Browsing by Issue Date, starting with "2001-09"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- A teoria dos processos pontuais na estimação em modelos autoregressivos dirigidos por erros com variância infinitaPublication . Reis, Cristina Martins dos Reis; Loura, Luísa Canto e CastroO estudo de séries temporais de natureza económica, física, social ou outra, nomeadamente no que diz respeito ao comportamento limite de somas e funções de covariância amostrais, pode ser feito com recurso às propriedades de convergência fraca de processos pontuais associados a modelos de médias móveis, gerados por erros com distribuição de variação regular de índice — a nas caudas, onde [alfa] > 0. No âmbito deste trabalho são analisadas essas propriedades e utilizadas posteriormente no estudo do comportamento limite de um M-estimador dos parâmetros de um processo autoregressivo, cujas inovações apresentam variância infinita, ou distribuição com caudas elevadas, isto é, a distribuição comum das inovações pertence agora ao domínio de atracção de urna lei estável não normal. Sob determinadas condições de momentos, a que obedece a distribuição dessas inovações próximo da origem, é estabelecida a convergência em distribuição do M-estimador em causa, o estimador LAD, para o mínimo de um processo estocástico definido no espaço das funções contínuas de IR em IR.
- Poder de mercado e regulação na indústria eléctricaPublication . Marques, Vítor Manuel Ferreira; Mateus, AugustoNo quadro da regulação económica por entidades públicas, de empresas em situação de monopólio natural, três vectores que se inter-relacionam são analisados nesta dissertação: eficiência, poder de mercado e regulação sectorial. A eficiência económica é analisada tanto ao nível da afectação dos recursos como ao nível produtivo. O poder de mercado é analisado de forma a entender-se que este pode ocorrer "naturalmente" do processo competitivo e salientando-se as suas consequências, nomeadamente para a eficiência económica. Finalmente, a regulação sectorial é apresentada, sublinhando-se a sua evolução e o carácter empírico do seu exercício, por forma a "desapaixonadamente" se entender as opções regulatórias que possam ser tomadas. Seguidamente, o sector eléctrico é apresentado em termos económicos e estruturais, como exemplo e testemunho da inter-relação entre os 3 conceitos expostos. A dissertação é complementada com uma análise empírica à relação entre as características técnicas e organizativas de empresas do sector eléctrico e o desempenho destas, em termos de eficiência produtiva e de afectação dos recursos.
- O comércio face às novas tecnologias da informação : existe uma política europeia comum nesta matéria?Publication . Santos, João Manuel Martins dos; Silva, Joaquim RamosEsta dissertação tem como objectivo estudar as trocas comerciais internacionais face às novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) e procurar averiguar se existe uma política comum europeia nesta matéria, particularmente no contexto mais abrangente da denominada nova economia, localizando' e contrastando o fenómeno entre a UE e os EUA. O desenvolvimento do comércio electrónico acarreta consigo um conjunto de alterações ao nível das trocas comerciais, com maior incidência nos bens digitalizáveis e serviços em geral. No entanto, qualquer que seja o tipo de bem, todo o processo se altera com uma importante redução de custos, resultado do tempo ganho na negociação bem como do baixo custo das comunicações. Novos conceitos são introduzidos na matéria, tais como e B2B e B2C, e surgem novos espaços de comercialização denominados marketplaces, locais virtuais de encontro entre compradores e vendedores, qualquer que seja o lugar no mundo onde se encontrem. Nesta questão, a União Europeia deliberou rapidamente e já aprovou a directiva para o comércio electrónico com a qual procura definir o âmbito de acção das empresas europeias em matéria de ecommerce. De grande importância revelou-se a Cimeira de Lisboa de Março de 2000, onde foi discutida a iniciativa eEurope e da qual resultou a directiva atrás referida. Deste encontro saiu ainda a agenda política da UE em matéria de Internet, com datas bem definidas para concretização das acções com as quais a Europa procura recuperar o atraso que detém face aos EUA. São analisadas em primeiro lugar as características mais gerais da sociedade da informação, o enquadramento teórico da Internet e da nova economia, para. depois estudarmos o objecto deste trabalho: o comércio electrónico, o comércio internacional e a União Europeia face às TIC e aos EUA.
