Browsing by Issue Date, starting with "2006-06"
Now showing 1 - 10 of 22
Results Per Page
Sort Options
- A eficácia dos instrumentos de cooperação técnica da CPLPPublication . Paul, Guilherme Schaefers; Torres, AdelinoA cooperação para o desenvolvimento tem sido, desde o término da II Guerra Mundial, um dos pilares da política externa de muitos países e vertente de actuação de diversas Organizações multilaterais, no sentido de se promover o desenvolvimento e a melhoria do bem-estar social das populações dos países menos avançados, e tendo por objectivo máximo o de diminuir o fosso sócio- económico entre as nações. Neste contexto, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) desenvolveu instrumentos para actuar na área da cooperação e os tem aperfeiçoado ao longo da sua existência, de forma a torná-los eficazes no cumprimento dos seus objectivos. Partindo da identificação dos mecanismos de cooperação postos à disposição da CPLP, procura-se abordar a sua constituição e o seu modus operandis, e também apresentar os resultados (projectos e acções pontuais) de cooperação efectuados nos diversos sectores relacionados com o desenvolvimento, para que, nesta perspectiva, possam ser feitas a análise e crítica dos instrumentos de cooperação através dos resultados alcançados ao longo dos nove anos de existência da Organização, constatando os seus êxitos e procurando, através dos pontos negativos, sugerir correcções e novos enquadramentos para que a cooperação possa melhor corresponder ao desejado pelos Estados membros e pela Sociedade Civil.
- Comparação da "COBIT Security Baseline e do ISO 17799: 2000 para a produção da lista de requisitos de um plano director para a Segurança dos Sistemas de Informação numa OrganizaçãoPublication . Pereira, Domingos Manuel da SilvaA Segurança e o Controlo Interno dos sistemas de informação nas organizações, são disciplinas que se intersectam no seu âmbito de acção. O COBIT é, na óptica do ISACA, o modelo adequado para o Governo da função IT nas organizações, e como tal propõe um conjunto de instrumentos que facilitam o seu desenvolvimento pela Gestão da função SI da organização. Recentemente propôs ao mercado uma proposta mínima a respeitar para a segurança dos sistemas da informação das organizações a que chamou de "Cobit Security Baseline". O BS7799-2 pretende alargar o âmbito do anterior standard BS7799, adoptado pela ISO como IS017799, e situa-lo também como referencial chave para a criação de um sistema de gestão para a Segurança dos sistemas de informação nas organizações. Mantêm no entanto no seu anexo A, todas as boas praticas que o seu anterior "Code of Pratice" propunha na ISO 17799, o qual constitui uma proposta a adequar a cada organização para o estabelecimento dos requisitos de um programa (plano director) para a segurança dos sistemas de informação nas organizações Esta investigação pretende tirar conclusões sobre a utilidade de ambas as normas, "Cobit Security Baseline ISBN: 1-893209-79-2 " e da "ISO 17799:2000 para o estabelecimento da lista de requisitos de um programa (plano director) para a segurança dos sistemas de informação numa organização e em paralelo contribuir para a sistematização de conceitos ligados à Gestão da Segurança dos Sistemas de Informação.
- Comparação da COBIT Security Baseline e do ISO 17799: 2000 para a produção da lista de requisitos de um plano director para a Segurança dos Sistemas de Informação numa organizaçãoPublication . Pereira, Domingos Manuel da Silva; Pedro, José MariaA Segurança e o Controlo Interno dos sistemas de informação nas organizações, são disciplinas que se intersectam no seu âmbito de acção. O COBIT é, na óptica do ISACA, o modelo adequado para o Governo da função IT nas organizações, e como tal propõe um conjunto de instrumentos que facilitam o seu desenvolvimento pela Gestão da função SI da organização. Recentemente propôs ao mercado uma proposta mínima a respeitar para a segurança dos sistemas da informação das organizações a que chamou de "Cobit Security Baseline". O BS7799-2 pretende alargar o âmbito do anterior standard BS7799, adoptado pela ISO como IS017799, e situa-lo também como referencial chave para a criação de um sistema de gestão para a Segurança dos sistemas de informação nas organizações. Mantêm no entanto no seu anexo A, todas as boas praticas que o seu anterior "Code of Pratice" propunha na ISO 17799, o qual constitui uma proposta a adequar a cada organização para o estabelecimento dos requisitos de um programa (plano director) para a segurança dos sistemas de informação nas organizações Esta investigação pretende tirar conclusões sobre a utilidade de ambas as normas, "Cobit Security Baseline ISBN: 1-893209-79-2 " e da "ISO 17799:2000 para o estabelecimento da lista de requisitos de um programa (plano director) para a segurança dos sistemas de informação numa organização e em paralelo contribuir para a sistematização de conceitos ligados à Gestão da Segurança dos Sistemas de Informação.
