Browsing by Issue Date, starting with "2008-04"
Now showing 1 - 10 of 37
Results Per Page
Sort Options
- The effects of households’ and firms’ borrowing constraints on economic growthPublication . Pereira, Maria da Conceição CostaThis paper considers an endogenous growth model with asymmetric information between lenders and borrowers, that leads to credit-rationing a proportion of borrowers. However, in contrast to the existing literature, in this model, both firms and consumers face borrowing constraints. Nonetheless, the borrowing constraints facing a firm and those encountered by a consumer have opposing effects on growth. Relaxing borrowing constraints on firms is growth- promoting, as more funds become available for productive investment. In contrast, relaxing borrowing constraints facing consumers has a detrimental effect, as funds are diverted from productive investment to consumption. Such an adverse effect may offset the externality effect present in the production function that would otherwise ensure perpetual growth. Furthermore, it is shown that the interaction between households’ and firms’ borrowing constraints may give rise to endogenous cycles.
- Mudança : representações dos actores empresariais na região da MadeiraPublication . Rodrigues, Ricardo Fabrício; Kovács, Ilona
- A participação feminina no mercado de trabalho e o papel da política social : o caso de Portugal no contexto da Europa do SulPublication . Damião, Sónia Patrícia Antunes; Casaca, Sara FalcãoA presente investigação tem como objectivo compreender o papel dos Estados- Providência na promoção do emprego feminino nos países da Europa do Sul. Portugal exibe uma elevada participação feminina na esfera laboral, quando comparado com Espanha, Itália ou Grécia, países com os quais partilha muitas das características dos Estados-Providência. Com este trabalho procurámos perceber de que forma diferentes rumos e abordagens no domínio das políticas de conciliação do trabalho e da vida familiar, podem gerar dinâmicas e padrões distintos da participação das mulheres no mercado de trabalho. Através da análise de indicadores estatísticos, de fontes nacionais e internacionais, posteriores à adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia, tentámos estabelecer uma comparação entre a situação de Portugal e dos restantes países da Europa do Sul no que respeita às características da participação das mulheres no mercado de trabalho, bem como no que concerne aos serviços formais de cuidados às crianças, licenças parentais e outras medidas de conciliação do trabalho e da vida familiar. A presente investigação permitiu-nos constatar que Portugal apresenta, no contexto dos países da Europa do Sul, um nível de provisão de serviços de cuidados às crianças até 3 anos mais elevado, bem como um conjunto de soluções de licenças mais inovador, no sentido em que incentiva uma partilha mais igualitária das responsabilidades familiares entre homens e mulheres, em especial quando comparado com a Itália e a Grécia. Ainda assim, e face ao padrão intensivo de participação e às assimetrias baseadas no género verificadas no mercado de trabalho, as políticas de conciliação estão longe de serem suficientes para colmatar as necessidades das mulheres e homens trabalhadores.
- Inovação ou desperdício: como abordar a renovação dos SI/TIPublication . Roxo, Carlos Joaquim da Anunciação; Reis, António Palma dosOs SI/TI nas organizações usam cada vez mais os projectos para executarem saltos qualitativos no seu desempenho. Como todos os processos de mudança, existem elementos que pela sua especificidade são mais relevantes que outros, o que os toma altamente potenciadores do sucesso. A impossibilidade de se abranger todas as variáveis que garantam o sucesso, é algo que produz dificuldades acrescidas no problema que nos propomos analisar, deste modo o carácter aleatório existente em todos estes processos, nunca permite que dois projectos tenham características iguais. Toda esta problemática, quando transposta para projectos de SI/TI cresce exponencialmente, este tipo de projectos são na sua maioria muito abrangentes, e transversais a toda Organização, o que se repercute a todos os níveis da organização, fazendo com que o projecto apresente grande visibilidade organizacional. Este trabalho tem por base o princípio, que o resultado de um projecto está directamente relacionado, com a motivação que o despoletou dentro da organização. Para validar essa premissa, utiliza-se um conjunto de variáveis bem identificadas pela gestão, que se assumem como elementos potenciadores do sucesso do projecto. Este trabalho tem origem em entrevistas que resultaram em informação obtida pela recolha e tratamento desses dados, feitas a elementos de equipas de projectos, e que procuram encontrar respostas para as questões levantadas.