- A qualidade como factor de competitividade - relevância no processo de internacionalização num contexto de globalização dos mercados.Publication . Capitolino, Vitor Manuel Riachos; Silva, Joaquim RamosThe main objective of this dissertation work is to analyse lhe rclation heUveen quality and eompetitiveness. as well as its impact on the internationalisation proeess oí firms based on a eontext of markets globalisation. Any of lhe referred coneepts has evolved widely in the last deeades. indueed by politicai, eeonomical and social changes. The neeessilN felt by iirms to promote changes in their strategies, in a way to adapl to the actual inlernational eonjuneture, turned into an inereased importanee of quality management syslenis. This work veri lies the advantages related to implementation and eertifieation of quality management systems, evaluating the importanee of lhose advantages in terms of eompetitiveness and other assoeiated coneepts, such as productivity, innovation and financial performance. Quality is also analysed in terms of influence in internationalisation proeess of firms. considering its features as a proeess facilitator. but also as a Non Tariff Barrier. At this last subject. questions of environmental management policies are also analysed. in terms of improper application with proteetionist objectives. This approach initiates with a theoretical framing of the analysis. followed by verification of the referred relations existence, supported by empirical studies.
- First Specification of APIs and Protocols for the MAFTIA MiddlewarePublication . Armstrong, J.; Cachin, C.; Correia, Miguel; Costa, A.; Miranda, Hugo; Neves, Nuno Ferreira; Neves, Nuno M.; Poritz, J. A.; Randell, B.; Lung, Lau Cheuk; Rodrigues, Luís; Stroud, Robert J.; Veríssimo, Paulo; Waidner, M.; Welch, I. S.This document describes the first specification of the APIs and Protocols for the MAFTIA Middleware. The architecture of the middleware subsystem has been described in a previous document, where the several modules and services were introduced: Activity Services; Communication Services; Network Abstraction; Trusted and Untrusted Components. The purpose of the present document is to make concrete the functionality of the middleware components, by defining their application programming interfaces, and describing the protocols implementing the above-mentioned functionality
- A qualidade como factor de competitividade - relevância no processo de internacionalização num contexto de globalização dos mercados.Publication . Capitolino, Vitor Manuel Riachos; Silva, Joaquim RamosO principal objectivo desta dissertação consiste em analisar a relação entre qualidade e competitividade, bem como o seu impacto no processo de internacionalização das empresas num contexto de globalização dos mercados. Qualquer um dos conceitos referidos tem evoluído bastante nas últimas décadas, motivados pelas alterações políticas, económicas e sociais verificadas. A necessidade sentida pelas empresas de promoverem mudanças nas suas estratégias, de modo a adaplarem-se à actual conjuntura internacional, traduziu-se num incremento da relevância dos sistemas de gestão da qualidade. Este trabalho analisa as vantagens relacionadas com a implementação e certificação de sistemas de gestão da qualidade, avaliando a relevância dessas vantagens em termos de competitividade e de outros conceitos associados, como produtividade, inovação e desempenho financeiro. A qualidade é também analisada em termos da sua implicação no processo de internacionalização das empresas, considerando a sua faceta de facilitadora do processo, mas também o facto de se constituir como Barreira Não Tarifária. A este último nível, e também analisada a questão das políticas de gestão ambiental, em termos da sua utilização indevida com objectivos proteccionistas. Esta abordagem é iniciada com um enquadramento teórico da análise, ao que se segue a verificação da existência ou não das várias relações referidas, com o apoio de estudos empíricos realizados.
- A cooperação portuguesa para o desenvolvimento na imprensa (1998/99)Publication . Singers, Edite Mendes; Oppenheimer, Jochen; Cunha, Isabel Ribeiro FerinAs mensagens transmitidas pelos media e os efeitos que exercem na formação/informação da opinião pública, são determinantes na interpretação da problemática da cooperação portuguesa para o desenvolvimento aos olhos do cidadão comum, na medida em que constituem a principal fonte de informação sobre a matéria. Na procura do sentido desta interpretação, o presente trabalho analisa as principais características do discurso jornalístico nacional sobre a cooperação portuguesa e em que medida influenciam a opinião pública. O corpus de análise compõe-se de 170 peças publicadas em dois jornais diários de referência: Público e Diário de Notícias, em 1998 e 1999. Das características mais significativas do discurso jornalístico destacam-se o estereótipo, a descontextualização e fragmentação, bem como o carácter negativista, condicionando o nível de qualidade informativa da opinião pública. Outra importante característica, é o apelo ao universo simbólico luso-tropicalista nas relações de cooperação entre Portugal e o PALOP, indo de encontro a convicções e preconceitos latentes na sociedade portuguesa.