- Qualidade do e-learning nas instituições de ensino superior em PortugalPublication . Vieira, Ana Catarina Antas Borralho; Isaías, Pedro TeixeiraA pesquisa está direccionada para a adopção do e-learning como uma ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, tornando-se numa vantagem competitiva para fornecedores e num facilitador da comunicação e de disponibilização de informação para os clientes da aprendizagem. A metodologia desenvolvida parte da elaboração de um modelo constituído por variáveis independentes e uma variável dependente que define uma medida de Eficácia de cada caso a ser analisado. Assim, Eficácia do e-learning consiste no grau de presença dos Factores Críticos de Sucesso (FCS), que definem qualidade do e-learning neste estudo, nas Instituições de Ensino Superior (IES). As variáveis de controlo, que correspondem aos FCS, foram estimadas através de observações de casos práticos identificados na literatura e outras fontes secundárias, durante a revisão bibliográfica. Os dados analisados pelo modelo foram obtidos através de entrevistas estruturadas realizadas junto de responsáveis de IES portuguesas, cujas perguntas estão relacionadas com cada uma das variáveis do modelo. O objectivo deste modelo é identificar o grau de presença dos FCS nas IES estudadas, que irá permitir determinar o nível de eficácia das suas iniciativas de e-learning e, consequentemente, a qualidade do e-learning. Como resultado da análise efectuada, as conclusões pretendem apresentar um conjunto de melhores práticas para que a implementação do e-learning implique uma maior eficácia do processo de ensino-aprendizagem.
- O processo de internacionlização das empresas portuguesas da indústria da Cristalaria - vidro manual.Publication . Machado, Isabel; Viana, CarlosA necessidade por parte das empresas portuguesas em intemacionalizarem-se tem sido uma constante. As razões devem-se sobretudo à dimensão do mercado português que não permite um ganho em economias de escala, mas também devido à entrada da concorrência internacional que veio conquistar uma quota significativa do mercado interno. A cristalaria - vidro manual tem vindo ao longo dos últimos anos a atravessar um processo de internacionalização por questão de sobrevivência. Mas de que forma? Será que os apoios governamentais concedidos a este sector de actividade tradicional português têm permitido a entrada por parte das empresas em mercados internacionais de forma directa e não através de agentes e de distribuidores que controlam toda a cadeia de valor? Esta dissertação através de um estudo de caso da Vitrocristal, ACE e de entrevistas de profundidade ao universo das empresas de cristalaria - vidro manual analisa a existência de uma convergência nas formas de internacionalização utilizadas nas empresas, evidenciando que os industriais estão dependentes de agentes e distribuidores externos, ficando aquém do exigível em termos de controlo do seu processo de internacionalização.
