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- As atitudes dos consumidores em relação aos anúncios in-streamPublication . Vicente, Maria Helena Portela; Santiago, JoannaAs transformações digitais, dos planos de operações das empresas e dos consumidores em si têm vindo a ser alvo de múltiplas investigações. A digitalização surge como um facilitador da experiência comercial, permitindo a existência de um canal aberto de comunicação entre marcas e pessoas. O presente estudo tem como pano de fundo os anúncios in-stream, quais as atitudes geradas no consumidor diretamente relacionadas com este tipo de anúncios e qual o valor que lhes é indexado. O consumidor tem um papel de destaque neste estudo, pelo que uma análise detalhada relativa às atitudes deste torna-se essencial. Com isto, traça-se como objetivo o delinear das relações entre o valor da publicidade e as atitudes geradas em relação ao anúncio e à própria marca anunciada. De modo a cumprir com os objetivos propostos, foi conduzido um estudo explanatório e adotado o método de inquérito por questionário, com 147 respostas válidas. Para a análise do questionário utilizou-se o método de modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados (PLS_SEM). Os resultados confirmam a influência positiva do entretenimento e do carácter informativo e a influência negativa da irritação no valor da publicidade. A relação entre o apelo emocional e o valor da publicidade acaba por ser a única relação não confirmada no presente estudo. É importante apontar também que os resultados deste estudo confirmam a importância da atitude em relação à marca na intenção de compra do consumidor. A importância do estudo prende-se com o entendimento consolidado dos anúncios num âmbito que é considerado, pelos consumidores, como maioritariamente intrusivo. Por esta dimensão da publicidade digital se considerar atrativa, um estudo aprofundado servirá de ferramenta estratégica para as empresas que queiram tomar decisões informadas e rentáveis.
- Interpretabilidade de modelos Machine Learning para a previsão macroeconómicaPublication . Rebelo, Maria Adriana Carmo; Bastos, JoãoA interpretabilidade de um modelo pode ser definida como o grau de compreensão sobre o funcionamento interno de um modelo, permitindo perceber as causas sobre o qual recai o resultado. Na modelação estatística, pode verificar-se um trade-off entre a interpretabilidade e a precisão da previsão: modelos de interpretabilidade natural revelam uma menor precisão relativamente a modelos mais complexos. A previsão do Produto Interno Bruto é um aspeto fundamental para a aplicação de políticas económicas, com particular atenção para políticas monetárias e políticas orçamentais. Nesse sentido e tendo em conta que os modelos de machine learning preveem melhor a volatilidade económica, tem se vindo a assistir a uma revolução do método de previsão macroeconómico utilizado pelas principais organizações políticas nacionais e internacionais. O objetivo deste trabalho prende-se em investigar se um black-box, Extreme Gradient Boosting (XGBoost) pode superar os métodos de interpretabilidade natural selecionados, Regressão linear e Árvore de decisão na previsão do Produto Interno Bruto (PIB) per capita para dados de painel e identificar medidas de importância das variáveis para melhorar a transparência dos modelos de machine learning. Se as organizações políticas e financeiras forem capazes de prever e interpretar corretamente os fatores, podem implementar políticas mais eficazes. Para a análise de interpretabilidade de XGBoost, utilizam-se os seguintes métodos, Shapley Additive ExPlanations (SHAP), Permutation Feature Importance e Partial Dependence Plot. Através destes métodos pretendemos mostrar que os resultados obtidos por XGBoost podem ser interpretados sem um grande esforço computacional e garantir maior vantagem competitiva. Contudo, como será aprofundado durante este trabalho, verifica-se que o modelo XGBoostserá o modelo com melhor precisão de previsão para os dados de painel.