- A qualidade como factor de competitividade - relevância no processo de internacionalização num contexto de globalização dos mercados.Publication . Capitolino, Vitor Manuel RiachosO principal objectivo desta dissertação consiste em analisar a relação entre qualidade e competitividade, bem como o seu impacto no processo de internacionalização das empresas num contexto de globalização dos mercados. Qualquer um dos conceitos referidos tem evoluído bastante nas últimas décadas, motivados pelas alterações políticas, económicas e sociais verificadas. A necessidade sentida pelas empresas de promoverem mudanças nas suas estratégias, de modo a adaplarem-se à actual conjuntura internacional, traduziu-se num incremento da relevância dos sistemas de gestão da qualidade. Este trabalho analisa as vantagens relacionadas com a implementação e certificação de sistemas de gestão da qualidade, avaliando a relevância dessas vantagens em termos de competitividade e de outros conceitos associados, como produtividade, inovação e desempenho financeiro. A qualidade é também analisada em termos da sua implicação no processo de internacionalização das empresas, considerando a sua faceta de facilitadora do processo, mas também o facto de se constituir como Barreira Não Tarifária. A este último nível, e também analisada a questão das políticas de gestão ambiental, em termos da sua utilização indevida com objectivos proteccionistas. Esta abordagem é iniciada com um enquadramento teórico da análise, ao que se segue a verificação da existência ou não das várias relações referidas, com o apoio de estudos empíricos realizados.
- Os efeitos da divida externa no processo de desenvolvimento dos países em desenvolvimento : caso da Guiné-BissauPublication . Vaz, António; Estêvão, JoãoEste tema, analisou este longo processo de financiamento do desenvolvimento dos Países em Desenvolvimento (PVD) com a finalidade de averiguar o alcance dos objectivos que tiveram na base do lançamento deste processo. O estado actual da generalidade dos PVD não deixou dúvidas de que, ao longo destes preciosos anos do financiamento do seu desenvolvimento, se tomaram mais reféns do mundo desenvolvido, devido ao seu elevado grau de dependência na resolução dos seus graves problemas tanto de ordem económica como de política, do que quaisquer significativos avanços relativamente aos nobres objectivos que antecederam a implementação desta iniciativa. Apesar das inúmeras tentativas de aliviar as frequentes penúrias financeiras, primeiro com os promrtedores PAE e recentemente com a HIPC, o Mundo em Desenvolvimento (PVD) continua com o nível de atraso sucessivamente vigoroso. O fracasso do financiamento do desenvolvimento do PVD se deve aos objectivos pouco claros dos actores directamente envolvidos neste processo de financiamento. Os doadores bilaterais nunca assumiram de que os seus objectivos não foram e nunca serão de promover o desenvolvimento do PVD mas sim de alcançar elevados dividendos económicos e Geopolíticos. Os países desenvolvidos atingiram facilmente, através deste camuflado financiamento do desenvolvimento do PVD, os objectivos por eles sonhados ao longo dos séculos e que custosamente tentaram implementar ao longo das suas concertações, ao obterem o total controlo económico sem a obrigação de promover o seu desenvolvimento económico e social e um controlo político sem responsabilidade política. As instituições de Bretton Woods, dominadas pelo mundo desenvolvido, directamente responsáveis pela orientação do financiamento e pela vigia da correcta implementação de programas de desenvolvimento, não se confessaram de que são instrumentos ao serviço do mundo avançado para a rápida e real subjugação do PVD. A sua conivência com os actos dos usurpadores dirigentes do PVD, não só pelas protecções que os concede através do financiamento do seu aparelho repressivo mas, pela permissão da forte delapidação dos fundos por eles concedidos tendo como depositários de grande confiança os bancos dos países ocidentais fornecedores desses mesmos fundos levando a generalidade do povo deste mundo à pagar uma dívida que não contraiu de facto.
- Reforma e fundos e pensões : comportamento de investimento e gestão do risco das sociedades gestoras de fundos de pensõesPublication . Garcia, Maria Teresa Medeiros; Silva, Carlos Pereira da
