DTAUD - Departamento de Tecnologias de Arquitectura, Urbanismo e Design
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- Alvenaria estrutural. Novo processo construtivoPublication . Morais, António José
- Análise da sustentabilidade da alvenaria estrutural : unidade cerâmica.Publication . Sazedj, Soheyl; Morais, António José
- O aqueduto das águas livres como elemento dinamizador e regenerador do eixo Lisboa-SintraPublication . Benali, Karim Daniel Cunha Ait; Santos, João Rafael MarquesO Aqueduto das Águas Livres construído no século XVIII com a finalidade de abastecer a cidade de Lisboa em água potável é uma obra notável de engenharia hidráulica e arquitectónica, que dada a sua grandiosidade e o seu valor patrimonial foi classificado como monumento nacional. Não obstante este facto, tem vindo ao longo dos anos a ser menosprezado como património de indiscutível valor histórico e cultural que é, especialmente depois de ter deixado de transportar as suas águas até à cidade de Lisboa, em meados do século passado. Neste trabalho pretende-se não só requalificar este majestoso equipamento de extensão notável que percorre cinco municípios, como também revalorizá-lo, podendo servir para coser territórios desconexos devido à sua qualidade de elemento agregador. O seu valor histórico poderia também congregar e realçar todo o património cultural da região que atravessa. Dada a sua intrínseca ligação com a estrutura hidrológica, ecológica e morfológica da cidade, assume-se que a recuperação do Aqueduto poderia levar à sua reintegração na cidade. A nível urbanístico, admitindo esta infraestrutura como paisagem, pretende-se que sirva como charneira para organizar tecidos urbanos. Tendo em vista os objectivos acima delineados, procedeu-se em primeiro lugar a uma análise histórica, cultural e arquitectónica do Aqueduto e da sua relação com a evolução da cidade e das suas infraestruturas. Interpretou-se depois o território atravessado por este equipamento público, visando a identificação dos seus riscos e das suas debilidades, mas igualmente das suas valências e oportunidades. De seguida, estabeleceram-se pontes entre o conhecimento da paisagem e os corredores verdes, procurando respostas para a criação de um novo espaço livre que potencie e divulgue o património cultural existente. O trabalho proposto resultou na elaboração de uma estratégia territorial que permite dinamizar as áreas atravessadas pelo Aqueduto. Inferiu-se que a construção de um sistema de parques híbrido, conectado por um novo Corredor Verde, prolongando o existente, de Lisboa até à Amadora, aliado a uma estratégia de mobilidade suave com uma nova rede de pontos notáveis de interesse cultural, irá articular tecidos urbanos actualmente fragilizados e desconexos, reforçando assim a ligação entre a cidade e os territórios periurbanos e rurais. Este corredor seguirá o trajecto do Aqueduto até à sua intersecção com a ribeira de Carenque, e, através da criação de um Parque Linear ao longo deste curso de água, requalificará a nível ambiental o vale que atravessa e fomentará a preservação e divulgação do património cultural do Aqueduto até ao local da sua génese na Mãe de Água Velha.
- A arquitetura e os sentidosPublication . Estrela, Bruna Silva; Sousa, Maria da Soledade Gómez Paiva deO tema desta dissertação teórica – A Arquitetura e os Sentidos: perceção auditiva na leitura arquitetónica – surge da necessidade e vontade antiga de compreender a relação humana na perceção do meio arquitetónico. A experiência sensorial humana, complexa e intrínseca ao Homem, assenta em pilares estruturados, recorrendo a experiências, memórias e noções culturais distintas. Muitas pessoas, desprovidas do sentido básico da cadeia hierárquica sensorial – a visão – acabam por intensificar a sua conexão ao meio, recorrendo aos demais sentidos. A audição na arquitetura está ligada à acústica dos espaços, à sonoridade que os materiais materializam, à relação entre a arquitetura, a música e a espiritualidade. Pretende-se comprovar a veracidade destes dados recorrendo a obras ímpares que revelam o sentido de experiência sensorial. Pondera-se sobre a noção de perceção arquitetónica e como esta se desenvolve em questões de harmonia, proporção, na memória e sentido de identidade, na conetividade empática, na criação de atmosferas e nos traços do tempo – como elementos que encaminham a uma complexa experiência multissensorial. Deste modo, segue a investigação dos sentidos ouvidos, examinando os seus impactos físicos, emocionais e sensoriais. Incidindo em questões associadas à importância do som em arquitetura, a aplicação/seleção de materiais em arquitetura que estimulam o ouvido humano a (re)conhecer espaços com primazia; a relação sonora entre o interior e o exterior; a importância da psicologia associada à arquitetura; a individualidade acústica desenvolvida em espaços de cariz musical e espiritual. Exemplos ilustrativos destes tópicos são as três obras analisadas: Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa (Porfírio e António Pardal Monteiro), Oceanário de Lisboa (Peter Chermayeff) e Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas). O estudo avançado destes três casos é dividido em seções distintas: a primeira numa base formal, concreta e puramente técnica, a segunda associada a um cariz poético, sensorial e com uma vertente subjetiva induzida pelo espaço arquitetónico. Este processo caracteriza-se por ser encantadoramente desafiante, numa busca incessante de material que fundamente a necessidade de a arquitetura ser uma arte inclusiva, abraçando a comunidade e tornando todos os Homens parte integrante do meio. Pretende-se desta forma facultar aos executantes de arquitetura o material que os estimule a pegarem no potencial que têm à sua volta e criarem obras inclusivas e com significado – transcendestes ao olho humano.