- As características toxicológicas dos pesticidas, em Portugal em 2005Publication . Amaro, Pedro
- Políticas e práticas sociais nos países em desenvolvimento : uma leitura à luz da nova abordagem das capacidadesPublication . Marques, Maria João Lopes; Oppenheimer, JochenEste trabalho procura sistematizar os desenvolvimentos conceptuais contemporâneos a respeito do significado e da relevância das políticas sociais, enquadrados na evolução dos paradigmas de desenvolvimento. Tentaremos explicitar se a influência da abordagem das capacidades, enquanto corpo teórico e abordagem multidimensional do desenvolvimento humano, pode ter ou não um efeito benéfico na formulação, implementação e avaliação das políticas sociais e, consequentemente, das práticas sociais. Esta análise será feita no contexto dos países em desenvolvimento, onde as políticas e práticas sociais se traduzem, na sua grande maioria, em políticas e práticas de combate à pobreza. Tentaremos perceber ao longo desta dissertação se há um défice de apropriação da abordagem das capacidades por parte das políticas e práticas sociais, o que poderá explicar a falta de relevância, eficiência, eficácia, impacte e sustentabilidade destas, na promoção do bem-estar humano e do combate à pobreza. Paralelamente, procuraremos apreciar de que forma, esta nova abordagem encerra em si potencialidades para libertar as políticas sociais, moldadas por décadas de ajustamento estrutural, do núcleo duro neo-liberal, centrado no homo economicus e no individualismo metodológico, contribuindo para a promoção das políticas sociais enquanto estratégias verdadeiramente inclusivas, de emancipação e de empowerment do ser humano, na sua dimensão individual e colectiva, enquanto agente histórico, cultural, político, económico e social. Analisaremos, igualmente, os constrangimentos da própria abordagem das capacidades, enquanto enriquecimento da visão do ser humano e contributo para uma mudança dos tradicionais enquadramentos e avaliações do bem-estar humano e da pobreza. Por fim, o presente trabalho explora alguns desafios que se colocam à operacionalizaçào das políticas sociais, através do exemplo dos Poverty Reduction Strategy Papersy nomeadamente o de Moçambique, à luz da abordagem das capacidades, percebendo de que forma incorporam e assimilam as mudanças ao nível do discurso político.
- Impacto da actividade de marketing no valor gerado para o accionistaPublication . Rebelo, Sara Párraga Atalaya; Neves, João Carvalho dasOs responsáveis de marketing ao propor estratégias e opções tácticas que visem a obtenção de resultados, confrontam-se, dado o enfoque no controlo de custos dos últimos anos, com a necessidade de analisar e justificar as desições adoptadas garantindo previsões próximas dos resultados. Para justificar a necessidade de investimento e adequação das opções definidas, as previsões e estimativas deverão contemplar métricas entendidas por toda a organização, de preferência de cariz financeiro e de geração de valor para o accionista, pois é este, que em última instância, é decisor do financiamento futuro da empresa. Por estas razões o conhecimento do impacto da ligação da actividade de marketing com métricas que permitam avaliar o valor gerado para o accionista, tem assumido cada vez maior relevância, tanto na perspectiva das opções de marketing como na capacidade de implementação das mesmas pelas empresas. O presente trabalho permitiu identificar algumas práticas de gestão e capacidades de marketing cujo desenvolvimento poderá contribuir para o aumento do valor gerado para os accionistas. O estudo assentou na análise da correlação entre a performance nas capacidades e actividades associadas à função ou processo de marketing e os indicadores de geração de valor para o accionista (eg. evolução do EVA, EVA/CP,M/B e EV/IC)
- O efeito mediador das estratégias de gestão de conhecimento entre componentes do capital intelectual: um estudo realizado na indústria bancária portuguesaPublication . Curado, Carla; Bessa, DanielA presente tese de doutoramento estuda o efeito mediador das estratégias de gestão de conhecimento entre componentes do capital intelectual. A relevância do tema é suportada por ampla revisão de literatura, que sustenta a importância do capital intelectual e a gestão do conhecimento nesta nova economia de serviços, consistente com a teoria da empresa baseada no conhecimento. Existem diversos estudos estabelecendo relações entre componentes do capital intelectual, assim como pesquisa sobre estratégias de gestão do conhecimento, e a possibilidade de integrar teoricamente ambos os domínios já foi apresentada na literatura. Contudo, tanto quanto sabemos, esta tese é a primeira a utilizar constructos destas duas áreas de pesquisa num único modelo estrutural, testando empiricamente a integração dos dois campos científicos. Esta tese utiliza o nível de análise da organização e apresenta um modelo para testar. Este é um estudo com teste de hipóteses, correlacional e cross-sectional. Ele estabelece um estudo de campo no sector de serviços (indústria bancária) em Portugal, com a menor interferência possível de investigador. O inquérito foi precedido por um pré-teste e um teste piloto. A análise estatística envolveu a utilização de um modelo de equações estruturais. O estudo apresenta ainda uma análise qualitativa complementar, baseada na análise de conteúdo de entrevistas.
- O modelo de desenvolvimento de Cabo Verde: o papel do Acordo Cambial com Portugal e uma possível adesão à União EuropeiaPublication . Ferreira, Fernando António Pais Marques; Mendonça, António
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