- O papel do bem-estar na intenção de abandonar a profissão de enfermagemPublication . Imaginário, Duarte Miguel Piteira; Mosquera Fernandez Conde, Maria del PilarOs elevados níveis de rotatividade que conduzem muitas das vezes ao abandono da profissão por parte dos enfermeiros tem agravado o problema de escassez destes profissionais em Portugal. Tendo em conta as exigências que a pandemia Covid-19 impôs aos enfermeiros, importa avaliar o seu bem-estar, medido pela qualidade de vida no trabalho, enquanto preditor da intenção de abandonar a profissão. Este constitui o principal objetivo do presente estudo suportado num inquérito por questionário que foi aplicado a uma amostra de 166 enfermeiros. Os resultados obtidos permitem concluir que o bem-estar dos enfermeiros impacta significativamente na intenção de abandonar a profissão, sendo que a dimensão stress no trabalho impacta positivamente e as restantes variáveis – bem-estar geral, satisfação no trabalho e na carreira, equilíbrio trabalho família e controlo no trabalho – impactam negativamente na intenção de abandonar a profissão. Verificou-se também que os níveis de bem-estar na amostra são baixos, devido sobretudo à falta de equilíbrio trabalho-família, às más condições de trabalho, aos níveis excessivos de stress, à falta de satisfação no trabalho e na carreira. Estes resultados deterioram-se na faixa etária acima dos 35 anos de idade, apresentando uma menor satisfação no trabalho e na carreira, menor interesse em desenvolver novas competências e níveis stress no local de trabalho mais elevados. Porventura, é esta a faixa etária que exibe uma maior intenção de abandonar a sua profissão. São ainda apresentadas implicações do estudo na retenção destes profissionais, nomeadamente a necessidade e importância das instituições de saúde investirem na promoção do bem-estar dos enfermeiros.
- Optimal reinsurance maximising the expected utility of the insurer’s surplus in a Cox processPublication . Ferreira, João Oliveira; Moura, Alexandra; Guerra, ManuelThe main objective of this thesis1 is to study the optimal reinsurance problem, from the ceding insurance company’s perspective. The direct insurer has monotonic preferences (more wealth is better), limited resources and rates his wealth by a non-decreasing concave utility function. The wealth of the cedent is modelled considering a modified version of the classical Cramer-Lundberg surplus process. A Cox process with a Poisson shot noise intensity is used ´ to model the claim arrivals, introducing dependencies between inter-arrival times. Proportional reinsurance treaties are considered and the percentage that the first-line insurance company wants to cede for each claim is denoted as α. Therefore, the cedent seeks the optimal percentage αˆ that maximises his expected utility of wealth in any given year. Furthermore, an implicit solution, the optimal condition is obtained. The results show that the optimal level of reinsurance depends on the relationship between the first-line insurer’s expected utility of wealth and the level of reinsurance.
- Regimes de demanda e instabilidade na UEM : uma análise pós-keynesiana do endividamento nas economias do sulPublication . Monteiro, Leandro Pereira; Mendonça, AntónioA presente dissertação apresenta uma análise empírica sobre a relação entre os diferentes regimes de demanda e crescimento manifestada através do endividamento dos setores produtivos dos países de Sul e do influxo de capitais provenientes dos países superavitários, conforme defendido pela literatura pós-keynesiana. Interessa examinar se existe uma relação desestabilizadora entre os regimes e compreender a sua interação. Ademais, busca-se esclarecer se as relações estudadas são unilaterais ou bilaterais, o sentido da causalidade, e estudar uma possível mudança de regime experimentada pelos países de Sul após a crise financeira internacional. O trabalho se vale de duas abordagens metodológicas para analisar a relação de interesse através da causalidade de Granger aplicada a um VAR aumentado (LA-VAR) para Grécia, Espanha, Itália e Portugal: análise da amostra completa e estudo da variação temporal da causalidade de Granger. Foram encontradas evidências que corroboram a teoria pós-keynesiana dos regimes de demanda e instabilidade na Zona do Euro. Encontrei evidências favoráveis a hipótese de instabilidade resultante da interação entre os regimes. Em todos os casos, verificamos causalidade unidirecional entre o endividamento privado e o influxo de capitais. Também de maneira transversal, não foi verificada qualquer relação entre o endividamento público e o influxo de capitais. Os resultados também sustentam a existência de um mecanismo de transmissão do endividamento privado para o público. Por fim, concluí que as relações estudadas são variegadas, não havendo provas tão claras sobre a mudança dos regimes, conforme defende a literatura. De todo modo, foi verificada uma intensificação da causalidade no período da crise financeira e início da crise do euro, o que indica uma demarcação mais intensa dos regimes na primeira metade da amostra.
