Browsing by Issue Date, starting with "2022-04-18"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Why stay with the police? How meaningfulness in life moderates the mediated effects of role stressors’ appraisals on anxiety and intention to leave the State Brazilian PolicePublication . Torres, Claudio; Glazer, Sharon; Macedo, Francisco Guilherme L.; Nascimento, Thiago G.Brazilian police officers’ increasing levels of work anxiety and intention to leave the job are consistent with other police forces around the world. Among the important variables that appear to be antecedents of these unwanted organizational outcomes are increasing role stressors associated with police work. We conjecture that how police officers appraise stressors would affect whether adverse outcomes prevail. Specifically, stressors appraised as challenges result in weaker adverse outcomes compared with stressors appraised as hindrances. We also anticipate that a boundary condition that might further attenuate adverse outcomes is having meaningfulness in life (MIL). Likewise, having low MIL can intensify the potential adverse outcomes of stressors appraised as hindrances. This study aims to investigate how role stressors appraised as either challenges or hindrances may influence anxiety and intention to leave among state police officers in the Brazilian Federal District (DF), as well as implications of MIL as a moderator variable of these relationships. Our hypotheses supported the mediating effect of role stressors’ appraisals in their prediction of police officers’ anxiety and intention to leave their job, and the moderator effects of MIL in these same relationships. Findings are discussed in terms of changes in police regulations and training programs aimed at increasing officers’ MIL and coping strategies to redirect how they appraise role stressors as challenges rather than as hindrances, which may lead to a healthier work experience for DF State Police officers.
- Motivações na esfera do (in)cumprimento fiscal / Motivations in the sphere of tax (in)compliancePublication . Silva, Tânia Sofia Taveira; Nogueira, Fernanda Maria Duarte; Maia, António João MarquesEmbora seja difícil precisar quando apareceram os primeiros impostos, é globalmente aceite que, em simultâneo, terá surgido o fenómeno do incumprimento fiscal. Os Estados reconhecem esse problema e procuram estratégias para o minimizar, tendo o tipo de estratégias utilizadas registado, ao longo do tempo, alterações significativas. Nesta senda, torna-se relevante conhecer, não só, porque é que os cidadãos incumprem nas suas obrigações fiscais, mas também porque é que tantos cidadãos cumprem as suas obrigações fiscais, quando as penalizações e probabilidade de deteção se consideram tão baixas. Surge, assim, o interesse pelas motivações associadas ao cumprimento fiscal. Deste modo, tendo em conta a importância da minimização de fenómenos de incumprimento fiscal para os Estados, não sendo o Estado português exceção, este artigo procurará disponibilizar um contributo para a perceção e minimização do fenómeno, enriquecido com dados empíricos, na procura das motivações associadas ao cumprimento fiscal.
- ISBE & Cochrane Portugal Newsletter nº 196: As vacinas da Moderna, da Pfizer e da Janssen não parecem aumentar os fenómenos trombóticos - Em doentes internados com COVID-19 e insuficiência respiratória aguda, a oxigenioterapia precoce de alto débito leva a menos intubações subsequentes e a mais rápida recuperação clínicaPublication . Carneiro, António Vaz; Henriques, Susana OliveiraEsta Newsletter (NL) resulta de uma parceria entre o Instituto de Saúde Baseada na Evidência e a Cochrane Portugal, e tem como objectivo disponibilizar informação sobre áreas interessantes para a prática clínica, com base na melhor evidência científica. São incluídos estudos relevantes, criticamente avaliados pela sua validade, importância dos resultados e aplicabilidade prática, resumidos numa óptica de suporte à decisão. É dada prioridade a estudos de causalidade incluindo-se ainda, quando justificado, estudos qualitativos e metodológicos, assim como revisões científicas. O conteúdo da NL é da exclusiva responsabilidade do(s) seu(s) autor(es).
