ICS - Livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ICS - Livros by Author "Almeida, Ana Nunes de"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Gestão e financiamento das escolas em Portugal: indicadores, políticas e atoresPublication . Almeida, Ana Nunes de
- Impactos da crise nas crianças portuguesas : indicadores, políticas, representaçõesPublication . Wall, Karin; Almeida, Ana Nunes de; Vieira, Maria Manuel; Cunha, Vanessa; Bettencourt Rodrigues, Leonor; Coelho, Filipa; Leitão, Mafalda; Atalaia, SusanaDar visibilidade aos quotidianos infantis e ao modo como estão a ser afectados pela crise significa, antes de mais, ouvir as próprias crianças e conhecer as suas experiências. É este o primeiro e o principal propósito deste estudo. Partindo do princípio de que as crianças são actores competentes, com direito a exprimir-se livremente sobre as questões que lhes respeitam (cf. art. 12.º da Convenção sobre os Direitos da Criança), nele se pretende dar voz, de forma aprofundada e criteriosa, às perspectivas e às opiniões das crianças sobre a crise e os seus impactos. Muitas vezes esquecidas ou marginalizadas num debate público que privilegia a palavra dos adultos, dar-lhes voz é reconhecer a sua autonomia como produtoras de discursos coerentes sobre a realidade que as envolve. Um segundo propósito é o de analisar, a partir de estudos recentes e de dados estatísticos disponíveis, a situação actual da infância na sociedade portuguesa e as políticas públicas com impacto nas crianças e nas famílias com crianças. Procura-se, nesta análise mais abrangente, realçar a evolução de alguns indicadores-chave ao longo dos últimos anos no contexto da crise económica e das medidas de austeridade.
- Infâncias digitaisPublication . Almeida, Ana Nunes de; Delicado, Ana; Alves, Nuno de Almeida; Carvalho, Tiago; Carvalho, DianaEntre 2008 e 2013, a socióloga Ana Nunes de Almeida coordenou um estudo com vários investigadores do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, financiado pela Fundação Gulbenkian, sobre as crianças e a inter‑ net, os seus usos na escola e em casa. Perante a democratização do acesso às novas tecnologias e a sua entrada massi‑ va nas escolas, o que pode ser visto quase como um “choque tecnológico”, perguntavam-se os investigadores se ao forte investimento público realizado corresponderiam “mudanças pedagógicas qualitativamente inovadoras nos modos de ensinar e aprender”. Este estudo pretendia também indagar se a escola “contribui para promover igualdade de opor‑ tunidades digitais entre crianças provenientes de meios sociais muito diferentes entre si”, ou se, ao invés, as tecnolo‑ gias aumentam as distâncias entre as crianças. O estudo desenvolvido em três fases distintas procurou identificar a presença e as apropriações da internet no dia a dia das crianças em Portugal, partindo de questionários a uma amostra estratificada de três mil alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos. Além disso, o grupo de investigadores fez entrevistas qualitativas a crianças e ensaiou uma abordagem de “cariz etnográfico”, que remetia para observação de “crianças diante do computador” em casa. O livro pormenoriza e explicita as várias fases do estudo, mostrando também os usos e as representações destas novas infâncias digitais, não esquecendo os riscos nem as relações educativas tradicionais entre pais e filhos.
- Sociologia e sociedade: estudos de homenagem a João Ferreira de AlmeidaPublication . Machado, Fernando Luís; Almeida, Ana Nunes de; Costa, António Firmino da
- Vidas Confinadas: famílias, quotidianos e vulnerabilidades sociais no início da pandemia COVID-19 em PortugalPublication . Gouveia, Rita; Almeida, Ana Nunes de