DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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- Melhoria da gestão de materiais: o caso de um retalhistaPublication . Silva, Teresa Maria Pontes Dias Abreu da; Silva, Graça Maria de Oliveira MirandaAtualmente, as empresas de retalho, de forma a posicionarem-se num mercado cada vez mais exigente e competitivo, têm apostado numa gama de produtos mais variada, como parte da sua estratégia de crescimento. Esta variedade de produtos leva a um aumento do nível de stock, impulsionado por restrições nas cadeias de abastecimento, gerando desafios operacionais, especialmente na gestão do espaço. A Worten não é exceção, enfrenta igualmente desafios logísticos significativos, especialmente devido ao aumento da procura e à diversificação da sua gama. A crescente venda online e a aposta na sua marca própria têm colocado um enorme desafio aos gestores de armazém, especialmente na área dos grandes domésticos. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo identificar as principais dificuldades associadas à gestão de espaço de artigos de grandes domésticos na realidade da Worten, bem como apresentar um plano estratégico para a abertura de um novo entreposto logístico, garantindo a sua adaptação às novas realidades e desafios do setor. Com o objetivo de responder aos objetivos mencionados, foi utilizada uma abordagem de estudo de caso. A recolha dos dados foi efetuada através de análise documental de documentos disponibilizados pela empresa. Posteriormente foi utilizada a ferramenta Power BI para a realização de uma análise quantitativa detalhada, necessária para compreender de forma aprofundada o problema em questão. Os resultados evidenciam a conformidade com os objetivos estratégicos da empresa, demonstrando que a mudança implementada pela Worten satisfez as suas necessidades de espaço, promoveu a centralização do seu stock e evitando o aumento dos custos operacionais em relação ao período anterior.
- O modelo de tributação do IMT na aquisição de imóveis para habitação própria e permanentePublication . Miranda, Maria Inês Bota; Pires, José Maria Fernandes; Basto, Florence Mendes Correia Carp PintoThe purpose of this work is to investigate the impact that the evolution of the exemption from Municipal Property Transfer Tax (MPT) for Own Permanent Housing (OPH) has on access to housing for residents in Portugal. We present an analysis of the property market and its social function in Portugal, focusing on the influence of the taxation model on the purchase of housing between 2019 and 2023. The rise in house prices, driven by factors such as tourism, foreign investment, the post Covid-19 pandemic recovery and the war in Ukraine, has affected housing affordability. In order to achieve the proposed objectives, two econometric models were developed to assess whether the model for taxing the purchase of housing in Portugal complies with the constitutional principle of the right to housing. The results show that the IMT exemption limit has a significant impact both on families' decision to buy their own home and on housing market prices. We conclude that this limit is outdated, and a review is recommended to improve access to OPH. Finally, the study suggests evaluating the concrete repercussions of proposals aimed at finding the ideal version of this Tax Benefit (TB), while also analysing the possibilities of offsetting possible tax revenues, from a perspective of financial neutrality of the alternatives analysed, for the revenues of municipalities.
- Angariação e retenção de clientes empresariais em mercados de energiaPublication . Habib, Munir; Rodrigues, RicardoEste estudo centra-se na investigação das estratégias utilizadas por parte das empresas do setor energético de forma a atingir os seus objetivos quanto à angariação e retenção de clientes através da comunicação digital ou offline e à utilização de novas tecnologias e ferramentas de CRM. Pretende-se, igualmente, identificar os principais desafios associados ao seu modelo de negócio. Com o suporte da literatura e com um foco especial na literatura que aborda a Teoria da Troca Social, este estudo procede a uma análise aprofundada das interações entre empresas (B2B), centrando-se em compreender como são estruturadas em termos de custos e benefícios percebidos. Através desta abordagem, podemos compreender melhor os comportamentos que levam, em primeiro lugar, à angariação e, em segundo lugar, à retenção de clientes empresariais conseguindo identificar-se as práticas que promovem uma troca social equilibrada e que resulte na obtenção de benefícios para as duas partes. As ferramentas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) são essenciais para monitorar e analisar asinterações entre empresas, permitindo uma personalização dos serviços oferecidos e um atendimento mais eficaz. A análise qualitativa realizada a entrevistas semiestruturadas realizadas a profissionais do setor forneceu elementos de informação com grande relevância para compreender as práticas e desafios enfrentados por estas empresas. A análise permitiu identificar três pontos de destaque, nomeadamente: a importância das ferramentas de CRM na elaboração e gestão dos serviços e interações com os clientes empresariais; a elevada relevância em inovar e automatizar, juntamente com ferramentas e serviços externos, para alcançar maior eficiência e reduzir o CAC; e por último, sobressai que o desafio principal da retenção de clientes reside na falta de transparência e na insatisfação com o serviço prestado.
