Browsing by Issue Date, starting with "2021-09-30"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- Existente, ruína e inexistente.Publication . Valério, Pedro Alexandre Tomás; Feliciano, Ana Marta das Neves SantosA proposta de projeto final de mestrado versa sobre o edificado de um convento cisterciense feminino que foi deixado cair ao esquecimento pelo tempo. O Convento de Santa Maria de Cós, testemunho vivo do património, revela-se com uma história particular vinculada à memória dos coutos Cistercienses de Alcobaça. Por consequência da Exclusão das Ordens Religiosas, foi retirado ao monumento o seu valor tendo, desaparecido a estrutura conventual e restado somente a igreja e uma dependência do dormitório em ruína. Como toda a intervenção arquitetónica em património, considera respeitar os valores identitários com o fim de os perpetuar no tempo. Assim, a proposta de projeto que segue procura reaver aquilo que foi extraviado ao convento – a componente de “habitar” – e desenvolver o projeto em torno da noção de claustro, enquanto elemento de centralidade e recolhimento. Posto essas premissas, o programa associado procurou conciliar um modo de “habitar” contemporâneo que fosse aplicável ao contexto do património, que incide na temática das pousadas. Este programa dá suporte ao desenvolvimento cultural da região em que se insere, bem como a reatribuição de valor ao património através de um projeto que visa enfatizar os seus valores intrínsecos.
- Um Lugar para as CriançasPublication . Sequeira, Mafalda Flores Macedo Pereira; Gomes, Joana Raquel de Sousa Basto Malheiro Carrola; Almeida, Paulo Manuel dos Santos Pereira deO presente trabalho tem como foco principal a requalificação urbana da Cidade da Beira, cidade esta com um grande valor histórico, porém parcialmente destruída após uma catástrofe natural. Procurou-se desenvolver uma proposta urbana, de maneira a resolver a fragmentação entre bairros, promovendo assim espaços urbanos e oferecer melhores condições de infra-estruturas às áreas mais afetadas pelo ciclone Idai, fornecendo assim as necessidades básicas para uma reestruturação da Cidade da Beira. A cidade apresenta um traçado urbano composto por duas morfologias antagónicas, a cidade colonial, com um traçado urbano organizado e estruturado, e os bairros de caniço, com um traçado desorganizado, sem acesso a infra-estruturas básicas e com condições bastante precárias, sendo que foram estes os mais atingidos pelo ciclone. Tendo em conta este acontecimento que destruiu 90% da cidade, esta encontra-se atualmente em grande dificuldades, tanto a nível económico como social. Nunca esquecendo a cultura construtiva local, esta proposta deverá apresentar soluções novas e sustentáveis para os problemas existentes. A proposta urbana tem um papel fundamental, pois não é só usada como elo de ligação numa cidade fragmentada, mas também como uma ferramenta para o desenvolvimento de relações numa “nova” cidade. Um dos grupos sociais mais afetados por esta catástrofe foram as crianças, sendo que muitas ficaram sem famílias, sem casas, e sem um apoio escolar. A proposta desenvolvida teve em consideração a necessidade de criar um elemento que proporcione, a esta faixa etária, um espaço seguro, de apoio e de aprendizagem. O centro comunitário, em concordância com a proposta urbana e com a habitação, é apresentado como um elo de conexão entre a população e a cidade, de maneira a criar um espaço qualificado, organizado e seguro.
- Reabilitar e Reutilizar a Antiga Escola Prática de Cavalaria de Santarém.Publication . Rodrigues, Ana Patrícia Silva; Carvalho, Luís Alberto Torres Sanchez Marques deO centro histórico da cidade de Santarém, comporta a questão relativamente à sua desocupação e consequentemente, desvalorização do património, o que se reflete no estado de degradação em que se encontram os edifícios. É necessário um olhar crítico face à situação de degradação e abandono em que muito do nosso património construído se encontra. Este trabalho procurou responder a esta necessidade, atribuindo uma maior preocupação à identidade dos lugares e ao património. O presente Projeto Final de Mestrado propõe a sua valorização, requalificação e reabilitação, com incidência na Antiga Escola Prática de Cavalaria (EPC), em Santarém, com vista a voltar a potencializar o local e a valorizar o “mundo equestre” na cidade. Através de diversos estudos e análises tornou-se necessário renovar as instalações com o intuito de tornar a EPC num Centro Equestre de referência, com as condições necessárias para a prática desportiva, tanto a nível inicial como profissional. Também, se propôs um Parque Urbano para a área adjacente, com o intuito de requalificar o espaço e abri-lo à população. O que se procura é perceber os usos deste lugar, potenciá-los, transformá-los e criar algo de novo através deles. Por último, um Centro Equestre não é um sistema fechado em si, ele interage com a paisagem em que se insere. Também interessa a que nível e como se processam algumas dessas intenções, porque elas, quer sejam discretas ou evidentes existem e o projeto considera-as como uma ferramenta de trabalho.