- The case of Netherlands’ Bouwen & Pensioen : rethinking pension investingPublication . Pereira, António Miguel de Jesus; Gaspar, Raquel M.This paper analyses the challenges posed by the low-yield environment and aging population on pension funds asset management. A newly-created, fictional collective defined contribution pension fund is presented, Bouwen & Pensioen, being the result of the merger of 6 smaller defined benefit funds. Cash equivalent transfer values for each member are calculated and it is found that the new pension fund faces a deficit funding ratio. A forecasting model for the operations of Bouwen & Pensioen is derived. Tests are conducted on relevant variables using the derived model. A proposal is made to the newly-created pension fund regarding the solidarity reserve mechanism and the investment strategy to follow. The proposals allow Bouwen & Pensioen to attain a 100% funding ratio by the end of the forecasted period, keeping the flow of pension payments equitable and fair across generations.
- Marketing de influência : contribuição para a compreensão do comportamento dos consumidores face à divulgação explícita de publicidadePublication . Faustino, Catarina Campos; Tavares, Patrícia NunesO marketing de influência tem sido abordado de forma crescente por diversas perspetivas de investigação. Especificamente, a divulgação explícita de publicidade pelo influenciador é um tópico a ser estudado, tendo em conta que pode influenciar ou não as atitudes que os consumidores têm face a um influenciador digital, a intenção de compra de um produto e a intenção de recomendar online os produtos. Neste sentido, esta dissertação aborda as interpretações dos consumidores face à divulgação explícita de conteúdo publicitário pelo influenciador digital, para perceber como é que essas interpretações se associam às atitudes face ao influenciador, à intenção de compra, e à intenção de recomendar um produto online. Este estudo adota uma abordagem qualitativa e utiliza um método único de recolha de dados. Recorre-se a uma estratégia de inquérito, com recurso a entrevistas semiestruturadas a 17 consumidores que utilizavam o Instagram, de forma a perceber como se interpreta a divulgação explícita de conteúdo publicitário pelo influenciador digital, ou seja, se é possível reconhecer facilmente uma parceria entre uma marca e um influenciador e os efeitos desse reconhecimento na perceção do consumidor e na sua avaliação do influenciador digital. Os resultados obtidos permitem destacar que os seguidores conseguem detetar a presença de uma parceria feita entre uma marca e um influenciador. Os consumidores desenvolvem atitudes negativas face aos influenciadores digitais e evitam comprar produtos que foram recomendados pelos mesmos. Este estudo incrementa a literatura existente, ao que aborda as perceções dos consumidores sobre a relação dos influenciadores digitais com as marcas e os efeitos dessa saliência para os consumidores. Este estudo permite aos profissionais de marketing obterem insights para melhor captar as opiniões dos seguidores e as suas perceções face ao conteúdo publicitário explicitamente divulgado pelo influenciador digital e mesmo, compreender as atitudes que os seguidores têm em relação aos influenciadores digitais.
- Desenvolvimento de um projeto de investimento : Hotel Boutique de Bem-EstarPublication . Matias, Rafael Rodrigues; Couto, EduardoO presente trabalho procura desenvolver a seguinte temática “Desenvolvimento de um Projeto de Investimento: Hotel Boutique de Bem-estar”, este emerge no âmbito de um estágio realizado na empresa Vanguard Sphere. Começa-se por expor o enquadramento teórico de base ao desenvolvimento de uma análise de viabilidade económica e financeira de um projeto de investimento. De seguida é elaborado um estudo ao modelo de negócio do projeto, de forma a determinar os pressupostos base, que por usa vez, estabelecem os mapas financeiros fundamentais à análise. Posteriormente é realizada a própria análise e devida avaliação, por meio de diferentes métodos de avaliação, por fim, conclui-se que o projeto em estudo é viável economicamente e financeiramente em ambas as óticas do projeto e do investidor.
