Browsing by Issue Date, starting with "2004-05"
Now showing 1 - 10 of 25
Results Per Page
Sort Options
- Auto-interiores e organização industrial: o sector automóvel em mudança.Publication . Pinto, Miguel Duarte Correia; Godinho, Manuel MiraO sector automóvel, por ser integrador de múltiplas tecnologias, provoca um efeito transversal em toda a economia. Esta característica e a grande dimensão do sector estão na base da grande importância que lhe é atribuída por todos os países, não constituindo Portugal uma excepção. No caso português, e dada a estrutura produtiva nacional, ganha sentido a possibilidade de o país se dedicar à área dos interiores automóveis. É neste âmbito que se posiciona este trabalho. Para o seu desenvolvimento foram entrevistados vários peritos em auto-interiores, funcionários de um construtor automóvel e de diversos fornecedores do sector localizados em França e noutros países europeus. Os entrevistados exercem funções em organizações cujos perfis são representativos dos das empresas para as quais a indústria nacional vende as suas produções pelo que as informações recolhidas permitem estar a par do que se passa e do que se pensa sobre o futuro do sector num dos principais centros do automóvel na Europa. Pretendeu-se através deste exercício prospectivo saber quais as evoluções esperadas relativamente à segmentação dos mercados e à introdução de novas tecnologias com repercussões sobre os interiores num horizonte temporal de cerca de 10 anos. Mas este trabalho permitiu ainda ganhar uma melhor percepção acerca das fontes de conhecimento (e inovação) do sector automóvel; são expostas as principais teorias que historicamente ajudaram a entender o surgimento da inovação nas empresas e na economia, sendo em seguida aplicado o modelo dos sistemas sectoriais de inovação à indústria analisada. Neste contexto são discutidas as possíveis evoluções do sector relativamente à questão da organização industrial uma vez que uma parte substancial do esforço de inovação não é actualmente da responsabilidade dos construtores.
- Desenvolvimento de uma metodologia de custeio baseado nas actividades para o sector do transporte público rodoviário de mercadoriasPublication . Justo, Sandra Maria da Silva Jacinto dos Santos; Neves, João Carvalho dasPerante a globalização dos mercados e a tendência de concentração das unidades de fabrico e distribuição, impõem-se às empresas de transporte público rodoviário de mercadorias desafios ao nível da racionalização dos equipamentos, prazos de entrega, qualidade das informações e fiabilidade geral, exigindo elevados níveis de eficácia e domínio na gestão da actividade. A complexidade do sector dificulta a utilização dos sistemas tradicionais de custeio, cuja aplicação pode conduzir a uma distorção entre o custo médio apurado e o real, traduzindo-se com alguma facilidade no desconhecimento das margens individuais. Este trabalho analisa de uma forma critica a presente conjuntura sectorial, propondo um modelo de custeio alternativo.
- Um Estudo de Caso: a liberalização do sector eléctrico e os processos de mudança organizacional no monopólio da distribuição de energia eléctrica em PortugalPublication . Freire, Carlos Miguel Monteiro; Ferreira, José Maria CarvalhoO presente trabalho constitui um estudo de caso relativo aos processos de mudança organizacional verificados numa empresa monopolista do sector eléctrico, provocados pela imposição europeia de liberalização do sector nos Estados Membros. O interesse e actualidade do tema justificam por si só uma análise cientifica cujo objectivo será o de descrever as consequências das estratégias de mudança, tanto no que toca a mudanças planeadas de acordo com imposições externas como no que toca a mudanças não planeadas. Pretende-se, em última análise, a verificação da capacidade de adaptação, por parte da empresa monopolista, perante um mercado que deixou de ser previsível, tendo como principal característica a turbulência provocada pela concorrência.
