Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-16"
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Projeto de instalação de vinha para vinho – Região de AlenquerPublication . Santos, Francisco Pedro; Lopes, Carlos Manuel AntunesA presente dissertação, no formato projeto, refere-se à replantação de uma vinha, numa parcela com 2,2 hectares, inserida numa exploração vitivinícola com um total de 14 hectares de vinha. A parcela situa-se em Cabanas de Torres, Alenquer, na região vitivinícola de Lisboa. Esta tese descreve as opções técnicas e as operações necessárias para a instalação de uma nova vinha. O documento está estruturado em nove partes principais: questões legais, caracterização do clima e do solo da região, caracterização da parcela, opções técnicas, técnicas de preparação do terreno, plantação, cuidados a ter nos primeiros anos após a plantação, mapa de custos e análise de rentabilidade do projeto. Cada secção visa abordar, de forma detalhada, os elementos cruciais para a concretização e sustentabilidade do projeto, desde os requisitos legais até à viabilidade económica a médio e longo prazo. Foram selecionadas duas castas para a nova vinha: Syrah e Caladoc, bem como os porta-enxertos 1103P e SO4. A vinha será plantada com um compasso de 0.90 m entre videiras na linha e 2,50 m entre as linhas, resultando numa densidade de plantação de 4 444 plantas por hectare. O custo de instalação da vinha foi estimado em 13.581,04 €/ha, abrangendo todas as despesas, incluindo a preparação do terreno, a aquisição de plantas, a plantação, a instalação do sistema de armação e a fertilização de fundo. Embora a vinha seja de sequeiro, poderão ser realizadas regas periódicas nos dois primeiros anos, dependendo das condições climatéricas, para prevenir episódios de stress hídrico que possam comprometer o desenvolvimento adequado da vinha. As uvas produzidas serão vinificadas em adega própria da exploração.
- Construção de projetos de Arquitetura Paisagista de espaços privados urbanos, em ambiente exterior e interiorPublication . Clara, Vera Antunes de Sousa e Faro; Ribeiro, Luís Paulo FariaO objetivo deste relatório é descrever, no sentido da aquisição de competências, algumas das atividades que desenvolvi no estágio profissional na empresa Horto do Campo Grande, no âmbito do Mestrado Bolonha em Arquitetura Paisagista do Instituto Superior de Agronomia. O estágio foi desenvolvido no Departamento de Projeto e Construção de Espaços Verdes, na sua sede no Campo Grande, em Lisboa. Este relatório pretende revelar a importância do estágio profissional na integração de recém-licenciados no mercado de trabalho, que opera como um meio de transição da faculdade para o emprego. Com o estágio profissional consegue-se apreender de forma ativa e entender melhor os conhecimentos teóricos adquiridos, e que continuam a ser adquiridos, nos estudos, podendo ser aplicados e desenvolvidos na futura prática profissional, bem como de que forma pode exponenciar esses e outros conhecimentos teóricos no próprio ambiente universitário. Os projetos e obras selecionados para este relatório foram desenvolvidos durante o estágio, nomeadamente o exercício da Orçamentação, a Execução do Projeto e o Acompanhamento de Obra, como também a elaboração de Projeto de Arquitectura Paisagista, em fase de Estudo Prévio, tanto para projetos e/ou obras, quer em ambientes exteriores como interiores. No final, o relatório conclui numa reflexão sobre o estágio, os objetivos alcançados, as conclusões retiradas e a perspetiva de futuro.