- A relação entre as dimensões do Metaverso e a experiência do jogador no entretenimentoPublication . Esteves, Inês Alexandra Mendes; Afonso, CarolinaO metaverso é um conceito recente que se alavancou com o início da pandemia covid-19. Apesar das empresas perceberem a necessidade de se investir nesta tecnologia, é nos jogos virtuais que tem havido um maior crescimento da mesma. Nestes jogos, foram criados concertos virtuais e parcerias com marcas, que oferecem aos jogadores novas experiências, através da sua imersão, que consequentemente originam relações duradouras. Neste sentido, e considerando que é um tema em constante desenvolvimento e com poucos estudos, o objetivo da dissertação passa por estudar de que forma as várias dimensões que compreendem o metaverso contribuem para melhorar a experiência do jogador aplicado ao contexto do entretenimento, no jogo fortnite, em Portugal. Para a realização deste estudo utilizou-se uma abordagem qualitativa, consistindo numa pesquisa exploratória. Para a investigação utilizou-se uma pesquisa mono-método, para uma amostra intencional heterogénea tanto para os jogadores de fortnite, como industry experts. Foram realizadas vinte entrevistas one-to-one, semiestruturadas, a jogadores de fortnite e duas entrevistas one-to-one, também semiestruturadas, a industry experts, mediadas através da internet. A análise de dados dos jogadores foi realizada através de um software de análise, enquanto a dos industry experts, não se recorreu a qualquer software. Os resultados obtidos possibilitam concluir que as dimensões realidade aumentada, mundo virtual e lifelogging, são indispensáveis numa experiência metaversiva, no contexto do entretenimento, que a gamificação é um facilitador na relação entre a experiência do jogador e metaverso e que as dimensões do metaverso estão positivamente relacionadas com a experiência do jogador no entretenimento. Do ponto de vista académico, a presente dissertação, contribuiu com novas conclusões de um tema pouco estudado, através da relação entre dimensões do metaverso, gamificação e experiência do jogador. Do ponto de vista empresarial, contribuiu com novos insights para marcas e empresas, de modo a serem aplicados em estratégias com novas tecnologias.
- Os jovens portugueses e o Parlamento Europeu : uma análise do seu conhecimento e envolvimento na política europeiaPublication . Sá, Vitória da Paz Lopes de; Soares, António GouchaA presente dissertação prende-se com o desenvolvimento duma investigação centrada na relação dos jovens portugueses com a única instituição da União Europeia eleita por sufrágio universal direto, o Parlamento Europeu. Começando por ser uma das instituições europeias mais desprovidas de poder, o Parlamento Europeu tem vindo a afirmar-se enquanto instituição legislativa no seio da União Europeia, aumentando os seus poderes e autoridade política com a aprovação dos vários Tratados. Todavia, a introdução de eleições diretas não veio colmatar o défice democrático europeu, afirmando-o. Representando os jovens europeus um papel crucial na continuidade do projeto europeu, revela-se importante compreender o conhecimento que os jovens portugueses têm acerca da casa da democracia europeia, bem como, entender se este conhecimento os conduz a um maior envolvimento nas iniciativas políticas europeias e a uma maior participação eleitoral. Analisando o caso português, com base em inquéritos, conclui-se que os jovens reconhecem o valor do Parlamento Europeu, tendo, porém, um conhecimento ainda insuficiente acerca da instituição. São os jovens que nutrem conhecimentos mais aprofundados e com maiores níveis de escolaridade que mais votam e mais participam nas iniciativas do Parlamento Europeu.