- Identidade visual e materiais de comunicação para uma associação sem fins lucrativos – Kasa PtPublication . Simões, Sofia Pereira; Cabral, Teresa de Jesus de Olazabal; Oliveira, Maria Leonor Morgado Ferrão deAs organizações sem fins lucrativos – ou do terceiro setor – são de natureza privada, mas de finalidade pública: as suas ações estão voltadas para questões como a cidadania, a defesa de autonomia e de direitos de grupos sociais fragilizados. O design é uma disciplina focada na dimensão social, pelo que o atributo “social” poderia ser considerado redundante, não estivesse cunhado e estabilizado na literatura o uso do conceito de Design Social. A oportunidade para o desenvolvimento da nossa proposta de trabalho decorre da recente constituição da Associação Kasa Pt. Esta organização do terceiro setor localiza-se em Benfica (Lisboa, Portugal) e precisa de desenvolver a sua identidade visual e as aplicações necessárias para angariar não só apoio financeiro, como também voluntários de várias faixas etárias para os programas de mobilidade europeia em Portugal. A Associação Kasa Pt desenvolve projetos nacionais e internacionais nas áreas de educação e formação. Estas atividades contribuem para o desenvolvimento local, apoiando outras instituições sem fins lucrativos e angariando voluntários, através de parcerias com outras ONG internacionais. Deste modo, pretende-se promover a integração, a igualdade de direitos e a educação para a cidadania. Partindo desta premissa, pretende-se identificar casos exemplares de Design Social em organizações sem fins lucrativos, bem como os aspetos carac- terizadores de estratégias de comunicação eficazes e coerentes para preencher as oportunidades de design identificadas, em linha com os valores e a missão desta associação. A nossa investigação é teórico -prática e passa por dois momentos distintos; utiliza uma metodologia mista, não intervencionista (no primeiro momento), e intervencionista (no segundo): do primeiro fazem parte a revisão de literatura, a análise crítica de casos de referência, a elaboração e revisão do briefing, a observação empírica e as entrevistas exploratórias; o segundo corresponde ao desenvolvimento do Projeto de Design, propriamente dito. A participação dos membros permanentes da associação é essencial para manter o foco no essencial e permitir as iterações indispensáveis para finalizar o projeto de identidade visual corporativa. O empenhamento e a participação ativa da direção e dos membros da Kasa Pt no desenvolvimento do Projeto admitem as melhores expectativas para a sua implementa- ção, por um lado, e eficácia no cumprimento da missão da organização.
- Design de comunicação na desconstrução de tabus :Publication . Souto, Sara Salomé Meira do; Falcão, Gonçalo André MoçoA presente investigação procura articular as áreas do Design de Comunicação com a Sexualidade, com o objetivo de contribuir para melhores resultados na investigação de temas sensíveis, sobre tabus na temática da sexualidade, em jovens universitários (entre os 18 e os 25 anos). A educação sexual em Portugal apresenta lacunas, o que gera desinformação e impulsiona a existência de preconceitos neste campo. Deste modo, o Design de Comunicação pode revelar-se como uma ferramenta de auxílio na investigação de temáticas sobre a sexualidade e, assim, contribuir para a obtenção de melhor resultados que, posteriormente, auxiliam a criar uma maior consciência dentro desta área através do aumento da informação. Para isto, foi realizada uma investigação com uma metodologia não intervencionista de base qualitativa. Recorreu-se à crítica da literatura e à elaboração de uma análise de estudos de caso, de modo a reunir informação sobre a temática da sexualidade, do design de comunicação e de métodos de investigação para temas sensíveis. Foi concebida uma metodologia de investigação ativa, na qual a informação gerada no enquadramento teórico e na análise de estudos de caso permitiu criar um questionário temático sobre tabus na sexualidade, onde foram utilizados conceitos do design de comunicação para melhorar a experiência de resposta do inquirido. A validação da hipótese foi realizada através de um inquérito onde os participantes compararam dois questionários: um com elementos visuais e linguagem em concordância com a temática e um outro em formato google forms. Se aplicar conceitos do design de comunicação na construção de questionários, de modo a torná-los mais temáticos e imersivos para o participante, através da inclusão de elementos visuais, interativos, e de uma linguagem e narrativa em concordância com o tema, é possível criar uma experiência de resposta mais motivante que resulte em melhores resultados para a investigação em temas sensíveis da área da sexualidade.