- Construção de paisagens irreaisPublication . Santos, Inês Dias; Abreu, Filipe Manuel Ribeiro de, 1970-Integrado no Mestrado em Ensino de Artes Visuais, o relatório aqui apresentado, intitulado Construção de paisagens irreais, procura explicitar a Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Secundária Jorge Peixinho, no concelho do Montijo. A prática letiva foi desenvolvida numa turma do 11.º Ano de escolaridade, na disciplina de Desenho A, lecionada pela professora cooperante Inês Cereja. A Unidade Didática incidiu sobre a temática do desenho de paisagem, explorando as metodologias processuais desenvolvidas por Alexander Cozens e João Hogan nas suas obras. Pretendeu-se estimular a criatividade e imaginação dos alunos ao desenhar e, simultaneamente, fomentar a construção de um olhar global sobre a representação da paisagem, partindo do todo para as partes. Foram propostos um conjunto de exercícios que se traduziram em duas fases de trabalho: um primeiro momento de experimentação, em que foi explorada a metodologia utilizada por Hogan, desconstruindo, registos realizados previamente e criando diferentes configurações de paisagens; e um segundo momento em que foi desenvolvido, passo a passo, porém com algumas adaptações, o “Método do Borrão” de Cozens, em que, explorando o “acaso” que surge da disposição de manchas aleatórias no suporte, procurou-se contruir composições de paisagens imaginadas. Cada fase de trabalho resultou em duas concretizações gráficas, que foram sujeitas a um processo de avaliação sumativa, sendo que a avaliação formativa foi sendo concretizada ao longo das aulas. Os alunos demonstraram disponibilidade e responderam com entusiasmo aos exercícios propostos, especialmente em relação à segunda fase de trabalho, que se evidenciou como o momento pelo qual os alunos demonstraram um maior interesse. Considera-se que os objetivos gerais foram alcançados, podendo retirar um balanço positivo da intervenção, que certamente contribuirá de forma positiva, tanto para a minha prática futura, como para a dos alunos.
- Utilização de subprodutos de culturas hortícolas em substratos para sementeiraPublication . Bernardino, Joana da Costa Mesquita Pinhal; Mota, Mariana GomesEste trabalho visou estudar a viabilidade do uso de matérias-primas renováveis e de elevada disponibilidade oriundas do sector hortícola, na formulação de substratos alternativos para germinação de sementes em viveiros. Utilizaram-se como matérias-primas os subprodutos das culturas de Solanum lycopersicum L. (tomate), de Curcubita pepo L., (aboborinha), de Allium cepa L. (cebola) e da Brassica oleracea L. var italica Plenk (couve-brócolo). Germinaram-se sementes de sete espécies das principais famílias de hortícolas (alface, couve-brócolo, espinafre, tomate, meloa, salsa, coentro) em misturas de turfa e subproduto hortícola. As misturas tiveram diferentes proporções (6%, 12,5%, 25%, 37,5% e 50%) das matérias-primas, previamente desidratadas, trituradas e descontaminadas. A turfa e a fibra de coco foram utilizadas como controlo. A adição à turfa dos subprodutos que continham muito tecido foliar originou uma redução da germinação e crescimento das plantas de 80-100%, aspeto mais acentuado quando houve substituição superior a 25%. Esta inibição de germinação e de crescimento poderá estar associada ao aumento da retenção de água disponível, à libertação de compostos presentes nestes órgãos e eventualmente a alguma fitotoxicidade de algum nutriente. Nas espécies germinadas, o crescimento das plantas nas misturas feitas com caules de tomate foi igual, ou superior, ao crescimento observado no controlo. Assim, no tomateiro germinaram 8 sementes em 10 possíveis, germinando no controlo 9 sementes em 10 possíveis. Na cultura da meloa, germinaram 6 em 10 possíveis e no controlo germinaram 5 em 10 possíveis, demonstrando assim estes subprodutos serem uma alternativa viável e mais sustentável do que o substrato comercial comumente utilizado. A fertilização só foi aplicada de forma pontual, não influenciando os resultados obtidos. Os subprodutos oriundos da cultura do tomate demonstraram ser substitutos parciais da turfa, podendo ser utilizados na formulação de substratos para germinação em viveiros de hortícolas, desde que não seja degradada a estrutura do alvéolo.
