Browsing by Issue Date, starting with "2019-04-08"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação integrada de Marketing na era do Marketing Omnicanal. casos do setor automóvel portuguêsPublication . Zagalo, Joana Mafalda da Cruz; Ribeiro, Raquel BarbosaA crescente digitalização e inovação tecnológica alteraram a forma como as marcas comunicam com os seus consumidores. A abordagem unidirecional foi substituída pela abordagem bidirecional e, hoje em dia, os consumidores têm a possibilidade de contactar com as marcas através de canais como as redes sociais online, websites ou através de chats de conversação, por exemplo. Este estudo pretende entender de que forma o mix de Comunicação Integrada de Marketing se alterou. A Comunicação Integrada de Marketing tem por base o planeamento de uma única estratégia para os vários canais existentes, cujo objetivo é maximizar os impactos da comunicação. Através de uma estratégia omnicanal, o objetivo passa por consubstanciar a experiência do consumidor entre os vários pontos de contacto com a marca, através dos canais tradicionais e dos canais online. Para entender de que forma esta conjugação pode ser realizada procurou estudar-se três marcas do setor automóvel, em Portugal. Para o desenvolvimento deste estudo, foram realizadas entrevistas não só a Diretores de Marketing, Responsáveis de Comunicação, Diretores Comerciais, Gestores de Produto e a uma Especialista de Comunicação e Marketing, mas também a consumidores. Os resultados obtidos permitiram à investigadora afigurar que há ainda um caminho a percorrer para que as marcas comecem a substituir as estratégias multicanal por estratégias omnicanal.
- Associativismo e preservação identitária: o caso da ilha do Pico, nos AçoresPublication . Silveira, Emanuel Garcia da; Moreno, Luís Manuel CostaA exploração académica dos conceitos de associativismo e identidade, na perspetiva de aplicabilidade ao planeamento, confere ao desenvolvimento da atual dissertação um envolvimento em questões referentes ao estado atual do desenvolvimento e organização das atividades culturais na ilha do Pico, com foco nas Associações Culturais e Recreativas do Concelho da Madalena. Esta abordagem prefigura o associativismo enquanto elemento espacial (do território) e que socialmente traduz o envolvimento da comunidade local, no pressuposto de um processo de mentalização adequado aos objetivos do planeamento e gestão do território. Ao mesmo tempo, o trabalho pretende contribuir para o pensamento crítico e envolvimento académico no estudo de questões relacionadas com as redes sociais, implicando o uso adequado de teorias, metodologias e técnicas de planeamento territorial que permita uma orientação para a compreensão das dinâmicas culturais em territórios insulares e correspondente intervenção estratégica nesse domínio. Em termos de aplicação, torna-se fundamental compreender o estado atual do desenvolvimento e organização das atividades culturais e recreativas na ilha do Pico, questionando se estas procuram contribuir para a preservação da identidade açoriana, centrando-se em perspetivas de planeamento e gestão do território ligadas à dimensão cultural. A implicação dos estratos mais jovens da população será alvo de particular atenção, na medida do entendimento da relevância a dar ao potencial de realização da cidadania ativa e crítica, de base associativa, para uma certa resiliência identitária que faça da cultura – apropriada e criticamente adaptada pelos jovens – um fator de durável coesão social. Para este efeito, o estudo em questão começa por explorar o estado da arte quanto a relações entre aspetos como identidade e associativismo, bem como uma compreensão do universo de estudo, nomeadamente as associações culturais e recreativas sediadas no município da Madalena do Pico, utilizando bibliografia de diferentes áreas das ciências sociais, com contributos que se distinguem e se complementam. Através deste enquadramento teórico, prosseguiremos com a investigação de base empírica, sempre com a preocupação de ligar teoria e empiria, no processo de resposta às questões de investigação.