- Cooperação descentralizada e participativa entre Portugal e Moçambique: o exemplo do município da MatolaPublication . Coelho, Vasco André Ferreira Dinis Seco; Leite, Joana PereiraO surgimento de novos actores, para além dos Estados, contribuiu para uma adaptação e consequente evolução no panorama da cooperação para o desenvolvimento. Neste âmbito, a cooperação intermunicipal, uma tipologia de cooperação descentralizada, corresponde ao estabelecimento de relações entre duas ou mais comunidades, tendo como principais actores os Municípios ou seus equivalentes, de acordo com o sistema de organização administrativo dos países, podendo assumir várias formas, a saber: geminações, protocolos, acordos de cooperação e redes. Num país como Moçambique, um dos mais pobres do mundo, o Município da Matola, onde está concentrado o maior parque industrial do país, é considerado um laboratório para aferir o grau de sucesso, quer da própria experiência de descentralização em Moçambique, quer das possibilidades que os projectos de cooperação intermunicipal encerram, nomeadamente com o Município de Loures (Portugal). À procura de soluções locais, integradas e sustentáveis, de desenvolvimento, fruto da emergência da própria sociedade civil moçambicana e da consequente proliferação de ONG nacionais e estrangeiras, e de uma dinâmica crescente que cruza diferentes sectores da população, pretende-se associar o reforço dos laços entre os municípios como um factor de sucesso, em termos de sustentabilidade dos projectos de desenvolvimento, numa abordagem bottom-up, em virtude de uma maior participação das comunidades e da integração de diferentes entidades na concepção, implementação e avaliação dos mesmos.
- Aquisição de PME em situação económica difícil : o contexto da recuperaçãoPublication . Fernandes, Rute Isabel Onofre; Andrez, Jaime SerrãoAs PME têm um papel cada vez mais importante, sobretudo nas economias desenvolvidas, já que a sua estrutura flexível permite uma adaptação mais rápida em contextos de mudança, com impacte positivo ao nível de emprego e, até, da oferta. Porém, muitas destas empresas enfermam de problemas, nomeadamente ao nivel económico, financeiro e, mesmo, estratégico, que por vezes são difíceis de ultrapassar isoladamente. Desta forma, as PME encontram na aquisição por empresas maiores, com estruturas financeiras sólidas e capacidade de gestão consolidada, o processo de ultrapassarem as suas dificuldades. O objectivo deste estudo é compreender um conjunto de questões associadas à recuperação das PME em situação económica difícil, abordando, nomeadamente, a natureza estrutural, as vias da sua recuperação, bem como as suas motivações e especificidades das aquisições de PME naquelas situações. Para isso, irão ser explorados cinco casos empresariais concretos. As conclusões mostram que as empresas estudadas entraram em situação económica difícil por motivos comuns, centrados numa gestão deficiente por parte dos seus directores. Esta questão acabou por ser facilmente controlável pelas empresas adquirentes, beneficiando de gestores competentes e das vantagens decorrentes de uma F&A, nem sempre obedecendo aos modelos de processos de recuperação defendidos teoricamente, se bem que cumprindo os princípios subjacentes.
- A identidade das organizações (organizacional e visual): estudo de caso.Publication . Parreira, Suzana Malveiro; Ferreira, José Maria CarvalhoO entendimento das organizações como entidades abstractas e desumanizadas resulta, em grande medida, da presente conjuntura económica e social e do ambiente turbulento em que as organizações se inserem. Todavia, as alterações operadas no meio organizacional pela crescente globalização dos mercados têm levado à emergência de novas noções no domínio da organização. A identidade organizacional concretiza um conceito recente cuja real abrangência e relevância estão ainda por determinar, podendo ser duplamente encarada pela vantagem competitiva que encerra e pelo papel que desempenha na natureza humana da vida organizacional. O modo como a organização expressa a sua identidade pode assumir diversas formas, materiais e comportamentais, mas os seus recursos intangíveis despertam especial interesse. A identificação dos membros com a organização, bem como de outras audiências externas, representa um mecanismo importante nos processos de construção da identidade organizacional. Para além disso, a organização possui uma identidade visual que disponibiliza um identificador físico da mesma, que a identifica e diferencia das outras. Neste cenário, este estudo procura compreender a identidade das organizações na sua multidisciplinariedade e contribuir para estabelecer a relação entre a identidade organizacional e a identidade visual da organização.
- Diferenças e semelhanças nos processos de tomada de decisão do sector público e privado: o papel da cultura organizacional e da cultura nacionalPublication . Inácio, Carlos Miguel de Amorim; Soares, Maria EduardaAs diferenças nos processos organizacionais e estilos de gestão, entre organizações do Sector Privado e Sector Público, há muito que são investigadas pelos académicos e amplamente discutidas nos Media. O principal interesse desta área de investigação é encontrar factores que contribuem para as diferenças na eficiência e eficácia, frequentemente encontradas entre os dois sectores. Este estudo investiga se, ao nível individual, existem diferenças significativas numa actividade nuclear da gestão: Processos de tomada de decisão. Tentaremos identificar os aspectos da tomada de decisão onde se podem encontrar diferenças, bem como os aspectos que são semelhantes nos dois Sectores. Tentaremos, também, investigar o papel da cultura organizacional e da cultura nacional nas diferenças e semelhanças encontradas.