- Gestão da cultura da vinha na Região da Península de Setúbal – Estágio realizado na Associação de Viticultores do Concelho de Palmela (AVIPE)Publication . Trindade, Maria Goreti Dos Santos; Oliveira, Maria Helena Mendes da Costa Ferreira Correia de; Godinho, Maria do Amparo MarquesO presente relatório, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Engenharia de Viticultura e Enologia, serve de suporte escrito de um estágio curricular desenvolvido na Associação de Viticultores do Concelho de Palmela (AVIPE), situada na Região Vitivinícola da Península de Setúbal. A AVIPE tem como principal missão a assistência técnica aos viticultores, promovendo práticas de viticultura sustentável. Adicionalmente, participa também ativamente em projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) no setor vitivinícola. Após uma caracterização da AVIPE e da Região da Península de Setúbal, descrevem-se as atividades desenvolvidas, que incluíram o acompanhamento de diferentes parcelas de vinha ao longo das diferentes fases do ciclo, principais operações culturais e avaliação do estado hídrico e nutricional das videiras. Especial ênfase foi dada ao acompanhamento das principais doenças, míldio e oídio, bem como à monitorização das pragas mais relevantes, traças-da-uva e cigarrinha-verde, constituindo a última o maior desafio fitossanitário na região. Para cada tema, apresenta-se o enquadramento teórico e a análise crítica dos resultados obtidos. No âmbito das atividades de IDI, foram acompanhados os projetos “REDWine” e “SaveGrape”. O “REDWine” visa a captação e armazenamento do dióxido de carbono, emitido durante a fermentação de uvas tintas, para a produção de biomassa da microalga Chlorella vulgaris, com vista ao seu potencial uso como biofungicida na vinha e como agente de clarificação dos vinhos. Obtiveram-se resultados promissores quanto à clarificação dos vinhos. O “SaveGrape” explora, entre outros aspetos, a variabilidade intravarietal de variedades de videira quanto à resistência ao míldio e ao oídio. Compararam-se 110 clones de Antão Vaz e 126 de Grenache, sendo que alguns clones de Antão Vaz se destacaram pela sua menor suscetibilidade ao míldio, indicando que a seleção para uma maior resistência ao míldio é viável mesmo em variedades muito suscetíveis, o que representa um avanço relevante para a viticultura sustentável.
- Preenchimento inteligente de lacunas de dados sensoriais: Aplicação de Machine Learning em sistemas de regaPublication . Pinto, Diogo Eugénio; Figueira, Rui Paulo NóbregaCom o crescimento demográfico mundial e as alterações climáticas, a agricultura do século XXI passou a enfrentar desafios significativos e complexos. O aumento da produtividade tornou-se uma exigência bem como garantir a sustentabilidade dos recursos disponíveis, pressionando positivamente para mudanças nos métodos de produção e para a gestão eficiente desses recursos. A rega é uma das práticas culturais com maior responsabilidade no crescimento vegetativo operando em paralelo com a sustentabilidade. Produzir mais com menos tornou-se o mote dos agricultores nos dias de hoje, sendo crucial minimizar o desperdício e assegurar que, neste caso, a rega atenda às necessidades especificas das culturas em todas as fases do seu ciclo. O avanço das tecnologias de comunicação e a adoção a equipamentos IoT (sensores, sondas de humidade e outras ferramentas de monitorização) permitiu ao agricultor uma melhoria significativa nas tomadas de decisão, promovendo insights futuros com base nos dados recolhidos. Este é um dos objetivos do trabalho realizado pela empresa HIDROSOPH, que desempenha um papel vital neste processo, oferecendo soluções inovadores na otimização e gestão eficiente da água. Assim, em parceria com a HIDROSOPH, foi proposto um trabalho de validação e consolidação dos dados recolhidos pelos equipamentos IoT em funcionamento, garantindo a uniformidade, integridade e aplicabilidade dos dados nos diversos serviços prestados pela empresa. O caso de estudo concentrouse em dados de 12 explorações de olival em sebe, instalado em várias regiões de Portugal Continental, respetivo ao ano 2023. Verificou-se um problema recorrente em quase todas as explorações, que consiste na interrupção no registo de dados devido a falhas técnicas dos sensores. Para abordar este problema, foi utilizado o modelo XGBoost de Machine Learning, aplicado para imputar valores previstos nas lacunas de dados. Apesar da execução prática ter sido focada no XGBoost, outros modelos foram avaliados teoricamente, tendo-se concluído que o XGBoost é a solução mais adequada para garantir a integridade contínua dos dados e suportar os algoritmos utilizados nos serviços da empresa. A resolução dessas falhas é essencial para garantir a eficácia e a fiabilidade das soluções providas pela HIDROSOPH.