- Second INTREPID Policy Brief: Exploring Interdisciplinary CareersPublication . Lyall, Catherine
- Contributos do design na ressignificação da renda de bilros de PenichePublication . Bieger, Isabel Cristina; Figueiredo, Manuela Cristina Paulo Carvalho de Almeida; Montagna, Gianni, coorientadorO ponto de partida desta investigação estava associado à observação direta da renda de bilros de Peniche e à constatação do seu declínio como atividade artesanal que, maioritariamente, é realizada por mulheres como uma tradição local. A questão que se coloca, conduz a uma reflexão sobre a inserção do design na procura de novas soluções para a sua funcionalidade e apreço. Recorre-se ao design como uma área do conhecimento capaz de auxiliar e influenciar a criatividade e a inovação mantendo a identidade visual da renda de bilros de Peniche. Contudo, a preservação do valor histórico, social e artístico da renda de bilros inserido como tradição popular na cidade de Peniche, a importância do trabalho das mulheres na realização da renda de bilros de Peniche são valores a salvaguardar. Aliado ao tradicional é objetivo primordial a investigação de novos materiais que se consideram ser passíveis de aplicar na execução de peças recorrendo à técnica da renda de bilros de Peniche. Analisando os ensaios realizados com esses novos materiais verificaram-se novas possibilidades de utilização da renda de bilros de Peniche aliadas à conceção dos objetos distintos do tradicional napron, objeto maioritariamente executado pelas rendilheiras de Peniche. Esta investigação permitiu explorar e desenvolver novas e distintas oportunidades de aplicação/utilização da renda de bilros. Em particular a junção de duas técnicas ancestrais: a técnica da renda de bilros de Peniche executada com materiais distintos aliada à técnica de fundição do vidro. Esta fusão de materiais tão distintos resultou em peças de valor acrescentado, aliada à técnica surgem peças únicas com design de autor podendo ser simultaneamente decorativas e funcionais, resultado francamente positivo no âmbito da ressignificação da Renda de Bilros de Peniche.
- Para a construção de um dicionário explicativo dos provérbios português-chinês (DEP-PC) : reflexões e primeiros passosPublication . Yuqing, Lin; Correia, Margarita MariaSendo área marginalizada tanto no contexto do ensino-aprendizagem de PLE como da tradução, o provérbio, de facto, merece a nossa análise e o nosso estudo. A razão fundamental para tal facto prende-se estreitamente com a sua particularidade e o seu peso em qualquer língua e cultura. Relativamente aos aprendentes ou tradutores com chinês por língua materna, os provérbios podem servir como uma janela para abrir um mundo intercultural. Porém, devido aos recursos limitados nesta área (em particular do português europeu), os aprendentes, os ensinantes e os tradutores deparam-se com a dificuldade de encontrar uma ferramenta de consulta bilingue para apoiar o seu processo de ensino-aprendizagem e o trabalho de tradução. Esta dissertação tenta, por um lado, explorar o conceito de provérbio nas perspetivas bicultural (europeia e chinesa) e bidisciplinar (ensino-aprendizagem e tradução); por outro lado, permite-me, partindo da minha visão como aprendente, ensinante e tradutora, dar os primeiros passos rumo à construção dum dicionário bilingue explicativo dos provérbios portugueses para chineses, simultaneamente explorando as estratégias de realização de tal dicionário, de modo que consiga responder às necessidades atuais do público-alvo.
- Desenvolvimento de um plano HACCP para uma unidade de produção de cerveja artesanalPublication . Nabiça, Vanessa Cristina Olivença; Barreto, António Salvador Ferreira HenriquesTodos os operadores da agroindústria têm a obrigação de dar cumprimento ao Regulamento (CE) 852/2004 de 29 de abril de 2004. O fabrico artesanal de cerveja por ser uma atividade relativamente recente, apresenta algumas carências técnicas, o que gerou a necessidade de desenvolver um Manual de Boas Práticas de Higiene e Fabrico e um Plano HACCP, apresentado no presente trabalho. Pretende-se que sejam aplicados a estabelecimentos de fabrico artesanal de cerveja. Para tal foi acompanhada uma unidade artesanal de fabrico de cerveja com 2 colaboradores, localizada no distrito de Setúbal. Com o fácil acesso à informação, a crescente exposição e aceitação do produto no mercado português, torna-se vital que os produtores de cerveja artesanal implementem um sistema de garantia da segurança dos alimentos, por forma a garantir que o produto que colocam no mercado é seguro. Sendo por isso fundamental o auxílio desta documentação como tentativa de minimização de perigos. A produção de cerveja artesanal caracteriza-se por uma pequena quantidade produzida e pela ausência de duas etapas realizadas na produção industrial, a pasteurização e a filtração. É de realçar que os exemplos propostos foram elaborados para uma empresa em específico, servindo de modelo para outras realidades na área.
- Development of a stream flood susceptibility index at the municipal level in mainland PortugalPublication . Santos, Pedro Pinto; Reis, Eusébio; Pereira, Susana; Santos, MónicaThe growing computational capabilities and data availability promotes the development of flood susceptibility methodologies, although there is still field for improvement regarding small-scale flood susceptibility assessment. In this research, after assessing a national stream flood susceptibility (SFS) on a cell-by-cell basis, a municipal representation of SFS was performed to rank the 278 municipalities in mainland Portugal.
