Browsing by Issue Date, starting with "2012-06"
Now showing 1 - 10 of 38
Results Per Page
Sort Options
- Educação EstéticaPublication . Fróis, João Pedro, 1957-No artigo é enfatizada a importância e actualidade do projecto pedagógico de Friedrich Schiller (1759-1805) e Herbert Read (1893-1968).
- Contributions for a new body representation paradigm in pattern design. Generation of basic patterns after the mobile bodyPublication . Simões, Inês da Silva Araújo; Romão, Luís António dos Santos
- Investimento directo estrangeiro : o processo de internacionalização da cadeia H3, SA. para a PolóniaPublication . Pinto, Tiago Bernardo Marques; Nevado, Pedro PicalugaInvestimento Directo Estrangeiro é cada vez mais um conceito presente na mente do comum cidadão. Devido aos constantes avanços tecnológicos nas mais variadas áreas, locais que outrora pareciam inalcançáveis aparecem agora como importantes oportunidades de negócio para as empresas que pretendem arriscar e que não ficam satisfeitas apenas com a sua presença no mercado interno. Neste trabalho pretendemos expor quais as determinantes e variáveis que influenciam os fluxos de Investimento Directo Estrangeiro (IDE) nos países do Leste Europeu, em particular na Polónia, quais as motivações que levam inúmeras empresas nacionais a deslocarem os seus negócios e actividades para este pais, bem como o melhor modo de entrada e possíveis entraves. Vamos para isso focar-nos no caso de estudo da cadeia de hambúrgueres gourmet h3, SA., que após o seu enorme e repentino sucesso no mercado português escolheu como primeiro destino de internacionalização a Polónia.
- Lisboa 2100: projectar a frente ribeirinha em cenários de alterações climáticas. Consolidação da urbanidade na frente ribeirinha.Publication . Nascimento, Ivo Manuel Garcia do; Costa, João Pedro Teixeira de Abreu
- O Branqueamento de capitais em Portugal e respectiva actuação das entidades reguladorasPublication . Dias, Artur Jorge Narciso Ramos; Borges, Maria RosaCom a crise económica que o Mundo inteiro atravessa o tema do “Branqueamento de Capitais” torna-se extremamente importante pois até agora este tema nunca foi estudado com a atenção que merece, ou seja, era defendido por muitos que o controlo deste crime era da responsabilidade apenas do Estado. Face a esta constatação, o objectivo desta dissertação é verificar se Portugal possui um modelo de prevenção e repressão do branqueamento de capitais e da criminalidade financeira. Esta investigação vai centrar-se no estudo e análise dos distintos instrumentos internacionais para posteriormente efectuar cruzamento sobre o que é feito em Portugal quer pelas Entidades Supervisoras, quer pelas Instituições Financeiras e não menos importante pelo Estado. Em primeiro lugar foi efectuado o enquadramento histórico face à tomada de consciência da comunidade internacional de que o branqueamento de capitais é um fenómeno que afecta os pilares das economias dos países desenvolvidos, explicando-se, nomeadamente, as competências das organizações internacionais que se dedicam à análise deste fenómeno para que se possa entender a sua utilidade. Esta análise irá permitir verificar o que é efectuado quer a nível mundial quer a nível nacional verificando quais as metodologias utilizadas em Portugal. Por outro lado, serão analisados os impactos do crime de Branqueamento de Capitais a nível Social; Económico e Político, tendo em conta os diversos Autores que escreveram sobre esta temática. Conclui-se que Portugal tem toda a legislação necessária para poder efectuar combate eficaz ao Branqueamento de capitais, no entanto, será necessário efectuar mudanças profundas no sistema judicial que permita que este se torne mais rápido e eficaz.