- Caracterização nutricional de farinha de grilo (Acheta domesticus) no contexto da alimentação humana e animalPublication . Soeiro, Gonçalo Filipe Ribeiro; Almeida, André Martinho de; Mourato, Miguel BarbosaEste trabalho teve como objetivo determinar as características nutricionais da farinha de grilo da espécie Acheta domesticus em diferentes épocas do ano, bem como avaliar eventuais variações. Determinaram-se teores de matéria seca, cinza, proteína bruta, gordura bruta, assim como o perfil de minerais presentes em lotes de farinha de grilo colhidas ao longo do ano e especificamente no contexto da alimentação animal e humana. Para quantificar esses parâmetros, utilizou-se o método de Kjeldahl para o teor de azoto total, Soxhlet para o teor de gordura bruta, secagem em estufa (103 ºC) para o teor de matéria seca, e incineração (550 ºC) para o teor de cinza. A determinação dos minerais foi realizada por espetrometria de emissão ótica com plasma indutivamente acoplado. As amostras de grilos, criadas em condições controladas, realizaram o seu ciclo de vida no outono, inverno e primavera. Os resultados revelaram que, independentemente da época do ano, o grilo-doméstico tem elevados teores proteicos (~70%), baixos teores de gordura bruta (14,5%), cinza (4,5%) e teores elevados de P (733 -1015 mg/100g de MS), Mn (1,97 – 3,79 mg/100g de MS), Cu (1,84-2,86mg/100g de MS) e Zn(16,06 – 22,27 mg/100g de MS. Estes resultados sugerem que, em condições de temperatura, humidade e dieta controladas, a estação do ano ou o fotoperíodo não influenciam significativamente a composição nutricional desta espécie de grilo. Fatores como a proporção de fêmeas e machos podem explicar algumas variações observadas, pois está descrito que as fêmeas têm mais gordura e menos proteína. No entanto é importante futuramente alargar o estudo, realizando outras analises, nomeadamente de teores de aminoácidos ou de ácidos gordos, para se entender melhor o que pode causar diferenças na composição nutricional de grilos-domésticos criados em cativeiro, de modo a otimizar a eficiência nutricional para consumo humano e animal.
- Avaliação do efeito fertilizante de adubos organominerais, formulados a partir de lamas celulósicas no desenvolvimento da cultura do milho (Zea mays)Publication . Veríssimo, António Fonseca Vasques Batalha; Ribeiro, Henrique Manuel Filipe; Alvarenga, PaulaA utilização de fertilizantes químicos na agricultura tem vindo a causar problemas ambientais no solo e nos ecossistemas, quando utilizados em excesso ou de forma inadequada, uma vez que só fornecem nutrientes sem uma preocupação com o aumento da matéria orgânica (MO) do solo e dos benefícios associados. Os adubos organominerais surgem como uma alternativa sustentável à utilização de fertilizantes químicos, combinando componentes minerais e orgânicos, que podem ter origem na valorização de resíduos orgânicos, garantindo uma libertação mais controlada de nutrientes no solo e o seu enriquecimento em MO. Este estudo tem como objetivo avaliar o efeito fertilizante dos adubos organominerais, formulados a partir de lamas celulósicas e a sua comparação com adubos minerais, no desenvolvimento da cultura do milho. Foi delineado um ensaio experimental, em vaso, em condições controladas, realizado no Horto do Instituto Superior de Agronomia, utilizando um solo arenoso, recorrendo a diferentes modalidades de adubação de fundo e de cobertura. Na adubação de fundo, aplicou-se um adubo mineral 8-24-8 e um adubo organomineral 5,1-18-6, este último em duas doses: 100% e 80% da dose de referência. Para a adubação de cobertura, foram utilizados um adubo mineral 22-0-0 e um adubo organomineral 15-0-0, também com duas modalidade de aplicação da dose de referência: 100% e 80%. Realizaram-se medições para diversos parâmetros relacionados com o crescimento das plantas, propriedades do solo e teores nutricionais foliares. Os resultados demonstraram que a aplicação mais reduzida de adubo organomineral 80%, em fundo apresenta valores mais baixos para os parâmetros morfológicos e para a biomassa, o que indica que as plantas, com a redução da adubação organomineral, não utilizam os recursos da forma mais eficiente. Observou-se que as modalidades de adubação organomineral tiveram um impacto mais significativo na fertilidade e estrutura do solo do que as modalidades de adubação mineral, promovendo uma maior estabilidade dos agregados, melhorando a circulação de ar e a capacidade de retenção de água. Essa adubação organomineral, que também leva a um aumento de teores foliares de nutrientes, destacando a maior eficácia na aplicação de adubo organomineral, face ao mineral, principalmente no que diz respeito ao pH, matéria orgânica e condutividade elétrica, do solo.
