Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10451/29201
Title: | Explorar, investigar, interagir na aula de matemática: Elementos fundamentais para a aprendizagem |
Author: | Ponte, João Pedro da Nunes, Cláudia Quaresma, Marisa |
Keywords: | Explorações Investigações Tarefa Comunicação Prática profissional Prática de Ensino Matematica Desenvolvimento curricular |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | EdUFMT - Editora da Universidade Federal de Mato Grosso |
Citation: | Ponte, J. P., Nunes, C. C., & Quaresma, M. (2012). Explorar, investigar, interagir na aula de Matemática: Elementos fundamentais para a aprendizagem. In A. C. Silva, M. Carvalho & R. G. Rêgo (Orgs.), Ensinar Matemática: Formação, investigação e práticas docentes (pp. 49-74). Cuiabá: EdUFMT. |
Abstract: | Apresentamos as ideias fundamentais do novo Programa de Matemática do Ensino Básico de Portugal. Numa primeira parte referimos as suas finalidades e objectivos gerais, bem como as capacidades transversais – resolução de problemas, raciocínio matemático e comunicação matemática. Analisamos, também, as principais orientações para os temas matemáticos – promover o desenvolvimento do sentido de número, do sentido espacial, do pensamento algébrico e da literacia estatística. Numa segunda parte, mostramos a forma como o programa pode servir de instrumento de efetiva renovação do ensino da Matemática na sala de aula, com especial atenção à natureza das tarefas e aos processos de comunicação. Concluímos com uma breve análise das condições ao nível das práticas profissionais que são necessárias para que este novo programa possa ser um efetivo instrumento de mudança educativa. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/29201 |
ISBN: | 978-85-327-0447-4 |
Appears in Collections: | IE - GIDM - Capítulos de Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ponte-Nunes-Quaresma_cap 2012 (08 mar 15).pdf | 371,77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.