DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by advisor "Afonso, Carolina"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Blogs de nutricionistas : a perceção da credibilidade e a sua influência nas intenções comportamentais do consumidorPublication . Fernandes, Vera Sofia Gaspar; Afonso, CarolinaO número de blogs escritos por nutricionistas tem vindo a aumentar. Face à atual importância dos blogs (já fazem parte do processo de tomada de decisão do consumidor), as empresas beneficiarão ao integrar estratégias de marketing digital concordantes com esta realidade para a comunicação dos produtos/marcas. Este estudo pretende compreender a influência da perceção da credibilidade de blogs escritos por nutricionistas na confiança e, desta, nas intenções comportamentais dos consumidores. Esta investigação teve por base um estudo quantitativo com amostragem por conveniência, com 335 respostas válidas obtidas através de inquérito por questionário estruturado, autoadministrado e mediado pela internet. Os resultados obtidos indicam que a credibilidade e a credibilidade da mensagem se relacionam positivamente com a confiança e, adicionalmente, que a confiança se relaciona positivamente com a intenção comportamental, sobretudo, de passar-a-palavra. A credibilidade da fonte não se encontra relacionada de forma estatisticamente significativa com a confiança. São apresentados argumentos justificativos, nomeadamente, a importância da influência da credibilidade da fonte sob a credibilidade da mensagem, bem como o decréscimo da importância da autoridade da fonte na avaliação da credibilidade. As conclusões contribuem para evidenciar que recorrer ao uso de blogs escritos por nutricionistas para influenciar a intenção comportamental do consumidor, poderá ser uma ferramenta de marketing de sucesso em áreas de negócio relacionadas com nutrição e alimentação saudável (negócios em crescente expansão a nível nacional e internacional) pela credibilidade associada à sua mensagem que transmite a confiança que será cada vez mais determinante nas interações do consumidor com as empresas.
- Digital advertising avoidance : a segmentation approach applied to the portuguese contextPublication . Silva, Marco Alexandre da Cunha; Afonso, Carolina; Brites, RuiCom o advento da internet, os consumidores ficaram muito mais expostos à publicidade, sobretudo no meio digital. No entanto, muitos anúncios digitais têm vindo a ser ignorados, descartados, obstruídos através de ad blockers e, em geral, evitados. O presente estudo procura entender os fatores que explicam o fenómeno referido, especificamente se a interrupção ou distração do consumidor, perceção de irritação ou personalização e preocupação com a privacidade conduzem a tal. Além disso, a investigação procura, numa tentativa preliminar, segmentar os diferentes grupos de "evitadores" de publicidade digital e ainda compreender o panorama do uso de ad blockers em Portugal. Este estudo explanatório e exploratório foi realizado adotando uma abordagem quantitativa e uma amostragem não-probabilística. Os dados foram recolhidos de 536 utilizadores de internet através de um questionário online. Os resultados confirmam que evitar anúncios é uma resposta comum, sendo mais propensa aos consumidores que os acham irritantes ou disruptivos e se preocupam com privacidade. No entanto, o aumento da personalização percebida conduz à redução em evitar anúncios. A análise de clusters sugere a existência de três tipos de "evitadores", embora evitar anúncios seja visível em apenas dois deles. Relativamente a ad blockers, a maioria da amostra usa ou já os usou. Academicamente, esta dissertação fornece conhecimentos relevantes à temática de evitar publicidade digital. Para os profissionais de publicidade, os resultados permitem uma compreensão da perspetiva dos consumidores e respostas face à publicidade digital, o que facilita o desenvolvimento de conteúdo digital adequado de forma a diminuir comportamentos de evitar anúncios.
