Browsing by Issue Date, starting with "2022-01-24"
Now showing 1 - 10 of 32
Results Per Page
Sort Options
- A jurisprudência do Tribunal Europeu de Direitos Humanos no domínio da liberdade de expressão e sua influência nos tribunais constitucionaisPublication . São Mateus, Vinícius Gonçalves; Martins, Ana Maria GuerraO presente estudo traz em seu bojo o entendimento jurisprudencial do Tribunal Europeu de Direitos Humanos quando da análise da colisão de dois direitos fundamentais contidos na Convenção Europeia de Direitos Humanos, quais sejam, o direito à liberdade de expressão e o direito à vida privada. Nesse sentido, o estudo elenca os principais aspectos de cada um desses direitos fundamentais, trazendo o conceito, conteúdo e limites ao exercício da liberdade de expressão, a noção de vida privada, seu alcance e sua relação com o direito à imagem, bem como os critérios utilizados pela Corte Europeia na ponderação do direito à vida privada como limitador ao exercício da liberdade de expressão, demonstrando, sobretudo, a influência da jurisprudência da Corte nessa matéria perante os Tribunais Constitucionais. Para tanto, o estudo traz, como ponto de partida, os principais aspectos da proteção multinível dos direitos fundamentais a fim de criar uma base sólida para a melhor compreensão do sistema de implementação e interpretação da Convenção.
- Organizational and Job Resources on Employees’ Job Insecurity During the First Wave of COVID-19: The Mediating Effect of Work EngagementPublication . Vieira dos Santos, Joana; Gonçalves, Sónia P.; Silva, Isabel S.; Veloso, Ana; Moura, Rita; Brandão, CatarinaThe world of work has been severely affected by the COVID-19 pandemic due to the high instability observed in the labor market, bringing several new challenges for leaders and employees. The present study aims to analyze the role of organizational and job resources in predicting employees’ job insecurity during the first wave of the COVID-19 outbreak, through the mediating role of work engagement. A sample of 207 Portuguese employees participated (Mean age = 45 years old, SD = 9.92), of which 64.7% were women. Data was collected using an online survey, including self-report measures of organizational resources (perceived organizational support), job resources (performance feedback and job autonomy), job insecurity, and work engagement. Data showed that job and organizational resources negatively influenced job insecurity. Moreover, work engagement was a significant mediator of the relation between performance feedback (facet of job resources) and job insecurity. Findings suggest that investing in job and organizational resources can act as protective factors to minimize feelings of job insecurity. Likewise, leaders should foster work engagement among employees to help them balance the relation between these resources and job insecurity, especially in crisis situations. Overall, this study takes a new, underexplored perspective, theoretically bridging organizational and job resources with job insecurity and work engagement during a time of great uncertainty, such as the COVID-19 pandemic.
- Reabilitação da Quinta da RibafriaPublication . Mogne, Igor de Araújo; Costa, José Manuel Aguiar Portela da; Nunes, Jorge Luís FirminoEm Sintra, as quintas sempre tiveram uma presença constante, desde o aparecimento da primeira no seculo XVI até aos nossos dias, apesar do estado de abandono em que algumas se encontram. Estas apresentam invariavelmente uma organização similar entre si, com programas organizacionais e de produção (alimentar) idênticos, e surgiram essencialmente pelo mesmo motivo: a procura pela nobreza de locais relativamente próximos da moradia principal, para servirem como quinta de produção e espaço de lazer. Em Reabilitação da Quinta da Ribafria é desenvolvido um discurso diferente do já traçado no que toca ao tipo de intuito para estas quintas. Pretende-se divergir das intervenções de recuperação que habitualmente ocorrem, oferecendo este espaço à comunidade, de modo a poder ser experienciado por todos. O projeto desenvolve-se assim em torno da Quinta da Ribafria, respeitando a sua história à medida que se constrói o melhor aproveitamento possível de um espaço que ficou esquecido no tempo, concedendo-lhe novas utilizações e tornando-o mais apelativo para a sociedade (atual) onde se integra.
