Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/29201
Title: Explorar, investigar, interagir na aula de matemática: Elementos fundamentais para a aprendizagem
Author: Ponte, João Pedro da
Nunes, Cláudia
Quaresma, Marisa
Keywords: Explorações
Investigações
Tarefa
Comunicação
Prática profissional
Prática de Ensino
Matematica
Desenvolvimento curricular
Issue Date: 2012
Publisher: EdUFMT - Editora da Universidade Federal de Mato Grosso
Citation: Ponte, J. P., Nunes, C. C., & Quaresma, M. (2012). Explorar, investigar, interagir na aula de Matemática: Elementos fundamentais para a aprendizagem. In A. C. Silva, M. Carvalho & R. G. Rêgo (Orgs.), Ensinar Matemática: Formação, investigação e práticas docentes (pp. 49-74). Cuiabá: EdUFMT.
Abstract: Apresentamos as ideias fundamentais do novo Programa de Matemática do Ensino Básico de Portugal. Numa primeira parte referimos as suas finalidades e objectivos gerais, bem como as capacidades transversais – resolução de problemas, raciocínio matemático e comunicação matemática. Analisamos, também, as principais orientações para os temas matemáticos – promover o desenvolvimento do sentido de número, do sentido espacial, do pensamento algébrico e da literacia estatística. Numa segunda parte, mostramos a forma como o programa pode servir de instrumento de efetiva renovação do ensino da Matemática na sala de aula, com especial atenção à natureza das tarefas e aos processos de comunicação. Concluímos com uma breve análise das condições ao nível das práticas profissionais que são necessárias para que este novo programa possa ser um efetivo instrumento de mudança educativa.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/29201
ISBN: 978-85-327-0447-4
Appears in Collections:IE - GIDM - Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ponte-Nunes-Quaresma_cap 2012 (08 mar 15).pdf371,77 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.