- Recrutamento e seleção no El Corte Inglés: o papel da inteligência emocionalPublication . Almeida, Maria Gabriela da Silva; Henriques, Paulo Lopes; Cipriano, InêsNo decorrer do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos, realizado no ISEG, e, considerando-se a experiência prática como fundamental para complementar os conhecimentos académicos adquiridos, optou-se pela realização de um Relatório de Estágio como Trabalho Final de Mestrado (TFM). Nesse sentido, foi realizado um estágio curricular durante 6 meses, na área de Recrutamento e Seleção (R&S) do El Corte Inglés (ECI). O presente TFM tem como objetivo retratar a experiência vivenciada ao longo do estágio realizado. A participação no processo de Recrutamento e Seleção da empresa permitiu notar que as competências emocionais dos candidatos são bastante avaliadas e valorizadas na seleção do candidato ideal para o cargo, e , neste sentido, não é apenas objetivo deste TFM descrever as atividades desenvolvidas ao longo do estágio, mas, também, explorar o conceito de Inteligência Emocional como uma competência fundamental no desenvolvimento de competências emocionais, analisando-se o quanto e a forma como o EL Corte Inglés valoriza estas competências nos seus processos seletivos. Relativamente ao processo de Recrutamento e Seleção do ECI conseguiu-se identificar a existência de semelhanças entre a metodologia adotada pela empresa e as melhores práticas descritas na Revisão de Literatura. Já no que diz respeito ao estudo de caso desenvolvido concluiu-se que, aos “olhos” de todos os entrevistados, a Inteligência Emocional é uma competência potenciadora de diversos benefícios para a organização, nomeadamente ao nível do clima organizacional, resolução de conflitos e desempenho dos colaboradores. Por conseguinte, trata-se de uma competência bastante valorizada na organização, procurando-se avaliar as competências emocionais dos candidatos ao longo das diferentes etapas do processo de Recrutamento e Seleção da empresa, independentemente da área para a qual se está a recrutar e selecionar. A entrevista foi selecionada como a etapa que melhor permite avaliar essas competências. No ECI considera-se que as competências técnicas são suscetíveis de serem desenvolvidas com maior facilidade do que as competências emocionais ou outras soft skills, partindo daí a crescente valorização que conferem a estas competências.
- Business plan of scraps a collaborative upcycling marketplacePublication . Reis, Mariana Fernandes; Futre, Bruno Miguel Da Silva Estrelo
- Equity research: Ryanair holdings plcPublication . Neves, Miguel Figueiredo; Correia, António Manuel Firmino CalapezRyanair Holdings PLC is recognised as Europe’s largest airline group by passenger volume, operating over 3,600 daily flights and serving 184 million passengers during FY24. The Group consists of five subsidiaries: Ryanair; Ryanair UK; Buzz; Lauda; and Malta Air. Ryanair employs a low-cost, no-frills business model to be able to offer low fares. As of March 31, 2024, the Company operated a fleet of 584 aircrafts, of which 557 are Boeing models. Looking ahead, Ryanair aims to fund a fleet expansion to 800 aircrafts through internally generated funds and serve 300 million passengers by FY34. This report issues a REDUCE recommendation for Ryanair Holdings PLC, with a March 31st, 2025, PT of €14.73/Share, representing an upside potential 0.59% (annualized return of 0.89%) in 8 months, against the closing price of €14.64/Share, as of 31st July 2024. This recommendation is based on four main pillars: i) The renovation of the fleet to meet its rapidly increasing demand; ii) Lower cost per passenger than its competitors; iii) Ryanair’s intention to achieve debt-free status by FY27; and iv) Consumer pricing resistance. The valuation of the Company was based on a Free Cash Flow to Equity approach and the Cost of Equity methodology as the Company is trending towards a Debt-free status. To support the base model, supplementary valuation methods were used, including the Free Cash Flow to the Firm approach, Dividend Discount Method and the Multiples Approach. Several risks could impact the PT for Ryanair Holdings PLC, namely: i) Rising fuel price; ii) Further delivery delays and potential backlash related to Boeing; iii) Intense competition among European low-cost airlines; and iv) Economic downturns. These factors result in a High Risk level for Ryanair Holdings PLC.
- Streamlining efficiency: implementing a shared service centerPublication . Valente, Cristina Santa Bárbara Dias Valente; Gomes, Jorge F. S.Esta dissertação proporciona novos insights sobre os impactos da implementação de Shared Service Centers. O objetivo desta tese de mestrado é analisar os impactos financeiros e não financeiros da implementação de um SCC, contribuir para uma lacuna já identificada na literatura académica e fornecer informações chave sobre este tema. A investigação para este trabalho compreende uma revisão de literatura, que apoiou a criação do modelo conceptual, e a análise baseada num projeto de implementação de uma Shared Service Organization de uma empresa altamente classificada pela Hacket como uma Digital World Class player em termos de desempenho de Global Shared Services. Os principais resultados indicam que a implementação de um Shared Service Center baseado em conhecimento e o investimento na melhoria de processos e automação são altamente benéficos para a estratégia geral do negócio. Além disso, também foi identificado como um caso de sucesso empresarial ao analisar as métricas financeiras associadas ao projeto. Foi possível observar um período de retorno de sete anos e uma poupança líquida superior a 32 milhões de dólares num período de dez anos. De forma geral, a implementação do SSO está alinhada com a estratégia empresarial e organizacional da empresa, sendo sustentada por impactos financeiros e não financeiros chave.