- Finding tendencies of outfits for gym workout based on the user emotions: a study using kansei methodologyPublication . Toma, Mariya Olena; Rebelo, Francisco dos Santos; Vilar, Elisângela Brito PessoaEste projeto utiliza a Metodologia Kansei para obter um modelo preditivo, para roupa de mulher para fazer exercício físico no ginásio, a fim de encontrar tendências de outfits a partir das emoções do usuário, que servirá de modelo de apoio à tomada de decisão do designer no processo de desenvolvimento de um novo produto e também como modelo para desenvolver uma base de dados para apoiar consultores de moda online incorporados nos sites das lojas. Esta pesquisa pretende explorar o processo criativo, a criação de novos produtos em design de moda, e suas tendências de vestuário, a fim de compreender que tipo de combinações de vestuário feminino para fazer exercício podem ser desenvolvidas; quais palavras traduzem melhor as reações emocionais decorrentes da antecipação do uso dessas roupas; como é possível criar um modelo que preveja as tendências relacionadas a essas reações emocionais; e se o modelo resultante pode ser aplicado em compras online para classificação de outfits. Como resultado desta investigação temos o modelo preditivo para as Palavras Kansei: Elegante, Funcional, Chamativo, Confiante e Estimulado.
- A Expressão da identidade e do espaço musealPublication . Goulart, Cláudia de Ornellas; Delgado, Maria João Bravo Lima Nunes; Godoi, Gabriel AndradeOs museus, desde sempre, são locais para transmissão de cultura e conhecimento. Mas, através dos tempos, vêm sofrendo inúmeras alterações e adaptações com a evolução da humanidade e da tecnologia. Surgem novos públicos com novas expetativas e motivações. Com isso, novos desafios são colocados a essas instituições ao expor o seu acervo permanente e/ou abrigar exposições temporárias. A comunicação é potenciada através da interação e participação ativa do público. Estas instituições mais inclusivas, se preocupam com a acessibilidade e com a “democracia cultural”, ou seja, um museu para todos, onde a participação da sociedade é fulcral para promover o debate e a reflexão dos temas identitários, históricos, políticos, sociais, culturais e científicos. Dentro dessa visão mais plural e participativa, esta investigação estuda a importância e o papel do design de comunicação na expressão da identidade e do espaço museal, assim como o contributo do trabalho das equipas multidisciplinares de profissionais da área, abordando os conceitos, missão e valores dos museus, suas transformações digitais e o uso de ferramentas multimédia na interação com o seu público nos dias de hoje. A metodologia utilizada para esta dissertação teórica foi exploratória, de natureza qualitativa e não intervencionista. O seu desenvolvimento foi organizado partindo da revisão da literatura, estudo de três museus distintos e de entrevistas com profissionais ligados a estes. A conclusão desta pesquisa nos possibilitou perceber como o design no espaço museal pode auxiliar no fortalecimento da sua identidade, da sua imagem, na sua comunicação e na atração de mais visitantes aos museus propondo a estes experiências únicas. Através dos objetivos alcançados foi possível contribuir para um maior conhecimento na área e desafiar estudos futuros que aprofundem esta pesquisa junto ao público.
- Proposta de Reabilitação do Covento da Boa-Hora à AjudaPublication . Pinheiro, Sofia Luís; Santos, António José Damas da Costa Lobato dosO presente Projeto Final de Mestrado compreende uma proposta de Reabilitação do Antigo Convento da Boa-Hora, situado na Freguesia da Ajuda, em Lisboa. O território de intervenção, dotado de potencialidades ao nível do sistema de vistas e património existente, apresenta fragilidades urbanas e sociais. Entendeu-se assim imprescindível que esta proposta abraçasse o desafio de requalificar o espaço público, melhorando as suas ligações, e de transformar o complexo num lugar de encontro, melhorando através dele as dinâmicas sociais. Para a concretização desses objetivos, procedeu-se à exploração do conceito de “permeabilidade”, física e visual, seguindo uma ideia de abertura à cidade e à comunidade. Através da possibilidade de atravessamento entre espaço público e edificado, é pretendida a reinserção do Convento da Boa-Hora no tecido urbano. Tentando contrariar o processo de gentrificação que se verifica no local, acarretando a perda de identidade e vivências locais, demonstrou-se pertinente que o programa funcionl assumisse um cariz público, incluindo usos culturais, sociais e desportivos, indo ao encontro das necessidades emergentes na Freguesia. A requalificação espacial do Convento evidenciou a necessidade do aprofundamento teórico sobre as questões de atuação no património e permitiu uma abordagem crítica sobre como intervir. O tema da “continuidade e contraste”, entre preexistência e intervenções novas (no exterior e interior), foi explorado a diversas escalas do projeto, seguindo sempre o objetivo de respeitar e requalificar o objeto.
