FP - Teses de Doutoramento
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- Factores de mudança nas representações da vinculação em crianças de famílias de alto-riscoPublication . Benavente, Renata; Justo, João Manuel Rosado de Miranda, 1958-; Moreira, João Manuel, 1964-Esta investigação tem como objectivo principal identificar os factores de mudança das representações da vinculação durante a infância em crianças de famílias de alto-risco. Constituíram-se 2 grupos em função do estatuto de vitimização por mau trato, negligência ou abuso sexual: 127 crianças sinalizadas aos serviços de protecção (Comissões de Protecção de Crianças e Jovens) e 121 crianças sobre as quais não haviam suspeitas de vitimização, integradas em equipamentos educativos (ensino pré-escolar ou actividades de tempos livres). O delineamento da investigação foi longitudinal e prospectivo e as avaliações das representações da vinculação foram realizadas com um intervalo de 3 anos: a primeira na idade pré-escolar e a segunda na idade escolar (54 crianças do grupo de risco e 57 crianças do grupo sem suspeitas de vitimização). Determinou-se o impacto do apoio social percebido pela criança, do estilo de vinculação do cuidador principal, das percepções de apoio pelo adulto - relativamente à mãe e ao(à) companheiro(a), da depressão, dos acontecimentos de vida negativos e das experiências de cuidado e abuso, na infância e adolescência do cuidador principal, sobre a descontinuidade das representações da vinculação da criança. Os resultados permitem concluir que: 1) as representações segura e desorganizada são mais estáveis que as representações desactivada/evitante e hiperactivada/ambivalente; 2) a estabilidade da desorganização ocorre principalmente no grupo de risco e, 3) a descontinuidade das representações verifica-se sobretudo no sentido da segurança. Relativamente ao cuidador identificou-se a associação dos seguintes factores às descontinuidades das representações da criança no sentido da insegurança: 1) o estilo de vinculação inseguro; 2) a depressão, 3) o conflito percebido no contexto da relação conjugal, 4) as baixas percepções de apoio prestado pela mãe e pelo companheiro, 5) a reduzida percepção de profundidade na relação conjugal e, 6) a menor referência a acontecimentos de vida negativos. Não se observou influência das experiências de abuso ocorrido na infância do cuidador sobre aquelas representações.
- Processos comunicacionais em estudantes de fisioterapia e fisioterapeutas : categorização e proposta de um treino individual de competênciasPublication . Grilo, Ana Isabel Rodrigues Monteiro, 1972-; Moniz, Luís Manuel Joyce, 1945-Este trabalho apresenta um estudo qualitativo que tem como principal finalidade contribuir para o conhecimento dos processos comunicacionais em estudantes de fisioterapia e fisioterapeutas. Um segundo objectivo, de carácter exploratório, prende-se com a avaliação de uma intervenção clínica e educacional visando a modificação da comunicação inadequada dos sujeitos. A amostra do grupo experimental é constituída por 30 estudantes do 2º ano de fisioterapia, 30 do 4º ano e ainda 30 fisioterapeutas. Para o grupo controlo, foram constituídos três grupos de igual dimensão. A apresentação de diferentes situações problemáticas, através do suporte vídeo digital, constituiu a metodologia escolhida para explorar os processos comunicacionais presentes em seis temáticas da comunicação assertiva: facilitação da expressão emocional em défice, moderação da expressão emocional em excesso, elaboração de pedido, resposta a pergunta/pedido, elaboração de crítica e resposta a crítica. Partindo de diferentes paradigmas da Psicologia, foi possível operacionalizar 24 categorias de classificação das respostas dos sujeitos. A utilização das diferentes categorias, pelos três grupos de sujeitos, foi relativamente semelhante, sendo de salientar o predomínio das categorias de carácter mais instrumental (e.g., injunção) em detrimento das categorias emocionais (e.g., reflexão de sentimentos). Esta taxonomia permite aprofundar o modo como estudantes e cuidadores comunicam com pacientes, em diferentes situações problemáticas passíveis de ocorrer no seu quotidiano profissional. Este estudo considera os aspectos específicos das competências comunicacionais em seis temáticas da assertividade. Desta forma, responde a uma lacuna da literatura e aporta conhecimentos que se pretendem estruturantes para a elaboração de futuros programas de treino a integrar nos curricula da educação pré e pós-graduada de fisioterapia. Por último, os resultados do segundo objectivo relativos ao programa individual de treino permitem afirmar que a metodologia de reflexão oferece bons indicadores no que diz respeito à promoção de competências comunicacionais nos estudantes e fisioterapeutas. Processos comunicacionais; estudantes de fisioterapia; fisioterapeutas; treino de competências comunicacionais.