- Processos de design e inovação socialPublication . Porto, Renata Gastal; Vasconcelos, Ana Margarida Thudichum de Serpa; Almendra, Rita Assoreira, coorientadoraA presente investigação discute os processos de Design em casos de Inovação Social. O foco do estudo está nos processos de iniciativas subsidiadas por instrumentos políticos. Este estudo representa um novo foco na investigação de Design e Inovação Social, pois é considerado o designer e a estrutura política que favorece a Inovação Social. A investigação destaca a necessidade de usar instrumentos políticos adequados às etapas do processo de Design assim como planear os desafios sociais e os desafios de Design em cada projeto. Três perspectivas teóricas orientam o estudo dos processos em Inovação Social. A primeira é centrada no agente e difundida nos estudos de Design. A segunda é estruturalista e é estudada pelas teorias organizacionais. A terceira proposta estuda os agentes e as estruturas sociais e sugere a institucionalização das práticas. O presente estudo assume a terceira perspectiva teórica para descrever os processos de Design em casos de Inovação Social. A metodologia seguida é de carácter exploratório e adota a abordagem qualitativa. O método central da investigação é o estudo de caso. Os casos estudados, portugueses e brasileiros, são organizados em três tipologias: casos profissionais, casos de investigação e casos de ensino. Para a triangulação de dados foram utilizados métodos qualitativos. A recolha dos dados de fonte primária ocorreu por: a) entrevistas com os líderes de Design dos projetos; b) análise dos documentos de planeamento do projeto; c) análise de fontes não intrusivas. O estudo resulta num modelo conceitual que relaciona instrumentos políticos específicos com cada etapa do processo de Design. As conclusões apontam que os casos de Design em Inovação social acedem aos instrumentos políticos de investimento apenas na fase inicial do processo; a duração dos projetos está relacionada com o tempo estipulado pelos instrumentos políticos; os investimentos não correspondem às necessidades da Inovação Social na totalidade, pois são aplicáveis até a fase de implementação do protótipo; a sustentabilidade dos projetos não é prevista; as iniciativas propõem respostas aos desafios sociais atuais e não procuram responder aos desafios sociais conjecturados.
- A proteção ao direito a um julgamento justo em matéria criminal : uma abordagem das garantias que compõem o direito a um julgamento justo a partir de uma perspectiva com base no direito internacionalPublication . Silveira, Carlos Renan Rodrigues da; Mesquita, Maria José Rangel deEste trabalho procurou realizar uma análise do direito a um julgamento justo em matéria criminal a partir de uma perspectiva baseada em fontes do direito internacional. Podemos separar este trabalho em dois planos. A primeira parte apresenta dispositivos relevantes dos instrumentos legislativos internacionais mais importantes que fazem alusão às características que compõem o direito a um julgamento justo. Optou-se por uma abordagem onde, em razão de sua relevância, o âmbito europeu ocupa um papel central em termos de legislações, jurisprudência e doutrina apresentadas. Não obstante, foram também apresentados, ainda que em menor grau, instrumentos relativos aos outros continentes e seus sistemas. Ainda no primeiro capítulo, foram abordadas algumas perspectivas acerca da proteção dos direitos humanos nos continentes que não possuem um sistema consagrado de proteção. A partir de uma base fomentada com a primeira parte da dissertação, a segunda parte desenvolve as garantias que fazem parte do direito a um julgamento justo. Nesse segundo capítulo, apresentamos primeiramente as garantias mais amplas, como o direito à igualdade e o direito a um tribunal independente, imparcial e competente, sendo que tais garantias apresentaram algumas subdivisões. Posteriormente, realizou-se referência a garantia de um processo com duração razoável, a presunção de inocência, o direito a um recurso efetivo, os princípios da legalidade e da retroatividade penal, a garantia de publicidade das audiências, o direito a uma audiência equitativa, a proibição do bis in idem, e por último o direito à intérprete. De forma geral, para a apresentação de algumas dessas garantias foi necessário conceituar outros pontos relevantes, como por exemplo, a separação dos poderes, no tocante a um tribunal independente e o direito a não auto-incriminação, que faz parte dos direitos de defesa que garantem uma audiência equitativa. Por fim, observa-se que o direito a um julgamento justo é uma garantia cuja conceituação pressupõe a apresentação de diversas outras garantias e conceitos para uma construção didática do tema.