- Linhas de Força da Grande Estratégia Nacional RussaPublication . Baltazar, Miguel Neves; Saraiva, Maria Francisca Alves Ramos de GilQuase trinta anos após a queda da União Soviética seria de esperar uma aproximação da Rússia ao Ocidente liderado pelos Estados Unidos, mas a realidade mostra que as fases de aproximação foram breves e relativamente raras. Neste sentido, o percurso de Vladimir Putin no poder fez reemergir velhos padrões de períodos passados. Para perceber o significado destes acontecimentos é necessário entender a leitura estratégica da Rússia sobre os interesses nacionais que considera prioritários e procurar perceber se existe uma grande estratégia nacional desde o período do Império, passando pela fase da União Soviética e na fase da Federação Russa. O que se questiona é se o comportamento externo da Rússia tem coerência, ou seja, se há elementos comuns presentes no comportamento externo da Rússia ao longo dos três períodos. Assim, nesta dissertação procuram-se encontrar as principais linhas de continuidade dos três períodos da história russa, ou seja, os principais elementos usados pelo poder político que permitem concretizar a estratégia da nação ao nível da estratégia militar e da estrutura política. O objetivo é perceber se existe uma continuidade estratégica que resulte numa grande estratégia nacional.
- Análise de blogues de viagem portugueses e do seu impacto para o relançamento do turismoPublication . Dionísio, Marta; Almeida, Paula; Silva, Cláudia Pires da; Marques, Célio Gonçalo; Pedro, João PauloUm fenómeno que tem vindo a crescer nos últimos anos é o dos blogues de viagens, o qual tem vindo a transformar o sector turístico. Apesar da COVID 19 ter provocado profundas alterações na vida da população, a nível mundial, confinando as pessoas, limitando os seus movimentos e viagens, devastando o setor turístico, este fenómeno ganhou uma maior proeminência na sociedade e nos hábitos dos turistas. As viagens mexem com o nosso ideário, levam-nos para outras culturas, outros cheiros, outros sabores e constituem uma forma de gastar dinheiro, que nos enriquece, nos engrandece e nos aperfeiçoa como cidadãos do mundo. Os blogues de viagens constituem um meio de estimulação do sector turístico, ainda que na sua génese não tenha estado esse propósito. Ao relatar as experiências e os locais visitados, os bloggers podem desempenhar um importante papel na reativação do sector, estimulando a transição digital, que é hoje uma realidade incontornável, aproveitando o seu potencial para a promoção de uma nova era e influenciando as tomadas de decisão dos turistas. Este estudo visa analisar os principais bogues de viagens portugueses e tentar medir o estímulo produzido pelos seus relatos, nomeadamente neste período pandémico em que ajudaram a descobrir o nosso país, incentivando a descoberta das nossas terras, das nossas tradições. Será realizada uma investigação qualitativa e quantitativa sendo a recolha de dados efetuada com base em análise documental e inquérito por entrevista realizadas por recurso a meios digitais. O presente estudo permitiu-nos concluir que é visível a crescente relevância e dinâmica que os bloggers ganharam nos últimos anos, podendo servir de alavancagem para um setor que muito tem sofrido os efeitos da pandemia, influenciando a escolha dos turistas por determinado destino com base nos relatos transmitidos.
- Imagens Interditas: censura e criação artística no espaço ibérico contemporâneoPublication . Morais, Ana Bela; Marques, Bruno; Branco, Isabel AraújoDossier referente à censura e criação artística no espaço ibérico contemporâneo
- O diálogo entre a fé e a razão na base da espiritualidade cristã (Séc. I - III)Publication . Fernandes, Dália Maria Santos; Andrade, Maria Filomena Pimentel de Carvalho; Rodrigues, Nuno SimõesEsta Dissertação pretende abordar a importância da racionalidade no âmbito da espiritualidade cristã. Visa lançar um olhar sobre os cristãos dos primeiros séculos, com o intuito de perceber como esse diálogo entre a fé a razão se iniciou e passou a estar presente na vida dos apóstolos e no seio das comunidades cristãs. Aborda igualmente a razão da prática litúrgica, que constitui uma das principais expressões da vida cristã. A necessidade de argumentos lógicos e convincentes, tendo em vista uma justificação racional e persuasiva da fé cristã, permitiu o aparecimento das apologias, “defesas” da fé que possibilitaram ao mesmo tempo, a produção de uma sólida identidade cristã. Este trabalho estabelece conexões entre a importância da razão, da “sabedoria divina”, o conhecimento e a retórica, contextualizada na dinâmica do “Espírito”, ou Logos encarnado, o “Verbo” de Deus. As fontes utilizadas para a elaboração deste trabalho são: a Bíblia, a Didaqué e as Apologias de Justino “Mártir”.