- Lisboa 2100. Projectar a frente ribeirinha em cenários de alterações climáticas. Integração cidade - Porto.Publication . Barone, Luiza Ferin Cunha; Costa, João Pedro Teixeira de Abreu
- Cooperação intermunicipal de Portugal e a província de Benguela (Angola) : estudo de caso das geminaçãoes celebradas entre as câmaras municipais de Portugal com as suas congéneres em Benguela (Angola)Publication . Afonso, Lurdes Francisca; Ferreira, Manuel EnnesCooperação intermunicipal, é parte integrante da Cooperação Descentralizada que se consubstancia nas relações que se estabelecem entre dois ou mais municípios ou entidades equiparadas, de acordo ao sistema organizativo de cada país podendo assumir diversas formas, tais como, geminação, acordos de cooperação, protocolos e redes. A actual legislação portuguesa, lei 159/99 sobre a cooperação intermunicipal permite e dá autonomia aos municípios portugueses de cooperarem com vários municípios da União Europeia e, também, com os seus congéneres dos países da CPLP, bem como as instituições que promovem a cooperação. Por outro lado, em relação à Angola, desde que o país alcançou a independência, produziram-se várias iniciativas legislativas no sentido de autonomizar cada vez mais os municípios, e de estabelecerem cooperação com outros municípios. Ora a lei mais recente, que regula a cooperação, é a Lei 4/11 (Lei sobre os Tratados internacionais) de Janeiro de 2011. Esta lei é supervisionada pelo Ministério da Administração do Território, MAT que, por sua vez, em coordenação com o Ministério das Relações Exteriores homologam todos os acordos rubricados ao nível local. Fizemos uma resenha das câmaras portuguesas que têm acordos com os municípios da faixa litoral da província de Benguela, nomeadamente, as administrações municipais de Benguela, Lobito e Baía-Farta. Uma vez que a cooperação se realiza entre dois estados, Angola e Portugal, com diferenciados níveis de desenvolvimento, esta cooperação pode ser vantajosa para ambos os países desde que bem explorada e incentivado o potencial dos mesmos, sobretudo nos domínios em que já foram rubricados os acordos. Estes acordos circunscreveram-se, nomeadamente, na cultura; na técnica; na economia; nos serviços; na agricultura; no saneamento básico; na ciência e tecnologia; nas ajudas humanitárias; na formação; no desporto; nas obras e infra-estruturas. Para tal será necessário efectuar o balanço da prática das geminações, bem como analisar as vantagens e desvantagens que estas geminações têm trazido aos municípios envolvidos. Através de um inquérito, realizado em Portugal e em Benguela, verificamos que pouco ou nada se fez em torno dos acordos assinados. A geminação entre as câmaras portuguesas com as administrações municipais em Benguela, apesar de terem sido rubricadas em 1997, não teve grandes progressos, pelo excesso de burocracia em Angola e pela centralização do poder.
- A media social e as empresas : a relação entre O Boticário e a blogosferaPublication . Santos, Filipa Morgado dos; Pedron, CristianeCom a emergência da Media Social, tanto a estratégia, como a forma de comunicar com o consumidor, têm vindo a modificar-se. A qualidade da co-criação de conteúdo depende diretamente das infra-estruturas criadas para a interacção entre as empresas e os consumidores, uma vez que, só assim, o indivíduo irá contribuir de forma efetiva, através da construção e personalização de experiências. Este estudo de caso, exploratório e descritivo, foi realizado com o propósito de compreender como é gerida a relação entre O Boticário e a Blogosfera. Os dados para o desenvolvimento do estudo foram obtidos através da realização de entrevistas, análise documental e observação direta, e submetidos posteriormente a uma análise de conteúdo. Os resultados obtidos mostram que o desenvolvimento de um projeto que tenha como base critérios claros e definidos, que procure iniciar e aprofundar uma relação entre uma marca e determinados bloggers considerados importantes para a mesma, faz com que a empresa se consiga aproximar do seu público-alvo.
- Gestão e conservação da flora e da vegetação de Portugal e da África Lusófona. In Honorium do Professor Catedrático Emérito Ilídio Rosário dos Santos MoreiraPublication . Monteiro, Ana; Silva, Fernando Gomes da; Jorge, Raul
- Fiscal federalism, institutions and social capital : lessons from the italian mezzogiornoPublication . Matos, Luís André Pinheiro de; Lopes, JoãoThe aim of this paper is to investigate whether fiscal federalism can represent an effective barrier for regional development. We discuss the relationship between decentralization, lack of appropriate institutions and feeble economic growth, based on the existing literature. In order to identify the conditions that can hinder a successful progress towards fiscal federalism, we study the case of the Italian Mezzogiorno, exploring complementary ways to explain this reality. We review literature on fiscal federalism, institutions and social capital, and we critically discuss the previous findings, trying to disentangle the main features of this region that obstruct the possibility of looking at fiscal federalism as a good solution for development, without previous institutional improvements. Decentralization comes then as a potential danger, representing an additional problem rather than a solution to the region. We observe that the process of decentralization can be part of the explanation for the non-convergence of the Mezzogiorno, as it fostered the magnitude of low levels of institutional capacity and social capital of the region and turned them into an effective barrier to economic growth, creating a steady fiscal dependence and letting regional administrations exposed to free-riding, rent-seeking and corruption. In this vein, we suggest a set of substantial institutional and economic reforms. The lessons from this case study can be useful for assessing the potentials and bottlenecks of Portuguese regions’ economic development.