- Arquitetura PrisionalPublication . D’Almeida, Beatriz Oliveira Santos Neto; Sousa, Maria Soledade Gomez PaivaO conceito de prisão é transversal a toda a história da humanidade; sempre esteve presente na sociedade. Contudo, a pena de prisão, como a conhecemos hoje, só surge no final do século XVIII, início do século XIX. Durante séculos, a punição dos criminosos assentava no suplício e no abominável teatro de castigos corporais. Considerando a sua origem sombria, a modernização do sistema foi bastante tardia, e, atualmente, ainda existe uma grande necessidade de reforma na maioria das instituições prisionais. O presente Projeto Final de Mestrado (PFM) procura compreender e contribuir para a reforma do sistema prisional português, requerendo alterar a forma como os estabelecimentos penitenciários acolhem e lidam com os reclusos. Pretende-se elaborar um projeto resultante da reflexão teórica, explorando o desenvolvimento de um equipamento prisional que acolha e reabilite os reclusos. O trabalho ambiciona criar uma prisão que facilite as duas contradições mutuamente dependentes: o objetivo de proteger a sociedade de atos criminosos e o propósito de garantir que o recluso tenha a oportunidade de retornar à sociedade como um futuro cidadão cumpridor da lei. A construção de um relacionamento entre presos e funcionários constitui uma parte importante dos dois processos de reabilitação e garantia de segurança. Os detidos estão condenados, mas não estão privados dos seus direitos como cidadãos em relação à educação, saúde, trabalho, religião e serviços sociais. Por consequência, realiza-se uma análise do contexto prisional, expondo como a conceção das prisões descendem de diversas tipologias, cujo intuito incidia em assegurar a vigilância e a segurança. No seguimento, investiga-se a influência da arquitetura na atmosfera do estabelecimento prisional e como esta interfere na reabilitação do prisioneiro.
- O respirar da memória:Publication . Ribeiro, Carolina Maria Batista; Montenegro, Nuno Filipe Santos de Castro; Moreira, Maria da Graça Santos AntunesA reabilitação da Fábrica Corticeira Robinson, em Portalegre, através da intervenção do seu espaço urbano e em parte de seus edifícios, tentará responder às necessidades atuais da saúde mental ao nível do apoio clínico, individual, social e familiar através da interdisciplinaridade, e sem que se retire a identidade e a memória do lugar. Procura-se perceber como a arquitetura consegue provocar sensações, tanto na perceção como nas vivências do espaço, na vida do indivíduo com perturbações mentais. Através de elementos como a luz, a cor, os materiais e a sua a forma , pode-se afetar positivamente ou negativamente a experiência. Este trabalho procura sensibilizar na questão da responsabilidade do arquiteto, pois esta irá definir a vivência do ser humano num espaço. Neste trabalho é feito um projeto para um Centro Terapêutico e de Investigação de Saúde Mental. Daqui parte-se em busca de resgatar o equilíbrio emocional através de uma abordagem integradora do espaço frequentado pelos doentes com tais carências, contribuindo para o processo de cura dos indivíduos com doenças do foro psicológico.
- Interação, Mixed Reality e Música:Publication . Santos, Hugo Miguel Farinha dos; Silva, Marco António Neves daA música é algo importante para qualquer cultura e sociedade. Em Portugal, tal como em outros países, existem inúmeros músicos ou bandas, de todos os géneros musicais, a atuar pelo mundo fora. Com a pandemia Covid-19 e com todas as medidas e restrições impostas ao abrigo do estado de emergência, no que aos espetáculos se refere, tanto aos espaços que recebem os espetáculos como aos músicos que os sustêm, existe o enorme risco de muitos terem que desistir da carreira para se dedicarem a outra profissão que, de facto, os possa sustentar. Mesmo num cenário corrente, sem pandemia, existe também a limitação de, na grande maioria dos concertos, só poderem assistir quem de facto estiver presente, colocando de parte um grande número de possíveis espetadores que, por algum motivo, não podem comparecer. Assim, este projeto tem como objetivo principal criar um sistema interativo digital que incorpore uma agenda de concertos para músicos e salas de concertos a nível nacional e que permita a sua transmissão em direto, via live streaming ou por mixed reality. Isto possibilitará tanto aos músicos como às salas de espetáculos poderem continuar a trabalhar, mesmo que em moldes diferentes, dando assim, a possibilidade também àqueles que não puderam comparecer, de assistir ao espetáculo. Para este projeto, a metodologia é mista, intervencionista e não intervencionista, de base qualitativa e quantitativa. Numa primeira fase, a exploratória, foi feita revisão da literatura e realizado um estudo de casos para enquadrar e fundamentar a realização de um projeto. Numa segunda fase, a generativa, desenvolveu-se um projeto em design de interação, com base no conceito de mixed reality, de modo a poder-se comprovar o argumento. Na terceira fase, a avaliativa, foram feitos pré-testes e testes de usabilidade com utilizadores, de um protótipo funcional, que avaliaram não só o fluxo interativo do sistema, como também o seu conceito e o seu conteúdo. Pretende-se com este projeto, permitir interação, para além das convencionais, entre músicos e espetadores, proporcionado uma maior aproximação, e contribuir para que, todos aqueles que de forma direta ou indireta estejam relacionados com a música, continuem a usufruir dela.