- Projeto de revitalização da Aldeia de Vila Franca da BeiraPublication . Duarte, Frederico Correia Martins; Afonso, José Manuel dos Santos; Crespo, José Luís MouratoO estudo e o projeto de revitalização agora apresentado para a Aldeia de Vila Franca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, explora numa primeira parte as questões relacionadas com a problemática do despovoamento rural em Portugal. Define em primeiro lugar o espaço e o meio rural português, seguido de uma exploração dos fenómenos do despovoamento rural e da contra-urbanização e termina com a identificação dos principais motivos destes fenómenos. Numa segunda parte deste trabalho exploram-se diferentes formas de resolver o fenómeno do despovoamento rural. Expondo o conceito de revitalização das zonas rurais e os modelos de intervenção em espaço rural, seguido de uma exposição e análise de programas de revitalização existentes tais como: as Aldeias Históricas de Portugal, Aldeias de Xisto e as Aldeias digitais. Finaliza-se depois com a transição digital e os projetos das Smart Villages em combinação com os projetos de turismo direcionados à ascensão dos nómadas digitais e o trabalho remoto. A terceira parte é caracterizada pelo estudo e exposição da situação existente da Aldeia de Vila Franca da Beira, em que se analisa aprofundadamente as vertentes urbanísticas, geográficas, demográficas, socioeconómicas e culturais da Aldeia, através de estudos estatísticos, cartográficos e a monografia de um habitante da Aldeia. A quarta e última fase é a parte prática deste projeto onde se aplicam as soluções exploradas às problemáticas identificadas. É sob a forma de um projeto urbano e arquitetónico de revitalização, com intervenções urbanas em pontos chave da Aldeia e uma proposta para um novo equipamento - Hub tecnológico e turístico da Aldeia de Vila Franca da Beira - que se propõe travar ou atenuar o problema do despovoamento rural na freguesia de Vila Franca da Beira e no concelho.
- Os sentidos e a percepção do espaço em arquiteturaPublication . Ribeiro, Soraia Geraldes; Pernão, João Nuno de CarvalhoO presente Trabalho Final de Mestrado propõe a reabilitação do Antigo Hospital Militar de Belém, um edifício com um grande valor patrimonial que se encontra sem atividade desde 2013, e a revitalização da envolvente urbana dando visibilidade às potencialidades do local e respostas às necessidades atuais da zona de intervenção. O programa proposto recai sobre o desenvolvimento de um espaço de co-living, um novo conceito de habitar em comunidade que tem como objetivo promover relações humanas atendendo às instâncias da geração atual relacionadas com problemas financeiros, sociais e psicológicos. A implementação deste programa de habitação temporária visa trazer mais população jovem ao local e espaços de partilha que sejam usados pelos residentes, mas, também, pela comunidade local e visitantes a fim de promover relacionamentos intergeracionais. A proposta é apresentada consoante uma análise realizada que ajudou a perceber o que deve ser preservado e o que deve ser demolido de modo a atender à historicidade do objeto arquitetónico e do espaço urbano onde se insere. Esta análise permitiu que a elaboração do programa se apresente sobre uma intervenção consciente no espaço. Além da introdução de um novo programa, propõe-se a implementação de uma arquitetura multissensorial. Esta arquitetura é realizada através da criação de espaços exteriores e interiores que têm como principal objetivo promover aos utilizadores experiências sensoriais criando uma relação entre o Homem e o objeto arquitetónico. Estas diferentes atmosferas são criadas através da utilização e exploração da cor em conformidade com a luz e a matéria de maneira a perceber como cada espaço arquitetónico consegue influenciar o recetor sensorial de cada utilizador. Ou seja, como é que o Homem, enquanto utilizador do espaço, consegue ser estimulado de forma a criar uma imagem mental de cada ambiente e qual a sua capacidade de descodificar cada estímulo.