- Dois crocodilos em vários atos. Para pensar a materialidade do desenho?Publication . Pereira, Ana Patrícia Ferreira Colucas; Ramos, José Artur, 1966-Articulando-se prática letiva e património escolar, no caso invocando-se itens da coleção existente no MUESC (Museu da Escola Secundária de Camões), parte-se para a abordagem ao estudo de formas naturais, desde o desenho à vista. Propõem-se vários exercícios com os quais se trabalham diferentes categorias do desenho. Alternando-se entre o desenho percetual e o desenho concetual, exploram-se, no seu decurso, técnicas e materialidades diversas. Ao longo de vários Atos, o crocodilo, ou, mais corretamente, dois crocodilos existentes na referida coleção e que constituem o fio condutor da unidade didática, são desenhados desde diferentes estratégias, metamorfoseando-se na e pela materialidade. Convocam-se border materials, instrumentos botânicos, a terra. O gesto muda em cada etapa para responder aos desafios colocados. Cria-se espaço para uma postura investigativa, o desenho tem-se como experiência, como forma de ver e como pensamento sobre o mundo. A partir da obra A Vida das Formas, de Henri Focillon, constrói-se uma ferramenta de apreciação global dos trabalhos produzidos ao longo dos vários Atos e testa-se a mesma, entre pares, desde um ensaio exploratório. A unidade didática, permite ensaiar um conjunto de propostas que confirmam que a materialidade do desenho, entendida com uma maior amplitude, pode corroborar com práticas pedagógicas que correspondem aos indivíduos, estimulam competências múltiplas a partir de experiências significativas, e, veiculam aprendizagens desde um lugar de maior interesse.
- Are threats to Iberian freshwater fish species affecting specific trait characteristics?Publication . Sêco, Juliana Pessoa; Duarte, Gonçalo Filipe Fernandes; Branco, Paulo José de LemosThe Iberian Peninsula has one of the highest levels of biodiversity and endemicity of freshwaterdependent fish in Europe. However, due to significant natural and anthropogenic pressures, it has one of the most endangered freshwater-dependent fish communities. Management actions tend to rely on taxonomic-centered assessments, where existing alterations are generally a delayed consequence of longer habitat disruption. Few studies have explored the link between various traits of freshwater fish and their threat status on the Iberian scale. This study aims to determine if the threat level of this group of species is biased towards specific functional trait characteristics and if species with distinct conservation categories have a distinctive pool of functional traits. Data from 62 Iberian freshwaterdependent fish species were gathered and related to their International Union for Conservation of Nature (IUCN) Red List conservation status. These categories also allowed a categorization of threatened versus non-threatened species. Ecological traits include climate zone, critical thermal maxima, adult size, longevity, length of the breeding season, female maturity, adult trophic status and level, habitat spawning and feeding preferences (hydrology and substrate type) and migratory behavior. Morphological traits consist of ratio measurements of body characteristics and body shape. Additionally, the influence of the number of basins and the species’ total distribution area was also analyzed. Results showed that threatened species were associated with smaller body size, shorter longevity, and higher thermal tolerance. Diadromous species' threat levels were more correlated to morphological traits linked to dispersal capacity, critical for their life cycles. There are no differences in the functional space of species with different conservation statuses, possibly due to the intense pressures affecting these species. The present work demonstrates that conservation strategies should consider functional diversity losses and focus not only on conserving individual species but also on maintaining the ecological balance of ecosystems.