- Serial correlation in time series regression models - an introductionPublication . Lopes, Artur SilvaAlthough the expression “serial correlation” (or simply autocorrelation) may be used in relation to any variable, in traditional econometrics it is meant to refer to a particular variable or time series: that of the errors of the regression model. It has therefore a clearly negative sense in this framework: the errors of a well specified model should not be serially correlated (unless in very special circumstances). Although I have tried always to add the name of the variable to which it refers, any omission should be interpreted in the usual sense. This text is very strongly based in my teaching notes, most of them with many years as the subject has not evolved or has changed little in the last years. Anyway, I had to make a choice between many teaching materials and I chose not to address the problems of GLS and EGLS estimation. It is not that they are completely irrelevant. For instance, some of the most powerful unit root tests require GLS estimation. However, as will become clear below, I think that they are very rarely a good option to follow when one faces serial correlation problems and, given severe time restrictions, I have opted to neglect the theme. Although attractive from the computational point of view, they are only rarely a reasonable alternative to folllow. As Professor Graham Mizon noted: “autocorrelation correction: Don't!”. My hope is that the reason why such a strategy is usually awed is clearly understood with this text. With a very “classical” background but philosophy-based in the British (LSE) econometric tradition, this text draws heavily from such classical sources as those of Davidson and Mackinnon (1993), Greene (2012), Johnston and Dinardo (1998). With the inclusion of some examples of Monte Carlo simulation it is expected that some testing problems are well grasped.
- SUBUPublication . Jeremias, Leonardo Miguel Pina; Castro, André Galhardo Lopes deVivem-se tempos de plena mudança na sociedade em diversos níveis, onde as ações que se desempenharam são hoje ditadas, influenciadas e marcadas pela existência de um vírus denominado de COVID-19. Este vírus provocou uma pandemia mundial que se traduziu em milhões de infetados e, consequentemente, milhares de mortes espalhadas pelo globo. A sua rápida e fácil forma de contágio fez com que se reformulasse um quotidiano dito “normal”, forçando o aparecimento de regras e normas essenciais à preservação da saúde comum. Estas, assentam num princípio de distanciamento social de prevenção e combate à propagação de gotículas virais, forçando o aparecimento de novos produtos no mercado que possibilitassem maior eficácia e viabilidade no cumprimento desse objetivo em espaços comuns e não-comuns, fechados e abertos. Houve um enorme investimento empresarial na área da saúde surgindo soluções para os novos problemas desta sociedade. Apesar de muitas destas estratégias se traduzirem através de meios digitais como softwares de comunicação, um novo mundo na criação e adaptação de produtos capazes de restabelecerem a ordem emergiu. Tecidos foram alterados para conseguirem exercer o papel de máscaras, purificadores foram melhorados para diminuir as probabilidades de contágio atmosférico, drones foram equipados com líquidos e vapores para desinfetar cidades, enfim, uma nova família de produtos dentro da área da engenharia, robótica, design, etc. vieram propiciar melhorias nesta nova forma de estar e viver. Dito isto, o tópico de investigação desta dissertação prática/teórica consistirá no desenvolvimento de um projeto na área do design de produto em prol da saúde, que visa uma melhor solução de higienização no interior de jardins de infância de forma a combater a propagação viral e preparar para eventuais aparecimentos de outros tipos de vírus. Para tal objetivo, será aplicada uma metodologia mista fundamentada por metodologias de base qualitativa e quantitativa, sendo que as mesmas serão de base qualitativa não intervencionista e intervencionista, incluindo métodos como a revisão da literatura, análise de casos de estudo, entrevistas e questionários, cardsorting e investigação ativa.