- Primeira e segunda gerações nas pequenas empresas familiares : padrões culturais, práticas de gestão de recursos humanos e cumprimento do contrato psicológicoPublication . Belo, Mafalda Cristina Salema Monteiro Casimiro, 1974-; Chambel, Maria José, 1962-Nesta dissertação estudou-se o impacto da primeira e segunda gerações nos padrões culturais, práticas de Gestão de Recursos Humanos (GRH) e cumprimento do contrato psicológico, nas pequenas empresas familiares. No primeiro estudo, através de múltiplos estudos de caso que se basearam em entrevistas às famílias dirigentes de seis empresas, foram empiricamente testadas as configurações culturais das empresas familiares teoricamente definidas por Dyer (1986). Verificou-se que, embora as duas gerações tendam a criar configurações culturais diferentes, existem outras variáveis que influenciam a emergência dos diversos padrões culturais: a idade e nível académico do fundador, presença/ausência de um gestor ou técnico de Recursos Humanos e a fase do processo de sucessão. No segundo estudo, procurou-se compreender se existem diferenças significativas na forma como os empregados percebem as práticas de GRH, consoante a geração que gere a empresa. Pretendeu-se ainda verificar se a percepção dessas práticas está associada à percepção de cumprimento do contrato psicológico e se constitui um processo mediador que explica a relação entre a geração e a percepção de cumprimento do contrato. Com base na análise dos dados recolhidos a partir de um inquérito, por questionário, respondido por uma amostra constituída por 279 empregados de dez empresas, concluiu-se que a segunda geração afecta negativamente a percepção de boas práticas de GRH. Ficou também demonstrado que a percepção que os empregados têm dessas práticas tem um impacto significativo na sua percepção do grau de cumprimento do contrato psicológico por parte do empregador. Verificou-se ainda que o modo como os empregados interpretam as práticas de GRH é uma variável claramente mediadora entre a geração e a percepção de cumprimento do contrato psicológico balanceado. No caso do contrato relacional, essa relação é parcialmente mediada, sugerindo que a substituição do fundador pela segunda geração afecta directa e negativamente a relação afectiva entre os empregados e o empregador.
- If you want to get ahead, get a sequence of general strategies : integrative decision making in real-world psychoterapyPublication . Conceicao, Nuno; Vasco, António Branco, 1955-The purpose of this dissertation was to analyse equivalent therapist's strategyrelated operations and patient's strategy-related change processes as they unfold and relate along the psychotherapeutic process as practiced in real world settings. Ideally, in order to optimize therapeutic responsiveness and effectiveness, therapist´s operations and patient´s processing abilities should proceed in tandem. Processing capacity was conceptualized as the productive use, by the patient, of strategy-related change processes or general psychological processes underlying skilful means to resolve life challenges. There were two research phases, both set within the framework of Paradigmatic Complementarity. The cross-sectional study used self-report data from therapists in real world practice, while the longitudinal study used observed data from 129 videotaped sessions of four patients of a single therapist. The findings from both studies suggest it is relevant to consider the sequencing of general strategies as a phase-by-phase map of the therapeutic process. First, strategyrelated therapist's operations and patient's change processes can be operationalized in a equivalent format and measured with acceptable reliability, for psychotherapy as practiced in the real-world. Second, the time patients need to show high levels of strategy-related change processes suggests general processing capacities take months to build up, rendering it less a moment-by-moment process. Third, strategy-related patient change seems to unfold sequentially according to a sequence of 3, 5 or 7 dimensions, thus providing sequential maps of intermediate outcomes before hitting termination. Fourth, these intermediate outcomes, predict changes in final outcome, making unique contributions over and above the therapeutic alliance, rendering them good enough vi candidates to stand as mechanisms of change common to any approach. Fifth and finally, decision-making by the therapist can be responsive to this macro developmental sequence influencing its unfolding and being influenced by it. Limitations and implications for real-world essentially integrative psychotherapy theory, research, practice and training are then discussed.
- Psicologia da saúde ocupacional dos bombeiros portugueses : o papel das exigências e recursos profissionais na promoção do bem-estar psicológicoPublication . Ângelo, Rui Pedro Castela Pacheco Almeida, 1976-; Chambel, Maria José, 1962-A presente dissertação é o produto final da investigação com o título “Projecto Respostas Positivas ao Stress em Bombeiros”. Este projecto insere-se na psicologia da saúde ocupacional, a qual corresponde ao ramo da psicologia que visa promover a qualidade de vida no trabalho, bem como proteger e promover a segurança, a saúde e bem-estar dos trabalhadores. A sua implementação foi efectuada em estreita articulação com o Núcleo de Segurança e Saúde da Autoridade Nacional de Protecção Civil, e com o contributo da Escola Nacional de Bombeiros. A dissertação apresenta dois eixos estruturantes que sustentam, quer os seus estudos, quer a consequente discussão em torno dos resultados. Por um lado, a análise da psicologia da saúde ocupacional dos bombeiros portugueses cujas conclusões, à luz de um enfoque aplicado, permitem delinear um caminho para promover o bem-estar psicológico destes profissionais. Por outro, a utilização do modelo Job Demands- Resources1 (JD-R) como principal referência teórica que enquadra esta análise, avaliando tanto a sua adaptabilidade a este campo profissional, como o seu desenvolvimento e expansão conceptual. A presente tese é constituída por três estudos que foram desenhados de forma a dar resposta a necessidades inerentes aos dois eixos estruturantes que a norteiam. O estado da arte do modelo JD-R, modelo teórico de referência na definição dos modelos de investigação dos estudos, realça a necessidade de prosseguir o seu desenvolvimento conceptual, nomeadamente, analisando a inclusão de recursos pessoais no modelo, a reciprocidade entre características do trabalho e bem-estar psicológico, e a sua 1 Optou-se por não fazer a tradução da designação do modelo Job Demands-Resources Model devido à inexistência de uma tradução portuguesa consensual e por se tratar de um modelo vastamente difundido com a designação original na literatura e publicações internacionais em diversas línguas. A tradução portuguesa que, provavelmente, mais se aproximaria da sua definição seria “Modelo das Exigências- Recursos Profissionais”. xiii aplicabilidade em intervenções organizacionais. Em relação à psicologia da saúde ocupacional dos bombeiros, apesar do papel vital que estes desempenham na sociedade portuguesa, não existe um diagnóstico metodologicamente validado que identifique as fraquezas a ultrapassar e os talentos a potenciar. Esta é a primeira dissertação, do nosso conhecimento, que tanto investiga, de forma integrada, indicadores positivos (engagement2) e negativos (burnout) do bem-estar psicológico, como inclui a aplicação de um programa de intervenção desenhado “à medida” das suas características e cultura organizacional, para que as suas conclusões constituam um diagnóstico robusto da psicologia da saúde ocupacional dos bombeiros portugueses. Este diagnóstico permite ajudar as autoridades competentes a delinear um plano para promover o bem-estar psicológico dos bombeiros portugueses, com os consequentes benefícios, quer para a saúde ocupacional dos trabalhadores, quer para a sua produtividade, o que numa organização de socorro significa salvar mais bens materiais e vidas humanas. Os participantes nos estudos 1 e 2 do projecto são bombeiros portugueses, que desempenham funções de socorro com vínculo profissional, em Corpos de Bombeiros Voluntários, Municipais e Sapadores, nos 18 distritos de Portugal Continental. O estudo 3 tem como participantes bombeiros da Força Especial de Bombeiros “Canarinhos”. Esta força foi constituída pelo governo português em 2007 como uma unidade especializada em combate a incêndios nascentes e em operações combinadas por meio de helicópteros. Em termos dos resultados empíricos dos estudos, no primeiro, com uma amostra de bombeiros com missão de socorro (N = 1487), verificou-se que as estratégias de 2 Os conceitos de engagement e burnout são muito utilizados na literatura internacional da psicologia da saúde ocupacional enquanto indicadores de bem-estar psicológico. A exemplo de outros termos, por não existir uma tradução portuguesa consensual, optou-se por manter as designações originais. As traduções portuguesas que, provavelmente, mais se aproximariam das suas definições originais seriam “compromisso laboral” e “esgotamento”. No entanto, a adopção destas traduções seria muito redutora dos componentes que os caracterizam de acordo com os seus autores. xiv coping3 proactivas mediavam parcialmente a relação entre as exigências profissionais e o burnout (health impairment4), e entre o suporte social e o engagement (motivational process). Estes resultados sugerem que este recurso individual enriquece o poder explicativo do modelo JD-R, e que é importante para o ajustamento entre o bombeiro e o seu ambiente profissional. O segundo estudo, de natureza longitudinal e com uma amostra de bombeiros com missão de socorro (N = 651), revela que a relação entre exigências organizacionais e o burnout é recíproca, o que sugere a existência de um efeito de espiral negativa, tal como é proposto pela Teoria da Conservação dos Recursos. Adicionalmente, o modelo de equações estruturais, que inclui relações longitudinais recíprocas no modelo JD-R, é o que se ajusta melhor à amostra dos bombeiros portugueses. O terceiro estudo, de natureza quasi-experimental, com uma amostra da Força Especial de Bombeiros (N = 104), evidencia que um workshop de gestão do stress para líderes, com a duração de 21 horas, teve um efeito positivo significativo no suporte social dos colegas, percepcionado pelos seus subordinados directos. Tanto a discussão, como as limitações identificadas neste estudo, permitem sugerir novas metodologias de intervenção adaptadas à realidade cultural e organizacional dos participantes. O presente documento está dividido em três partes. A parte I é constituída pelo Capítulo 1, a qual apresenta uma introdução teórica sobre a psicologia da saúde ocupacional, bem como sobre os modelos teóricos que fundamentam o desenho dos estudos e enquadram a posterior discussão dos mesmos. No fim deste capítulo, é 3 A exemplo de situações anteriores, optou-se por não traduzir o termo coping por ser específico da literatura internacional da psicologia da saúde ocupacional. A tradução portuguesa que, provavelmente, mais se aproximaria da sua definição original seria “estratégias de gestão do stress”. 4 Optou-se por não fazer a tradução dos termos health impairment process e motivational process devido à inexistência de uma tradução portuguesa consensual, e por se tratar de designações dos processos associados ao modelo JD-R, que é um modelo vastamente difundido na literatura com as designações originais. xv efectuada uma apresentação integrada dos estudos que permite compreender o “fio condutor”, no que concerne à prossecução dos objectivos da dissertação. A parte II integra os Capítulos 2, 3 e 4, que correspondem aos estudos desenvolvidos no âmbito deste projecto de investigação. Uma vez que estes são estudos submetidos a revistas científicas internacionais, são apresentados em língua estrangeira e formato de artigo científico. A parte III aborda a discussão e conclusões da presente dissertação em dois capítulos. Assim, o Capítulo 5 expõe um resumo dos principais contributos dos estudos para os dois eixos estruturantes, bem como uma integração dos principais resultados. Por último, o Capítulo 6 evidencia os principais pontos fortes e limitações, a identificação de futuras questões a investigar e as conclusões finais. As conclusões desta dissertação abordam, quer as implicações teóricas relativas à expansão e desenvolvimento conceptual do modelo JD-R, quer as implicações práticas através da sugestão de elaboração de programas de promoção da saúde ocupacional dos bombeiros portugueses adaptados à sua idiossincrasia. Um dos desafios que sobressai do culminar deste projecto é o incorporar dos pressupostos teóricos empiricamente validados e das medidas de intervenção sugeridas, por parte da estrutura dos bombeiros portugueses, nos seus processos de gestão de recursos humanos e na sua cultura organizacional. Em termos do modelo JD-R, na sequência das conclusões dos estudos realizados, são colocados dois desafios, nomeadamente, a expansão teórica do modelo com uma componente de ajustamento pessoa-ambiente, e contemplar, na sua matriz conceptual e experimental, as relações causais recíprocas entre as características do trabalho e o bem-estar psicológico.
- Perturbações alimentares na adolescência : coreografias protectoras e de risco em bailarinos e ginastasPublication . Francisco, Rita; Alarcão, Madalena; Narciso, Isabel, 1962-Enquanto desportos estéticos, a dança clássica e a ginástica são considerados contextos de risco para o desenvolvimento de perturbações alimentares na adolescência. Nesta dissertação pretende-se compreender os processos subjacentes a esse risco, tendo como base teórica uma perspectiva ecossistémica e conceptualizando as perturbações alimentares como um continuum, desde as preocupações com o peso e comportamentos restritivos até às perturbações alimentares enquanto doença psiquiátrica. Utilizando metodologias qualitativas e quantitativas, num processo de investigação abdutivo, exploraram-se relações entre o comportamento alimentar perturbado e variáveis específicas destes contextos, bem como com variáveis sócio-relacionais, familiares e individuais de jovens bailarinos e ginastas. No primeiro estudo, de carácter qualitativo e exploratório da realidade portuguesa em que se inserem os jovens bailarinos e ginastas de elite, realizaram-se quatro focus groups com estudantes de dança de ensino profissionalizante e ginastas de alta competição, de ambos os sexos (N = 24; 12-17 anos). Utilizando uma metodologia de análise indutiva-dedutiva, foram identificados diversos factores de risco e factores protectores específicos, associados a diversas fontes de influência. A pressão para a magreza, enquanto regra implícita da sub-cultura dos desportos estéticos de elite, e enquanto regra explícita, transmitida na escola de dança/clube de ginástica, por exemplo, através de comentários críticos sobre o peso, alimentação e imagem corporal (especialmente por parte dos professores/treinadores), é considerada o factor de risco mais importante. Todavia, os pares e os pais parecem ter também um papel relevante na protecção ou risco de desenvolvimento de comportamentos alimentares perturbados entre estes adolescentes. Numa etapa intermédia desta investigação, procedeu-se à adaptação e estudo da validação de um instrumento de avaliação da insatisfação com a imagem corporal para adolescentes e adultos (N = 1423), a Contour Drawing Rating Scale (M. A. Thompson & Gray, 1995), bem como de um instrumento de avaliação de factores de risco e factores protectores do desenvolvimento de perturbações alimentares para adolescentes (N = 793), o McKnight Risk Factor Survey-IV (The McKnight Investigators, 2003), em relação ao qual se adaptou também uma versão masculina que não existia originalmente. Ambos os instrumentos revelaram boas qualidades psicométricas, pelo que foram utilizados nos três estudos empíricos seguintes, de cariz quantitativo, juntamente com outros instrumentos, de forma a avaliar o comportamento alimentar perturbado, a auto-estima, a vinculação aos pais e a percepção de pressão para a magreza e de suporte no contexto desportivo. No primeiro estudo empírico quantitativo, compararam-se potenciais factores de risco, factores protectores e nível de comportamento alimentar perturbado, bem como a relação entre estes, em atletas de desportos estéticos de elite, atletas não-elite e num grupo de controlo de adolescentes da população em geral (N = 725; 12-22 anos). Entre as raparigas, as atletas elite apresentaram maior risco de desenvolvimento de perturbações alimentares que as atletas não-elite e raparigas do grupo de controlo, enquanto os três grupos de rapazes não diferiram entre si. Por outro lado, as análises multi-grupos, realizadas com recurso a modelos de equações estruturais, revelaram diferenças quanto à relação entre os factores de risco incluídos no modelo e o comportamento alimentar perturbado dos adolescentes dos três grupos. Apesar da relevância da pressão social como preditora de comportamento alimentar perturbado (que corresponde ao preditor mais forte entre os atletas não-elite e grupo de controlo), entre os atletas elite a insatisfação com a imagem corporal contribui ainda mais para a explicação da variância do seu comportamento alimentar perturbado. Este grupo de atletas é, também, o único em que as influências parentais assumem significância enquanto preditor (directo e indirecto) do comportamento alimentar perturbado. Estes resultados indicam, assim, eventuais especificidades individuais e dos contextos familiares dos atletas elite que suscitaram o desenho dos estudos seguintes, já que os grupos de controlo e atletas não-elite se revelaram mais semelhantes entre si. Para examinar diversas influências familiares na insatisfação com a imagem corporal e comportamento alimentar perturbado de atletas elite (comparativamente com um grupo de controlo), recorreu-se também a uma amostra de pais (223 mães e 198 pais), em relação aos quais se avaliou a insatisfação com a imagem corporal e o nível de comportamento alimentar perturbado. Em termos de valores médios das variáveis familiares investigadas, atletas e grupo de controlo diferirem apenas nalguns padrões de vinculação insegura aos pais. Todavia, surgem diferenças nas variáveis familiares que contribuem para a explicação da variância da insatisfação com a imagem corporal e do comportamento alimentar perturbado nos dois grupos. A variável influências parentais, sob a forma de comentários críticos em relação ao peso e importância da magreza para os pais, foi considerada a única variável familiar preditora entre os atletas, segundo os modelos de regressão múltipla. Por seu turno, entre os adolescentes em geral, para além das mesmas influências parentais, também a qualidade do ambiente familiar e a modelagem de alguns comportamentos maternos em relação ao peso e alimentação parecem ter um impacto importante. Assim, os pais de atletas devem ser incluídos nos eventuais programas de prevenção a ser desenvolvidos, pois comentários positivos em relação ao desempenho dos atletas e comentários que valorizem a saúde e o bem-estar físico, em detrimento da magreza, poderão ser promovidos e revelar-se potenciadores de comportamentos alimentares mais saudáveis. Por último, compararam-se especificamente variáveis individuais e contextuais entre os atletas, separando bailarinos (n = 113) e ginastas (n = 136) por sexo e nível de competição. As bailarinas de nível recreativo mostraram menor risco de desenvolvimento de perturbações alimentares que as restantes atletas, sendo que, entre os rapazes, não se verificaram diferenças. Uma usefulness analysis revelou que um indicador de insatisfação com a imagem corporal específica para a prática da modalidade é um melhor preditor de comportamento alimentar perturbado entre os atletas do que o indicador de insatisfação com a imagem corporal geral. A análise de regressões hierárquicas revelou ainda que, para além da baixa auto-estima e da insatisfação com a imagem corporal, a percepção de pressão para a magreza no contexto desportivo (mas não a fraca percepção de suporte) é preditora de comportamento alimentar perturbado nos atletas, sendo efectivamente mais relevante do que a prática da modalidade ao nível de alta competição ou não. Este é um dado importante e que pode facilitar o desenho de intervenções preventivas eficazes. A prática de desportos estéticos de elite parece colocar as raparigas em maior risco de desenvolvimento de perturbações alimentares, comparativamente com as raparigas da população em geral. Contudo, tal parece verificar-se, sobretudo, com as bailarinas, cuja prática a um nível recreativo parece ser até protectora, já que as bailarinas não-elite apresentam comportamento alimentar significativamente menos perturbado que as raparigas da população em geral. Pelo contrário, as praticantes de ginástica não-elite apresentam nível semelhante de comportamento alimentar perturbado ao das ginastas elite, diferindo também menos entre si nos factores de risco estudados, nomeadamente em relação à insatisfação com a imagem corporal. Para os rapazes, todavia, a prática de desportos estéticos não parece constituir um factor de risco adicional. Não pretendendo alterar a cultura dos desportos estéticos, em que a regra “magreza=sucesso” está bastante enraizada, diversas pistas para a prevenção de perturbações alimentares em atletas podem ser delineadas com base nos resultados dos vários estudos realizados, de forma a dotar os seus intervenientes de ferramentas que proporcionem aos atletas uma vivência mais positiva e saudável do seu corpo. Neste sentido, para além de um trabalho mais individualizado, o papel que os pais e os intervenientes no contexto desportivo (professores/treinadores, pares) mostraram desempenhar em relação ao comportamento alimentar perturbado dos atletas, constitui uma indicação da necessidade de os incluir nas acções preventivas (participativas e ecológicas), que devem ser desenvolvidas em escolas de dança de ensino profissionalizante e em clubes de ginástica onde treinem atletas de diversos níveis de competição.
- Dr. Jekyll or Mr. Hyde? : normative influence on judgment and behaviorPublication . Luís, S.; Oliveira, José Manuel da Palma, 1958-A influência das normas no julgamento e comportamento dos indivíduos é um tema desde há muito estudado pelos psicólogos sociais (e.g., Asch, 1955; Cialdini, Reno, & Kallgren, 1990; Deutsch & Gerard, 1955; Jacobson, Mortensen, & Cialdini, 2011; Schwartz, 1977; Sherif, 1936; Terry & Hogg, 1996). A relevância da influência normativa deriva não só da sua relevância teórica mas também do seu potencial de aplicação na promoção do comportamento pro-social em diversos âmbitos. Não obstante, existem problemas teóricos fundamentais que ainda não foram resolvidos. Nesta dissertação focámos a conceptualização da influência normativa, que tem sido frequentemente apontada como insuficiente (e.g., Armitage & Conner, 2001), e a lacuna de investigação no âmbito das propriedades do conhecimento normativo. Em particular, explorámos se (a) um quadro conceptual integrativo dos vários tipos de normas que têm sido identificados na literatura capturaria melhor a influência normativa no comportamento e se (b) o conhecimento normativo seguiria os princípios gerais de activação e uso do conhecimento. O objectivo fundamental desta dissertação era, pois, contribuir para o desenvolvimento teórico da influência normativa. Para o alcançar conduzimos quatro estudos em temas distintos: problemas ambientais, proibição de fumar, formação de impressões, e preferências alimentares. Esta diversidade permitiu-nos simultaneamente explorar a influência normativa em temas com diferentes implicações sociais e que envolvem distintos factores. O Estudo 1 (Quadro conceptual integrativo da influência normativa: Compreensão do comportamento pró-ambiental) teve como objectivo explorar a viabilidade e utilidade dum quadro conceptual integrativo da influência normativa na explicação do comportamento. Utilizámos uma abordagem de investigação descritiva, em particular realizamos um estudo correlacional de inquérito por questionário (N = 114). Foram medidos os vários tipos de normas que integram o quadro conceptual: normas pessoais (Schwartz, 1977) e normas sociais do tipo sociocultural (Pepitone, 1976), subjectivo (Fishbein & Azjen, 1975), e referente (e.g., Hogg & Turner, 1987), distinguindo-se ainda entre a natureza descritiva e injuntiva (Cialdini et al., 1990) dos vários tipos de normas sociais. Estas crenças normativas foram medidas em três classes de comportamentos pró-ambientais: reciclagem, uso de transportes públicos e compra de produtos biológicos. A análise de resultados evidenciou que as variáveis do quadro conceptual integrativo explicavam uma quantidade considerável da variabilidade dos comportamentos pró-ambientais, encorajando a utilização deste quadro conceptual. Os resultados suportaram ainda a possibilidade da quantidade de variabilidade explicada depender da eficácia da influência normativa. Atendendo a que, em média, os comportamentos pró-ambientais são infrequentes, a influência normativa tinha sido considerada mais eficaz quando as crenças normativas social injuntivas e pessoais eram elevadas. Tal como esperado, no comportamento onde se verificou uma maior eficácia normativa (reciclagem), as variáveis normativas explicaram uma quantidade de variabilidade comportamental superior ao comportamento onde se verificou a menor eficácia normativa (uso de transportes públicos). As normas podem promover eficazmente o comportamento pró-ambiental. “Basta” que nós acreditemos. O Estudo 2 (É proibido fumar em locais públicos: Mudança de crenças normativas) teve como objectivo ilustrar a mudança nas crenças normativas relativas a não fumar em locais públicos com a implementação duma lei proibitiva de fumar em locais públicos. Este estudo foi um experimento natural, o estímulo que terá desencadeado a mudança não foi controlado pelos investigadores. Recolheram-se medidas normativas, tendo por base o quadro conceptual integrativo, através dum inquérito por questionário (N = 204). O questionário foi aplicado em três momentos: um mês antes, seis meses após, e um ano após a implementação da lei, aproximadamente. A análise de resultados ilustrou que as crenças normativas que aumentaram com maior magnitude foram as socioculturais (descritivas e injuntivas) e as subjectivas descritivas. A utilização do quadro conceptual integrativo permitiu-nos ilustrar e diferenciar as implicações da implementação da lei nas várias medidas normativas. Medidas normativas relativas a estar em silêncio na biblioteca que foram simultaneamente recolhidas não divergiram ao longo do tempo, suportando indirectamente o facto de que o aumento das medidas normativas se relacionava com a implementação da lei. Importa referir que pouca investigação tem ilustrado o efeito das leis nas crenças normativas. A compreensão destes efeitos pode ser crucial para o cumprimento das leis. As leis não conseguem alcançar grande parte da vida quotidiana. As normas conseguem. O Estudo 3 (Acessibilidade e aplicabilidade percebida do conhecimento normativo) teve como objectivo explorar a acessibilidade e a aplicabilidade percebida do conhecimento normativo relativo a traços de personalidade (concretamente, de crenças normativas sócio-culturais descritivas) e o seu uso no julgamento. Utilizámos uma abordagem de investigação experimental. Em particular, adaptámos a experiência clássica de Higgins, Rholes e Jones (1977), dos efeitos de priming em impressão de formações, adicionando uma condição de julgamento com aplicabilidade percebida normativa (N = 144). Este estudo tinha evidenciado, pela primeira vez, como a experiência recente dum indivíduo podia influenciar, de forma não intencional e passiva, o julgamento dos comportamentos ambíguos de outra pessoa. Para explorar como a experiência normativa mais frequente poderia influenciar o julgamento, adaptámos ainda uma técnica utilizada por Fazio e Williams (1986), baseada no tempo de reacção, para medir a acessibilidade crónica do conhecimento normativo relativo a traços de personalidade. Globalmente, os resultados evidenciaram que os indivíduos utilizaram traços de personalidade que tinham sido recentemente primados em julgamentos com aplicabilidade percebida normativa e que diferenças na acessibilidade crónica do conhecimento normativo se relacionavam com o seu uso, mas apenas quando as tarefas tinham aplicabilidade percebida normativa. Estes resultados sugerem que o estudo das propriedades do conhecimento normativo é relevante e poderá ser importante para compreender o comportamento. O Estudo 4 (É seu? Medição implícita das crenças normativas) teve como objectivo explorar a viabilidade e utilidade de medir o conhecimento normativo implicitamente adaptando o Teste de Associações Implícitas (TAI, Greenwald, McGhee, & Schwartz, 1998). Escolhemos o TAI devido aos seus bons resultados de validade, facilidade de administração e produção de efeitos robustos (e.g., Greenwald, Poehlman, Uhlmann, & Banaji, 2009). Utilizamos uma abordagem experimental. Têm vindo a acumular-se evidências do envolvimento de processos automáticos na influência normativa. Por exemplo, verificou-se que o conhecimento normativo se pode activar para influenciar o comportamento sem a intenção ou consciência do indivíduo (e.g., Aarts & Dijksterhuis, 2003; Joly & Stapel, 2008). Uma vez que a utilização de medidas explícitas enfatiza a intencionalidade e promove a utilização de processos deliberados, interessa utilizar medidas implícitas para compreender a influência normativa. O TAI foi adaptado para medir as preferências normativas implícitas relativas a maçãs e chocolates (normas sócio-culturais injuntivas). Resultados iniciais evidenciaram que esta medida tinha precisão e consistência interna (N = 83). Posteriormente, verificou-se também que o TAI previa a intenção de escolha entre maçãs ou chocolates, demonstrando a sua validade preditiva (N = 148). Assim, a utilização duma versão normativa do TAI poderá contribuir para a compreensão da influência normativa no comportamento. Em suma, os resultados dos estudos sugerem que (a) um quadro conceptual integrativo poderá capturar aprazivelmente a influência normativa no comportamento e (b) ilustrar a forma como as mudanças sociais ocorrem. Sugerem também que (c) a activação e uso do conhecimento normativo seguem, em parte, os princípios gerais de activação e uso do conhecimento, podendo ter propriedades diferenciadoras, e que (d) a influência normativa envolve processos cognitivos automáticos, interessando combinar medidas normativas do tipo explícito e implícito para compreender a influência das normas no comportamento. Referimos ainda que emergiram efeitos normativos nos diferentes temas, o que sugere a potencial vastidão da influência normativa.
- Listening to elaboration in psychotherapy : the understanding of assimilation using narrative indicesPublication . Neto, David Dias; Baptista, Telmo Ventura Mourinho, 1959-; Dent-Brown, KimHow do clients elaborate throughout therapy? This was the question that broadly framed this research and situated it in the field of psychotherapy process research. The process chosen was assimilation which was conceived as a global process of change focused on the client. To study this process, this research used narrative indices which are elements of the narrative that are considered to represent particular processes. The use of indices depends on the understanding of language not as a rigid signal system to denote psychological concepts; but as an interactional process of communication in which narrative processes are represented. This research was divided into two studies. The first study sough to develop the system of indices based on a qualitative analysis and then adjust it to meet the reliability standards with respect to consistency and interrater reliability. To this end, 30 single sessions of adult clients with depression were recorded and analysed. After the system of indices had been developed it was analysed and contrasted with an existing coding system. Study I resulted in a system of indices grouped into five dimensions – external distress, pain, noticing, decentring and action – which showed acceptable interrater reliability, internal consistency and convergent validity. The second study was a longitudinal application of the system of indices. The goal was to contrast the cases with regard to their success status as defined by the pre-post variation of the depression level. Nine psychotherapies were recorded and analysed. Of these nine cases, only three showed a non-straightforward relation between the success status and the dimensions. The in-depth analysis of these three cases showed the usefulness of using the system of indices to understand the complexity of the psychotherapy and the non-linear relationship between psychotherapy and symptom change. The results suggest the importance of the indices in understanding assimilation and are discussed with emphasis on the practical implications that can be derived.
- Vinculação pré-natal e organização psicológica do homem e da mulher durante a gravidez:relação com o tipo de parto e com a patologia obstétrica dos II e III trimestres de gestaçãoPublication . Camarneiro, Ana Paula Forte, 1964-; Justo, João Manuel Rosado de Miranda, 1958-A vinculação pré-natal (VPN) é a representação da vinculação dos pais ao feto. Está ligada a variáveis psicossociais que influenciam a saúde da gravidez e o resultado do parto. Foram objectivos desta investigação: estudar a articulação entre a VPN e as variáveis psicológicas que influenciam o resultado do parto e a ocorrência de patologia obstétrica; comparar as variáveis psicológicas dentro do casal e entre homens e mulheres na gravidez e depois do nascimento; identificar a influência das variáveis psicológicas das grávidas sobre a patologia obstétrica e no resultado do parto; averiguar o efeito do resultado do parto e da patologia obstétrica sobre a vinculação pós-natal. Realizaram-se três estudos quantitativos do tipo longitudinal (no segundo trimestre de gravidez, imediatamente após o parto e 8 a 12 meses depois do parto). A amostra inicial constituiu-se com 407 casais. Nos primeiro e terceiro estudos, foram aplicadas as seguintes escalas: EVPNMP (Escala de vinculação Pré-natal Materna e Paterna), EAGM (Escala de Atitudes sobre a Gravidez e a Maternidade), EASAVIC (Escala de Avaliação da Satisfação em Áreas da Vida Conjugal), IRP (Inventário de Resolução de Problemas), DASS-42 (Depression, Anxiety and Stress Scale), PSS (Perceived Stress Scale), adaptação ao contexto profissional e BSI (Brief Symptoms Inventory). Os resultados indicaram que a VPN é influenciada pelas variáveis psicológicas, pela idade e pelo planeamento da gravidez. A VPN materna e as características sociodemográficas não influenciam a ocorrência de patologia obstétrica, tipo de parto, idade gestacional e saúde do recém-nascido. A sensibilidade interpessoal materna e o coping pedido de ajuda influenciam a ocorrência de patologia obstétrica. Após o nascimento, os níveis de vinculação ao bebé mantêm-se nas mulheres e aumentam nos homens; o stress e os sintomas psicopatológicos são mais elevados nas mulheres; a satisfação conjugal decresce no casal e aumentam os valores da ideação paranóide e do controlo interno/externo dos problemas; as variáveis psicológicas, sociodemográficas e clínicas não comprometem a vinculação pós-natal. Concluiu-se que a VPN é sensível a variáveis psicológicas, idade e planeamento da gravidez mas não influencia a patologia obstétrica nem o resultado do parto. Após o nascimento, a vinculação paterna aumenta; a satisfação conjugal diminui e há mais risco psicológico nas mulheres. Estes são períodos críticos para os casais.
- Estilos de personalidade e vulnerabilidade à sugestão no contexto de uma relação interpessoalPublication . Pires, Rute; Silva, Danilo, 1939-; Ferreira, Ana SousaNesta investigação procedeu-se à adaptação para a população portuguesa do Índice de Estilos da Personalidade de Millon – MIPS-R (Millon, 2004) e das Escalas de Sugestionabilidade de Gudjonsson – GSS1 e GSS2 (Gudjonsson, 1997), com o objectivo de estudar as relações entre as variáveis da personalidade medidas pelo MIPS-R e a Sugestionabilidade Interrogativa avaliada pela GSS1. Previu-se a existência de diferenças individuais na sugestionabilidade e que a essas diferenças correspondem diferenças em características de personalidade dos indivíduos. A adaptação portuguesa do MIPS-R apresenta indicadores de consistência interna, estabilidade temporal e validade semelhantes aos obtidos com o instrumento original. No âmbito dos estudos realizados com o MIPS-R, propôs-se uma alternativa aos resultados de prevalência, justificada pelas limitações deste sistema de derivação de resultados (Casullo & Solano, 2000; Grove & Vrieze, 2009). A adaptação portuguesa das Escalas de Sugestionabilidade pôs em evidência as limitações psicométricas destes instrumentos, também reconhecidas noutros estudos independentes (Gignac & Powell, 2009; Polczyk, 2005). Por esta razão, no estudo principal, Cedência 1, cujos indicadores de validade e precisão são adequados, foi utilizada como medida de sugestionabilidade. O estudo principal foi realizado com uma amostra de 258 indivíduos (M idades = 31.8 anos, DP = 12.0), que responderam ao MIPS-R e à GSS1 em sessões experimentais individuais. Os resultados mostram diferenças individuais na sugestionabilidade, que correspondem a características de personalidade retratadas em algumas escalas dos Estilos de Pensamento e de Comportamento do MIPS-R. Confirmam, ainda, que a sugestionabilidade medida através das Escalas de Sugestionabilidade de Gudjonsson é influenciada por variáveis de personalidade diferentes das que influenciam a sugestionabilidade captada através de paradigmas experimentais (cf. Lee, 2004; Liebman et al., 2002; Zhu et al., 2010). As implicações desta conclusão para a Psicologia Forense, bem como o contributo da investigação sobre os factores e condições que influenciam a exactidão dos testemunhos, são discutidas.