- Automated multi-material fabrication of buildingsPublication . Craveiro, Flávio Gabriel da Silva; Duarte, José Pinto; Bártolo, Helena, coorientadora; Bártolo, Paulo Jorge da Silva, coorientadorArquitetos e engenheiros estão sob crescente pressão para melhorar a eficiência e a eficácia do setor da arquitetura, engenharia e construção, de forma a reduzir o impacto ambiental, o uso de materiais e os custos. A eficiência de recursos, baseada numa estratégia de economia circular, considera um uso eficiente da energia, assim como dos recursos naturais e materiais. A integração de tecnologias digitais nos processos de construção permitirá uma maior flexibilidade no projeto e customização, bem como a conceção de formas complexas e novos materiais. Nos últimos anos, o interesse no desenvolvimento de tecnologias de fabricação aditiva na construção cresceu, mas encontram-se limitadas ao projeto e fabrico de componentes físicos compostos por materiais com propriedades homogéneas, garantindo a segurança estrutural, mas negligenciando o uso eficiente de recursos. Para superar tais limitações, um novo sistema de fabricação aditiva foi desenvolvido para construção automatizada, permitindo a produção de materiais compósitos heterogéneos com composição espacial variável, através da replicação de processos naturais. Pretende-se, portanto, desenvolver um sistema que permita desenhar e produzir elementos de construção heterogéneos com maior desempenho. Foi desenvolvida uma ferramenta computacional, em Grasshopper, que permite a geração automática da composição do material e o controlo o equipamento de fabricação. A interface com o utilizador permite criar elementos de construção uni ou multimaterial com gradiente de porosidade ou de material, permitindo conceber o material em resposta a requisitos termomecânicos predefinidos, otimizando o seu desempenho. Um equipamento robotizado, composto por várias bombas de material, foi desenvolvido para produzir os elementos de construção heterogéneos gerados pela ferramenta computacional. A necessidade de novos materiais para viabilizar a fabricação aditiva exigiu a realização de trabalho experimental, no qual foram avaliadas as propriedades mecânicas e térmicas de várias misturas de betão de agregados finos contendo cortiça, fibras, basalto e outros resíduos industriais. Foram utilizadas diferentes percentagens de cortiça, uma matéria-prima leve, natural e sustentável, totalmente biodegradável, renovável e reciclável. As misturas de betão com maiores quantidades de cortiça apresentam menor condutividade térmica quando comparadas com as que possuem menor percentagem ou com as que não contêm cortiça, verificando-se igualmente uma redução significativa no peso do material. A utilização de um sistema de fabricação automática que permita a extrusão aditiva betão leve de composição ajustável para a produção de elementos de construção heterogénea poderá ser uma solução eficiente para reduzir os custos energéticos e proporcionar conforto térmico aos utilizadores dos edifícios.
