el constructivismo kantiano de John RawlsPublication . Fraga, Fernando ArandaA partir de la publicación de un artículo en el que expone su noción constructivista de la moral (1980), Rawls comienza – al menos en forma declarada – a separarse de Kant, uno de sus principales mentores hasta entonces, especialmente respecto de aquella primera adhesión original efectuada en A Theory of Justice. Al mismo tiempo proclama sus simpatías conceptuales con la filosofía política de John Dewey. Para llevar a cabo este microproyecto de explicitación de los cambios que ha sufrido su teoría, echa mano del recurso argumental acerca de las diversas variantes que, según Rawls, existen del constructivismo. A partir de la nueva versión que ensaya de su constructivismo moral, iniciará su abandono del kantismo estricto que en los años setenta comenzaron a criticarle las primeras voces comunitaristas.
- Os apelos ao medo nas campanhas de prevenção rodoviária: as reacções dos jovens universitáriosPublication . Almeida, Íris Rosa Soares de; Gomes, Jorge Filipe da Silva
- Sob a superfície: o papel da improvisação no contexto organizacional da prática médicaPublication . Batista, Maria da Graça Câmara; Cunha, Miguel Pina eConsiderando a improvisação como a reutilização dos procedimentos e do conhecimento dos membros organizacionais de modo a permitir uma capacidade de resposta adequada às especificidades da situação, estudou-se o cenário médico-hospitalar para testar as condições da sua activação e utilização. Através dos modelos extraídos da análise dos dados foram identificados dois níveis de utilização das rotinas estabelecidas: (1) a face visível que acomoda as exigfências do conceito; (2) a face improvisacional através da qual as características da actividade são inseridas no desempenho. Desta forma, contrastando com a maior parte das referências na literatura, este estudo indutivo revelou que a presença de uma memória organizacional procedimental vasta não restringe a improvisação, e permite que um sistema amplamente burocrático produza respostas flexíveis. A utilização da Grounded Theory expandiu a questão da investigação de modo a englobar as diferenças comportamentais entre peritos e novatos relativas ao uso da improvisação. Foi possível confirmar a necessidade da existência de um conjunto de recursos, como a experiência e a intuição, na activação de comportamento improvisados.
- The feeling of what happens and animal minds. A critical analysis of Hauser’s wild mindsPublication . Correia, Carlos JoãoIn this paper, I intend to dispute Marc Hauser’s thesis, sustained in Wild Minds. What animals Really Think (2000), that we must abandon the question of whether animals have a feeling of themselves, replacing it for an objective and scientific analysis capable of disclosing the extraordinary similitude between different mental procedures animals undergo when they face common challenges.