- Projecto comunitário intergeracional no antigo quartel do Regimento de Lanceiros nº2 em BelémPublication . Sousa, Inês Coelho e; Pernão, João Nuno de CarvalhoOs processos de desmilitarização e desindustrialização que tiveram lugar no século XX deixaram para trás um território retalhado, marcado por edifícios que não têm utilidade para a população do tecido urbano que os rodeia. O antigo quartel do Regimento de Lanceiros n.º 2, no limiar da freguesia de Belém, é um deles. É curioso perceber que a desocupação do quartel não alterou em muito a relação com a população em volta, pois, dada a sua função militar, ele sempre esteve fechado sobre si mesmo. O desafio que surge é o de conceder um novo espaço à malha urbana, que sirva a população de Belém/Ajuda, a qual é bastante heterogénea: de um lado, temos uma população envelhecida, que corresponde a um terço da total, e do outro, temos uma população jovem, que aqui habita temporariamente, por força da proximidade ao Pólo Universitário da Ajuda. Aliando a necessidade de reabilitação de património militar histórico à escassez de equipamentos de natureza artística, cultural e social, chegou-se à opção por um projecto comunitário intergeracional, que promova uma aproximação entre as gerações, propiciada pelo desenho dos espaços interiores, do qual são indissociáveis a luz, a cor e a matéria. O mote deste projecto é assim a união do passado ao presente, tanto do ponto de vista da arquitectura como do ponto de vista humano.
- Fashion fetish: the good for the badPublication . Graça, Paulo David Carvalho; Simões, Inês da Silva AraújoFashion fetish: the good for the bad, reflete o contraste e a proximidade do fetichismo com a moda. A psique humana pode ser provocada e invadida pela conexão alienista entre os significados e o materialismo da moda que, simultaneamente, excitam e complementam algo tão eminente, sedutor e proibido. Prevalecendo-se sobre diversas virtudes subjacentes ao quotidiano, enfatizadas e recontextualizadas no fetichismo, evidenciam-se inúmeros homens gélidos, impotentes e revoltados perante a feminilidade tão sensual e dominante, que exploram em segredo, incitando sensações obsessivas e submissas pela ironia de ficarem escravizados pelas suas próprias conceções de hegemonia e patriarcado. Esteando-se desta lógica, explora-se a primigénia forma fetichista, o cross-dresser masculino. Para tal, investiga-se a sua eflorescência, com o seu desdobramento oculto em subversões sobre sexo e género. Tornando-se imprescindível a perscrutação, para o desenvolvimento deste projeto, da edificação geral de um fetichista e por seguinte do cross-dresser masculino, bem como as ramificações semióticas mais comuns, da indumentária fetichista. Pretende-se, essencialmente, explorar o contraste, o secretismo e o vazio do homem masculino em busca por conexões, identidades e refúgios de um quotidiano tenebroso, numa oculta esfera sociocultural, na qual o fetichismo funciona e prospera em clímaces eróticos e psíquicos que preenchem a realidade infernal. Com base neste conjunto de vértices, este projeto final de mestrado, conjuga-se num look, de 8 peças-chave, sobre o cross-dresser masculino e submisso. Apresenta-se uma vertente prática sustentada na incógnita englobante das fantasias, desejos e comportamentos eróticos de um homem masculino oprimido numa vivência prudente e hegemónica de liberdade expressiva e sexual. Em consequência, deste projeto final de mestrado resulta uma explanação e prototipagem que proporcionam um olhar despido de preconceito sobre uma subcultura extremamente estigmatizada, e consequentemente como o cross-dresser masculino reflete e dissimula a hegemonia sexual que ainda muito rege o presente, e esta por si, altera e problematiza, obstaculizando a vivência individual e social.