- O capital intelectual e a performance financeira das empresas seguradoras da zona euroPublication . Henriques, Miguel Ângelo Horta; Basto, Florence Mendes Correia Carp PintoEste estudo analisa a relação do capital intelectual (CI) e dos seus componentes com a performance financeira das empresas seguradoras da Zona Euro. Para tal, foi utilizada uma amostra composta por 137 empresas seguradoras pertencentes a quatro países da Zona Euro, para o período de 2015 a 2022. O CI foi medido através do método value added intellectual coefficient (VAIC), que é dividido em três componentes: eficiência do capital humano (HCE), eficiência do capital estrutural (SCE) e eficiência do capital empregado (CEE). Desta forma, o VAIC permite analisar o CI de forma agregada e a sua divisão permite explorar os efeitos dos componentes individuais do CI. A performance financeira foi medida através das variáveis Return on Assets (ROA) e Return on Equity (ROE), e os resultados foram estimados a partir do Modelo de Efeitos Fixos. De um modo geral, os resultados obtidos mostram que, de forma agregada, o CI apresenta uma relação positiva e significativa com a performance financeira das empresas seguradoras, quer medida pelo ROA quer pelo ROE. Já, os componentes individuais do CI mostram variações nos seus efeitos. O capital humano (CH) não revela uma relação significativa com nenhuma das medidas de performance, enquanto o capital estrutural (CS) apresenta uma relação positiva e significativa com o ROA e com o ROE. Por outro lado, o capital empregado (CE) apenas tem um impacto positivo e significativo no ROA. Assim, este estudo permite concluir que o CI, medido de forma agregada, e os componentes individuais do CI, nomeadamente o CS e o CE, estão significativamente relacionados com a performance financeira das empresas seguradoras da Zona Euro.
- Enhanching customer loyalty and retention in the event management industry: a case of Onyria groupPublication . Wilson, Luísa Pinho; Santiago, Joanna Katarzyna de SilveiraThe hospitality industry is a rapidly evolving sector that focuses on providing customers with exceptional services, ranging from accommodation and food to event management. In this highly competitive market, building strong customer loyalty and retention has become crucial for long-term business success. Event management, a key area within hospitality, relies on delivering personalised services and creating memorable customer experiences (CX) to ensure customer satisfaction and loyalty. This study examines the strategies employed by the Onyria Group to enhance customer loyalty and retention within the event management sector. The study explores how tailored services, continuous communication, and attention to customer preferences throughout the customer journey contribute to long-lasting client relationships. Furthermore, it assesses the impact of sustainability practices on customer satisfaction, aligning with key Sustainable Development Goals (SDGs). Through semi-structured interviews with event coordinators, the research provides insights into the operational approaches that foster customer loyalty, including the need to exceed expectations and create emotional connections. Theoretical and managerial implications highlight the need for implementing Customer Relationship Management (CRM) systems and loyalty programs to improve client retention in the competitive event management landscape.
- A relação entre a cultura organizacional e o comprometimento organizacional : lições da indústria hoteleira em PortugalPublication . Melo, Joana Isabel Vieira de; Henriques, Paulo LopesA indústria hoteleira em Portugal está em constante crescimento. Todos os anos registam-se elevados números de chegadas e dormidas nas unidades hoteleiras e a tendência é que estes números cresçam ainda mais. No entanto, o número de colaboradores no setor em Portugal tem vindo a diminuir e as taxas de turnover são elevadas, o que leva a uma necessidade extrema por parte das unidades para recrutar. Isto resulta essencialmente das condições baixas que o setor oferece que tem bastante peso no comprometimento e na intenção de sair. Para complementar, existem estudos que indicam que a cultura de uma organização é também uma razão para influenciar o comprometimento, pois é o espelho dos valores, práticas e decisões tomadas na organização. Desse modo, pretende-se com este estudo entender qual o tipo de cultura predominante na indústria hoteleira, e de que forma a cultura organizacional na mesma tem relação com o comprometimento dos colaboradores, podendo ser um fator para o combate ao turnover elevado. Foi utilizada a metodologia quantitativa através de um questionário online com 83 respostas válidas de colaboradores da indústria de diversos departamentos. As principais conclusões do estudo indicam que a Cultura Clã é o tipo de cultura com maior peso na indústria, e que apesar de os participantes sentirem mais o Comprometimento Afetivo, no geral a média do comprometimento dos mesmos é baixa, aumentando a probabilidade de turnover. Concluiu-se também que existe uma relação positiva entre a cultura organizacional de uma unidade hoteleira com o comprometimento dos colaboradores, no entanto esta é moderada. Por fim, tanto a idade, como o género dos colaboradores demonstraram ter uma relação fraca com as variáveis.