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Infâncias digitais

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Entre 2008 e 2013, a socióloga Ana Nunes de Almeida coordenou um estudo com vários investigadores do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, financiado pela Fundação Gulbenkian, sobre as crianças e a inter‑ net, os seus usos na escola e em casa. Perante a democratização do acesso às novas tecnologias e a sua entrada massi‑ va nas escolas, o que pode ser visto quase como um “choque tecnológico”, perguntavam-se os investigadores se ao forte investimento público realizado corresponderiam “mudanças pedagógicas qualitativamente inovadoras nos modos de ensinar e aprender”. Este estudo pretendia também indagar se a escola “contribui para promover igualdade de opor‑ tunidades digitais entre crianças provenientes de meios sociais muito diferentes entre si”, ou se, ao invés, as tecnolo‑ gias aumentam as distâncias entre as crianças. O estudo desenvolvido em três fases distintas procurou identificar a presença e as apropriações da internet no dia a dia das crianças em Portugal, partindo de questionários a uma amostra estratificada de três mil alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos. Além disso, o grupo de investigadores fez entrevistas qualitativas a crianças e ensaiou uma abordagem de “cariz etnográfico”, que remetia para observação de “crianças diante do computador” em casa. O livro pormenoriza e explicita as várias fases do estudo, mostrando também os usos e as representações destas novas infâncias digitais, não esquecendo os riscos nem as relações educativas tradicionais entre pais e filhos.

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Pedagogical Context

Citation

Almeida, A. N. (Coord.), Delicado, A., Alves, N. de A., Carvalho, T. & Carvalho, D. (2015). Infâncias digitais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

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Fundação Calouste Gulbenkian

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