- Regras e discricionaridade da política orçamental: um estudo empírico para Portugal.Publication . Ferreira, Raquel dos Santos; Pina, ÁlvaroThe recent developments in the European economy, in general, and in Portugal, in particular, brought to the public debate the issue of the importance and the role of fiscal policy. The central point of this controversy is the dichotomy between discretionary fiscal policy and mies based fiscal policy, often referred as automatic fiscal stabilizers. On one hand, tliere are economists that defend the advantages of the automatic stabilizers on the economic cycle smoothing and. on the other hand; tliere are those ones that defend the implementation of discretionary fiscal measures to face adverse economic conditions. This work then arises to find answers to this discussion based on an empirical study for Portugal, from the first quarter of 1982 to the forth quarter of 2000, Using a structural VAR model, with GDP, Total Net Revenue and Total Spending, we identify, using institutional information, the automatic fiscal stabilizers. Having identified the structural shocks, the model is simulated to determine the effects of discretionary fiscal policy. These effects are then compared with the main results of others works in these area.
- Micro-geração - condições para o desenvolvimento do mercadoPublication . Ferreira, Rui Jordão Maurício; Martins, ÁlvaroO aparecimento de novas tecnologias de micro-geração de energia, a disponibilidade de uma rede de gás natural, a desregulamentação do mercado da energia e os compromissos ambientais, podem criar condições para o desenvolvimento de um novo mercado na área da produção e distribuição de energia eléctrica. Esta dissertação procura determinar quais as condições que existem actualmente, e quais as medidas a tomar para tornar possível o florescimento desse mercado potencial. Neste trabalho, a micro-geração é entendida como sendo um processo de cogeração com potências eléctricas instaladas até 150 kW onde as transacções de energia com a rede eléctrica são efectuadas em baixa tensão. É efectuada uma análise de viabilidade deste mercado a partir da apresentação de soluções técnicas, que são estudadas considerando os factores determinantes para a rendibilidade de investimentos nesta área.
- Procura de trabalho, produtividade e ciclo económico. Uma análise aplicada ao mercado de trabalho português.Publication . Simões, Nádia Nogueira; Centeno, MárioEste trabalho pretendeu analisar os factores que motivam as flutuações cíclicas da produtividade do trabalho. Consideraram-se duas categorias de explicações: uma fundamentada nos programas de optimização das empresas (intra-empresarial) e outra na mobilidade dos trabalhadores (inter-empresarial). As primeiras centram-se na influência das estruturas organizacionais nas reacções das empresas perante alterações da conjuntura. Neste domínio, o modelo de referência é o neoclássico que, com base, em rendimentos marginais decrescentes prevê produtividade do trabalho contra-cíclica. Recentemente, surgiram especificações que consideram" economias de escala, existência de heterogeneidade entre agentes económicos, custos no ajustamento das estruturas produtivas, práticas de labor hoarding e concorrência imperfeita. A correlação esperada entre produtividade e ciclo económico afasta-se da deduzida pelo modelo inicial mas aproxima-se da encontrada nos dados disponíveis (pro-cíclica). As concepções inter-empresariais associam as flutuações da produtividade à influência das perturbações agregadas na afectação dos recursos. Realçam a relevância das transferências de factores entre empresas com produtividades distintas. Estas dinâmicas traduzem-se em cleansing e sullying effects. De acordo com os primeiros, as recessões ao induzirem perdas de rentabilidade nos empregos menos produtivos, levam os factores a deslocarem-se para aplicações mais adequadas ao seu potencial. Prevêem por isso produtividade contra-cíclica. Para os segundos havendo nas recessões menor propensão à criação de emprego, os benefícios da mobilidade reduzem-se. Os ganhos de eficiência da transferência de factores estariam assim concentrados nas expansões. Logo, a produtividade seria pro-cíclica. Para testar estas teorias usámos um painel de empresas empregando mais de 100 trabalhadores, extraído do Balanço Social. Identificámos nas flutuações de curto prazo da produtividade do trabalho, o contributo dos factores inter e intra-empresariais. No painel, a produtividade apresentou-se pro-cíclica. Ao nível da reafectaçào destacaram-se os cleansing effects. No plano intra-empresarial foram várias as dinâmicas importantes. Finalmente, concluímos que as forças intra-empresariais favorecendo a pro-ciclicidade superaram as inter-empresariais de pendor contracíclico.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