- A experiência do consumidor em lojas de retalho inteligentes: preditores da avaliação e impacto na satisfação e lealdadePublication . Ferreira, Bruna Pereira; Afonso, CarolinaA evolução das tecnologias de informação e comunicação tem provocado alterações no mercado do retalho alimentar, levando os retalhistas a investir na integração de soluções digitais nas suas lojas físicas, como forma de promover uma experiência de compra mais rápida e conveniente. Tendo em consideração o novo panorama do retalho, o objetivo geral da presente dissertação consiste em identificar e compreender os fatores que influenciam a experiência do consumidor em lojas de retalho inteligentes, e perceber os impactos da qualidade desta experiência na satisfação e lealdade. O estudo adota uma metodologia quantitativa e utiliza um inquérito por questionário online como método de recolha de dados, através do qual se obteve um total de 274 respostas válidas. A análise de dados foi realizada com recurso ao software IBM SPSS Statistics 25. Os resultados indicam que quanto maiores as perceções de utilidade, facilidade de utilização e diversão que o consumidor tem relativamente às tecnologias de Scan and Go e Just Walk Out, melhor a avaliação da sua experiência em loja e, consequentemente, maior é a sua satisfação e lealdade com a mesma. A nível académico, a investigação permite ampliar o conhecimento sobre a experiência de compra com tecnologias inteligentes. A nível empresarial, alerta as empresas para a relevância da transformação digital no retalho como forma de melhorar o seu posicionamento e ganhar vantagem competitiva. O estudo fornece ainda insights para os profissionais de marketing repensarem o modelo das suas lojas.
- Intenção de reserva de alojamento através do Smartphone : o caso Booking.comPublication . Sabino, Patrícia Alexandra da Silva; Afonso, CarolinaCom a Web 2.0 o setor do turismo enfrenta novos desafios. O UGC e as reviews de outros viajantes ganham cada vez mais relevância no momento de decisão. Considerando que a pesquisa e reserva de alojamento e o uso de dispositivos mobile e aplicações móveis tem vindo a crescer, a presente investigação visa compreender o que influencia a intenção de reserva de alojamento através destas. Assim, pretende-se perceber, através das rotas central e periférica, como os indivíduos avaliam as reviews, o impacto na adoção de informação e a consequente influência desta na intenção de reserva através da aplicação móvel. Visa-se ainda compreender a influência da confiança, benefício e dos risco percebidos na referida intenção. Depois de analisados os dados resultantes do questionário concluiu-se que a adoção de informação é influenciada positivamente pela qualidade de informação e pelo ranking do alojamento, sendo que este último tem uma maior influência. Comprovou-se ainda a relação positiva entre a adoção de informação e a intenção de reserva de alojamento através de uma aplicação móvel de alojamento. Sendo igualmente influenciada pelo benefício percebido na aplicação de forma positiva e pelo risco percebido de forma negativa. Os resultados deste estudo trazem contributos a nível académico, pela relação estabelecida entre dois fenómenos - UGC e reserva de alojamento. Esta investigação mostrou que na consulta de reviews os utilizadores dão maior atenção ao ranking do alojamento, dão importância aos benefícios como a conveniência e a poupança de tempo e têm em consideração o risco que percecionam.
- Marcas de luxo e social media : abordagem qualitativa sobre as atividades de social media marketing e as perceções de especialistas do setorPublication . Tulcidás, Andreia dos Santos; Afonso, CarolinaUm dos maiores desafios para os gestores das marcas de luxo é a dificuldade em compreender como os consumidores percecionam as suas atividades de marketing em contexto de social media. Embora as marcas continuem a investir em novas tecnologias para construir ligações com os clientes, ainda não se examinou a relação entre ambos. Nesse sentido, esta dissertação vai estudar a relação entre as atividades de social media marketing de marcas de luxo e as perceções do consumidor. Pretende-se compreender se existe uma relação entre as estratégias digitais das marcas de luxo e a forma como os consumidores percebem o valor de luxo das mesmas. Este estudo seguiu uma abordagem qualitativa através de análise de conteúdo assistida por computador, com recurso ao software MaxQDA. Foram realizadas entrevistas semi- estruturadas a especialistas da indústria do luxo - consultores, representantes de marcas de luxo, agências de comunicação e revendedores de artigos de luxo -, de forma a melhor compreender o ponto de vista que um consumidor de luxo teria. Os resultados obtidos forneceram insights acerca das estratégias de social media das marcas de luxo e da opinião que especialistas da indústria têm relativamente ao comportamento dos consumidores quando expostos a este tipo de comunicação. Concluiu-se que o público mais jovem que cresceu na era do social media, e que não tem experiência na indústria do luxo, perceciona as comunicações efetuadas de forma mais profunda e complexa, ao invés dos consumidores de luxo tradicionais, que não valorizam tanto a presença digital das marcas.
