CEsA/CSG - Estudos | E-books / CEsA/CSG - Studies | E-books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CEsA/CSG - Estudos | E-books / CEsA/CSG - Studies | E-books by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 29
Results Per Page
Sort Options
- Os actores não governamentais na avaliação : exemplos práticos em Moçambique e Guiné-BissauPublication . Sangreman, CarlosEsta obra foi concebida de forma específica, no sentido de que primeiro se realizaram as avaliações dos projectos e, só depois destas concluídas, se pensou em publicar um pequeno livro com as mesmas. Ora não tendo havido coordenação nem debate entre a ”lógica de teorização” e a “lógica da prática” da avaliação que se pretendia que os avaliadores utilizassem (algo que teria sido sem dúvida interessante se feito previamente ao exercício de avaliação dos projectos) não foi viável para a publicação refazer alguns aspectos das avaliações para tomar em conta sistematicamente o debate internacional sobre as metodologias seguidas. O livro tem uma parte inicial com um primeiro capítulo de Ana Filipa Oliveira que nos oferece um quadro histórico das ideias sobre avaliação e da sua institucionalização a nível dos diferentes financiadores da Cooperação; um segundo capítulo de Jessica Santos procura analisar as fundações enquanto actor da Cooperação, retomando parte da sua investigação para mestrado. Uma segunda parte contém o capítulo de avaliação executado por David Ávila do projecto “Árvore da Esperança” na Província de Maputo, mais especificamente na Vila da Namaacha na área da produção agrícola com uma componente importante de investigação, bem como do projeto “Ponto por Ponto com Saúde” em Inhambane. Jerusa Costa é a autora do capítulo seguinte onde avalia um conjunto de projectos apoiados pela Fundação Calouste Gulbenkian na área da saúde na Guiné Bissau capítulo termina com um comentário de resposta da ACEP ao exercício de avaliação que Jerusa Santos realizou do projecto “Mulheres e Desenvolvimento: auto-emprego e auto-confiança”. Por último Carlos Sangreman escreve as conclusões e as recomendações, sugerindo a efectiva institucionalização da avaliação no contexto da cooperação não-governamental, através da realização de um projecto-piloto de certificação.
- Diáspora Cabo-verdiana: temas em debatePublication . Évora, Iolanda (coord.)
- The Cluster as a theoretical and practical tool for Portuguese International Cooperation for Development : the cases of Mozambique and AngolaPublication . Sangreman, Carlos (coord.)This paper seeks to provide a contribution towards knowledge of the theory and practical effects of the new instrument in the hands of Portu¬guese cooperation for development – clusters in cooperation – both in re¬gard to the countries receiving international aid and in terms of the effect that its creation and implementation may have, through what we can call the “boomerang effect”, on the reform of public and private cooperation institutions in Portugal, above all at the Instituto de Apoio ao Desenvol¬vimento (the Development Support Institute – IPAD). As for the theoretical side, we maintain that it is only the connection of this concept to benchmarking, as it is taken to mean in the reform of public administration currently underway, that will turn it into a real poli¬cy measure, as opposed to virtual measures that are announced and never put into practice. Then it can provide an innovative contribution to the re¬form of public institutions and the non state actors who make up the field for Portuguese cooperation, which operates within the current framework of international consensus about the area, and the public administration reform policy of the current government. In terms of practical operations, we maintain that that this should be achieved by a flexible model that is perfectly feasible and not in any way Utopian. With this model, cooperation programmes can be developed which are the tailor made for the priorities in each country. This can be carried out by using the methodology of partnership and the evaluation of those results that give the best quality and are the most participative possible in all the phases of identification, conception, implementation and evaluation. This means keeping in mind the Portuguese political op¬tions and those of the partner countries, as well as the coherence, consis¬tency and institutional capacity of both sides. Experiences are needed of other countries that finance cooperation, and reference must be made to the most advanced cluster in Portugal – the project for the Island of Mozambique – as well as putting forward proposals for making the clusters operational. These can form a template of what Portugal can set out for the countries with which it is coopera¬ting, and can then also be extended to what we think could be the trans¬formations in Portuguese institutions of the “field” in the light of the ideas expressed here.
- Guiné-Bissau, notas sobre o presente e o futuroPublication . Sangreman, CarlosEste livro fala sobre a Guiné-Bissau, a sua economia, política, planeamento económico, corpo militar e da tradição de um dos seus grupos étnicos.
- Sector privado, inovação e ODSPublication . Bernardo, Luís PaisO papel central do sector privado na cooperação internacional para o desenvolvimento é uma das inovações da Agenda 2030. Em 2014, a UNCTAD estimava o défice de financiamento anual dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em 2,5 biliões de dólares. No seguimento da cimeira de Busan e das conclusões dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), as capacidades, recursos e valências do sector privado deixaram de ser vistas com desconfiança, passando a ser encaradas como centrais para se alcançar os 17 ODS. A inovação, como pilar do sector privado no séc. XXI, é o novo paradigma. Neste relatório, exploramos as razões pelas quais as empresas podem e devem adoptar modelos de negócio alinhados com os ODS, em parceria com os actores da cooperação internacional. As parcerias são fundamentais para esta transformação; hoje, a actividade económica empresarial tende a mover-se ao longo de cadeias globais de valor em que a intervenção da cooperação internacional para o desenvolvimento, em torno da Agenda 2030, terá um impacto acrescido. Neste contexto, a gestão inclusiva e responsável da aquisição de serviços e produtos à escala planetária pelas empresas , assume uma importância crescente. Parcerias, cadeias globais de valor e aquisição de bens e serviços são as três áreas exploradas neste relatório.
- Inovação para os objectivos de desenvolvimento sustentávelPublication . Bernardo, Luís PaisO que é Inovação para o Desenvolvimento? Serve para quê? Como se faz? E como se diferencia da inovação noutros sectores? Este relatório é uma resposta a essas perguntas. Entre 2015 e 2030, os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável são o grande desafio global. A inovação para o Desenvolvimento surgiu como resposta a um debate complexo sobre a eficácia da ajuda. Hoje, as questões são outras: como se pode inovar para atingir os ODS? Neste relatório, concentramo-nos na clarificação de termos básicos: inovação, escala e impacto. Debatemos a necessidade de estruturar a Inovação para o Desenvolvimento em torno de cinco componentes: aprender, criar, organizar, liderar e colaborar.
- Estudo da cadeia de valor do setor do turismo em AngolaPublication . Sarmento, Eduardo Moraes; PAHL ConsultingO turismo tem crescido de forma sustentada a nível internacional quer em termos do número de turistas quer em termos de receitas geradas. Todavia, Angola não tem acompanhado esta tendência não sendo pois estranho que o peso do turismo no PIB do País seja reduzido (menos de 1% em 2018). Esta situação é tanto mais grave quanto os países da região apresentam todos uma contribuição do turismo no PIB bastante superior a Angola. O objectivo deste relatório passa por identificar as principais fragilidades da cadeia de valor que está na base da actividade turística e propor um conjunto de medidas e recomendações a serem implementadas no âmbito do PRODESI.
- Estudos sobre o Oceano Índico : antologia de textos teóricos - excertosPublication . Leite (org.), Ana Mafalda; Brugioni (org.), Elena; Falconi (org.), Jessica
- Observando direitos na Guiné-Bissau : educação, saúde, habitação, água, energia, justiça, igualdade de géneroPublication . Sangreman, Carlos; Turé, Bubacar; Sanhá, Cabi; Barros, Ivo; Barreto, Nelvina
- From Guangdong to Brazil: Itineraries of a sino-mozambican communityPublication . Macagno, Lorenzo
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »