Browsing by Author "Ramon, Ricard"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Derivas de la enseñanza del artePublication . Ramon, RicardEl texto plantea una reflexión abierta sobre la propia naturaleza de la educación artística y algunas de sus problemáticas principales a nivel teórico, empezando por cuestionar la concepción del arte de la que partimos y su influencia en las prácticas educativas, así como la influencia de la concepción filosófica del ser humano de los docentes, en relación con la forma de abordar las propuestas educativas que desarrollan. También se recorren brevemente diferentes conceptos generales sobre la forma en la que se entiende la enseñanza de las artes, especialmente las artes visuales. Se establece como una problemática fundamental, el hecho de la falta de un cuerpo teórico-filosófico suficientemente fuerte y diverso que sirva como base y construya una educación artística consolidada como disciplina autónoma de investigación y de creación de conocimiento
- Estéticas del entorno urbano : la experiencia de visualización de a ciudadPublication . Ramon, RicardThe communication raises a set of aesthetic reflections and educational im¬plications that result from the analysis of a series of works by students in nursery, pri¬mary and secondary schools, with a common goal: to create a personal narrative of the city and urban environment in which they live
- :Estúdio, nº32 (Out./Dez. 2020)Publication . Queiroz, João Paulo; Grando, Angela; Hipólito, Rodrigo; Lobo, Bruna Raquel Alves Maia; Gomes, Clara; Cunha, Eduardo Vieira da; Gordeeff, E.; Albuquerque, Isabel; Garcerá, Javier; Cabrera Cruz, Juan Manuel; Marins, Joedy; Postiga, José Luís Fangueiro; Rizolli, Marcos; Revely Dos Santos Arguello, Leslye; Farina, Mauricius; Strambi, Marta Luiza; Almozara, Paula; Ramon, Ricard; Alonso Sanz, Mª Amparo; Pereira, Teresa MatosEntre um vestígio e um traçado existe uma relação de indicialidade mais ou menos frágil, que resulta numa intencionalidade distintiva. Nos ambientes e meios que incorporam codificação e distância, como são os meios digitais, a indicialidade parece mais sofisticada ou então ausente. A “mediação” ou a “imediação” pode ser um dos debates reatualizados nas condições presentes: são condições mais distantes, seja pelo confinamento pandémico, seja pela digitalização das intermediações. Interroga-se a mediação em oposição à imediação, o local do referente numa interrogação sobre a indicialidade no contexto da digitalização pandémica. Neste contexto neo-urbano apresentam-se os catorze artigos que a edição da Revista Estúdio, de setembro 2020, apresenta. Aqui e agora os discursos são mais curtos e o meio voltou a ser a mensagem.
- Matéria-Prima, vol.3, nº2 (Jul./Dez. 2015)Publication . Queiroz, João; Calado, Margarida; Oliveira, Elisabete Silva; Pessanha, Ana Maria Araújo; Leal, Alda Maria Encarnação Rodrigues; Liberato, Aline Fernanda Huber Vicente; Albuquerque, Isabel; Mira, Maria José Estevez; Ramon, Ricard; Frazão, Carla Maria Reis Vieira; Góes, Jaildon Jorge Amorim; Aguiar, Mônica de Mendonça e Sica Martins; Silva, Maria Leticia Miranda Barbosa da; Rebouças, Moema Martins; Gonçalves, Maria Gorete Dadalto; Arriaga, Amaia; Matalonga Jorge, Sofia; Josué, José Ricardo da Silva Gomes; Paz García, Maria Begoña; Casal, Cristina Varela; Monego, Sónia; Dias, Andreia; Coelho, Tiago Pinto; Trindade, José Pedro; Bahia, Sara; Ezquieta Llamas, Iciar; Herres Terraza, Cristiane; González Vida, María De Los Reyes; Silva, Alexandra Moura daA educação pela arte faz-se através dos seus materiais, da sua operação, da transformação das matérias em ideias novas, em novas coisas. No seu sucesso está implicada uma literacia, uma capacidade interpretativa, ou crítica, sobre a semiosfera cada vez mais povoada, saturada de mensagens parasitárias. A educação implica uma leitura do mundo (Paulo Freire), que se projeta na interpretação de todas as camadas de expressão contemporânea, muitas vezes massificada, por vezes ainda identitária e significativa. Fala-se aqui de valorizar a identidade, exercer a pedagogia da diferença através de uma capacidade problematizadora. No seu contexto, podem exercer-se pedagogias que exploram a visão crítica do artista em interação com a escola, o artista em residência, no movimento A/ R/ Tography. Ou também exercer-se uma pedagogia triangular, centrando a arte, o contexto, a produção e a sua leitura como uma metodologia (Ana Mae Barbosa). O contexto contemporâneo é pós digital, os conteúdos não pesam nos suportes, e transmitem-se por “dentes azuis” ou redes com muitos Gs (G de Geração sem peso que sucede ao peso da aceleração gravítica). Neste campo pode delinear-se uma metodologia que alicerça o projeto ancorado nos estudos críticos sobre Cultura Visual (Fernando Hernández). Digamos que as práticas pedagógicas se cruzam em diversas direções, tacteando eficácias, expressões, capacidades, inovação. O contexto é cada vez mais voraz: a pele da cultura gosta de massagens (Kerkhove; McLuhan). A Matéria-Prima de que se fala nesta revista é aquela que devolve ao seu lugar um ponto crítico da pós modernidade: o do significante. Os sintagmas são sempre processos, e neles se formam as subjectividades, ou seja, as identidades: no desenrolar do ser, onde se produz verdadeiramente o sentido, bem junto do aqui-e-agora onde está a Matéria-Prima (Foucault).
- Matéria-Prima, vol.8, nº1 (Jan./Abr. 2020)Publication . Queiroz, João Paulo; Pereira, Teresa Matos; Santos, Kátia; Lopes, Maria João Craveiro; Heitor, Teresa F. de Valsassina; Charréu, L.; Ghira, Madalena; Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; PEREIRA, CLAUDIA; Siebert, Emanuele Cristina; Almeida, Elaine Karla de; Victorio Filho, Aldo; Silva, Pâmela Souza da; Pessanha, Ana Maria; Sousa, Ana; Oliveira, Ronaldo; Nogaledo Gómez, Laura; Vasconcelos, Maria Constança; Marques, Ines Andrade; Vivas Ziarrusta, Isusko; Gaztañaga, Amaia Lekerikabeaskoa; Varela, Teresa Maria Rocha Gomes; Ramon, Ricard; Alonso Sanz, Mª Amparo; Simão, Paula Madureira; Martins, Maria Fernanda