- Mobile como forma de pagamento no setor das viagens : o papel das perceções por parte dos early adoptersPublication . Pancho, Andreia Isabel Spranger; Afonso, CarolinaAtualmente, os dispositivos móveis integram a consumer journey dos viajantes, que estão cada vez mais dependentes dos mesmos, tendo conduzido a um aumento de empresas na área das viagens a apostarem no mobile commerce. O pagamento é um dos fatores mais relevantes para o sucesso do mesmo, sendo um sucesso em alguns países e, em Portugal, a sua utilização encontra-se em fase inicial. Neste sentido, torna-se relevante o papel dos early adopters, considerando a influência que exercem nas decisões de potenciais adotantes. Posto isto, o propósito do presente estudo consiste em analisar o comportamento do consumidor ao nível do pagamento por mobile, mais concretamente, o impacto das perceções dos utilizadores, os early adopters, na intenção de reutilização do pagamento por mobile, no setor das viagens. O estudo é quantitativo e foi utilizada uma amostragem não probabilística por conveniência com efeito bola de neve, através de um questionário autoadministrado por 280 respondentes. Os resultados sugerem que as perceções dos early adopters em relação à utilidade, facilidade de uso, compatibilidade com o estilo de vida e segurança têm um impacto positivo na intenção de reutilização do pagamento por mobile, no setor das viagens. A nível académico o estudo proporciona maior conhecimento sobre intenção de reutilização do pagamento por mobile por parte dos early adopters, temática que, dentro do conhecimento, se encontra pouco explorada. A nível empresarial, o estudo contribui com informação útil acerca das perceções dos early adopters que devem ser consideradas pelos gestores e marketers que atuam no setor das viagens.
- O papel dos influenciadores digitais sustentáveis na jornada de decisão de compra do consumidorPublication . Coelho, Rita Nobre do Carmo; Afonso, CarolinaEm resultado dos atuais desafios ambientais, económicos e sociais, existe um crescente interesse relativamente ao consumo sustentável, pela crescente exigência dos consumidores e pela ação empresarial no tocante a produtos e práticas sustentáveis, surgindo oportunidades no marketing de influência sustentável. Neste sentido, tendo em conta a progressiva importância e o conhecimento restrito sobre o tema, o objetivo geral da presente dissertação é contribuir para o aumento do conhecimento empírico das características comunicacionais e do conteúdo produzido pelos influenciadores digitais sustentáveis, sobre o seu peso relativo na explicação da capacidade persuasiva, e o impacto dessa capacidade persuasiva e do engagement na intenção de compra na área da sustentabilidade. A investigação segue uma abordagem descritiva-explanatória e utiliza um tipo de estudo mono-método quantitativo e técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário online, num horizonte temporal transversal, obtendo-se 301 respostas válidas, posteriormente tratados e analisados com recurso ao software IBM SPSS Statistics 25. Os resultados indicam que características como a atratividade e a confiabilidade dos influenciadores digitais sustentáveis, assim como a qualidade e quantidade do conteúdo por eles produzido tendem a determinar a sua capacidade de persuasão comunicativa, embora de forma diferenciada. Também se constou que a eficácia persuasiva do influenciador digital na intenção de compra sustentável é mediada pelo engagement suscitado, verificando-se que quanto maior a capacidade de persuasão maior o engagement e, consequentemente, maior a intenção de compra sustentável. Este tema é pertinente a nível académico para o enriquecimento do conhecimento de um tema ainda pouco explorado, mas extremamente atual e relevante. A nível empresarial, auxilia os marketers no desenvolvimento de estratégias de marketing de influência mais adequadas, com elementos sobre a eficácia persuasiva dos influenciadores que mais contribuem para o engagement e, subsequentemente, influenciam a intenção de compra sustentável.
