Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Qualidade do e-learning nas instituições de ensino superior em Portugal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM-ACABV-2006.pdf5.92 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A pesquisa está direccionada para a adopção do e-learning como uma ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, tornando-se numa vantagem competitiva para fornecedores e num facilitador da comunicação e de disponibilização de informação para os clientes da aprendizagem. A metodologia desenvolvida parte da elaboração de um modelo constituído por variáveis independentes e uma variável dependente que define uma medida de Eficácia de cada caso a ser analisado. Assim, Eficácia do e-learning consiste no grau de presença dos Factores Críticos de Sucesso (FCS), que definem qualidade do e-learning neste estudo, nas Instituições de Ensino Superior (IES). As variáveis de controlo, que correspondem aos FCS, foram estimadas através de observações de casos práticos identificados na literatura e outras fontes secundárias, durante a revisão bibliográfica. Os dados analisados pelo modelo foram obtidos através de entrevistas estruturadas realizadas junto de responsáveis de IES portuguesas, cujas perguntas estão relacionadas com cada uma das variáveis do modelo. O objectivo deste modelo é identificar o grau de presença dos FCS nas IES estudadas, que irá permitir determinar o nível de eficácia das suas iniciativas de e-learning e, consequentemente, a qualidade do e-learning. Como resultado da análise efectuada, as conclusões pretendem apresentar um conjunto de melhores práticas para que a implementação do e-learning implique uma maior eficácia do processo de ensino-aprendizagem.
The research is directed towards the adoption of e-learning as a teaching-learning process tool, which can be a competitive advantage for suppliers and can help students to communicate and obtain information resources. The methodology developed is based on the elaboration of a constructed model of independent variables and a dependent variable that defines a measure of Effectiveness of each case to be analyzed. Then, Effectiveness consists of the degree of presence of the Critical Success Factors (CSF) that defines e-learning quality in this study, in the Institutions of Higher Education (IHE). The control variables were estimated through observations of identified practical cases in literature and other secondary sources, during bibliographical revision. The data analyzed by the model was achieved through structured interviews with IHE managers, so that questions are related to each of the model variables. The objective of the model is identify the level of presence of the CSF in the studied IHE, that will determine tljie level of Effectiveness of their e-learning activities and, moreover, the e-learning quality. As a result of the analysis undertaken, the conclusions intend to present best practices to allow the implementation of e-learning to increase the effectiveness of the teaching-learning process.

Description

Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação

Keywords

Ensino a distância E-learning Eficácia Factores Críticos de Sucesso Qualidade Tecnologias de Informação e Comunicação Distance learning E-learning Effectiveness Quality Information Technology Critical Success Factors

Pedagogical Context

Citation

Vieira, Ana Catarina Antas Borralho. 2006. "Qualidade do e-learning nas instituições de ensino superior em Portugal". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Economia e Gestão

CC License