- O Bairro e a cidade em questão : a escola como elemento de regeneração urbanaPublication . Chaves, João Pedro Marques; Ferreira, Carlos Jorge Henriques
- O cabelo humano como matéria-prima para malhaPublication . Maciel, Inês Padinha; Couto, Ana Cristina Bolota Valério doNa realização de um trabalho na disciplina de projecto, no 1º ano de mestrado (anexo 1), que supunha a criação de uma base têxtil nova, assente no princípio da reciclagem e em que foi explorado o cabelo sintético como matéria-prima, percebeu-se que o comprimento limitado do material condicionava tanto o tempo na produção como o rendimento do material. Esta investigação pretende explorar o cabelo humano como matéria-prima para a execução de malhas, desenvolvendo um processo de fiação para a construção de um filamento longo que posteriormente será utilizado na criação de malha/croché. O sistema da moda desenvolve-se com a exploração e expressão de novas ideias. Nesse sentido, esta investigação explora um material diferente, numa vertente inovadora e sustentável – característica que nos dias de hoje tem de estar presente, – o cabelo humano como matéria-prima na execução de malharia artesanal. Assim, numa altura em que se valoriza a individualidade e originalidade e porque não temos de pensar e projectar à escala industrial, este estudo mostra-se pertinente na descoberta de uma nova possibilidade de material para malha e no combate ao preconceito que a ele está associado. A metodologia desta investigação é uma metodologia mista. Primeiramente, foi feita uma pesquisa teórica, para enquadrar o tema nas várias vertentes – design de moda, malharia e cabelo – e para analisar de que forma é que o cabelo humano já foi explorado. Depois, foram feitas experiências para seleccionar o processo a ser utilizado e executada uma amostra de malha de croché de cabelo. Este estudo demonstra e comprova que o cabelo humano é um material viável na utilização em malharia artesanal e que, apesar de aparentemente ser um material fino e frágil, ao ser agrupado, fiado, torcido e associado à técnica de croché, cumpre os requisitos necessários de outro fio qualquer para o mesmo efeito. A investigação desafia pressupostos e estéticas estabelecidas e é, por isso, enriquecedora e inovadora.
- A certificação ambiental de edifícios em Portugal. O caso da reabilitação da arquitectura vernácula em áreas protegidasPublication . Cabral, Maria Inês Rodrigues de Macedo; Cadima, Paula San PayoO impacte ambiental da construção e operação dos edifícios é hoje significativo. Para mitigar esse impacte surgiu o conceito de certificação ambiental de edifícios. Dos inúmeros sistemas que existem no mundo nenhum se especializou em áreas protegidas onde o ambiente é mais vulnerável. No caso de Portugal onde o território classificado é extenso (23%), e a arquitectura vernácula está muitas vezes associada aos parques naturais, procurou-se nesta tese perceber as sinergias entre a reabilitação do património nas AP`s, o turismo de natureza e a certificação ambiental. Depois de aplicado um sistema existente a dois estudos de caso, determinou-se que uma adaptação ao sistema usado seria necessária para responder aos requisitos específicos em causa. Assim o objectivo desta tese é criar um novo método de certificação especifico da reabilitação de edifícios vernáculos em áreas protegidas, para fins de turismo de natureza. A tese desenvolve-se em três partes: na primeira parte foi colocada a hipótese e feita a revisão da literatura sobre sistemas de certificação ambiental de edificios. Na segunda parte dois casos de estudo foram depois avaliados pelo sistema LiderA. Na terceira parte é apresentado um outro nível de certificação chamado CAAAP que deriva do LiderA onde a maioria dos critérios foram modificados ou complementados. Seguidamente os dois estudos de caso são analisados numa perspectiva CAAAP. A concretização deste sistema depende da elaboração de fichas de análise e ferramentas que serão alvo de futura investigação. Pretende-se que o sistema CAAAP seja aplicado por arquitectos em várias áreas protegidas onde deverá contribuir para o incentivo do mercado de reabilitação da arquitectura vernácula e em último caso do turismo sustentável.
- Coberturas de grande vão : aspectos da evolução recente e metodologias para a concepção arquitectónica das coberturas traccionadasPublication . Fialho, João Pedro do Carmo; Ferreira, Carlos AnteroO estudo é apresentado em três capítulos e dispõe de um glossário com o qual se precisam alguns dos termos e conceitos utilizados. No capítulo 1 faz-se a apreciação da evolução das coberturas de grande vão, desde o século XIX até aos nossos dias. Nesta análise as diferentes soluções são agregadas tanto quanto possível em tipos estruturais sendo cada um deles associado ao período histórico no qual se registaram as contribuições tecnológicas mais significativas, por forma a melhor perspectivar as condições que determinarama sua evolução. Finaliza-se esta análise identificando as tendências evolutivas da concepção arquitectónica das coberturas de grande vão. No capítulo 2 apresenta-se uma sistematização das coberturas traccionadas actualmente disponíveis, por se considerar que o futuro de grandes vãos está indiscutivelmente associado a este tipo estrutural. Neste estudo analisam-se as soluções em cabos, redes e membranas traccionadas: caracterizando-as, estabelecendo qualitativamente a sua eficácia e limitações e dando particular atenção aos aspectos da sua concepção arquitectónica. No capítulo 3 examinam-se metodologias projectuais que permitem de um modo expedito e sem grandes exigências de cálculo, orientar a fase inicial da concepção arquitectónica das coberturas traccionadas, assegurando o controlo e a optimização da forma e sensibilizando o projectista para o comportamento físico dos sistemas.
- Contributions for a new body representation paradigm in pattern design. Generation of basic patterns after the mobile bodyPublication . Simões, Inês da Silva Araújo; Romão, Luís António dos Santos