- Publicidade no Youtube : impacto do valor percebido na intenção de compra da marca anunciante no contexto portuguêsPublication . Santos, Ana Inês dos Reis Leonardo; Afonso, CarolinaO crescimento da publicidade digital tem revolucionado a indústria publicitária e a forma como os consumidores percecionam o seu valor. Assim, o objetivo do presente estudo reside em compreender quais são os antecedentes do valor percebido da publicidade no YouTube e que tipo de direção tem esta relação, bem como se existe uma relação entre este e a intenção de compra online da marca anunciante. Foi conduzido um estudo explanatório, com uma amostra não probabilística de conveniência, através da aplicação de um questionário online, com 716 respostas válidas. A literatura identifica como antecedentes do valor percebido da publicidade no YouTube a informação, entretenimento, credibilidade, customização e irritação percebidos. Encontrou-se uma relação positiva entre todos estes antecedentes e o valor percebido da publicidade no YouTube, com exceção da irritação percebida, que exerce sobre o mesmo uma influência negativa, e da credibilidade percebida. É ainda possível concluir que o valor percebido da publicidade no YouTube influencia de forma positiva a intenção de compra online da marca anunciante. As conclusões obtidas contribuem para um melhor entendimento da perceção do valor da publicidade no YouTube, respetivos antecedentes e intenção de compra online da marca anunciante nesta rede social. Os conteúdos de publicidade no YouTube devem ser customizados, apostar no entretenimento, informação e ter em conta a irritação que podem causar aos consumidores.
- Quick-commerce para compras de supermercado em Portugal : os antecedentes da intenção comportamentalPublication . Ruão, Mariana Leal; Afonso, CarolinaEm resultado do amadurecimento do e-commerce e da constante mudança de hábitos de vida, um número crescente de consumidores utiliza apps de entregas ultrarrápidas para compras de supermercado. O quick-commerce consiste na geração seguinte do ecommerce e evidencia a rapidez e comodidade por meio da transformação digital do retalho online, sendo esta uma das indústrias mais dinâmicas. Algumas investigações anteriores desenvolveram modelos conceptuais que estudaram os antecedentes à intenção comportamental no contexto do comércio eletrónico. O presente estudo sustentou-se em teorias de aceitação tecnológica e comportamento do consumidor e investigou motivações utilitárias, motivações hedónicas, motivações experienciais, atitudes, norma subjetiva, controlo comportamental e intenção comportamental nos utilizadores de plataformas de instant delivery para compras de supermercado em Portugal. Esta investigação de natureza descritivo-explanatória recorre a um tipo de estudo de método misto – qualitativo e quantitativo – e é utilizada uma técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Numa primeira fase, os dados foram recolhidos através de focus group e, numa segunda fase, foi divulgado um questionário online, obtendo-se 201 respostas válidas, sendo posteriormente tratados e analisados por meio de métodos estatísticos no software IBM SPSS Statistics 27. Os resultados indicam que as motivações utilitárias e experienciais influenciam significativamente a atitude; por sua vez, a atitude e a norma subjetiva têm influência sobre a intenção comportamental. Os resultados sugerem que a alteração das necessidades dos consumidores leva à progressiva valorização de serviços que proporcionem maior conveniência, por meio da eficácia da rapidez da entrega e comodidade. O q-commerce tem um enorme potencial de crescimento e as empresas devem focar-se nos antecedentes da intenção comportamental. Foram apresentadas as limitações identificadas ao longo do estudo e foram feitas sugestões para pesquisas futuras.
- Racional ou emocional? Estudo sobre os determinantes da intenção de compra de produtos alimentares biológicos em PortugalPublication . Franco, Marina Alexandra Feliciano; Afonso, CarolinaO consumo de alimentos biológicos tem aumentado visivelmente, acompanhando o crescimento do chamado mercado da alimentação saudável. Apesar do aumento da procura por alimentos biológicos, a literatura revela que os consumidores sentem alguma confusão e incerteza quanto aos atributos de qualidade destes produtos. Os estudos que incluem as duas dimensões do valor, nomeadamente o valor utilitário (associado a uma vertente racional) e o valor hedónico (associado a uma vertente afetiva) no contexto da compra de alimentos biológicos, são restritos. A presente dissertação pretende assim perceber a perceção que os consumidores têm relativamente aos atributos de qualidade dos alimentos biológicos, aplicando uma perspetiva multidimensional do conceito de valor, com o objectivo de perceber a intenção de compra destes produtos em Portugal.