- O envolvimento dos encarregados de educação na escolaPublication . Ferreira, Maria Teresa de Sousa Costa de Jesus
- Os apelos ao medo nas campanhas de prevenção rodoviária: as reacções dos jovens universitáriosPublication . Almeida, Íris Rosa Soares de; Gomes, Jorge Filipe da Silva
- Sob a superfície: o papel da improvisação no contexto organizacional da prática médicaPublication . Batista, Maria da Graça Câmara; Cunha, Miguel Pina eConsiderando a improvisação como a reutilização dos procedimentos e do conhecimento dos membros organizacionais de modo a permitir uma capacidade de resposta adequada às especificidades da situação, estudou-se o cenário médico-hospitalar para testar as condições da sua activação e utilização. Através dos modelos extraídos da análise dos dados foram identificados dois níveis de utilização das rotinas estabelecidas: (1) a face visível que acomoda as exigfências do conceito; (2) a face improvisacional através da qual as características da actividade são inseridas no desempenho. Desta forma, contrastando com a maior parte das referências na literatura, este estudo indutivo revelou que a presença de uma memória organizacional procedimental vasta não restringe a improvisação, e permite que um sistema amplamente burocrático produza respostas flexíveis. A utilização da Grounded Theory expandiu a questão da investigação de modo a englobar as diferenças comportamentais entre peritos e novatos relativas ao uso da improvisação. Foi possível confirmar a necessidade da existência de um conjunto de recursos, como a experiência e a intuição, na activação de comportamento improvisados.
- Crises bancárias : contributos de uma perspectiva espacialPublication . Amaral, Andrea da Silva; Abreu, Margarida; Santos, VictorA multiplicação dos episódios de crises bancárias desde a década de 80 estimularam o aparecimento de vários estudos, teóricos e empíricos, que procuram explicações para o fenómeno. O presente trabalho dá alguns contributos nesse sentido: em primeiro lugar, conjugando os ensinamentos das leituras das crises bancárias a partir dos modelos de equilíbrio com fundamentação microeconómica com a abordagem das crises centrada nas suas determinantes macroeconómicas e institucionais; em segundo lugar, trabalhando não só o sistema bancário no seu conjunto, mas tendo igualmente em consideração as diversas instituições que o compõem e a homogeneidade do tecido bancário; finalmente, trazendo para a análise o problema do contágio com uma perspectiva inovadora, ou seja, tomando-o não como mais uma determinante a levar em consideração, mas como um produto da interdependência dos sistemas bancários que não pode ser ignorada, sobretudo com a abertura, integração e liberalização dos sistemas financeiros. Os resultados empíricos obtidos parecem confirmar as conclusões, que já foram sendo retiradas em estudos anteriores, de que o enquadramento macroeconómico e institucional em que se move o sistema bancário é um factor determinante da sua estabilidade. Mas a mais valia conseguida no presente trabalho está, sobretudo, na relevância estatística obtida para os indicadores relativos às características microeconómicas das instituições, bem como para os efeitos do contágio, dando força à ideia de que o sistema bancário é um todo complexo, muito dependente do que se passa nos sistemas bancários que lhe estão próximos, e que só é saudável e estável se as instituições que o constituem também o forem.
- A ergonomia da cor na web : interface vs utilizadorPublication . Louro, Ana Sofia Romão
- Contributo para a produção em viveiro de plantas lenhosas ribeirinhas de qualidadePublication . Fabião, António; Faria, Carla; Fabião, André; Pereira, Mafalda; Almeida, Maria HelenaEste documento foi elaborado com o objectivo de divulgar um conjunto de orientações técnicas para a produção em viveiro de plantas lenhosas ribeirinhas de qualidade. Nele são sintetizados os resultados provenientes das actividades desenvolvidas no âmbito do Protocolo INAG – ISA/UTAD “Valorização e Requalificação das Galerias Ribeirinhas na Área do Empreendimento de Odelouca” (Contrato n.º 2004/057/INAG).
